• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Ortodoxia e a Divinização do Homem

  • Criador do tópico Paganus
  • Data de Criação
P

Paganus

Visitante
Esse artigo do arquimandrita George do Athos, traduzido do inglês pelo meu amigo Márcio Albino, apesar de não primar pelo rigor acadêmico (o que não é importante) prima pela fidelidade à tradição espiritual ortodoxa e foi escritoe linguagem didática (o que é essencial) e serve como uma introdução à essência da espiritualidade e do próprio ethos ortodoxos. Crio esse tópico com o propósito de expor para quem se interessar pelo assunto, independente da formação religiosa e filosófica.


A divinização é uma verdade latente da humanidade, recontada pelos mais diversos mitos, infelizmente é desfigurada pelas mais variadas formas desde a antiguidade até os tempos pós-modernos. Numa busca desesperada e falha, como conta o mito grego de Prometheus, o homem encontra formas de divinizações que o levam a sua própria condenação. Contudo, há um arquétipo e uma possibilidade verdadeira.

Na Sagrada Tradição da Igreja Ortodoxa de Cristo, o homem pode alcançar a Theosis, ou seja, divinização. Isto porque de acordo com os ensinamentos bíblicos e patrísticos, a graça é incriada. Deus não é apenas essência como dizem os cristãos ocidentais, mas também energia.

Diferença entre Essência e Energias

CRIACAO+HOMEM.jpg


Se Deus fosse apenas essência, ninguém poderia se unir a Ele, ou viver em comunhão com Ele, porque a essência divina é inacessível ao homem, pois o Senhor declara: "Não me poderás ver a face, porquanto homem nenhum verá a minha face e viverá." (Êxodo 33:20).

Vamos utilizar uma analogia bem prática e humana. Se tocarmos um cabo elétrico, morreremos. Por outro lado, se conectarmos isto a uma lâmpada, utilizaremos a luz e seremos iluminados. A energia da corrente elétrica pode então ser observada, apreciada e ela nos auxilia. A essência não podemos portar. Algo similar acontece com as energias incriadas de Deus.

Se pudéssemos estar conectados com a essência de Deus, também nos tornaríamos deuses em essência. Nominalmente, tudo se tornaria divindades, haveria uma confusão, e portanto, nada seria divindade. Por nome, isto é o que acreditam algumas religiões orientais, como o Hinduísmo, onde a personalidade divina não existe, mas sim, uma essência vaga, dispersa pelo cosmos, nas criaturas humanas como também nos animais e matéria (Panteísmo).

Da mesma forma, se Deus tivesse apenas uma essência incomunicável sem Suas energias, Ele seria um Deus autossuficiente, fechado em Si mesmo e sem comunicar-se com Sua criação.

É com suas energias incriadas que Deus criou o mundo e continua a sustenta-lo. Ele concede essência e existência ao nosso cosmos com suas energias incriadas, porém criadoras. Ele está presente na natureza e sustenta o universo com Suas energias. Ele ilumina o homem com suas luminosas energias. Ele santifica o homem com suas santificantes energias. E finalmente, diviniza o homem com suas divinas energias. É com tais energias, que o Santo Deus permeia a natureza, o mundo, o cosmos, a história e a vida dos humanos.

As energias de Deus são energias divinas. Elas são também Deus, sem deixar de ser Sua essência. Por serem divinas é que tornar o homem divino. Se as energias não fossem divinas, então elas não seriam Deus, não nos divinizaria nem nos uniria a Ele. Haveria finalmente, uma gigantesca distância entre o Criador e Sua criação.

Do contrário, como crê a fé ortodoxa: Deus tem suas energias e nos possibilita unirmos a ela, e a isto se refere a Sua Graça. Nos unimos a Ele, nos tornamos um com Ele e não um como Ele, caso nos uníssemos a Sua essência e não as energias.

Nós, portanto, nos unimos a Deus através de suas energias incriadas, e não através de Sua essência. Este é o mistério que envolve toda a criação, toda a fé cristã ortodoxa e toda a vida humana.

Isto, a falácia ocidental não pode aceitar. Por quê? Por que são racionalistas e não podem diferenciar entre essência e energia e ao mesmo tempo continuar crendo que Deus é incriado. Por este motivo, não há no discurso cristão ocidental a Theosis (divinização) do homem. A questão deles é de que o homem não pode se tornar Deus porque não podem imaginar energias incriadas, mas somente energias criadas. Isto significa: como pode algo criado, “fora de Deus”, tornar Deus o homem criado?

São Gregório Palamás e o pensamento ortodoxo


palamas2.jpg


Durante o século 14, aconteceu uma grande confusão na Igreja Ortodoxa, que iniciou-se com um monge ocidental, chamado Varlaam. Ele ouviu em algum lugar que os monges atônitas (do Monte Athos) estavam discursando sobre Theosis. Ele foi informado que através da constante oração, se uniam a Deus e podiam até mesmo vê-Lo. Ouviu até mesmo que podiam ver a luz incriada que foi vista pelos Apóstolos na Transfiguração de Jesus Cristo no Monte Tabor.

Entretanto, Varlaam, tendo seu espírito permeado pelo racionalismo occidental, não percebeu a genuína experiência divina destes humildes monges e começou a acusa-los de loucura, heresia e idolatria. Varlaam chegou a afirmar, por exemplo, que era impossível aproximar-se e ver a Graça Divina, porque ele (Varlaam) não sabia nada entre a diferença da essência e das energias incriadas de Deus.

Na mesma época, a Graça Divina trouxe um grande e iluminado mestre para a Igreja: São Gregório Palamás, Arcebispo da Tessalônica. Com grande sabedoria e iluminação por Deus, e também por experiência mística pessoal, ele escreveu centenas de textos ensinando, através das Sagradas Escrituras e da Sagrada Tradição da Igreja, que a luz incriada da Graça de Deus, citado por São Paulo em suas cartas, são na verdade as energias divinas.
São Gregório Palamás defendeu que os monges que haviam visto a luz divina haviam sido divinizados (através da Theosis). Esta é a glória de Deus: a luz da Transfiguração no Monte Tabor, a luz da Ressurreição de Cristo, a graça do Pentecostes e até mesmo a iluminada nuvem citada no Antigo Testamento.

As energias divinas são, na teologia ortodoxa, reais e místicas e não somente simbólicas como Varlaam falsamente acreditava.

Em continuação a isto, a Igreja reunida em três grandes Sínodos na cidade de Constantinopla, glorificaram (canonizaram) São Gregório Palamás e declararam o real objetivo da vida em Cristo, que não era a moralização do homem, mas a sua divinização, onde o homem participa da graça de Deus de forma plena.

Conclusão

14-serafim-sarovsky-i-bear.jpg


Na plenitude do Éden, onde todo o cosmos estava em harmonia, não haviam plantas venenosas e os animais eram submissos aos homens, assim ensinam os Pais da Igreja. Com a Theosis, é possível atingir novamente aquilo que a queda nos separou cada vez mais após cada geração: a unidade plena da criatura e da criação com Seu Criador.


Até hoje, ocidentais consideram as energias divinas como cousas criadas e não incriadas. Isto é infelizmente uma das reais diferenças entre Ortodoxia e Heterodoxos, devendo ser levado a sério no diálogo teológico. Assuntos como a “Filioque”, primazia e “infalibilidade” papal e outros dogmas latinos são apenas a ponta do iceberg.

Se cristãos ocidentais não aceitam que a Graça de Deus é incriada, jamais poderíamos tomar do mesmo cálice, mesmo que acreditassem em todas as outras coisas. Pois, quem pode divinizar o homem, senão o “Deus que se tornou o que somos para que pudéssemos nos tornar o que Ele é?”.

- Retirado e traduzido livremente por Márcio Albino do artigo "Theosis, o objetivo da vida humana.", escrito pelo Arquimandrita George, Ábade do Monastério de São Gregório no Monte Athos, Dezembro, 2006.

Fonte
 
Última edição por um moderador:
É como se diz que para entender verdadeiramente é preciso se preparar antes:

-Abrir mão da pressa.
-Nunca desistir.

Eu costumo ler as experiências de blogs de pacientes com problemas difíceis, às vezes é câncer, as vezes é uma pessoa que precisa cuidar da mãe idosa e doente... E a abordagem para entender o divino é bem parecida (igual no filme da Madre Teresa).

Dentro do claustro, às vezes diante de si mesmo, existem relatos de como pessoas que passam pelas angústias da guerra espiritual enfrentam o melhor e o pior de si mesmos ao mesmo tempo.

Uma passagem que me chamou a atenção num livro do vidente Ingo Swann foi ele dizer que a imagem ilustrativa, ou o símbolo mais comum que usavam para mostrar o contato telepático entre duas pessoas eram duas cabeças com linhas interligando-as entre si, mas que ele havia percebido que essa ilustração era um símbolo insuficiente para descrever a realidade. E uma parte do problema conseguiu entender quando começou a estudar sobre Chi Gong.

Segundo o autor, ele reclamava que os estudos de psicologia que o governo americano estava empreendendo falhavam em notar que a consciência e a hiper-consciência deviam ser percebidas como atributo estruturante da realidade, usuárias de um sistema de comunicação que assimilava melhor os símbolos, que não atravessasse apenas estruturas físicas como portas e janelas, mas também o próprio tecido do espaço e tempo como outras mentes. Pelo que eu entendo, o contato divino abrange uma quantidade enorme de comunicações, em vários níveis em que o estado final mais sublime seria a divinização.

Por exemplo, a cura através de uma oração espiritualizada seria uma forma de elevar o estado de uma pessoa. Recentemente saiu uma lista de arquivos muito interessantes sobre as possibilidades de canais que costumam ser usados pelo mundo espiritual:

http://noetic.org/research/psi-research/

Healing at a Distance


Astin et al (2000). The Efficacy of “Distant Healing”: A Systematic Review of Randomized Trials (Download PDF)

Leibovici (2001). Effects of remote, retroactive intercessory prayer on outcomes in patients with bloodstream infection: randomised controlled trial (Download PDF)

Krucoff et al (2001). Integrative noetic therapies as adjuncts to percutaneous intervention during unstable coronary syndromes: Monitoring and Actualization of Noetic Training (MANTRA) feasibility pilot (Download PDF)

Radin et al (2004). Effects of Healing Intention on Cultured Cells and Truly Random Events (Download PDF)

Krucoff et al (2005). Music, imagery, touch, and prayer as adjuncts to interventional cardiac care: the Monitoring and Actualisation of Noetic Trainings (MANTRA) II randomised study (Download PDF)

Benson et al (2006). Study of the Therapeutic Effects of Intercessory Prayer (STEP) in cardiac bypass patients (Download PDF)

Masters & Spielmans (2007). Prayer and Health: Review, Meta-Analysis, and Research Agenda (Download PDF)

Radin et al (2008). Compassionate Intention As a Therapeutic Intervention by Partners of Cancer Patients: Effects of Distant Intention on the Patients’ Autonomic Nervous System (Download PDF)


Physiological Correlations at a Distance


Wiseman & Schlitz (1997). Experimenter effects and the remote detection of staring (Download PDF)

Standish et al (2003). Evidence of correlated functional magnetic resonance imaging signals between distant human brains (Download PDF)

Wackermann et al (2003). Correlations between brain electrical activities of two spatially separated human subjects (Download PDF)

Schmidt et al (2004). Distant intentionality and the feeling of being stared at: Two meta-analyses (Download PDF)

Radin (2004). Event-Related EEG Correlations Between Isolated Human Subjects (Download PDF)

Standish et al (2004). Electroencephalographic Evidence of Correlated Event-Related Signals Between the Brains of Spatially and Sensory Isolated Human Subjects (Download PDF)

Achterberg et al (2005). Evidence for Correlations Between Distant Intentionality and Brain Function in Recipients: A Functional Magnetic Resonance Imaging Analysis (Download PDF)

Radin (2005). The Sense of Being Stared At: A Preliminary Meta-Analysis (Download PDF)

Radin & Schlitz (2005). Gut Feelings, Intuition, and Emotions: An Exploratory Study (Download PDF)

Schlitz et al (2006). Of two minds: Sceptic-proponent collaboration within parapsychology (Download PDF)

Moulton & Kosslyn (2008). Using Neuroimaging to Resolve the Psi Debate (Download PDF)

Schmidt (2012). Can We Help Just by Good Intentions? A Meta-Analysis of Experiments on Distant Intention Effects (Download PDF)



Telepathy & ESP


Targ & Puthoff (1974). Information transmission under conditions of sensory shielding (Download PDF)

Puthoff & Targ (1976). A Perceptual Channel for Information Transfer over Kilometer Distances: Historical Perspective and Recent Research (Download PDF)

Eisenberg & Donderi (1979). Telepathic transfer of emotional information in humans (Download PDF)

Bem & Honorton (1994). Does Psi Exist? Replicable Evidence for an Anomalous Process of Information Transfer (Download PDF)

Hyman (1994). Anomaly or artifact? Comments on Bem and Honorton (Download PDF)

Bem (1994). Response to Hyman (Download PDF)

Milton & Wiseman (1999). Does Psi Exist? Lack of Replication of an Anomalous Process of Information Transfer (Download PDF)

Storm & Ertel (2001). Does Psi Exist? Comments on Milton and Wiseman's (1999) Meta-Analysis of Ganzfeld Research (Download PDF)

Milton & Wiseman (2001). Does Psi Exist? Reply to Storm and Ertel (2001) (Download PDF)

Sherwood & Roe (2003). A Review of Dream ESP Studies Conducted Since the Maimonides Dream ESP Programme (Download PDF)

Delgado-Romero & Howard (2005). Finding and Correcting Flawed Research Literatures (Download PDF)

Hastings (2007). Comment on Delgado-Romero and Howard (Download PDF)

Radin (2007). Finding Or Imagining Flawed Research? (Download PDF)

Storm et al (2010). Meta-Analysis of Free-Response Studies, 1992–2008: Assessing the Noise Reduction Model in Parapsychology (Download PDF)

Storm et al (2010). A Meta-Analysis With Nothing to Hide: Reply to Hyman (2010) (Download PDF)

Tressoldi (2011). Extraordinary claims require extraordinary evidence: the case of non-local perception, a classical and Bayesian review of evidences (Download PDF)

Tressoldi et al (2011). Mental Connection at Distance: Useful for Solving Difficult Tasks? (Download PDF)

Williams (2011). Revisiting the Ganzfeld ESP Debate: A Basic Review and Assessment (Download PDF)

Rouder et al (2013). A Bayes Factor Meta-Analysis of Recent Extrasensory Perception Experiments: Comment on Storm, Tressoldi, and Di Risio (2010) (Download PDF)

Storm et al (2013). Testing the Storm et al. (2010) Meta-Analysis Using Bayesian and Frequentist Approaches: Reply to Rouder et al. (2013) (Download PDF)


General Overviews & Critiques


Alcock (2003). Give the Null Hypothesis a Chance (Download PDF)

Parker & Brusewitz (2003). A Compendium of the Evidence for Psi (Download PDF)

Delgado & Howard (2005). Finding and Correcting Flawed Research Literatures (Download PDF)

Radin (2007). Finding Or Imagining Flawed Research? (Download PDF)

Carter (2010). Heads I lose, tails you win (Download PDF)


Mediumship & Survival of Consciousness


Beischel & Schwartz (2007). Anomalous information reception by research mediums demonstrated using a novel triple-blind protocol (Download PDF)

Greyson (2010). Seeing Dead People Not Known to Have Died: “Peak in Darien” Experiences (Download PDF)

Kelly (2010). Some Directions for Mediumship Research (Download PDF)

Kelly & Arcangel (2011). An Investigation of Mediums Who Claim to Give Information About Deceased Persons (Download PDF)

Nahm et al (2011). Terminal lucidity: A review and a case collection (Download PDF)

Facco & Agrillo (2012). Near-death experiences between science and prejudice (Download PDF)


Precognition & Presentiment



Honorton & Ferrari (1989). “Future telling”: A meta-analysis of forced-choice precognition experiments, 1935-1987 (Download PDF)

Radin (2004). Electrodermal presentiments of future emotions (Download PDF)

McCraty et al (2004). Electrophysiological Evidence of Intuition: Part 1. The Surprising Role of the Heart (Download PDF)

McCraty et al (2004). Electrophysiological Evidence of Intuition: Part 2. A System-Wide Process? (Download PDF)

Radin & Lobach (2007). Toward understanding the placebo effect: Investigating a possible retrocausal factor (Download PDF)

Radin & Borges (2009). Intuition through time: What does the seer see? (Download PDF)

Bem (2011). Feeling the Future: Experimental Evidence for Anomalous Retroactive Influences on Cognition and Affect (Download PDF)

Bem et al (2011). Must Psychologists Change the Way They Analyze Their Data? (Download PDF)

Bierman (2011). Anomalous Switching of the Bi-Stable Percept of a Necker Cube: A Preliminary Study (Download PDF)

Radin et al (2011). Electrocortical activity prior to unpredictable stimuli in meditators and non-meditators (Download PDF)

Radin (2011). Predicting the Unpredictable: 75 Years of Experimental Evidence (Download PDF)

Tressoldi et al (2011). Let Your Eyes Predict : Prediction Accuracy of Pupillary Responses to Random Alerting and Neutral Sounds (Download PDF)

Galek et al (2012). Correcting the Past: Failures to Replicate Psi (Download PDF)

Mossbridge et al (2012). Predictive physiological anticipation preceding seemingly unpredictable stimuli: a meta-analysis (Download PDF)


Theory


Josephson & Pallikari-Viras (1991). Biological Utilisation of Quantum NonLocality (Download PDF)

May et al (1995). Decision augmentation theory: Towards a model of anomalous mental phenomena (Download PDF)

Houtkooper (2002). Arguing for an Observational Theory of Paranormal Phenomena (Download PDF)

Bierman (2003). Does Consciousness Collapse the Wave-Packet? (Download PDF)

Dunne & Jahn (2005). Consciousness, information, and living systems (Download PDF)

Henry (2005). The mental universe (Download PDF)

Hiley & Pylkkanen (2005). Can Mind Affect Matter Via Active Information? (Download PDF)

Lucadou et al (2007). Synchronistic Phenomena as Entanglement Correlations in Generalized Quantum Theory (Download PDF)

Rietdijk (2007). Four-Dimensional Physics, Nonlocal Coherence, and Paranormal Phenomena (Download PDF)

Bierman (2010). Consciousness induced restoration of time symmetry (CIRTS ): A psychophysical theoretical perspective (Download PDF)

Tressoldi et al (2010). Extrasensory perception and quantum models of cognition (Download PDF)

Tressoldi (2012). Replication unreliability in psychology: elusive phenomena or “elusive” statistical power? (Download PDF)


Mind-Matter Interaction


Jahn (1982). The persistent paradox of psychic phenomena: An engineering perspective (Download PDF)

Radin & Nelson (1989). Evidence for Consciousness-Related Anomalies in Random Physical Systems (Download PDF)

Radin & Ferrari (1991). Effects of Consciousness on the Fall of Dice: A Meta-Analysis (Download PDF)

Nelson et al (2002). Correlations of continuous random data with major world events (Download PDF)

Crawford et al (2003). Alterations in Random Event Measures Associated with a Healing Practice (Download PDF)

Freedman et al (2003). Effects of Frontal Lobe Lesions on Intentionality and Random Physical Phenomena (Download PDF)

Bosch et al (2006). Examining Psychokinesis: The Interaction of Human Intention With Random Number Generators—A Meta-Analysis (Download PDF)

Radin et al (2006). Reexamining psychokinesis: Commentary on the Bösch, Steinkamp and Boller meta-analysis (Download PDF)

Radin (2006). Experiments testing models of mind-matter interaction (Download PDF)

Radin (2008). Testing nonlocal observation as a source of intuitive knowledge (Download PDF)

Nelson & Bancel (2011). Effects of mass consciousness: Changes in random data during global events (Download PDF)

Radin et al (2012). Consciousness and the double-slit interference pattern: Six experiments (Download PDF)


Potential Applications


Carpenter (2011). Laboratory Psi Effects May Be Put to Practical Use: Two Pilot Studies (Download PDF)


Books


Radin (1997). The Conscious Universe: The Scientific Truth of Psychic Phenomena

Radin (2006). Entangled Minds: Extrasensory Experiences in a Quantum Reality

Irwin & Watt (2007). An Introduction to Parapsychology

Mayer (2008). Extraordinary Knowing: Science, Skepticism, and the Inexplicable Powers of the Human Mind

Kelly et al (2009). Irreducible Mind: Toward a Psychology for the 21st Century

Tart (2009). The End of Materialism: How Evidence of the Paranormal Is Bringing Science and Spirit Together

Carter (2010). Science and the Near-Death Experience: How Consciousness Survives Death

Van Lommel (2011). Consciousness Beyond Life: The Science of the Near-Death Experience

Alexander (2012). Proof of Heaven: A Neurosurgeon's Journey into the Afterlife

Carpenter (2012). First Sight: ESP and Parapsychology in Everyday Life

Carter (2012). Science and Psychic Phenomena: The Fall of the House of Skeptics

Targ (2012). The Reality of ESP: A Physicist's Proof of Psychic Abilities

Radin (2013). Supernormal: Science, Yoga, and the Evidence for Extraordinary Psychic Abilities


Websites with access to articles


Journal of Scientific Exploration: Click here »

Daryl Bem, Cornell University: Click here »

Edwin May, Laboratories for Fundamental Research: Click here »

Rupert Sheldrake: Click here »

James Spottiswoode: Click here »

Charles Tart: Click here »

Russell Targ: Click here »

Patrizio Tressoldi: Click here »

Jessica Utts, UC Irvine: Click here »

Brian Josephson: Click here »

Richard Wiseman: Click here »

Princeton Engineering Anomalies Research (PEAR) Laboratory: Click here or here »

Division of Perceptual Studies, University of Virginia: Click here »


Videos


Greyson (2008). Consciousness Without Brain Activity: Near Death Experiences (United Nations)

Radin (2008), Science and the taboo of psi (Google TechTalk)

Sheldrake (2008) The extended mind (Google Tech Talk)

… more to be added …


Finalmente, chegamos a um dos pontos mais interessantes da vida espiritual, que é o que se conta de como Deus conversa com a alma através até mesmo de ruídos inexprimíveis. Aquilo que é pedido num âmbito eterno recebe resposta eterna e deve ser aceito\entendido dessa forma por quem pede. As vezes a resposta é "sim", as vezes a resposta é "não" e as vezes a resposta é "por enquanto, não".

Um dos grandes problemas da modernidade tem sido lidar com o significado de cada elemento. Segundo um livro do Osho, mesmo na Índia antiga, as pessoas usavam o significado com toda a sua força e a expressão "dor insuportável" era apenas para casos em que a pessoa perdia a consciência ou morria. Hoje qualquer um diz que fulano é insuportável quando na verdade é uma grande mentira(tá cheio de gente mentirosa). Quanto mais um mundo produz opções mais o cenário se assemelha com as cortes dos nobres de antigamente. E naqueles casos, para se iluminar e reencontrar o caminho era necessário deixar as paredes da seguraça, podendo ser uma viagem ou um exílio, para alguns era a vocação para algum templo.

Atualmente o cidadão tem sido desafiado a buscar o contato espiritual apenas em momentos de crise como em doenças terminais e isso não é saudável.

Outro ponto interessante é o da vontade divina para o humano. Aprender a descobrir como fazer isso é uma tarefa que requer dedicação em muitos níveis e que precisa ser realizada de forma honesta e delicada.
 
Última edição:
Muito disso que você fala eu ainda creio ser resultado da antiga confusão entre alma e espíritos e seus resultados e consequências espirituais desastrosas. O homem moderno não apenas se fecha ao mundo espiritual como quando quer se abrir a ele, só discerne frágeis fiapos de espiritualidade inferior, os fragmentos psíquicos da realidade que, com suas taras fenomenistas e cientificistas, ele assume a esquemas e sistemas fabricados com uma pseudo-espiritualidade que nada mais é que uma 'super-materialidade'. Na verdade é mesmo uma sub-materialidade porque não é apenas materialidade vivida e compreendida como aquilo que não é, mas a imersão em um tipo de poder oculto tremendamente caótico, incontrolável que tanto pode auxiliar como destruir a psique humana. Aliás, a frágil psique humana (diferente do espírito imortal e sede do seu Eu) é particularmente suscetível de ser engolida por esse tipo de experimento moderno como hipnose, magnetismo, espiritualismos diversos. Aquilo que é ideologia se revela como tendo causas realmente telúricas como é telúrico o efeito da imersão nessas realidades.

É como um ovo. As religiões tradicionais, como a Ortodoxia, postulam um ovo que é aberto por cima e ensinam a fechá-lo por baixo, assim as influências psíquicas são controladas em níveis saudáveis e apenas as influências espirituais, celestes, atingem o homem. Já o materialismo simplesmente fecha o ovo. O neo-espiritualismo, por outro lado, mantém o ovo fechado por cima, fechado ao Céu mas abre o chão debaixo de si às piores energias inferiores e pelos motivos mais imbecis, ideológicos, fenomenistas. Acaba, sem o saber, sendo devorado por aquilo que julga poder salvá-lo.
 
Igual um colega meu certa vez disse... Tem quem se pronuncie apenas na presença de um especialista. Mas quando a situação requer abordagem generalista ou que seja ao mesmo tempo especialista e generalista a pessoa pode perder o rumo, porque pra ela o único botão que ativa a função do aparelho é o botão vermelho pra sempre e em todas as condições mas lá na frente, dependendo do aparelho, o botão de ativar a função será a cor verde e é preciso o salto de fé.

Por isso o filme de Madre Teresa, se a fé em um amor é perdida de vez em quando a pessoa ainda é recuperável, se a pessoa começa a perder a fé em vários amores, durante várias vezes ao dia, durante semanas, meses e anos... A pessoa nunca não mais lembrará o momento de quando perdeu a fé em um momento fundamental da experiência humana.

Esse detalhe tem me fascinado cada vez mais. Adquiro vários blocos de papel e distribuo por onde passo para não perder a chance de cruzar impressões que chegam por várias fontes em vários níveis. É encantador observar que apesar do nível de sofisticação da ilusão aumentar com a tecnologia certas coisas fundamentais nunca mudam. Por sinal...

The fundamental things apply
As time goes by

Casablanca (1942) - "As Time Goes By"

Agora, quando se fala em amor as pessoas confundem e querem entender paixão e fogo, quando se fala em alegria as pessoas pensam em destruir o que estiver mais próximo. Por conseqüência, não tem como se tornarem divinizadas porque se proibem constantemente a existência de dimensões em palavras então não podem assimilar dimensões reais. De modo que para aprender sobre um super-espaço, um super-tempo e uma super-vida a pessoa precisa ser preparada para ela. Há quem tema sua própria vida, mas ainda não sabe disso porque aprendeu mais pelo medo (o caminho da dor). O caminho do amor é mais suave e é o caminho bíblico porque Deus também apascenta as suas ovelhas. Quer dizer, não se deveria buscar o divino porque é útil (embora Ele realmente também o seja), nem porque ele provoca temor (possui um poder eterno) mas porque sustenta e pode amar sob as condições mais difíceis.

Teve uma pesquisa que transformaram as emoções humanas em dados que podiam ser distribuídos em gráficos e a emoção do amor seguia a curva mais próxima da divina proporção (curiosamente essa pesquisa lembra muito aquela outra em que eles fizeram a sobreposição de centenas de rostos e tiraram a média e descobriram que a soma deles, através dos algoritmos, apontava para um um rosto humano muito bonito).
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo