• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Notícias Os 10 livros mais abandonados pelos brasileiros, conforme o Skoob

• Criador do tópico Criador do tópico JLM
  • Data de Criação Data de Criação

JLM

mata o branquelo detta walker
Em dezembro de 2010 escrevi um post com os 10 livros mais abandonados, conforme as estatísticas de cada livro no Skoob. Como tenho consciência de que a lista muda com o tempo, resolvi verificar se as estatísticas se mantiveram ou se entrou algum outro livro amaldiçoado na lista. Os números na frente e as setas ↓ e ↑ indicam quantas posições os livros subiram ou desceram na classificação de 2010 e a de hoje. Para a estatística não ficar injusta, estabeleci como parâmetro listar apenas livros com no mínimo 500 leitores, pois pode influenciar diretamente na porcentagem. Por exemplo, livros com apenas um leitor e um abandono, apesar da porcentagem ficar em 100%, não refletiria a sua posição real por causa de apenas um leitor. As casas decimais acima de 10% foram arredondadas.

1. Atlantis, de David Gibbins: 30% de abandonos;
  2. O Mundo de Sofia, de Jostein Gaarder: 21% de abandonos;
  3. 1↑ Bíblia Sagrada, diversos autores: 15% de abandonos;
  4. 1↑ A Divina Comédia, de Dante Alighieri: 16% de abandonos;
  5. 2↓ O Enigma do Quatro, de Ian Caldwell e Dustin Thomason: 14% de abandonos;
  6. A Cabana, de William P. Young: 12% de abandonos;
  7. Memorial do Convento, de José Saramago: 12% de abandonos;
  8. A Menina que Roubava Livros, de Markus Suzak: 10% de abandonos;
  9. [novo] O Nome da Rosa, de Humberto Eco: 10% de abandonos;
  10. [novo] O Morro dos Ventos Uivantes, de Emily Brontë: 9,39% de abandonos;

Com base nos meus critérios de "justiça" para com os livros, de um número mínimo de leitores, tive de reitrar o 1º colocado da lista anterior, o Ulisses, de James Joyce, pois não atingiu o número mínimo de leitores (apenas 401 o leram), o que talvez mude em breve (111 o estão lendo) devido ao lançamento recente da nova tradução Cia das Letras/Penguin. Também não consegui encontrar nenhum livro brasileiro acima dos 9% de abandono. Outro dado interessante: os livros mais lidos (a maioria bestsellers), apesar de uma quantidade enorme
de abandonos em número, são os com menor porcentagem, ficando abaixo dos 4%. Me parece que os 4% está sendo uma porcentagem ideal de abandono para qualquer livro.

Alguns livros que poderão entrar na lista logo logo são: Ulisses, de James Joyce (41% de 401 leitores); Minha Luta, de Adolf Hitler (22% de 436 leitores); Notícia de um Sequestro, de Gabriel García Márquez (9,27% de 550 leitores); As Crônicas de Nárnia, de C. S. Lewis (9,12% de 21,042 leitores).

E você, conhece algum livro que poderia entrar fácil no WORST10, com mais de 500 leitores e acima dos 9% de rejeição? Basta se lembrar de qual foi o pior livro que você leu e falar o título e autor que pesquiso e faço as contas rapidinho.

Pensei que Macunaíma fosse estar nessa lista :rofl:

Vai ver que é porque é curtinho.
Ou nem pegam pra ler, que for obrigado a ler, assiste ao filme (e dorme na metade :rofl: )

Fiquei pensando no motivo de tante gente ter abandonado "Atlantis".
Dizem que é um lixo, será por isso?

O Morro dos Ventos Uivantes está nesse top 10 por causa das fãs de Crepúsculo que foram procurar o Edward no Heathcliff. :poop:

Eu abandonei macunaima! :rofl: E os únicos da lista que abandonei foram Memorial do Convento e A Divina Comédia. Agora A Cabana e a Biblia dificilmente eu vá ler.

Lembro de - quando montei meu skoob - ter me assustado com os abandonos de Cem anos de solidão... não sei se periga entrar na lista...

P.S. Pode me contar no abandono do Ulisses.

GENTE! Como assim vocês abandonaram Cem anos de solidão?

Foi só eu que escrevi aqui ter abandonado "Cem Anos de Solidão", Liv.

De qualquer forma, só pra explicar, lembro de, na época, ter achado a história meio deprimente.
Ou eu estava deprimida, não sei.
De qualquer forma, não achei o livro ruim, mas se tornou daqueles livros que prometi a mim mesma voltar a ler algum dia.

GENTE! Como assim vocês abandonaram Cem anos de solidão? :chibata:

Justamente a pergunta que eu me fiz. Mas, sendo uma pergunta pautada nos meus próprios conceitos de "fuderoso" e ruim, é claro que não é uma pergunta boa.

O povo deve ter suas razões.... sem falar em quem clicou que leu sem ter lido.. variante essa que o Jota não tem como considerar. :)

Desses eu só li O NOME DA ROSA e gostei!!!!

A Bíblia ser abandonada é natural: tanto pelo tamanho quanto pela queda do número de católicos...=P

Quem abandonou o "Memorial do Convento" perdeu um bom livro. Não é dos melhores do Saramago, pelo menos para conquistar novos fãs, mas é um bom livro.

Mas agora quem abandonou "Cem Anos de Solidão" perdeu a cabeça mesmo. :rofl:

Lembro que quando o li na faculdade, tive colegas que não passaram da página 10, ou coisa assim.
Eu fiquei tipo "PQP cara vai trocar de curso já!". Porque, enfim, eu curti desde o primeiro parágrafo e devorei o livro todinho.
E nas últimas páginas meus pelos do braço se eriçaram, e quando eu fechei o livro eu fiquei tipo "PQP que porra foda é esta; não quero mais ser escritor pra não passar vergonha".

Esse livro está na min ha listinha há um bom tempo já :sim:
Espero sinceramente gostar. Do Gabo só li A crônica de uma morte anunciada, e, como é bem curtinho e um tanto simples, não acho que dever ter me introduzido bem à prosa do escritor :think:
Já me indicaram tbm O amor nos tempos do Cólera... foi uma colega de esola que diz ter lido esse livro 3 vezes em uma semana :susto:!

Dos livros da lista eu até agora só li o A Divina Comédia, e entendo que muitas pessoas parem de ler, principalmente por causa dos capítulos sobre o Paraíso, que são tediosos e enfadonhos . Em compensação os capítulos sobre o Inferno são ótimos :mad:

Dos livros só li O morro dos ventos uivantes e Memorial do convento... sem contar a Bíblia, que nunca a li inteira, mas alguns livros só(e partes de alguns)...
Do resto, os que tenho vontade de ler são:

O Mundo de Sofia, de Jostein Gaarder
A Divina Comédia, de Dante Alighieri
A Menina que Roubava Livros, de Markus Suzak
O Nome da Rosa, de Humberto Eco

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.734,79
Termina em:
Back