• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

originalidade é plágio não detectado? a.k.a. JESUS CRISTO

Documentos romanos encontrados? Até onde eu saiba, nada disso existe.

Poste suas fontes.

Ué, pelo que eu saiba isso existe. Vou rever minhas fontes e depois talvez eu poste elas, se eu me lembrar quais eram elas.
 
Opiniões divididas:

"In none of these various testimonies to the fact of Christ is there any slightest hint or idea that he was not a real historical person."
Roderic Dunkerley, "Beyond the Gospels."

"Historically, it is quite doubtful whether Christ ever existed at all, and if He did we do not know anything about Him."
Bertrand Russell, "Why I am not a Christian."


--------

Documents written during his lifetime which mention Jesus: There are none that date from the period 7 BCE to 33 CE.
 
Opa, só li o tópico agora e vou escrever algumas linhas:

Acho que pouco importa que o messianismo tenha sido abordado em outras religiões ou culturas antes de Cristo, isso não quer dizer que tenha havido plágio ou imitação que diminua a confiança no legado de sua história; pois esses conceitos são enraizados por demais na vida humana desde tempos muitos remotos. Jesus era judeu, e seguia muitos (não todos) preceitos do antigo testamento, assim como os seus seguidores; portanto havia já em sua formação a consciência de que o recrutamento de doze discípulos era conveniente por ser um número já espiritual em diversas crenças, assim como a realização de milagres e feitos para agregar pessoas e a consumação de uma morte emblemática e dolorosa como forma de purificação e exemplo marcante. Todos esses fatos estão consumados não como imitação, mas como a realização de algo já sabido e cultural, afinal o antigo testamento menciona a vinda de um messias e a forma de seus feitos, coisa que Jesus cumpriu não apenas como forma natural mas como forma de confirmar as professias e relatos anteriores.

"In none of these various testimonies to the fact of Christ is there any slightest hint or idea that he was not a real historical person."
Roderic Dunkerley, "Beyond the Gospels."

"Historically, it is quite doubtful whether Christ ever existed at all, and if He did we do not know anything about Him."
Bertrand Russell, "Why I am not a Christian."


--------

Documents written during his lifetime which mention Jesus: There are none that date from the period 7 BCE to 33 CE.
_________________

Pois é... isso é outro ponto polêmico e as pessoa se apegam muito a isso. Jesus dificilmente pode figurar historicamente em algum registro durante a época que viveu. Primeiro pq sua época foi um período extremamente crítico para o povo Judeu, que estava incrivelmente enclausurado pelos romanos, e isso desencadeou uma série de aparições de profetas, revolucionários, e pseudo-messias alardeadno ser a salvação mencionada no antigo testamento. Jesus para os olhos romanos era só mais um, e para os Judeus era um pária, por divulgar uma nova forma livre de se apegar a fé em Deus, prejudicando as arrecadações dos templos e o aprisionamento da vida dos judeus aos sarcedotes; além disso seus seguidores em absoluta maioria eram pessoas simples, que jamais em vida poderiam ter acesso de representar suas experiências de convivência com Jesus em registros históricos;portanto nada mais normal do que a ausência de sua vida em documentos da época. Sua rápida vida pública foi cofinada a uma estreita faixa geográfica e de certa forma a poucas pessoas, muitos o escutavam, mas poucos, muito poucos o seguiam, sua morte tb não foi um acontecimento importante entre tantas outras crucificações. É aí que entra o fator diferencial em tudo isso. Como uma pessoa que entre tantas outras anteriores e contemporâneas alardeava ser o messias, teve uma vida curta e de pouca amplitude consegiu tanta evidência posterior? Sua morte apenas representou apenas um final triste na vida de um homem perturbado, ou ocorreu algo mais que lançou de forma fulminante seus discípulos pelos quatro cantos do império romano em conversões em massa (e isso possui provas históricas) e abalos no sistema religioso judeu? Creio ser muito pouco provável que esses acontecimentos venham oriundos apenas de uma lenda ou de homem que nada tinha de especial. Não vou nem falar em ressurreição que realmente é um ponto muito difícil de ser compreendido.

Tive uma educação católica muito forte (batizado, eucarístico, crismado, estudo em colégio católico etc) mas sei que não se pode levar os evangelhos ao pé da letra, eles são muito pouco precisos e entram em contradições graves uns com os outros, muito foi perdido ou alterado em traduções ou inventado para realçar acontecimentos, enfim tudo se tratando da vida de cristo é fechado e hermético.
Creio que o jesus histórico dificilmente será provado, sua vida foi apenas uma semente apenas mais uma pessoa aos olhos de seus comteporâneos, tudo o que realmente importa foram os ensinamentos, e relatos de sua vida que alcançaram posteriormente amplitude gigantesca em um momento chave da história humana. A semelhança com outras culturas religiosas provêm apenas de uma renovação de crenças já presentes no inconsciente coletivo.
 
Skywalker disse:
Bom, vou dar a minha visão da coisa toda.

Eu acho que tudo o que envolve religião deriva de uma mesma fonte, apenas com nomes diferentes. Deus é um só, não importa o nome que dêem pra ele (Deus, Allah, Ilúvatar, etc).

Ou o cara lá de cima espalhou alguns discípulos, até por saber que nas épocas em que surgiram a disseminação da "Palavra" seria difícil (na época não existiam correntes de e-mail), e, também, impossível de ser aceita/compreendida por diferentes culturas.

Assim, a maneira que o pessoal da administração achou de disseminar a sua mensagem foi largar um messias em cada canto...

Ou tudo o que eu falei ali em cima foi uma tremenda bobagem...

uheuhe.. :P
eh...talvez msm a diversidade de observacoes sobre as religioes deve-se ao fato das varias maneiras com q elas foram interpretadas/passadas :think:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo