• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Orientais ou Sulistas! Quem chegou primeiro?

Lord Khamûl

Usuário
Quem habitou primeiro a Terra Média? Foram os orientais (Rhun) ou os Sulistas (Harad e Khand)?

Será que eles chegaram na Terra Média no mesmo período?

Acho que foram os homens do território de Rhûn, mas não tenho certeza...

Harad e Khand são domínios territoriais (povos) da mesma origem? São reinos parentes, ou seja, Era um único reino que se dividiu em dois?
 
Tipo, isso não é dito em lugar algum, mas....

Os homens vieram do leste, como está escrito no Silma:

Dos Homens disse:
Permaneceram então em paz os Valar atrás de suas montanhas e, tendo concedido a luz a Terra-média, a deixaram por muito tempo abandonada. A autoridade de Morgoth não era contestada a não ser pela bravura dos noldor. Ulmo, que recebia notícias da Terra por meio de todas as águas, não deixava de pensar nos exilados.
A partir dessa época foram contados os Anos do Sol. Mais rápidos e breves são eles do que os longos Anos das Árvores em Valinor. Foi nesse período que o ar da Terra-média se tornou pesado com o hálito do crescimento e da mortalidade; e a transformação e o envelhecimento de todas as coisas foram muito acelerados. A vida pululava no solo e nas águas na Segunda Primavera de Arda, e os eldar aumentaram em número. E, sob o novo Sol, Beleriand se tornara verde e bela.
Ao primeiro raiar do Sol, os Filhos Mais Novos de Ilúvatar despertaram na terra de Hildórien, nas regiões orientais da Terra-média; mas o primeiro Sol raiou no Oeste, e os olhos dos homens que se abriam se voltaram para ele; e seus pés, quando Perambularam pela Terra, acabavam indo naquela direção. Atani foi como os eldar os chamaram, o Segundo Povo; mas também os chamavam de Hildor, os Sucessores, entre muitos outros nomes: Apanónar, os Posteriores; Engwar, os Enfermiços; e Firimar, os Mortais. Ainda os chamavam de Usurpadores, Desconhecidos, Inescrutáveis, Malditos, Desajeitados, Temerosos-da-noite, Filhos do Sol. Dos homens, pouco se conta naquelas histórias que dizem respeito aos Dias Antigos, antes do surgimento dos mortais e do desaparecimento dos elfos, à exceção daqueles ante-passados dos homens, os atanatári, que nos primeiros anos do Sol e da Lua entraram na região Norte do mundo.

Veja, eles surgiram no Leste E no Sul. Tanto é que diz que apenas os homens que foram para o Norte que foram lembrados. Ou seja, eles nasceram à Leste E à Sul de Khand e Rhûn, entende? Agora, quem chegou primeiro, não faço nem idéia.

Arrisco dizer que foram os homens de Rhûn, pois, os homens deveiram ir rumo à Oeste, mas alguns podem ter gostado do mar de Rhûn e ficado por lá mesmo....

Só possoi ajudar até aqui. Ajuda?:cerva:
 
Tipo, isso não é dito em lugar algum, mas....

Os homens vieram do leste, como está escrito no Silma:



Veja, eles surgiram no Leste E no Sul. Tanto é que diz que apenas os homens que foram para o Norte que foram lembrados. Ou seja, eles nasceram à Leste E à Sul de Khand e Rhûn, entende? Agora, quem chegou primeiro, não faço nem idéia.

Arrisco dizer que foram os homens de Rhûn, pois, os homens deveiram ir rumo à Oeste, mas alguns podem ter gostado do mar de Rhûn e ficado por lá mesmo....

Só possoi ajudar até aqui. Ajuda?:cerva:


Não cara! Valeu mesmo... é assim mesmo cada resposta dos colegas vai completando..
Brigaduuuuuuuu!!!!!!!!!!
 
Isso aqui ta escrito na enciclopedia Valinor sobre os orientais..os homens de Rhûn..
Na Primeira Era do Sol, todos os Homens surgiram primeiramente nas terras orientais da Terra-média. Alguns foram para o oeste, mas aqueles que permaneceram no Leste viveram sob a sombra escura de Melkor e foram para o caminho do mal. Este povo era chamado de Orientais e sua terra era chamada de Rhûn.

Eu não tenho certeza mas acho que foram eles, pois o q entendi é que eles não migraram da região de onde estavam, ao contrário dos sulistas do Khand e do Harad, que viajaram até essas regiões, que habitavam na Terceira era.
Nós sabemos que os homens, os edain, partiram do Leste para o Oeste e entraram em Beleriand e talvez esses povos do sul, tenham habitado mais ao leste e só depois migraram para próximo de Gondor, enquanto os habitantes do Rhûn, pernameceram aonde estavam.

Bom não é certeza..então...sorry qlq discrepância...ajudem ai...
 
acho que tolkien tentou se aproximar bastante das teorias migratorias da "tribo original de homens" que existe na vida real...

só não lembro se na epoca dele ainda se falava que os humanos teriam se expandido a partir da asia, ou se ja era amplamente aceito que os humanos se expandiram a partir da africa( obvio que não tão destes continetes, já que a formação geografica dos continentes era diferente)
 
acho que tolkien tentou se aproximar bastante das teorias migratorias da "tribo original de homens" que existe na vida real...

só não lembro se na epoca dele ainda se falava que os humanos teriam se expandido a partir da asia, ou se ja era amplamente aceito que os humanos se expandiram a partir da africa( obvio que não tão destes continetes, já que a formação geografica dos continentes era diferente)


Primeiramente foram da África mesmo e inclusive eu tenho um livro que trata desse assunto, anota aí porque vale a pena comprá-lo:

Geografia das Civilizações
Autor: Roland J (doutor em letras e geografia) / L.Breton (Mestre de Conferência de Aix-Marselha II
Editora: Ática 1990
 
Pelo que lembro de ler no Silma (ou no Contos Inacabados), Harad e Khand não eram nada próximo de reinos irmãos, pelo menos não como Gondor e Arnor, já que entraram em guerra várias vezes, e teriam se destruído se não fosse a influência de Sauron sobre os dois.


Acho que tô confundindo alguma coisa aqui, então, quem tiver o Silma ou o Contos Inacabados por perto para conferir, por favor, olha no capítulo sobre a terceira era.
 
Primeiramente foram da África mesmo e inclusive eu tenho um livro que trata desse assunto, anota aí porque vale a pena comprá-lo:

Geografia das Civilizações
Autor: Roland J (doutor em letras e geografia) / L.Breton (Mestre de Conferência de Aix-Marselha II
Editora: Ática 1990

Mas na epoca de tolkien ja era aceito o fato da humanidade ter migrado a partir da africa?

Vou dar uma olhada neste livro sim!:D
 
Mas na epoca de tolkien ja era aceito o fato da humanidade ter migrado a partir da africa?

Vou dar uma olhada neste livro sim!:D


No início do século XX já haviam várias especulações acerca de vários movimentos migratórios sobre os diferentes continentes da Terra.
No início do século XX houve um aumento significativo das pesquisas arqueológicas na África oriental e no nordeste assim como no Oriente Médio, principalmente entre os anos de 1860 a 1940.
 
Verificando no Silmarillion realmente diz que os homens surgiram no leste da Terra Média e depois foram migrando para outras regiões ao sul e ao norte de Rhûn bem como para o noroeste deste continente.
 
Uma dúvida, os orientais do Silma que serviram a Morgoth eram homens de Harad e de Rhûn?


Eram os homens do oriente, de Rhûn, que se converteram ao mal pelo poder de manipulação e/ou persuasão de Morgoth. Pelo que eu verifiquei no Silmarillion e no SDA e etc, estou etendendo que os Homens de Harad, apareceram depois, possivelmente através de uma ramificação na árvore genealogica da origem dos homens, ou seja, em tempos remotos. A mesma situação se aplica ao Reino de Khand.
 
Os Orientais são diferentes dos Sulistas, Belfalas, se eles eram homens maus como diz no livro eles não deviam querer mais nada além de vingança e poder e se aliaram cegamente à Sauron crendo que conseguiriam isso através dele. E se o filme ajuda, até no modo de eles se vestirem e se armarem é notada a diferença. Quanto ao fato de quem chegou primeiro, se analizar a distância de Hildórien até a Terra-Média, concerteza quem chegou primeiro foram os homens de Rhûn.
 
Os Orientais são diferentes dos Sulistas, Belfalas, se eles eram homens maus como diz no livro eles não deviam querer mais nada além de vingança e poder e se aliaram cegamente à Sauron crendo que conseguiriam isso através dele. E se o filme ajuda, até no modo de eles se vestirem e se armarem é notada a diferença. Quanto ao fato de quem chegou primeiro, se analizar a distância de Hildórien até a Terra-Média, concerteza quem chegou primeiro foram os homens de Rhûn.


Eu estava dando uma verificada no Silma...as vezes posso me confundir com certas informações no livro.
Analisando o mapa de Arda, Hildorien fica a Leste de Khand e a sudeste de Rhûn, certo? Está lá no mapa, ok!
Lendo o Silma...eu entendi que os homens surgiram bem no Leste da Terra Média e depois fizeram movimentos migratórios para outras regiões, e de acordo com a literatura, estas regiões estariam nos domínios de Rhûn.
A partir daí, eu compreendi que com o passar dos anos, neste caso, de gerações a gerações, alguns dos povos de Rhûn foram novamente migrar e desta vez, para o Sul, nas terras de Harad.
E, muitas dessas migrações, com o passar dos anos, os povos tendem a alterar suas aparências físicas devido às mudanças biogeográficas dos ambientes, não somente os aspectos físicos, mas o comportamento, ou seja, a cultura. No meu entender ela muda de região para região.

Bom posso estar errado...mas estou tendo até o momento este entendimento.
Eu terei que ler mais o Silma....
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo