1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Notícias Os 12 autores brasileiros mais lidos no exterior

Tópico em 'Generalidades Literárias' iniciado por Haleth, 8 Dez 2011.

  1. Haleth

    Haleth There's no such a thing as a mere mortal

    Ao contrário do que muitos podem pensar, nem só de Paulo Coelho vive a literatura brasileira no exterior. Ainda que, de fato, o escritor tenha entrado para o Livro dos Recordes, o Guinness Book, com sua obra O Alquimista – o livro mais traduzido do mundo (69 idiomas) – outros autores também conquistaram os leitores estrangeiros e vêm alcançando reconhecimento também em outros países. Mas conseguir que um livro seja publicado em outra língua está longe de ser um processo simples e exige muito mais do que talento na escrita.

    Segundo o escritor Milton Hatoum, em entrevista ao Portal Literal, apenas 3% dos livros lançados todos os anos nos Estados Unidos são traduções de obras estrangeiras. Além das dificuldades com a tradução, as diferenças culturais também costumam fazer com que o enredo de um livro torne-se desinteressante para o público leitor de outro país. Agnes Krup, diretora da agência literária Sanford J. Greenburger Associates, concorda com a afirmação em entrevista à revista Veja e afirma que “mesmo que um editor americano esteja interessado e por dentro de determinada cultura estrangeira, outras pessoas participarão da escolha dos livros, como o diretor de vendas, o de marketing e o de publicidade, gente que provavelmente não fala uma palavra de outro idioma. Eles não vão apoiar um projeto que torne o trabalho deles mais difícil”. Talvez seja por esse motivo, a proximidade da língua, que alguns países europeus, sobretudo a França, são mais receptivos a traduções de obras brasileiras que os norte-americanos.

    No entanto, nomes recentes no mercado literário brasileiro têm desafiado essa tendência e mostrado um avanço significativo na valorização de nossos livros no exterior. Dentre eles, podemos citar o escritor Bernardo Carvalho, que lançou o livro Nove Noites em 11 países e a escritora Patrícia Melo que com o livro Elogio da Mentira já está presente em pelo menos 20 países. Eduardo Spohr, escritor do livro A Batalha do Apocalipse, e Daniel Galera, autor de Mãos de Cavalo, também são apostas de sucesso, assim como o jornalista e estreante no universo literário Edney Silvestre. Seu primeiro romance, Se Eu Fechar os Olhos Agora, será publicado em pelo menos seis países. Mais veterano, Milton Hatoum já teve obras traduzidas para 17 idiomas e exibe na página principal de seu site, as capas de seus livros publicados no exterior.

    Outra grande oportunidade para a literatura brasileira no exterior é a Feira de Frankfurt, na Alemanha, o maior evento internacional de livros do mundo que, em 2013, terá o Brasil como o grande destaque. Provavelmente, diversas editoras estarão à procura de autores brasileiros, repetindo a façanha de 1994, quando nosso país também foi destaque na feira e, depois do evento, o número de traduções de livros nacionais aumentou substancialmente, levando a literatura brasileira ao patamar de livros mais traduzidos na Alemanha (sede do evento). No entanto, no final dos anos 90, a falta de continuidade nos incentivos governamentais fez com que o ritmo da presença brasileira no exterior diminuísse consideravelmente.

    Mas esse ano, diante da importância do evento de 2013, o presidente da Fundação Biblioteca Nacional, Galeno Amorim, apresentou o programa federal de estímulo à internacionalização da literatura brasileira. O Programa de Apoio à Tradução e Publicação de Autores Brasileiros no Exterior prevê o investimento de pelo menos R$ 12 milhões ao longo dos próximos dez anos. Entre as várias iniciativas do programa, destaca-se um substancial aumento nos valores das bolsas de tradução e no apoio à reedição de obras de autores nacionais no exterior.

    Para o escritor e jornalista norte-americano Benjamin Moser é preciso que o país divulgue mais sua cultura literária no exterior se quiser reconhecimento internacional. “Acho que o Brasil poderia fazer muito mais para promover a literatura brasileira internacionalmente. As pessoas fora do Brasil têm uma ideia muito vaga do país. Acho que desde Carmen Miranda não tem mudado muito”, afirma Moser que, em 2009, publicou Clarice, biografia de Clarice Lispector.

    Mas, afinal, quem são os autores nacionais mais lidos no exterior? Em 2009, o projeto Conexões Itaú Cultural organizou o Mapeamento da Literatura Brasileira no Exterior. Já são mais de 192 autores mapeados e dentre eles, vários gêneros literários. Mas os clássicos parecem continuar sendo preferência internacional. Conheça a galeria dos 12 escritores mais lidos no exterior, com base nesse estudo.

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)


    Além dos 12 listados, o mapeamento ainda conta com nomes como Gilberto Freyre, Roberto Schwarz, João Ubaldo Ribeiro, Lygia Fagundes Telles, Raduan Nassar, Ferreira Gullar e outros. Confira a relação completa aqui e acesse a “Questão 11 – escritores citados pelo mapeado“.

    Gostou? Então, comente este post, compartilhando quais autores também deveriam fazer parte desta lista.
     
  2. Anica

    Anica Usuário

    a saber, fui fuçar o site do conexões itaú e não é considerado número de vendas, mas uma entrevista entre professores, tradutores e pesquisadores, ou seja, desconsidera o leitor comum (aquele mesmo que lá nos estados unidos colocou paulo coelho na lista dos paperbacks mais vendidos, por exemplo). então assim, em um determinado nicho estrangeiro esses são os escritores mais lidos, mas não "no exterior", como algo geral.
     
  3. Pescaldo

    Pescaldo Penso, logo hesito.

    Acho a Clarice extremamente sexy.

    Sobre a notícia e o nicho, é interessante verificar como a Literatura Brasileira é formada de escritores recentes. O mais antigo dessa trupe aí é Machado.
     
  4. Anica

    Anica Usuário

    aqui está a lista completa>

    [117] Machado de Assis

    [103] Clarice Lispector

    [87] Guimarães Rosa

    [78] Jorge Amado

    [62] Graciliano Ramos

    [58] Milton Hatoum

    [58] Carlos Drummond de Andrade

    [57] Chico Buarque

    [56] Oswald de Andrade

    [55] Rubem Fonseca

    [55] Mário de Andrade

    [51] Antonio Cândido

    [51] Moacyr Scliar

    [45] José de Alencar

    [44] João Cabral de Mello Neto

    [43] Manuel Bandeira

    [42] Lima Barreto

    [41] Haroldo de Campos

    [40] Euclides da Cunha

    [40] Gilberto Freyre

    [38] Silviano Santiago

    [37] Roberto Schwarz

    [35] João Gilberto Noll

    [34] Luiz Ruffato

    [34] João Ubaldo Ribeiro

    [33] Bernardo de Carvalho

    [32] Paulo Coelho

    [32] Lygia Fagundes Telles

    [31] Alfredo Bosi

    [31] Nélida Piñón

    [31] Raduan Nassar

    [30] Vinícius de Moraes

    [29] Sergio Buarque de Hollanda

    [28] Monteiro Lobato

    [28] Antonio Callado

    [28] Cecília Meireles

    [27] Dalton Trevisan

    [27] Caio Fernando Abreu

    [27] Paulo Lins

    [27] Ferreira Gullar

    [27] Darcy Ribeiro

    [25] Adélia Prado

    [25] Raquel de Queiróz

    [24] Aluísio Azevedo

    [23] Nelson Rodrigues

    [23] Augusto de Campos

    [22] Adriana Lisboa

    [22] Erico Verissimo

    [21] Paulo Leminski

    [21] Patrícia Melo

    [20] Ana Cristina Cesar

    [20] Sérgio Sant´Anna

    [20] Hilda Hilst

    [20] José Lins do Rego

    [20] Ana Miranda

    [20] Paulo Freire

    [19] Lya Luft

    [18] Raul Pompéia

    [18] Patrícia Galvão (Pagu)

    [18] Arnaldo Antunes

    [18] Murillo Mendes

    [17] Marcelino Freire

    [17] Décio Pignatari

    [17] Afrânio Coutinho

    [16] Olavo Bilac

    [16] Luís Fernando Veríssimo

    [16] Gregório de Matos

    [16] Ana Maria Machado

    [16] Silvio Romero

    [15] Fernando Sabino

    [15] Jorge Schwartz

    [15] Ariano Suassuna

    [15] Augusto Boal

    [15] Marilene Felinto

    [15] Castro Alves

    [15] Marçal Aquino

    [15] Raul Bopp

    [15] Cruz e Souza

    [14] Márcia Denser

    [14] Ignácio de Loyola Brandão

    [14] Manoel de Barros

    [14] Antonio Torres

    [14] Autran Dourado

    [13] Graça Aranha

    [13] Aurélio Buraque de Hollanda Ferreira

    [13] Álvares de Azevedo

    [13] Jorge de Lima

    [13] Waly Salomão

    [13] Murilo Rubião

    [13] Carolina Maria de Jesus

    [12] Zuenir Ventura

    [12] Gonçalves Dias

    [12] Antonio Vieira

    [12] Manoel Antonio de Almeida

    [12] Cassiano Ricardo

    [12] Bernardo Guimarães

    [12] Cristóvão Tezza

    [11] João Almino

    [11] Helena Parente

    [11] Carlos Heitor Cony

    [11] José Miguel Wisnik

    [11] Roberto da Matta

    [11] Márcio Souza

    [11] Fernando Gabeira

    [11] Adolfo Caminha

    [11] Paulo Rónai

    [11] Osman Lins

    [11] Marina Colasanti

    [11] Joaquim Nabuco

    [10] Jô Soares

    [10] Luiz Costa Lima

    [10] Adonias Filho

    [10] Fernando Bonassi

    [10] Sonia Coutinho

    [10] Ivan Ângelo

    [10] Férrez

    [10] Daniel Galera

    [10] Joaquim Manuel de Macedo

    [10] Luís da Câmara Cascudo

    [10] Paulo Prado

    [10] Ruy Castro

    [10] Leyla Perrone-Moisés

    [09] Mário Quintana

    [09] Antonio Houaiss

    [09] Brito Broca

    [09] Ana Maria Gonçalves

    [09] Nelson de Oliveira

    [09] Cíntia Moscovich

    [09] Regina Rheda

    [09] Cora Coralina

    [09] Cuti

    [09] Roberto Drummond

    [09] Millôr Fernandes

    [09] Chacal

    [09] Marisa Lajolo

    [09] Lucio Cardoso

    [09] José de Anchieta

    [09] Samuel Rawet

    [09] Massaud Moisés

    [08] Gianfrancesco Guarnieri

    [08] Conceição Evaristo

    [08] Carlito Azevedo

    [08] Rubens Figueiredo

    [08] Chico César

    [08] Sebastião Uchoa Leite

    [08] Patativa do Assaré

    [08] Menotti del Picchia

    [08] Antonio Carlos Secchin

    [08] Plínio Marcos

    [08] Julia Lopes de Almeida

    [07] Glauco Mattoso

    [07] Carlos Alberto Libânio Christo (Frei Betto)

    [07] Orígenes Lessa

    [07] Regis Bonvicino

    [07] Pedro Nava

    [07] Andre Santanna

    [07] Renato Tapajós

    [07] Francisco Alvim

    [07] Alexei Bueno

    [07] Domingos Pellegrini

    [07] Gilberto Mendonça Teles

    [07] Tania Pellegrini

    [07] Nei Lopes

    [07] Regina Zilberman

    [07] Roberto Reis

    [07] José J. Veiga

    [07] Manoel Bonfim

    [07] Edu Lobo

    [07] Edla Van Steen

    [07] Italo Moriconi

    [06] Gilka Machado

    [06] Santiago Nazarian

    [06] Zulmira Ribeiro Tavares

    [06] Ruth Rocha

    [06] José Paulo Paes

    [06] Tabajara Ruas

    [06] Angélica Freitas

    [06] Lêdo Ivo

    [06] Armando Freitas Filho

    [06] Basílio da Gama

    [06] Diogo Mainardi

    [06] Ricardo Aleixo

    [06] José Mauro Vasconcelos

    [06] Adalzira Bittencourt

    [06] Alberto Mussa

    [06] Marcelo Rubens Paiva

    [06] Martins Pena

    [05] França Junior

    [05] Dyonelio Machado

    [05] MC Bill

    [05] Santa Rita Durão

    [05] Alfredo Sirkis

    [05] Caco Barcellos

    [05] Josué Montello

    [05] Plinio Salgado

    [05] Ivana Arruda Leite

    [05] Cornélio Penna

    [05] Joel Rufino dos Santos

    [05] Mário Sabino

    [05] Carlos Néjar

    [05] Lygia Bojunga Nunes

    [05] Maria José Silveira

    [05] Luís Antonio de Assis Brasil

    [05] Wilson Bueno

    [05] Dom Helder Câmara

    [05] Joca Terron

    [05] Henriqueta Lisboa

    [05] Maria Clara Machado

    [05] João Silvério Trevisan

    [05] Dinah Silveira de Queiróz

    [05] Marcos Rey

    [05] Paulo Henriques Brito

    [05] Antonio Cícero

    [05] Dráuzio Varela

    [05] José Castello

    [04] Heloneida Studart

    [04] Salgado Maranhão

    [04] Bernardo Éllis

    [04] Mário Faustino

    [04] Elisa Lispector

    [04] João Alphonsus

    [04] Eduardo Portella

    [04] Claudia Roquette-Pinto

    [04] Luiz Alfredo Garcia-Roza

    [04] Clarah Averbuck

    [04] Haroldo Maranhão

    [04] Edimilson de Almeida Pereira

    [04] David Arrigucci Jr.

    [04] Alberto da Costa e Silva

    [04] Carolina Nabuco

    [04] Josué de Castro

    [04] Indigo

    [04] Bráulio Tavares

    [04] Augusto Massi

    [04] Fernando Paixão

    [04] Orides Fontela

    [04] Age de Carvalho

    [04] Nelson Ascher

    [04] José Almino

    [04] Carlos Sussekind

    [04] Senhora Leandro Dupré

    [04] Michel Laub

    [04] Ercília Nogueira Cobra

    [04] Afonso Schmidt

    [04] Paula Parisot

    [04] Betty Mindlin

    [04] José Sarney

    [04] Jacó Guinsburg

    [04] João Antonio

    [04] Roberto Alvim

    [03] Adriana Nunes

    [03] Ricardo Azevedo

    [03] Ribeiro Couto

    [03] Ivan Junqueira

    [03] Francisco Marins

    [03] Afonso Arinos de Melo Franco

    [03] Marcos Vinícius Vilaça

    [03] Raimundo de Menezes

    [03] Joyce Cavalcante

    [03] Flavio Moreira da Costa

    [03] Eliane Vasconcellos

    [03] Gastão Cruls

    [03] Amilcar Bettega

    [03] Herbert Daniel

    [03] Lúcia Machado de Almeida

    [03] Maria Alzira Brum

    [03] Duda Machado

    [03] Qorpo Santo

    [03] Sebastião Nunes

    [03] João de Jesus Paes Loureiro

    [03] Nestor Perlongher

    [03] Edgard Telles Ribeiro

    [03] Cláudio Manuel da Costa

    [03] Antonio José de Moura

    [03] Campos de Carvalho

    [03] Ricardo Domeneck

    [03] Marcos Santarrita

    [03] Cyro Martins

    [03] Marcos Siscar

    [03] Marcus Accioly

    [03] Edilberto Coutinho

    [03] Affonso Romano de Sant'Anna

    [03] Reginaldo Prandi

    [03] Antonio Olinto

    [03] Tatiana Salem Levy

    [03] José Roberto Torero

    [03] Domingos de Magalhães

    [03] André de Leones

    [03] Geny Vilas-Novas

    [03] Cassiano Nunes

    [03] Maria Firmina dos Reis

    [03] Flávio Carneiro

    [03] Clarisse Bandeira de Mello

    [03] Carmen Dolores

    [03] Tania Jamardo Faillace

    [03] Lino Guedes

    [03] Ana Rusche

    [02] Pena Cabreira

    [02] Wander Piroli

    [02] Ronaldo Correia de Brito

    [02] Domício Coutinho

    [02] Ademir Assunção

    [02] Luiz Carlos Lisboa

    [02] Fred Góes

    [02] Fernanda Botelho

    [02] Juca de Oliveira

    [02] Lucia Benedetti

    [02] Adalgisa Nery

    [02] Fábio Moon

    [02] João Nunes Freire

    [02] João do Rio

    [02] Marcelo Moutinho

    [02] Juraci Dórea

    [02] Maximiano Campos

    [02] Sérgio Pitol

    [02] Andréia Lunardi

    [02] Paulo Setúbal

    [02] Adriana Lunardi

    [02] Marília Garcia

    [02] Mário Araújo

    [02] Rubem Braga

    [02] Heloísa Seixas

    [02] Tomás Antonio Gonzaga

    [02] Valquíria Wey

    [02] Beatriz Bracher

    [02] Paula Glenadel

    [02] Ivo Machado

    [02] José Clemente Pozenato

    [02] João Carrascoza

    [02] Douglas Diegues

    [02] Roberto Causo

    [02] Jorge Luís Calife

    [02] Godofredo Emerson Barnsley

    [02] Rodolfo Teófilo

    [02] Max Martins

    [02] Wilton Azevedo

    [02] Ronaldo Azeredo

    [02] Verônica Stigger

    [02] Aguinaldo de Bastos

    [02] Afrânio Garcia

    [02] Heitor Ferraz

    [02] Alexandre de Gusmão

    [02] Renato Modernell

    [02] Jerônimo Monteiro

    [02] Iacyr Anderson Freitas

    [02] Joao Paulo Cuenca

    [02] Paulo Assun

    [02] Fernando Molica

    [02] Eucanãa Ferraz

    [02] Gilda Salem

    [02] Marcos Bagno

    [02] Alfredo Garcia-Rosa

    [02] Isabel Cristina Ferreira Fernandes

    [02] Almir Ghiaroni

    [02] João Cezar de Castro Rocha

    [02] Sergio Correa da Costa

    [02] Luiz Alberto Mendez

    [02] Alice Vieira

    [01] Paulo Chagas

    [01] Pelé

    [01] Maria Cristina Cavalcanti de Albuquerque

    [01] Marilu Valente

    [01] Roberto Cavalcanti de Albuquerque

    [01] Giselda Leirner

    [01] Joelle Losfeld

    [01] Luis Filipe Oliveira

    [01] Luiz Giffoni

    [01] Valdo Trindade

    [01] Eduardo Alves da Costa

    [01] Georges Bourdokan

    [01] André Heráclio do Rêgo

    [01] Urariano Mota

    [01] Berilo Neves

    [01] Gomes Neto

    [01] Adolfo Boos Junior

    [01] Vera Sant'Anna

    [01] Carmo Bernardes

    [01] Aluísio Jorge Andrade Franco

    [01] Marcelo Barbão

    [01] Cecília Gianetti

    [01] Gonzalo Aguilar

    [01] Tatiana Tarbuk

    [01] Carlos Emílio Correa Lima

    [01] Domingos de Azevedo

    [01] Margarida Finkel

    [01] Augusta Faro

    [01] José Rodrigues dos Santos

    [01] Walter Koning

    [01] Daniel Pellizzari

    [01] Eva Furnari

    [01] Finísia Fideli

    [01] Gerson Lodi-Ribeiro

    [01] Donizete Galvão

    [01] Nicodemos Sena

    [01] Boris Fausto

    [01] Luiz Schwarcz

    [01] João Inácio Padilha

    [01] Alexandre Porto Vidal

    [01] Carlos Ávila

    [01] Anelito de Oliveira

    [01] Ronald Polito

    [01] Luiz Roncari

    [01] Vilma Arêas

    [01] Aline Binns

    [01] Renato Limo

    [01] Inayara Samuel

    [01] Maurício Marques

    [01] Aline Reis

    [01] Renata Pallottini

    [01] Caco Pontes

    [01] Berimba de Jesus

    [01] Pedro Tostes

    [01] Moacir C. Lopes

    [01] Zélia Gattai

    [01] Yeda Schmaltz

    [01] Márcio André

    [01] Philadelpho Menezes

    [01] Manuel Botelho de Oliveira

    [01] Franklin Távora

    [01] Bento Teixeira

    [01] José Guilherme Merquior

    [01] Lúcia Miguel Pereira

    [01] Vanessa Bárbara

    [01] Emílio Fraia

    [01] José Lino Grünewald

    [01] Thiago de Mello

    [01] Ruy Espinheira Filho

    [01] Narlan Matos Teixeira

    [01] Manoel Botelho de Oliveira

    [01] Júlio Emílio Braz

    [01] Luiz Galdino

    [01] Helena Morley (Alice Dayrell Caldeira Brant)

    [01] Ziraldo

    [01] Não informou

    [01] Armando Fontes

    [01] Julio Miyazawa

    [01] Katsuzo Yamamoto

    [01] Alcir Pécora

    [01] Eduardo Coutinho

    [01] Eneida Leal Cunha

    [01] Maria Cândida Ferreira Almeida

    [01] Sandra Nitrini

    [01] Flávio Aguiar

    [01] Fernão Cardim

    [01] Rocha Pita

    [01] Astrid Cabral

    [01] Sousândrade

    [01] Paulo Emilio Salles Gomes

    [01] Caio Prado Jr

    [01] Gilda de Mello e Souza

    [01] Michael Löwy

    [01] Davino Ribeiro de Sena

    [01] Raphael Draccon

    [01] Raimundo Carrero

    [01] Ricardo Guilherme Dicke

    [01] Menalton Braff

    [01] Sérgio Milliet

    [01] Luis Aranha

    [01] Ronald de Carvalho

    [01] Antônio Alcântara Machado

    [01] Caetano Veloso

    [01] Carol Bensimon

    [01] Paloma Vidal

    [01] Fabiano Calixto

    [01] Jorge Mautner

    [01] Torquato Neto

    [01] Roberto Piva

    [01] Marly de Oliveira

    [01] Reinaldo Cabral

    [01] Sonia Rodrigues Mota

    [01] Júlio José Chiavenatto

    [01] Alex Varella

    [01] Betty Milan

    [01] Abdias do Nascimento

    [01] Otávio de Faria

    [01] Dias Gomes

    [01] Maurício de Souza

    [01] Guilherme de Almeida

    [01] José Luiz Passos

    [01] Flávio Tavares

    [01] José Geraldo Vieira

    [01] Alfredo Taunay

    [01] Rosiska Darcy de Oliveira

    [01] Nísia Floresta

    [01] Salim Miguel

    [01] Victor Ramil

    [01] Myriam Fraga

    [01] Heloísa Buarque de Hollanda

    [01] Flora Sussekind

    [01] Teixeira Coelho

    [01] Modesto Carone

    [01] Rogel Samuel

    [01] Pedro Lyra

    [01] Lilia Magalhães Rabiço

    [01] Maria Jacintha

    [01] Luís Antonio Pimentel

    [01] Wilson do Rio Apa

    [01] Leonardo Boff

    [01] Cyro dos Anjos

    [01] Ricardo da Cunha Lima

    [01] Altair Martins

    [01] Tânia Zagury

    [01] Lourdes Teodoro

    [01] Ronald Augusto

    [01] Carlos Trigueiro

    [01] Rodolfo Rezende

    [01] Eurico Alves

    [01] Andréia Del Fuego

    [01] Joel Zito Araújo

    [01] Rui Mascarenhas

    [01] Sandra Schamas

    [01] Heitor Martins

    [01] Gabriel Bá

    [01] Eduardo Emilio Fenianos

    [01] Luís Augusto Fischer

    [01] Lia Correa Dutra

    [01] Emi Bulhões de Carvalho da Fonseca

    [01] Macéias Nunes

    [01] Tereza Albues

    [01] Sabina Anzuatégui

    [01] Erasmo Linhares


    reparem que isso dá um total de 4208 respostas/entrevistados. é muito pouco para falar em "mais lidos no exterior".
     
  5. JLM

    JLM mata o branquelo detta walker

    é + 1 daqueles casos d títulos d matéria apelativos p chamar a atenção p 1 conteúdo q ñ teria tta atenção se ñ fosse por ele.
     
  6. Excluído044

    Excluído044 Banned

    Será que no exterior rola aquela coisa de citar trechos Clarice Lispector, que não são dela, no Facebook? hahahaha
     
  7. ricardo campos

    ricardo campos Debochado!



    “A maior parte dos textos atribuídos a mim na internet é falsa. E o pior é que tem gente que fica brava quando nego”. “Como ? É seu, sim! Foi você que escreveu”

    Luiz Fernando Verissimo em entrevista para a revista Playboy edição dezembro 2011.

    Teve até festa de formatura em que ele foi paraninfo com texto apócrifo impresso no convite. Disse que não tem o que fazer nesses casos. Esse mal assola o mundo!
     
  8. Gilda

    Gilda Usuário

    Detalhe que, que eu saiba, o Pelé não escreveu livro nenhum - mas em se tratando de lista que tem a ver com Brasil, seja lá o que for, tem que ter Pelé.
     
  9. SenhorK

    SenhorK Usuário

    Eu acho uma vergonha um cara igual Machado de Assis ser tão pouco lido no Brasil...O cara está no top 10 facil da literatura mundial ,no Brasil deveria ter estátua dele igual tem do Joyce,Wilde na Irlanda.
    Pelo menos me aliviei ao saber que ele é o autor brasileiro mais lido no exterior.
     
  10. G.

    G. Ai, que preguiça!

    na ABL( Academia Brasileira de letras) tem estátua dele:sim:!! eu até tirei foto!!!
    ó minha turma com a estátua:

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
     

Compartilhar