1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Origem dos Seres da Terra-Média

Tópico em 'Influências, Seguidores e Recomendações' iniciado por Obiwan Kenobi, 6 Jan 2009.

  1. Obiwan Kenobi

    Obiwan Kenobi Usuário

    Olá pessoal aqui da Valinor! Antes de mais nada, gostaria de desejar a todos aqui um excelente 2009!

    Escolhi este tema para comentar um pouco sobre a origem dos seres que compõem o universo de Tolkien. Se os moderadores acharem que este assunto pertence a outra seção do fórum, por favor mudem para o qual acharem mais adequado.



    Oriundos principalmente da mitologia céltica e germânica, elfos, anões, trolls, orcs e duendes -considero os hobitts como sendo o mais próximo de um duende nas histórias de Tolkien- surgiram junto com um panteão de seres quase-humanos habitantes das florestas criado pelo povo europeu para explicar eventos que fugiam da compreensão das pessoas da época, como o desaparecimento de objetos nas casas e aldeias, a ocorrência de incêndios ou árvores derrubadas, o avistamento de seres estranhos e até mesmo a descoberta de ossadas que não pareciam humanas.
    Na realidade esses seres surgiram devido ao costume muito difundido na antigüidade de abandonar para morrer crianças recém-nascidas portadoras de deficiências ou pessoas acometidas de doenças desfigurantes e contagiantes, como a lepra, sífilis e a leishmaniose, nas bordas das grandes florestas no norte da Europa. Esse hábito existia devido ao fato de que qualquer má-formação ou doença ser considerado na época como um sinal de mal-agouro, sinalizando que as entidades divinas não estariam satisfeitas com aquela pessoa ou, no caso de uma criança, com os pais.
    No entanto, com o declínio das religiões célticas e germânicas e o avanço do cristianismo, a postura em relação aos deficientes passou por uma mudança e acabou substituída por um conformismo piedoso, permitindo que estes, ao contrário do que acontecia anteriormente, tivessem maiores chances de sobreviver. Contudo, mesmo com a diminuição da "população das florestas", as lendas e o folclore continuaram e foram, de certa forma, absorvidas pelo cristianismo arcaico, perpetuando-se através da história até que, em 1937, Tolkien publicou O Hobbit e depois, em 1954, Senhor dos Anéis, firmando definitivamente a literatura fantástica e seus habitantes como um dos gêneros mais importantes do século XX.
     
  2. Obiwan Kenobi

    Obiwan Kenobi Usuário

    Não sei se ficou muito bom esse post, mas espero que tenham gostado. Se tiverem alguma outra informação para adicionar, por favor, digam.
     
  3. TorUgo

    TorUgo a.k.a. Tortoruguito...

    Não há muito a dizer mais, creio, excepto que o Cristianismo, no seu início, absorveu muitos cultos, práticas e tradições das religiões pagãs para incorporar as populações! É normal que estas histórias também tenham sido absorvidas!

    O que eu gosto muito em Tolkien é ele ter ido buscar inspiração a tantas obras, mas, ainda assim, ter criado um universo com tal originalidade que nos assoberba!

    ;D
     
  4. Thorin Escudo de Carvalho

    Thorin Escudo de Carvalho Part-time Ninja

    Esse é um treho de um post meu que fala sobre a transformação dos elfos:

    Do Tópico Sobre Elfos e elfos

     
  5. Mateus SS

    Mateus SS Usuário

    Gostaria de fazer apenas algumas observações:

    a composição dos hobbits foi influenciada por outros mitos com certeza, porém, parece que dois fatos parecem prevalecer na construção desta raça:

    1. o nome hobbit: estudiosos da obra de tolkien em algumas obras sugerem que como estudioso da lingua inglesa, Tolkien nomeou os seres dessa mananeira por ser uma corruptela de hollow dwellers, ou seja, moradores de buracos;

    2. a aparência e costumes: deve-se lembrar que livros de Tolkien como The Hobbit e Roverandom foram feitos principalmente para entreter o filho Christopher. Sendo assim, Tolkien necessitava criar um perssonagem que fosse facilmente compreendido pela criança e talvez seja por isso que Bilbo tenha recebido uma aparencia aristocrática (que depois se extendeu à maioria da raça)e com costumes como fumar cachimbo (olhando a foto de Tolkien nos livros você pode até ver as semelhanças da descrição de Bilbo no próprio Tolkien.

    Quanto aos outros seres do livro, são oriundos de mitologia, porém, não devemos esquecer da mitologia grega, que através dos romanos chegaram na Inglaterra antes do século 5. Possivelmente a alusão de beleza dos elfos provenha de seres como as ninfas gregas, até pelos dois possuirem uma relação muito estreita com natureza e árvores. Pois é, indepentemente de qualquer coisa, as obras literárias atuais parecem sempre remeter aos escritores e filósofos antigos.
     
    Última edição: 8 Fev 2009

Compartilhar