1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Os 10 melhores livros da literatura infanto-juvenil

Tópico em 'Generalidades Literárias' iniciado por imported_Rafaela, 7 Out 2011.

  1. imported_Rafaela

    imported_Rafaela Usuário

    Os 10 melhores livros da literatura infanto - juvenil de todos os tempos
    1 - O hobbit, de J. R. R. Tolkien:
    Bem, há uma grande discussão se a obra de Tolkien possa ser considerada juvenil, mas vamos tratar pelo princípio que sim. E aí, é difícil superar o mundo imaginário construído por Tolkien, que abriu as portas para a trilogia O senhor dos Anéis.


    2 - Harry Potter [A série], de J. K. Rowling
    Uma desempregada, mal financeiramente, de repente cria a história de um menino bruxo, um mundo mítico recheado de criaturas, algumas carismáticas, outras não, vende quase 500 milhões de exemplares. É certo que deve haver neles grandes qualidades.

    3 - Alice no país da maravilhas, de Lewis Carrol:
    A menina segue um coelho por uma toca, vai parar num mundo mágico, com criaturas estranhas e bem peculiares, e apresenta alguns enigmas, que auxiliam a condução da leitura, e a tornam mais atrativa.

    4 - O pequeno príncipe, de Antoine de Saint - Exupéry:
    A obra é dirigida para as crianças, mas seu conteúdo poético e filósófico o tornou um grande clássico da literatura mundial.

    5 - O sítio do Pica-pau amarelo, de Monteiro Lobato:
    A grande obra de literatura infanto-juvenil brasileira. A criação de Monteiro Lobato nos apresenta a personagens fantásticos como a Cuca, Narizinho e Visconde Sabugosa. literatura de primeiro mundo.

    6 - As aventuras de Tom Sawyer, de Mark Twain:
    Muito mais que uma simples aventura, o romance mostra a difícil transição da infância pra fase adulta, e o autor ainda aproveita situações para exprimir seu lado crítico.

    7 - O jardim secreto, de Frances Hodgson Burnett:
    O livro possui uma história cativante, e além disso, foi o primeiro livro a ter um garoto e uma garota como personagens principais.

    8 - As crônicas de Nárnia - Série, de C. S Lewis:
    Nárnia é um mundo envolvente e cheio de magia, e as histórias são vivenciadas sempre por adolescentes e crianças, tornando o ritmo leve, enquanto Lewis nos leva a conhecer personagens recheados de magia, que habitam Nárnia. Outro ponto forte é o clima de aventura desenvolvido na trama.

    9 - O apanhador no campo de centeio, de J. D. Salinger:
    Um dos romances mais lidos de todo o mundo, e isto por uma grande razão:este livro foi também um dos responsáveis por criar a cultura-jovem, pois na época em que foi escrito a adolescência era apenas considerada uma passagem entre a Infância e a fase adulta, que não tinha importância. Esse livro mostrou a importância da adolescência, e como os adolescentes pensam.

    10 - Deltora Quest, de Emily Rodda:
    Um reino mágico em idade medieva, é sempre um atrativo para leituras.

    Vi no site Listas Literárias e achei bem legal. Li todos estes e fiquei bem surpresa com o 10º lugar. Eu li a série Deltora Quest toda e gostei muito e acredito que as crianças e adolescentes devem gostar também, mas é que ele é mais atual e costumam entrar nessas listas os clássicos. Bacana eles colocarem os novos também.

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
     
  2. Liv

    Liv Visitante

    Não colocaria a saga de Harry Potter em segundo lugar, sendo que nem citaram Hans Christian Andersen. E aliás, o que diabos é Deltora Quest​?
     
  3. imported_Rafaela

    imported_Rafaela Usuário

    É uma série de fantasia misturada com RPG, fiz um tópico sobre isso:

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
     
  4. Ashe

    Ashe Usuário

    Deltora Quest é muuuito bom =)
     
  5. JLM

    JLM mata o branquelo detta walker

    nada a ver essa listae.

    tá + com cara d lista pessoal do douglas eralldo (who?) dq lista dos melhores. e seriam melhores em q sentido: indicados por votação (ñ vi enquete), pela crítica (quais críticos ou revistas), os mais vendidos (retirados d quais rankings), os há mais tempo sendo lidos (kd as estatísticas), os q os jovens + preferem (kd crepúsculo & afins)?

    é fácil fazer uma lista d melhores, ainda + sem explicar q critérios usou. mas p mim ñ passa d puxo achismo. e achismo por achismo, fico com o meu.
     
  6. Spartaco

    Spartaco James West

    Que tal se fizessem uma enquete a esse respeito aqui no forum, onde nós votaríamos?
     
  7. Calib

    Calib Visitante

    "Nárnia é um mundo envolvente e cheio de magia, e as histórias são vivenciadas sempre por adolescentes e crianças, tornando o ritmo leve, enquanto Lewis nos leva a conhecer personagens recheados de magia, que habitam Nárnia. Outro ponto forte é o clima de aventura desenvolvido na trama."


    Sou só eu que percebo uma falha grave de lógica aqui? Como é que as histórias terão um ritmo leve apenas porque têm adolescentes e crianças como protagonistas?
    E o mundo é cheio de magia, e as personagens são recheadas de magia. E Nárnia é um mundo com personagens que habitam... Nárnia. Deletem-se as repetições, e ter-se-á um quase nada de opinião sobre o livro. Eu esperaria bem mais de alguém que se diz encantado com o livro.


    E, poxa, há uma grande discussão sobre considerar Tolkien juvenil ou não, mas o autor ignora que é muito mais questionável tal classificação para o Carroll?
     

Compartilhar