• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Os adoraveis vilões de Tolkien

Sra. Pseudo

I'm a blueberry pie.
Nós somos frequentemente atraídos pelos vilões?

É uma curiosa observação da natureza humana que, nós somos geralmente mais atraídos pelos personagens maus em ficção do que pelos bonzinhos.Herois e heroínas sofredores deparando-se com adversidades com paciência e auto-controle não nos fascinam tanto como os pecadores e foras da lei. Nós somos capazes de apreciar a exelência dos personagens bonzinhos, e até sofrer junto com eles, mas eles não despertam nossas paixões do mesmo modo que um personagem realmente mau.

Nós podemos até resistir aos vilões em nosso dia-a-dia, mas podemos ler com empolgação , com antecipação do triumfo e derradeira queda de vilões ficticios sabendo que o bem ,apesar de todas as dificuldades, sempre vence no final - em histórias pelo menos.


Este texto estava no meu livro do curso de Ingles. Eu o traduzi. Portanto se a tradução estiver ruin I'm sorry. hehehe

Mas por que eu o postei aqui? Muito simples. Eu sempre fui apaixonada por vilões. Mas não qualquer vilão, somente aqueles realmente maus, realmente psicóticos, frios e perversos. Aqueles que realmente tem alma. Um dos motivos pelo qual me agrada tanto a obra de Tolkien: Os vilões de Tolkien não são meros filhinhos de papai frustrados ou alguem que perdeu a namorada e deseja vingança, eles são manifestações do próprio mal.
Morgoth é, por analogia, o proprio anjo caído, Sauron seu vassalo, Sarumam outro vassalo não tão poderoso nem glamuroso quanto este e Gríma é o veneno em pessoa, só para citar alguns.
Mas quem eu quero falar mesmo é de Gríma , pois curiosamente (mas não inesperadamente) este personagem ,que nos livros não tem tanto destaque, conquistou algumas dúzias de fãs após As Duas Torres ,o filme. Ora, quem não estremeceu ao ouvir sua voz agourenta e deparar-se com seu olhar ameaçador? Ou quem não se emocionou ao ver um personagem tão rico e, ao mesmo tempo tão enigmatico, tomar vida de maneira tão brilhante?
O veneno de Gríma vai além de sua lingua bifurcada. "Suas palavras têm veneno" disse Éowyn, mas não só suas palavras. Sua mente guarda muito mais ambições do que suas palavras deixam transparecer e no fundo é alguem extremamente desequilibrado e perdido.
Uma pena todo esse "encanto" ter sido quebrado pelo poder (incontestável) de Gandalf. Mas todo bom vilão tem um triste fim.
Agora, algo que não me agradou nem um pouco foi a abordagem de Peter Jackson com relação ao papel de Gríma. Ele fez parecer que Gríma não passava de um simples instrumento de Sarumam e isso não é totalmente verdade. Ele tinha suas proprias ambições e perversidades. Apenas houve uma convergência de objetivos entre ele e Sarumam.

Começando por Gríma , Língua de Cobra e abrindo um leque para os vilões de Tolkien em geral, os vilões são mais atraentes que os mocinhos?
 
Acho que na maioria dos casos os viloes(sempre falando de ficcao aqui) sao mais realistas, mais "humanos"(quando é o caso; no sentido de que possuem muitos defeitos e também qualidades, nao só um ou outro) que os mocinhos. Eles geralmente tem uma porção de "bem" maior que os mocinhos tem de "mau" e talvez isso nos faça identificar mais com eles. Eu também sempre gostei de viloes ou de mocinhos "rebeldes". Sobre o Gríma: eu particularmente nunca gostei dele, nao me transmitiu aquele carisma de vilao, ao contrário de Gollum por exemplo.
 
Os vilões são sempre muito cotados com um grande leque de fãs, mas não creio que no caso de Tolkien seja pelas suas características mais humanas do que os mocinhos, pois Tolkien sempre trabalhou muito bem cada personagem, seja mocinho ou seja vilão. O que diferiam eram os objetivos da ganância, da cobiça e o aspecto do orgulho de cada um.

Veja, como um exemplo realmente forte, Fëanor. Ele para muitos de nós pode ser tanto um vilão, quanto um mocinho. Mas a verdade é única: ele não desejou o mal para ninguém, mas desejou o bom para si mesmo. São características heróicas? Não, mas não são características de um vilão. Fëanor não quis destruição ou tirania, ele visava o bem-estar, e para isso agiu de forma imprudente em muitas situações.

Ele não é um vilão, e também não um mocinho, mas tem suas caracterísitcas marcantes e (na minha opinião) traçoes de loucura. (Mas esse aspecto vamos deixar para outro tópico. :mrgreen:)

Vamos agora à um exemplo mais claro. Vejam, por exemplo, Sam. Ele pode ser chamado de "mocinho", em decorrência de todo o fardo que agüentou durante a Saga do Anel e também por ter voltado para sua cidade para ficar com sua amada mulher e, posteriormente, ser Prefeito d'O Condado. Certo, mas o que vemos nele que o torna humano? Tudo! Ele ficava realmente nervoso em diversas passagens do livro, ele anseiava por voltar para casa e ficar com sua mulher e cobiçava a vida calma daqueles que nem sabiam os perigos que passava o mundo, e cobiçava também comida, muita comida. :lol: Vemos nele raiva, anseios de bem-estar pessoal e cobiça. Claro que os vilões tinham essas características com objetivos e focos diferentes, mas são as mesmas características.

Foram citados também defeitos e qualidades. Não se pode dizer que os mocinhos tolkenianos são isentos de defeitos. Aragorn, mesmo tendo uma resistência grande, tinha certa fraqueza para com o Anel (mas Aragorn foi uma real exceção, ele é um dos personagens mais sem defeitos de Tolkien); Gandalf, pode-se dizer, que tinha esperanças grandes demais, e poderia algum dia chegar à se decepcionar quanto à essas (mesmo que suas deduções de sábio fossem grandes); Galadriel era orgulhosa, não podemos negar isso, além de representar algumas fraquezas ante o Um.

Todos tem qualidades e defeitos, por isso penso que não podemos dizer que preferimos os vilões por serem mais humanos. Mas bem, vamos ao foco do tópico: os memoráveis vilões de Tolkien. :twisted:

Eu tenho uma simpatia muito grande por Morgoth, pelo fato de o mal nele estar mais presente, mas também simpatizo com ele pois ele foi incialmente rebelde por anseiar algo que ele controlasse, onde ele fosse o mais poderoso, e não Eru. Fora também que seus propósitos eram os mais cruéis: a destruição.

Eu admiro, também, Sauron, pelo fato de querer que todo um mundo também que estivesse sob seu poder, mas ele se contentou em fazer do lugar onde vivia seu reino de terror e não quis o destruí-lo, pois sabia que não teria chances ante Eru para esse propósito. Sauron quis poder, não destruição nem renovação.

Gríma é muito peculiar. Ele nunca me dispertou admiração, mas sim desprezo. Tentando ser maior que todos e realizar desejos próprios nem que esses custassem um reino inteiro, ele serviu à um traidor e tirano que por sua vez estava cego em seu desejo pelo poder. Ele tentou realizar seus desejos servindo aos desejos de outros. E outra: atitudes repugnantes, personalidade nada altiva para um vilão e um desgraçado dum homem.

Um ótimo vilão, mas não me atrai.

(Desculpem-me pelo post um tanto grande e "fugido" do assunto.) :oops:
 
Mas mesmo os moçinhos na histórias de Tolkien são bem reais, bem humanos, que muitas vezes cometem atos impensados que acarretam em algum mal. Eu poderia citar Turin, talvez o maior exemplo desse, até mesmo Beren, que fez atos sem pensar que afetaram terceiros. E por aí vai.....
Tambem me apego mais aos cruéis, justamente por serem frios, calculistas e sanguinários.
Apenas estou dizendo que Tolkien não deixou uma lacuna entre bons e maus, ele fez, em alguns pontos eles se parecerem...
 
Belo tópico, Anoriell! :clap:

Pra mim, vilões são personagens construídos para serem derrotados pelos heróis. Para que a gente torça e vibre pelos heróis em seu sucesso. Tolkien foi muito feliz em suas criações, uma vez que Morgoth é o que eu considero o "vilão mais admirável" que conheço (essa frase ficou meio estranha :lol: )

Quanto ao Grima, a minha impressão foi contrária à maioria dos fãs: eu tendo a preferir o Grima do PJ (bem como prefiro o Boromir). Não concordo que ele se mostrou apenas um capacho, ele tinha suas ambições próprias - vide a paixão platônica pela Éowyn, tão bem mostrada como foi. Só faltou ao filme um único minuto, em que o Grima mostrava que ela foi uma grande motivadora de sua traição ao Théoden.

Fëanor, bem... não acho que ele seja o gênio tão admirável que alguns pintam, mas também não foi o pior vilão. Pra mim, a maldade atribuída ao Fëanor pode ser diretamente apontada como demonstração do talento de Morgoth em ser mau, uma vez que ele soube manipular o elfo até conduzi-lo às últimas consequências. Fëanor não era mau por definição: cometeu atos extremamente cruéis graças à influência maligna de Morgoth. Mas isso é assunto pra outro tópico. :obiggraz:

Não dá pra falar dos vilões tolkienianos sem tocar num ponto que chama atenção sobre eles: sua inteligência e senso de estratégia. Acho muito interessante que Sauron seja tão inspirado em Morgoth do jeito que foi, no sentido de conseguir se organizar e fazer com que tantos lutassem por ele e pra ele. Além disso, todo o mistério associado causa um grande fascínio por ambos. Pra mim, pelo menos, era angustiante saber que o tempo todo a Sociedade sofreu para destruir um inimigo tão poderoso que nem se dava ao trabalho de sair de sua torre. Apenas por não precisar disso. 8O

Realmente, Tolkien soube construir vilões realmente admiráveis. :mrgreen:
 
Pronto, agora vem o chato e certinho p/ proteger os bonzinhos :obiggraz:

Caindo no estereótipo de leitor comum eu sempre tive um verdadeiro ódio por viloens. Eu tou lendo e penso "Mais q cara filho da put*, se eu encontro ele na rua ele tah fudid*. Ele vai ver só quando o herói botar as mauns nele :x ". O Gríma eh um q me despertou esse ódio. Fikei resando p/ o Éomer voar no pescoço dele quando soubesse o papo q ele tava jogando p/ cima da irmãzinha dele :mrgreen:

Olhando por esse ponto de vista, eu "gosto" dos viloens. Naum pelo esmero q eles fazem suas maldades ou pela inteligencia com q arquitetam os planos mais lokos p/ fuderem com os heróis. Eu acho maneiro pq a crueldade e filha da putagem (ô termo feio, tenho q lavar minha boca com sabaum :silenced: ) almentam os feitos dos heróis, mostram como eles saum nobres, poderosos e fodoens :obiggraz:

Nisso o Tolkien foi mestre (assim como em tudo oq fez). Naum só os viloens mas, todos os seus personagens foram muito bem feitos. E os q me chamam mais atençaum na obra dele (além dos heróis, eh claro :obiggraz: ) saum os meio termo. Tipo, o Gollum, o Turin, o Fëanor... Saum personagens de natureza boa mas q por algum motivo agiram como viloens, mantendo o seu lado bom vivo e tendo uma parcela de culpa nos seus atos. Essa mistura dos esterotipos de bonzinhos e malvados num personagem só, ficaram muito foda 8-)

Ah, voltando ao assunto do tópico, o vilaum q mais bem feito de Tolkien eu achei q foi Morgoth mesmo. Além de todos os outros viloens terem se tornado viloens (diretamente ou indiretamente) por causa dele, ele eh um tipo um "herói" decaído. Era p/ ser o rei dos Valar, o mais poderoso dentre todos os poderes de Arda, mas o poder subiu sua cabeça e ele pensou q pudesse governar tudo... Ae deu no q deu neh? :obiggraz: Mesmo assim, ele fez bastante merda e só foi vencido pq o Ëarendil apelou p/ os Valar. E mesmo vencido e exilado, ele continuo influenciando varios outros viloens. Praticamente criou Sauron, q influenciou Saruman, q influenciou Gríma q quase influenciou Théoden, naum fosse o Gandi :mrgreen:

Bom, eh isso ae, accho q escreví de mais jah 8-)





















Oq q eu tou fazendo no obras? :eh:
 
Eu acho q vilões mesmo só existem 3 em Tolkien: Melkor, Saruman e Sauron, os outros são malvados, mas não vilões, um dos q gosto foi Gríma: Ele tinha a chance de começar uma nova vida depois de Saruman mas não quis, pq, não por amor a Saruman mas sim por medo...do q eu não sei ja q saruman estava decadente.
Outra coisa interessante é o fato do poder trazer maldade, Melkor era o mais poderoso dos valar, Feanor dos elfos, númenorianos dos homens, Saruman dos istari, é estranho como o poder fazia vilões na obra de Tolkien, eu acho até ruim isso pq diz q "personagem poderoso=malvado" :eek:

gollum e grima são excesões :mrgreen:
 
Eu acho que no caso do SDA o "grande" vilão é o UM anél mas do que Sauron que ao meu ver tem uma participação meio subjetiva, Saruman se revela um vilão mais sua traição já era meio esperada... seu final é que há meu ver foi fantastico :mrgreen: Grima é que é p/ mim um vilão de personalidade interessante, ele era repulsivo mas não queria dominar o mundo nem nada ele só queria Rohan e a Éowyn :roll: no final se revela um grande fraco...
 
Vilões são na sua maioria poderosos, fortes e inteligentes... muitas vezes tem a si mesmos como apoio e são imcomparavelmente carismaticos.. acho que a maioria das pessoa tem a vontade do fazer errado, fazel mal a outras pessoas e no fim dar aquela rizada sarcastica..
Na obra de Tolkien o grande vilão não era um ser, mais sim o poder em si, ou o desejo pelo poder, o rpiprio um anel é prova disso. galadriel não é má, mais poderia ser capaz de matar para consegui-lo. Melkor era o mais forte , mas ele queria mais poder queria ser melhor que tds e ser soberano, amado e temido por todos.. todo mundo trem um pouco disso dentro de si
 
É claro que sem os vilões não há história, mas como é grande o prazer em ler no final eles se ferrarem! Um ótimo exemplo é o fim de Melkor:

" Ali Morgoth finalmente ficou acuado, e mesmo assim continuou sem coragem. Fugiu para as mais profundas de suas minas e implorou paz e perdão; mas seus pés foram decepados e ele foi jogado de bruços no chão. Foi então amarrado com a corrente de Angainor que usara no passado; e sua coroa de ferro foi batida para servir-lhe de coleira; e dobraram a sua cabeça sobre os joelhos." (HEHE!!)
 
Riff disse:
Eu acho q vilões mesmo só existem 3 em Tolkien: Melkor, Saruman e Sauron, os outros são malvados, mas não vilões, um dos q gosto foi Gríma: Ele tinha a chance de começar uma nova vida depois de Saruman mas não quis, pq, não por amor a Saruman mas sim por medo...do q eu não sei ja q saruman estava decadente.
Outra coisa interessante é o fato do poder trazer maldade, Melkor era o mais poderoso dos valar, Feanor dos elfos, númenorianos dos homens, Saruman dos istari, é estranho como o poder fazia vilões na obra de Tolkien, eu acho até ruim isso pq diz q "personagem poderoso=malvado" :eek:

gollum e grima são excesões :mrgreen:

Neeem....cada conto tem seus vilões.
Glaurung era um grande vilão, assim como Smaug...em seus próprios contos, em suas próprias histórias. :D
 
Gollum foi um vilão sim... como ele não podia matar os dois hobbits ele os levou à Laracna com o propósito... ninguém gosta do Gollum soh do Sméagol
 
Toda boa trama começa com um bom vilão, pois se estes são cheios de inteligência, emoções e ambições forçam a história a ter um herói a altura...
e isso o SdA está cheio...
Saruman no seu medo junta-se a Sauron, pois tinha certeza que o senhor do Escuro dominaria a Terra Média, e por interesses próprios trai seus amigos e tudo o que acreditava...
Sauron sempre foi "aprendiz" de Melkor, mais no fundo sabia que quando seu Senhor tombasse ele assumiria tudo, porém vimos que no final da Grande Batalha quando Melkor é derrotado, até mesmo Sauron temendo o poder dos Valar começa a repensar seus atos, mais a maldade plantada por Melkor foi maior e não muito tempo depois ele forja os anéis do poder com a intenção de dominar a TM.

Agora em relação ao Grima eu também gostei da versão do PJ, pois ficou clara sua relação de ambição pois em quanto mantinha o rei Théoden sob domínio (sim era através de Saruman), mais era ele quem ditava as ordens em Hohan, além de seu desejo por Éowyn, mais em toda sua maldade ele também tinha um lado humano pois em seu íntimo ele chegou a amar o seu Rei...e só para citar um trecho do filme, quando Saruman mostra o exército a ele, por um instante percebemos em seu semblante um ar de arrependimento (quem notou a lágrima solitária que cai em seu rosto?)...ponto para PJ...

Bem é isso, Grande História=Grande Vilão=Grande Herói=Final Surpreendente!
:wink:
 
Eu gostei bastante do tema do tópico mas vou ter que discordar da Anori.
O motivo é bem simples:
Vilões atraem mais sim. O que não significa que você vá necessáriamente gostar mais deles. Mas eu sempre achei que o que atrai nos vilões não é o fato de eles serem maus, perversos ou terem como objetivo dominar o mundo (como aqueles cientistas loucos que a gente vê nos desenhos animados quando é criança, aqueles que têm como objetivo de vida tornar a vida dos heróis um inferno por simplismente não irem com a cara deles).

O que sempre fez os heróis perderem o brilho é o simples fato de que os vilões não são perfeitos. Sim, eles mostram mais humanidade. Humanidade esta que não é mostrada pelo fato de eles serem o 'mau em sua essencia' ou o 'bem imaculado'.
Uma visão dessas é demasiado maniqueísta. O mal ou o bem em suas respectivas essencias, perfeitos e imaculados são coisas que não passam de idéia para nós. E se o que nos atrai nos vilões é a imperfeição, qual é o atrativo de um vilão completamente e perfeitamente mau?

Morgoth e Sauron para mim são grandes vilões, mas enquanto personagens eles não são grande coisa. É muito mais interessante um personagem como Fëanor, por exemplo, que não era herói e tampouco era vilão. Ou como Frodo, que apesar de ter sido o Portador, se deixou corromper pelo Anel. Ou mesmo como Grima, que, amando doentiamente a Éowyn acabou se aliando a Saruman, e o único vilão em que se pode perceber esta dualidade.

Tolkien soube construir grandes heróis. Mas os grandes adversários desses heróis não foram os grandes vilões como Morgoth ou Sauron, que eram meras encarnações do Mal sob um nome. Foram antes eles mesmos. Isto faz com que a obra seja ainda mais admirável. :)
 
Realmente, os vilões são (geralmente) muito mais legais que os mocinhos...
Acho que tolkien é uma das únicas exceções... Em Senhor dos Anéis e Silmarillion, acho que os dois se equivalem, quase todos personagens são "humanos", bem trabalhados e empolgantes.
Eu costumo me identificar mais com os vilões nas histórias... ou heróis rebeldes, heróis que não querem nem o bem nem o mal, querem só o bem pra si... etc
 
Os vilões são mais "atraentes", por assim dizer, pois são mais HUMANOS, os mocinhos são sempre bons, adoráveis, justos e humildes.
Os vilões não, os vilões querem poder, não tem escrupúlos para conseguir poder e riqueza. Os vilões são humanos, mas humanos que os que se dizem humanos.
Os vilões são a personificação de nossos desejos, sem as máscaras de hipocrisia que temos, não têm medo de falar e fazer o que pensam, é a personificação de nosso "eu" interior, mas sem a conciência para barrar, sem a conciência para dizer que está errado.
Nós só não fazemos sempre mau poque temos a conciência que nos impede, nós só não dizemos sempre as coisas ruins que pensamos porque vestimos máscaras de hipocrisia.

Por isso que os vilões são muitas vezes mais adorados que os mocinhos, pois os vilões são verdadeiramente humanos!
 
O vilões e principalmente os vilões do Tolkien são fraquezas humanas, nós mesmos fazemos esses vilões. O Melkor por exemplo, ele mesmo é atribuido ao grande mal que os humanos criaram desde cedo para porem a culpa. Lucifer e tantos outros são todos os culpados por nossas fraquezas e Melkor não foge disso. Por isso acho que nos "identificamos" mais com os vilões. Os herois são compostos por nosso sonhos e são muito mais distantes de nós, se a humanidade fosse como os herois não estariamos hoje nessa cituação, essa não é a nossa realidade.
 
Gollum é "O Vilão" pra mim. Gostei muito dele, a dualidade, a constante luta entre seus dois "eus" é mt legal!!! ELe me fascina pq realmente se parece com alguem verdadeiramente real, não é perfeito como Aragorn, ou Gandalf, parece alguem q vc conhece. Apesar disso, não deixo de curtir tb os "Mocinhos" por assim dizer, Gandalf, Gimli...
 
eu vejo aule como um vala q poderia ter se tornado um grande vilão, só não c tornou um, não sei prq,, ele tinah o msm desejo de morgoth de criar coisas q não lhe tivessem sido impostas, e com isso fez os anoes. mais num sei c por falta de coragem ou arrependimento msm na hora H dele assumir sua vontade de criar coisas de sua propria mente ele pediu desculpas e quase esmagou os anoezinhos!!!!!

pra fala de vilão tem tbm os hobbits q tomaram o condado
 
esse tópico realmente tá muito bom...:clap:

Axo q os vilóes me atraem pq eles são sempre inteligentes ou mais poderosos q os mocinhos (Com algumas exeções claro) pelo menos até q esses mocinhos descubram seu pontofraco e saibam como explora-lo...

Na mitologia de Tolkien p/ mim isso se torna claro, pois os vilões quando naum tem poderes suficientes recorrem a estrategia, mesmo q fujam do heróis eles sempre procuram voltar... Mas concordo q eles realmente tem características básicas do ser humano q nós reprimimos p/ podermos viver uns com os outros, e isso se torna um atrativo grande, mas os heróis de tolkien tbm tem defeitos q acabam ganhando nossa atenção (apesar deles sempre conseguirem supera-los)...

Gollum p/ mim foi o melhor vilão de SdA, enquanto Melkor é o melhor do Silma.; Naum considero Fëanor vilão, pq tudo de errado q ele fez foi por causa de uma série de fatores. Ele foi enganado por Melkor, por ser orgulhoso e arrogante, teve seu pai morto e as silmarils roubadas e perdeu totalmente a confiança nos Valar... (axo q fugi do assunto :wall: )

Só para cocluir naum é qualquer personagem mau q se torna vilão, mas somente aqueles q tem capacidade de fazer os heróis sofrerem realmente e capazes, também, de sacrificar td q tem para conseguir o q deseja...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo