• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Os 100 Maiores Solos de Guitarra da História

O solo do Genesis realmente lembra um pouco o de Stairway to Heaven, mas nada demais... não pode ser considerado plágio ou apropriação ilegal (apesar do Led realmente fazer esse tipo de coisa... não que isso tire o mérito deles é óbvio...).
 
Faram¡r disse:
Lembrando que a lista é dos melhores solos, não dos solos mais técnicos. Então a técnica é apenas uma categoria a ser levada em consideração, bem atras da criatividade. Mas ainda assim, a lista é ruim.
Sim, o que me dói é ver essa categoria sempre ignorada. Criatividade é sim mais importante... mas um guitarrista muito criativo e sem técnica é incompleto.
Mas o que explica um solo do Nirvana estar incluso numa lista dessas? Não é técnico e tem um mínimo de criatividade...
Na verdade, fama é sempre o atributo mais importante dessas listas. Ainda estou para ver um trabalho decente.
 
pq as pessoas adoram fazer lista?
eh impressionante....
eh impossivel fazer listas.....pq ning eh igual....saum milhoes e milhoes de pessoas com opinioes diferentes.......

bah, pra mim a pior coisa da lista eh u solo do Kurt Cobain lah na frente... cara, akele solo naum tem nem um minuto.....e mesmo assim, eh supervalorizado......EU ODEIO KURT COBAIN E NIRVANA!

e, realmente, o solo de powerslave deveria estar nessa lista....
e aonde está smoke on the water?
 
Jimmy Page é simplismente o maior ROCKSTAR que existe...

É certamente "O ÍCONE"

jpage-2.gif
 
Curunír disse:
Faram¡r disse:
Lembrando que a lista é dos melhores solos, não dos solos mais técnicos. Então a técnica é apenas uma categoria a ser levada em consideração, bem atras da criatividade. Mas ainda assim, a lista é ruim.
Sim, o que me dói é ver essa categoria sempre ignorada. Criatividade é sim mais importante... mas um guitarrista muito criativo e sem técnica é incompleto.
Mas o que explica um solo do Nirvana estar incluso numa lista dessas? Não é técnico e tem um mínimo de criatividade...
Na verdade, fama é sempre o atributo mais importante dessas listas. Ainda estou para ver um trabalho decente.
Opa, concordo contigo Curuna. Um guitarrista tem de ser técnico o suficiente para poder levar a cabo todas as composições que lhe vierem a mente, a (falta de técnica nunca pode (ou deveria) ser um empecilho para isso. Muita técnica fornece ao guitarrista um ótimo arsenal para a composição.

Sobre o Nirvana, é o que eu já tinha comentado. Em primeiro lugar, eu não gosto de Nirvana e não colocaria nenhuma música deles em lista alguma, mas ainda assim a banda é aclamada como um ícone de energia e criatividade, eu não tenho problemas com isso. O que eu tinha comentado e reitero é o fato de levarem em consideração mais a música de onde provém o solo do que o próprio solo, que muitas vezes não merece destaque algum, o caso do Nirvana
 
Faram¡r disse:
Stairway to Heaven em primeiro? Sei la, acho parecido demais com o solo de The Knife do Genesis para poder figurar em tal posição. E como a gente sabe que o Led Zeppelin sempre foi uma banda que adorava se apropriar da música dos outros sem admitir ...
Não é só o Stairway to Heaven que dá uma puta impressão de plágio. A música Under a Glass Moon, se você prestar bastante atenção, a base da guitarra e muito da melodia foi chupinhado da música Sorrow do Pink Floyd.
A lista é bem fraquinha mesmo, feita a esmo. Alguns solos entraram apenas porque se trata de uma ótima música, mesmo o solo não sendo nada demais.
Mais um "Eu concordo". Mas não devemos nos esquecer de que algo que sempre é levado em conta nessas músicas é a influência que a música teve na sua determinada época. Tudo bem que nesse quesito o Iron Maiden iria bombar lá em cima, mas isso justifica Nirvana e Sublime (que é uma banda de Ska :eek: )
Curunir disse:
Sim, o que me dói é ver essa categoria sempre ignorada. Criatividade é sim mais importante... mas um guitarrista muito criativo e sem técnica é incompleto.
Mas o que explica um solo do Nirvana estar incluso numa lista dessas? Não é técnico e tem um mínimo de criatividade...
Na verdade, fama é sempre o atributo mais importante dessas listas. Ainda estou para ver um trabalho decente.
Só vou dizer uma coisinha: técnica não é tudo. Por isso que você não viu nada do Malmsteen ou Michael Romeo ou similares na lista. Todos os solos desses caras são tão rápidos e técnicos que feeling mesmo sobra muito pouco. Fico feliz por nenhum desses terem aparecido. Ainda foi um milagre o Petrucci ter aparecido, mesmo ele sendo um desses... mas tem solos do Petrucci que são exceção; quando ele quer mesmo ele capricha. Mas enfiar várias escalas quase impossíveis de se executar e ilegíveis aos ouvidos... disso não vai sair música boa. :wink: Por isso que eu odeio Malmsteen e chamo ele de punheteiro. :mrgreen:
 
Ruby Moon £ disse:
:wink: Por isso que eu odeio Malmsteen e chamo ele de punheteiro. :mrgreen:

»Certamente... O feeling é a assinatura de qualquer guitarrista que se preze... e é justamente isso que o Malmsteen não tem...

O seu som é tão "mecânico" que não dá aquela vontade de tomar um whisky... Sensação que (particularmente) eu sinto quando escuto uma musica do LED...

»Algumas músicas do Led realmente já levaram o carimbo de plágio... Mas, claro, isso sempre foi ofuscado pelo "calor dos fãs"... Mas de toda forma, Jimmy era encantador com sua Les Paul «(se é assim que é escrito)... Ele tirava a prova de que era um ótimo guitarrista... E que não precisava de dezenas de dedilhadas por segundo para fazer um bom som... E sim seu som... Seu feeling!
 
Ruby Moon £ disse:
Só vou dizer uma coisinha: técnica não é tudo.
Claro que não... como eu disse antes:

Curunir disse:
Sim, o que me dói é ver essa categoria sempre ignorada. Criatividade é sim mais importante... mas um guitarrista muito criativo e sem técnica é incompleto.
:wink:

Ruby Moon £ disse:
Por isso que você não viu nada do Malmsteen ou Michael Romeo ou similares na lista. Todos os solos desses caras são tão rápidos e técnicos que feeling mesmo sobra muito pouco. Fico feliz por nenhum desses terem aparecido.
Mais uma vez, a velha discussão sobre feeling... anda vejo que as pessoas têm dificuldades de sentir feeling em solos mais rápidos e técnicos. Ou então, eu e uns amigos meus guitarristas que estamos com os sentimentos confusos... :roll:

Olha, um dos solos mais bonitos que conheço, que da primeira vez que ouvi mal pude segurar meu queixo, foi o de Rising Force. É velocíssimo, mas de uma beleza e personalidade marcantes... tem a Black Star também, uma que normalmente entra em listas melhores elaboradas. Fora todos os solos dele no cd Inspiration, que são só covers. Não conheço uma pessoa que não tenha concordado comigo de que ele melhorou todas as músicas... e isso porque eu conheço muito pouco da carreira dele. :P

Quanto ao Romeo...
The Accolade, Candlelight Fantasia, Lady of The Snow, Accolade II, Whispers, Awakenings... estou ajudando, só citei as mais lentas. Se não sentirem o "feeling" nessas músicas, só lamento. 8-)
 
eu tbm gosto muito dos solos do michael romeo
na minha opiniao ele é o "punheteiro", como diria a ruby, com mais feeling do metal
apesar de seus solos terem zilhoes de notas por segundo, ele consegue encaixa-las de modo que nao apenas uma nota, mas uma sequencia delas, soe como uma palavra......
 
O solo de Stairway to Heaven é o melhor que eu já ouvi. Talvez eu ainda venha a ouvir um melhor, mas por enquanto, é esse.
De solo do Metallica, eu prefiro o de Creeping Death, mas o de One é o clímax de uma música que por si só é um grande clímax, então tá bom.

Waters disse:
Alguma curiosidades para mim foram o solo de You really Got Me do Kinks ser feito por Jimmy page e My Guitar Gently Weeps dos Beatles que foi feito por Eric Clapton.

Se não me engano, eles estão fazendo referências aos covers dessas músicas feitos pelo Led e pelo Eric Clapton.
 
Bom, o solo de While My Guitar Gently Weeps realmente é feito pelo Eric Clapton, inclusive na versão original do White Album...

Quanto ao Malmsteen, eu pessoalmente gosto muito. O Malmsteen não tem feeling ?!? Bom, ele pode não ter o mesmo feeling de um Jimmy Page ou de um David Gilmour por exemplo, mas falar que ele é apenas um cara mecânico é puro preconceito...
 
Faramir disse:
E como a gente sabe que o Led Zeppelin sempre foi uma banda que adorava se apropriar da música dos outros sem admitir ...

Bom eles chuparam mesmo, mas até onde eu sei eles reconhecem publicamente que fizeram isso com os riffs de Misty Montain Hop e Whola Lotta Love, chegaram a pagar alguns royalities.

E Maglor, os solos de While my Guitar Gently Weeps e You Really Got me foram feitos respectivamente por Eic Clapton e Jimmy Page mesmo. Pra quem não sabe Jimmy Page passou todos os anos 60 como músico de estúdio profissional, fazendo vários arranjos para várias bandas em troca apenas de grana e nunca de reconhecimento. Elew tem participações em várias músicas de bandas famosas, inclusive Rolling Stones.
 
Agora que eu percebi, não tem nenhum solo do Wishbone Ash, o que faz essa lista uma furada ainda maior.

O Wishbone foi uma grande banda nos anos 70, mas a questão aqui é que é foi uma banda muito importante para o Rock no que diz respeito especialmente aos solos de guitarra. Os dois guitarristas criaram solos maravilhosos, que foram muito influentes no Rock, inclusive no Heavy Metal.
 
2 Solos do Nirvana na lista?

mas o movimento grunge não é conhecido por ser um movimento anti-técnico? :eek:

Adoro Nirvana... é a banda da minha vida... mas concordo que os solos do Kurt não são o forte dele.

Agora é tão estranho ver que o Nirvana causa tanto ódio em tanta gente.

Será que Nirvana é tão ruim assim? Ou será que algumas pessoas ficam muito incomodadas com o sucesso da banda?
 
Fingolfin disse:
2 Solos do Nirvana na lista?

mas o movimento grunge não é conhecido por ser um movimento anti-técnico? :eek:

Adoro Nirvana... é a banda da minha vida... mas concordo que os solos do Kurt não são o forte dele.

Agora é tão estranho ver que o Nirvana causa tanto ódio em tanta gente.

Será que Nirvana é tão ruim assim? Ou será que algumas pessoas ficam muito incomodadas com o sucesso da banda?

Eu fico incomodado pelo sucesso da banda sim e assumo isso.

E triste você ver tantas bandas fantásticas se fudendo nos porões do underground e ver uma banda de merda (Nirvana) atingindo o topo. E o que mais dói nisso tudo e ver como elevaram o Kurt Cobain à posição de gênio...
 
Kurt não é nenhum gênio... nem o Nirvana é uma banda fenomenal.

Existe uma diferença entre oq é bom e oq eu gosto. Sei que Nirvana encaixa mais noq eu gosto doq noq é bom...

Mas sendo bons ou não eles são a Maior banda dos anos 90. E por maior eu quero dizer a q mais tocou, mais influenciou, mais marcou uma era.

Mesmo pra quem acha Nirvana uma merda... não dá pra ignorar que eles marcaram... para o bem ou para o mal... a década de 90 e muita coisa q veio depois foi influenciada neles.

E no final de contas... as duas músicas citadas na lista(Smell Like Teen Spirits e In Bloom) são duas musicas muito boas... embora não devessem estar nos melhores solos de guitarra de forma alguma.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo