1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Notícias Os 10 livros mais abandonados pelos brasileiros, conforme o Skoob

Tópico em 'Generalidades Literárias' iniciado por JLM, 13 Mai 2012.

1. JLM

JLM mata o branquelo detta walker

Em dezembro de 2010 escrevi um post com os
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    , conforme as estatísticas de cada livro no
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    . Como tenho consciência de que a lista muda com o tempo, resolvi verificar se as estatísticas se mantiveram ou se entrou algum outro livro amaldiçoado na lista. Os números na frente e as setas ↓ e ↑ indicam quantas posições os livros subiram ou desceram na classificação de 2010 e a de hoje. Para a estatística não ficar injusta, estabeleci como parâmetro listar apenas livros com no mínimo 500 leitores, pois pode influenciar diretamente na porcentagem. Por exemplo, livros com apenas um leitor e um abandono, apesar da porcentagem ficar em 100%, não refletiria a sua posição real por causa de apenas um leitor. As casas decimais acima de 10% foram arredondadas.

1. Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
      , de David Gibbins: 30% de abandonos;
    2. Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
      , de Jostein Gaarder: 21% de abandonos;
    3. 1↑
      , diversos autores: 15% de abandonos;
    4. 1↑
      , de Dante Alighieri: 16% de abandonos;
    5. 2↓
      , de Ian Caldwell e Dustin Thomason: 14% de abandonos;
    6. Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
      , de William P. Young: 12% de abandonos;
    7. Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
      , de José Saramago: 12% de abandonos;
    8. Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
      , de Markus Suzak: 10% de abandonos;
    9. [novo]
      , de Humberto Eco: 10% de abandonos;
    10. [novo]
      , de Emily Brontë: 9,39% de abandonos;

Com base nos meus critérios de "justiça" para com os livros, de um número mínimo de leitores, tive de reitrar o 1º colocado da lista anterior, o Ulisses, de James Joyce, pois não atingiu o número mínimo de leitores (apenas 401 o leram), o que talvez mude em breve (111 o estão lendo) devido ao lançamento recente da nova tradução Cia das Letras/Penguin. Também não consegui encontrar nenhum livro brasileiro acima dos 9% de abandono. Outro dado interessante: os livros mais lidos (a maioria bestsellers), apesar de uma quantidade enorme
    de abandonos em número, são os com menor porcentagem, ficando abaixo dos 4%. Me parece que os 4% está sendo uma porcentagem ideal de abandono para qualquer livro.

Alguns livros que poderão entrar na lista logo logo são: Ulisses, de James Joyce (41% de 401 leitores); Minha Luta, de Adolf Hitler (22% de 436 leitores); Notícia de um Sequestro, de Gabriel García Márquez (9,27% de 550 leitores); As Crônicas de Nárnia, de C. S. Lewis (9,12% de 21,042 leitores).

E você, conhece algum livro que poderia entrar fácil no WORST10, com mais de 500 leitores e acima dos 9% de rejeição? Basta se lembrar de qual foi o pior livro que você leu e falar o título e autor que pesquiso e faço as contas rapidinho.

2. G.

G. Ai, que preguiça!

Pensei que Macunaíma fosse estar nessa lista :rofl:

3. Clara

Clara O^O Usuário Premium

Vai ver que é porque é curtinho.
    Ou nem pegam pra ler, que for obrigado a ler, assiste ao filme (e dorme na metade :rofl: )

Fiquei pensando no motivo de tante gente ter abandonado "Atlantis".
    Dizem que é um lixo, será por isso?

4. Liv

Liv Visitante

O Morro dos Ventos Uivantes está nesse top 10 por causa das fãs de Crepúsculo que foram procurar o Edward no Heathcliff. :poop:

5. JLM

8,25%

é um dos piores q já li em toda a minha vida. pena q eu ñ entro nessa estatística pq li até o fim. mas como vingança
    .

6. G.

G. Ai, que preguiça!

tbm pensei nisso, acho que é pq pouca gente deve pegá-lo pra ler(uma pena:no:)

é... até que é um "bom" número :dente:

7. imported_Rafaela

imported_Rafaela Usuário

Eu abandonei macunaima! :rofl: E os únicos da lista que abandonei foram Memorial do Convento e A Divina Comédia. Agora A Cabana e a Biblia dificilmente eu vá ler.

8. Bel

Bel Moderador Usuário Premium

Não abandonei nenhum dessa lista! \o/

Mas só li 3 tbm =P

9. Vinnie

Vinnie Usuário

Lembro de - quando montei meu skoob - ter me assustado com os abandonos de Cem anos de solidão... não sei se periga entrar na lista...

P.S. Pode me contar no abandono do Ulisses.

10. JLM

7,21%

vc ñ está só: 44%

11. Clara

Estou aí, no meio desses 7,21.

:vergonha:

12. Liv

Liv Visitante

GENTE! Como assim vocês abandonaram Cem anos de solidão? :chibata:

13. Clara

Foi só eu que escrevi aqui ter abandonado "Cem Anos de Solidão", Liv.

De qualquer forma, só pra explicar, lembro de, na época, ter achado a história meio deprimente.
    Ou eu estava deprimida, não sei.
    De qualquer forma, não achei o livro ruim, mas se tornou daqueles livros que prometi a mim mesma voltar a ler algum dia.

14. Vinnie

Vinnie Usuário

Justamente a pergunta que eu me fiz. Mas, sendo uma pergunta pautada nos meus próprios conceitos de "fuderoso" e ruim, é claro que não é uma pergunta boa.

O povo deve ter suas razões.... sem falar em quem clicou que leu sem ter lido.. variante essa que o Jota não tem como considerar. :)

15. Marcio Scheibler

Marcio Scheibler Usuário

Desses eu só li O NOME DA ROSA e gostei!!!!

A Bíblia ser abandonada é natural: tanto pelo tamanho quanto pela queda do número de católicos...=P

16. Calib

Calib Visitante

Quem abandonou o "Memorial do Convento" perdeu um bom livro. Não é dos melhores do Saramago, pelo menos para conquistar novos fãs, mas é um bom livro.

Mas agora quem abandonou "Cem Anos de Solidão" perdeu a cabeça mesmo. :rofl:

Lembro que quando o li na faculdade, tive colegas que não passaram da página 10, ou coisa assim.
    Eu fiquei tipo "PQP cara vai trocar de curso já!". Porque, enfim, eu curti desde o primeiro parágrafo e devorei o livro todinho.
    E nas últimas páginas meus pelos do braço se eriçaram, e quando eu fechei o livro eu fiquei tipo "PQP que porra foda é esta; não quero mais ser escritor pra não passar vergonha".

17. G.

G. Ai, que preguiça!

Esse livro está na min ha listinha há um bom tempo já :sim:
    Espero sinceramente gostar. Do Gabo só li A crônica de uma morte anunciada, e, como é bem curtinho e um tanto simples, não acho que dever ter me introduzido bem à prosa do escritor :think:
    Já me indicaram tbm O amor nos tempos do Cólera... foi uma colega de esola que diz ter lido esse livro 3 vezes em uma semana :susto:!

18. Bilbo Bolseiro

Bilbo Bolseiro Bread and butter

Dos livros da lista eu até agora só li o A Divina Comédia, e entendo que muitas pessoas parem de ler, principalmente por causa dos capítulos sobre o Paraíso, que são tediosos e enfadonhos . Em compensação os capítulos sobre o Inferno são ótimos :mad:

19. G.

G. Ai, que preguiça!

Dos livros só li O morro dos ventos uivantes e Memorial do convento... sem contar a Bíblia, que nunca a li inteira, mas alguns livros só(e partes de alguns)...
    Do resto, os que tenho vontade de ler são:

O Mundo de Sofia, de Jostein Gaarder
    A Divina Comédia, de Dante Alighieri
    A Menina que Roubava Livros, de Markus Suzak
    O Nome da Rosa, de Humberto Eco

20. Livros que abandonei: Os maias cansativo e enfadonho (Eça de Queiroz), Grande sertão Veredas não consigo passar da pagina 20 (Guimarães Rosa).

Compartilhar