• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Os 6 melhores livros de fantasia

Gigio

Usuário
Lev Grossman é um dos principais críticos literários da Time, e foi um dos dos responsáveis pela compilação da lista dos 100 melhores romances em língua inglesa. Também é o autor de um livro muito legal de fantasia chamado "The Magicians", que até onde sei não chegou a ser traduzido... [1] Acho que ele faz sucesso como um crítico mais "pop", que compreende desde os clássicos até FC, então pediram a ele que escolhesse seus favoritos da fantasia e estes foram os eleitos:

-- As Crônicas de Nárnia - O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa, C.S. Lewis
-- O Único e Eterno Rei, T.H. White
-- Fafhrd and the Gray Mouser stories, Fritz Leiber
-- O Senhor dos Aneis, J.R.R. Tolkien
-- Jonathan Strange e Mr. Norrell, Susanna Clarke
-- O Estranho Mundo de Zofia e Outras Histórias, Kelly Link
Fonte: Techland

Por ser uma lista tão curta, acho que gera ainda mais polêmica... Por mais que o livro da Link seja bom, não tem como deixar de fora nomes como J. K. Rowling e Gaiman...

O que vocês acharam dos escolhidos? (Lembro que o Felipe Sanches estava lendo a série do T.H. White...) Quais são seus favoritos de fantasia?

[1] Por coincidência descobri hoje mesmo que tem sim tradução! Acabou de sair pela editora Amarilys com o título de "Os Magos".
 
Sem As Viagens de Gulliver? Acho que dá pra peneirar bastante essa lista aí... Só o Tolkien talvez tivesse lugar definitivo nisso aí, na minha opinião de leitor-não-curte-muito-ler-livros-de-fantasia
 
É aquela coisa: lista é algo polêmico por natureza. Diz mais do gosto de quem a fez do que da qualidade das obras em si.

Mas O Senhor dos Anéis é de fato a obra que precisa constar em qualquer lista de melhores livros de fantasia. É a definidora do gênero tal como é entendido hoje, só pra começar. Deixar SdA de fora de qualquer lista dessas seria o mesmo que deixar a Ilíada de fora de uma lista dos maiores épicos: impensável.
 
Só li O Senhor dos Anéis. Jonathan Strange e Mr. Norrell, tem anos que eu tenho curiosidade com o livro... mas quando procurei estava mega caro, aí acabei esquecendo dele. Até perguntei sobre no tópico Peça uma Opinião e a Clara (se não me engano) falou bem. Agora estou curiosa de novo. :timido:
 
Jonathan Strange e Mr. Norrell, Susanna Clarke é fantástico! Fico torcendo pra mulher escrever mais, é muito divertido!
 
Para MIM, acho que seria:

1. J R R Tolkien
2. Neil Gaiman
3. C S Lewis
4. J K Rowling
5. Jonathan Swift
6. Terry Pratchett
 
Legal ele ter incluído a série do T. H. White, afinal a lenda do Rei Arthur é sem dúvida um clássico, praticamente um modelo pra estórias sobre cavaleiros ambientadas na Idade Média.
 
Bom, gosto não se discute, mas eu acho que deveriam ter incluído nessa lista pelo menos As viagens de Gulliver, Discworld eu ainda não li, então não posso dizer se mereceria estar na lista. Também acho que fizeram bem em incluir J. K. Rowling (não que eu ache Harry Potter ruim, mas simplesmente parece-me que não está no nível das outras outras já citadas).
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo