• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Os 10 melhores livros da coleção vagalume

Anica

Usuário
Lá do blog Lista Literárias:

A coleção vagalume marcou uma geração inteira. Talvez práticas como esta façam falta nas editoras nacionais que inundam nossos jovens com "literatura importada" repleta de bruxos e vampiros meigos. Por isso resolvi fazer esta lista relembrando as melhores histórias da série. Será que vocês concordam?

1. O escaravelho do Diabo, de Lucia Machado de Almeida
Esse é disparado o melhor da coleção. Na trama desenvolvida por Lucia Machado de Almeida, um enredo que não passa vergonha perto de obras como as de Conan doyle, George Simenon, e Agatha Cristhie. Na trama vítimas ruivas legítimas começam a morrer numa série de assassinatos, sendo que cada uma delas antes da morte acaba recebendo um embrulho que contém um inseto: O escaravelho. Um tanto sádico o assassino, que além de sua aversão pelos ruivos muito bem explicada na trama, a avisar as vítimas de sua morte, revela também como pode nascer no ser humano seu pior instinto, o assassino. Uma trama envolvente, quem é época de valorização do cinema nacional, bem que poderia virar filme.

2. O mistério do Cinco Estrelas, de Marcos Rey
É o livro em que nascem o trio de detetives juvenis, Léo, Angela e Gino. A trama gira em torno do Emperor Park Hotel, um luxuoso cinco-estrelas que abriga muitas pessoas importantes. Léo, o mensageiro do hotel, encontra o cadáver do estrangeiro Ramón Varga, na lavandeira do Hotel. A partir daí, uma série de surpresas e um clima de suspense toma conta de sua vida.

3. Menino de asas, de Homero Homem
A melancolica e as dificuldades de um menino que ao invés de braços nasce com asas. O preconceito e as deficuldades das pessoas lidarem com as diferenças estão presentes nesta obra.

4. Os passageiros do futuro, de Wilson rocha
Lançado em 1993, o livro leva o jovem Delon ao ano de 1987, em meio a superinteligência, e a bionergia de Thera;

5. Garra de Campeão, de Marcos Rey
Dois motoqueiros que disputam na pista as vitórias, e fora delas o amor de Joyce. Um enredo para aventuras e confusões;

6. Éramos Seis, de Maria José Dupré
Dona Lola vê sua família se alterando com o passar dos tempos numa história com fundo dramático e propício a reflexões.

7. Os barcos de papel, de José Maviael Monteiro
Um grupo de amigos de perde no interior de uma caverna, e a habilidade em fazer barcos de papel de um deles poderá selar seus destinos. Quito, Miguel, André e Josué se perdem ao explorar a caverna que esconde muito mais surpresas do que podiam imaginar.

8. O rapto do garoto de ouro, de Marcos Rey
A história se passa no bairro Bela Vista (Bexiga), São Paulo, e conta o rapto de um menino (Alfredo), que se tornou um recente astro de roque conhecido como Garoto de Ouro e que iria comemorar seu aniversário de 16 anos em uma cantina, próxima à sua casa, com os amigos e a família, quando é raptado. Seu desaparecimento passa então a ser investigado pelo trio de protagonistas (Léo, Angela e Gino) e seu chefe Jaimão.

9. As aventuras de Xisto, de Lúcia Machado de Almeida
Batalhas medievais, a eterna luta entre o bem e o mal, um jovem guerreiro e seu fiel escudeiro, no melhor estilo de nosso Eragorn nacional.

10. A vida secreta de jonas, de Luiz Galdino
Um grupo de amigos encontra um garoto que nada sabe a respeito de si próprio e partem para a tentativa de descobrir quem ele é.


***

e aí, sentiram falta de algum?
 
Isso me lembrou que há tempos ouço desse Escaravelho do Diabo e nunca compro. Vai entrar na minha checklist de natal.

EDIT: Pelo amor dos meus filhinhos, que assalto o preço desse livro. Nunca que vou pagar R$25 num livro de 130p.
 
[align=justify]Eu colocaria Éramos Seis em primeiro lugar, mas tudo bem. É um livro tocante mesmo, reviravolta atrás de reviravolta, tragédia atrás de tragédia, e a esperança se mantém firme o livro todo.

Passageiros do Futuro é (ou era, sei lá) muito legal, putz, que lembrança boa.[/align]
 
Uau que lista bacana!!! Desses lembro que gostei muito do O mistério do Cinco Estrelas, Menino de asas e Éramos Seis. Meus preferidos!!!
 
Lucas_Deschain disse:
[align=justify]Eu colocaria Éramos Seis em primeiro lugar, mas tudo bem. É um livro tocante mesmo, reviravolta atrás de reviravolta, tragédia atrás de tragédia, e a esperança se mantém firme o livro todo.

Passageiros do Futuro é (ou era, sei lá) muito legal, putz, que lembrança boa.[/align]

mas se vc fala de coleção vagalume, o livro que quase todo mundo cita como ter adorado, super divertido, etc. etc. é o escaravelho mesmo. acho que a lista leva em consideração uma leitura quando ainda jovem, como diversão, e não do ponto de vista literário.

eu não cheguei a ler nenhum dos livros do xisto =S e tinha outro do marcos rey que eu adorava, Um rosto no computador, bem legal. Acho que tenho ele em casa ainda.
 
[align=justify]É verdade, O Escaravelho do Diabo é um bom livro para formar leitores de novelas policiais, né? Nesse estilo tem também O Jogo do Camaleão, que eu gostava bastante. Até aquele A Primeira Reportagem era fera.[/align]
 
O Rapto do Garoto de Ouro e As aventuras de Xisto eu li. :sim: Lembro de ter gostado bastante na época.

E tem tbém o famoso "O Caso da Borboleta Atíria". Lembro que custei um pouco pra ler, mas também gostei. Acontece que eu tinha muito meeeedo de borboletas quando era pirralha. Pra mim foi meio história de terror. :dente:
 
Anica disse:
e tinha outro do marcos rey que eu adorava, Um rosto no computador, bem legal. Acho que tenho ele em casa ainda.

Eu fiz uma adaptação para um peça de teatro deste livro, quando estava na sétima série. Ficou muito legal. O "cenário" (que era a sala de aula), mesmo com poucos recursos (só criatividade, mesmo) ficou bem chamativo.

Ainda sobre Marcos Rey, Um cadáver ouve rádio é fantástico. Além dos já citados, O mistério do Cinco estrelas e O rapto do Garoto de Ouro, ele está entre os meus preferidos do escritor.
 
O mistério do Cinco Estrelas, Marcos Rey
O rapto do garoto de ouro, Marcos Rey
Marcou época, bons tempos quando pegava livros na biblioteca pública :sim:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo