1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Origens de Rohan

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Müller, 24 Dez 2006.

  1. Müller

    Müller Eorlingas

    Quais as origens de Rohan e por que motivo são excelentes cavalheiros?

    Estou lendo apenas agora o Silma e estou curioso para saber a origen do povo que tanto gosto.

    Abraços,
    Müller
     
  2. Carol

    Carol Visitante

    Antigamente intitulada Calenardhon,[Uma ampla área verde ao norte de Gondor, dada a Eorl por Cirion, que teve seu nome mudada para Rohan.] era uma terra de posse de Gondor, que a dou aos Éothéod (ancestrais dos Rohirrim), devido a sua ajuda na guerra contra os Carroceiros.

    Sobre os "cavaleiros" ainda não encontrei nada.

    que emoção, meu nolyon abrindo tópicos :grinlove:
     
  3. Müller

    Müller Eorlingas

    Minha saitorë me respondendo :kiss:
     
  4. Haran Alkarin

    Haran Alkarin Usuário

    Tem um conto legal a respeito da criação de Rohan nos Contos Inacabados, com foi o juramento de Eorl e tal. Se não me engano até relata um pouco das batalhas ocorridas na época.

    Nos apêndices de O Senhor dos Anéis também há informações a respeito.
     
  5. lembro das Apendices no SdA, algo contando da tomada das terras que viriam a ser Rohan, por Eorl, que ele recebeu e fez seu juramento, mas no contos nao lembro desta parte :(

    e realmente, por que tao bons como cavaleiros?
    revivendo o post para saber detalhes
     
    Última edição: 25 Dez 2006
  6. Galahan

    Galahan Lazy elven artist

    Müller, você encontra bastante informação sobre a história de Rohan no próprio Senhor dos Anéis. O Apêndice A, parte II, narra a história da casa de Eorl, o antigo senhor dos homens de Éothéod, região ficava perto das nascentes do Anduin, entre as cadeias mais distantes das Montanhas Sombrias e as partes mais setentrionais da Floresta das Trevas. Diz-se que vieram das terras nos vales do Anduin, entre o Carrock e o Rio de Lis, e dessa época mantinham grande amizade com Gondor. Sempre gostaram das planícies e tinham grande amor pelo trato com os cavalos.

    Por volta de 2500 da Terceira Era os éothéod era numerosos, e as planícies do norte não acomodava tão bem o povo. Foi nesse período novo perigo ameaçou Gondor. Um grande exército de bárbaros do nordeste se espalhou em Rhovanion e, descendo das Terras Castanhas, atravessou o Anduin em jangadas. Ao mesmo tempo, por acaso ou por estratégia, os orcs desceram das Montanhas. Os invasores assolaram Calenardhon, e Cirion, regente de Gondor, pediu a ajuda do norte.

    Eorl então juntou seu exército e cavalgou rumo ao sul e, nos Campos Celebrant, investiu contra a retaguarda do inimigo, salvando Gondor. Por esse feito, Cirion, o regente de Gondor, renovou o juramento de auxílio aos cavaleiros, e como presente, cedeu a região de Calenardhon que fica entre o Anduin e o Isen a Eorl e seu povo; Assim surgiu o reino de Rohan, sendo que Eorl foi seu primeiro rei.

    Uma curiosidade a mais é que o filho de Eorl, Brego, constriu o palácio dourado de Meduseld.

    No apêndice do Senhor dos Anéis você também vai encontrar várias outras coisas sobre os Rohirim, como a linhagem da Casa de Eorl, a história de do rei Helm, o Mão de Ferro (que deu o nome ao abismo próximo ao forte que aparece em As Duas Torres).

    Já nos Contos Inacabados você tem uma descrição sobre as batalhas que Rohan travou contra Saruman, nas chamadas Batalhas dos Vaus de Isen (onde o filho de Théoden morreu), bem como detalhes sobre a organização militar dos Rohirim (quem são os marechais da Marca, quantos soldados formam um éored e muito mais). ;)
     
  7. Muito boa, acho que me ajudou muito, entao nao ha algo de fala o PORQUE dos cavalos, somente que eles possuiam grande pericia como cavaleiros e gostavam dos animais, legal :D
     
  8. Müller

    Müller Eorlingas

    Muito obrigado pelas informações :joy:
     
  9. Calimbadil Thálion

    Calimbadil Thálion We eat the wounded ones

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

    Eorl e os cavaleiros do norte vieram em auxílio aos homens de Gondor durante a invasão dos carroceiros. Tendo salvado Gondor, foi lhes concedido Calenardhon.
     
  10. Galahan

    Galahan Lazy elven artist

    Realmente, não há menção, até onde eu tenha conhecimento, de quando e porque os éothed adquiriram tamanha estima pelos cavalos. Suponho que eles adquiriram status tão elevado em sua cultura a partir da mudança para as planícies do norte, onde existia uma quantidade grande de cavalos selvagens (conforme se conta no Apendice A). Assim, juntando-se a oferta grande de animais e um local apto para desenvolver a equitação, nada mais natural que eles se tornassem peças chaves na cultura éothed. ;)
     
  11. tem algo sobre isso nos apêndices de O Senhor dos Anéis, a triologia completa...li algo sobre a vinda de Eorl e seus cavaleiros para o sul, e eles ajudaram Gondor e ganharam aquelas terras.
     
  12. hendulbaniel

    hendulbaniel Usuário

    SdA, contos....

    é só ler....

    e, como diria calimbadil....

    ENCICLOPÉDIA....
     
  13. Calimbadil Thálion

    Calimbadil Thálion We eat the wounded ones

    eorl salvou Gondor dos carroceiros em um momento crítico, ganharam Calenhardon como recompensa.
     
  14. Ulmo- o grande

    Ulmo- o grande Não quero + passear com esse

    Galahan, me tira uma duvida...Rohan ainda nao existia quando da queda de Sauron pelas maos de Isildur????
     
  15. Galahan

    Galahan Lazy elven artist

    Não, Ulmo. Para se ter uma idéia da cronologia envolvida, vamos comparar:

    • Sauron teve seu corpo destruído por Elendil e Gil-galad em 3.441, o último ano da Segunda Era.
    • Isildur tomou posse do Um Anel e veio a falecer nos Campos de Lis no ano 2 da Terceira Era.
    • Em 1977 da Terceira Era Frumgar coduz os éotheod para o norte.
    • E em 2.510 da Terceira Era, Eorl se desloca para o sul em ajuda a Gondor que era atacada pelos orientais e obtém a vitória na Batalha do Campo de Celebrant, pelo quê os rohirrim receberam Calenardhon, nascendo o reino de Rohan.
    Assim, percebe-se que há mais de dois milênios e meio entre a segunda queda de Sauron e o surgimento de Rohan. Então, até os eventos do Senhor dos Anéis (que começou no ano 3018 da TE), Rohan era um reino com apenas 508 anos de idade. Uma nação bem jovem. Gondor, por exemplo, que fundada por Isildur e Anárion no ano de 3.320 da Segunda Era, sendo que à época da Guerra do Anel, Gondor era uma nação com mais de 3 milênios de existência. Portanto, Rohan era bem jovem, mas seu povo já tinha uma bagagem cultural de pelo menos um milênio. ;)
     
    Última edição: 7 Jan 2007
  16. Calimbadil Thálion

    Calimbadil Thálion We eat the wounded ones

    Eu tive uma idéia, em vez de empurrar a enciclopédia ou o google, vou resumir a respost com um "lead e colocar tudo em hyperlink.
     
  17. Asca

    Asca Usuário

    Acontece que você parou de discutir e está só fazendo propaganda.
    E mais... está espantando os novatos. Tá querendo dar uma de malvadão. Nhá... fica sussa e sente a brisa. :ruiva:
     
  18. Carol

    Carol Visitante

    Eu amo esse menino :amor:
     
  19. Mestre Tom

    Mestre Tom Usuário

    Aproveitando o tópico, eu gostaria de saber algo sobre os ancestrais de Eorl, começando por: Quem eram os pais de Léod?
     
  20. Galahan

    Galahan Lazy elven artist

    O pai de Léod era Fram, filho de Frumgar. Fram matou Scatha, o grande dragão que asolava as Ered Mithrin, e diz-se que foi morto pelos anões que reinvidicavam o tesouro.

    Frumgar, o avô de Léod, foi quem, no ano de 1977 da Terceira Era, conduziu seu povo das terras entre os Campos de Lîs e a Carrock para os vales do norte entre os rios Greylin e Langwell* após a derrota do Rei Bruxo de Angmar.

    * Estes rios não são nomeados nos mapas encartados na edição da Martins Fontes do Senhor dos Anéis (ao menos na que eu possuo, que é de 1994), mas eles aparecem no Atlas da Terra Média, da autora Karen Wynn Fonstad (Martins Fontes, 2004) e nele são traduzidos como Cinzalin e Fontelonga, respectivamente. Eles nascem no norte, nas Ered Mitrhin (Montanhas Cinzentas), e são afluentes do rio Anduin.

    ;)
     

Compartilhar