1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Orientais ou Sulistas! Quem chegou primeiro?

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Lord Khamûl, 15 Fev 2008.

1. Lord Khamûl

Lord Khamûl Usuário

Quem habitou primeiro a Terra Média? Foram os orientais (Rhun) ou os Sulistas (Harad e Khand)?

Será que eles chegaram na Terra Média no mesmo período?

Acho que foram os homens do território de Rhûn, mas não tenho certeza...

Harad e Khand são domínios territoriais (povos) da mesma origem? São reinos parentes, ou seja, Era um único reino que se dividiu em dois?

2. Neithan

Neithan Ele não sabe brincar. Ele é Mito

Tipo, isso não é dito em lugar algum, mas....

Os homens vieram do leste, como está escrito no Silma:

Veja, eles surgiram no Leste E no Sul. Tanto é que diz que apenas os homens que foram para o Norte que foram lembrados. Ou seja, eles nasceram à Leste E à Sul de Khand e Rhûn, entende? Agora, quem chegou primeiro, não faço nem idéia.

Arrisco dizer que foram os homens de Rhûn, pois, os homens deveiram ir rumo à Oeste, mas alguns podem ter gostado do mar de Rhûn e ficado por lá mesmo....

Só possoi ajudar até aqui. Ajuda?:cerva:

3. Lord Khamûl

Lord Khamûl Usuário

Não cara! Valeu mesmo... é assim mesmo cada resposta dos colegas vai completando..
    Brigaduuuuuuuu!!!!!!!!!!

4. Daewen

Daewen Elener

Isso aqui ta escrito na enciclopedia Valinor sobre os orientais..os homens de Rhûn..
    Eu não tenho certeza mas acho que foram eles, pois o q entendi é que eles não migraram da região de onde estavam, ao contrário dos sulistas do Khand e do Harad, que viajaram até essas regiões, que habitavam na Terceira era.
    Nós sabemos que os homens, os edain, partiram do Leste para o Oeste e entraram em Beleriand e talvez esses povos do sul, tenham habitado mais ao leste e só depois migraram para próximo de Gondor, enquanto os habitantes do Rhûn, pernameceram aonde estavam.

Bom não é certeza..então...sorry qlq discrepância...ajudem ai...

5. Conan

Conan Cavaleiro Pendragon

acho que tolkien tentou se aproximar bastante das teorias migratorias da "tribo original de homens" que existe na vida real...

só não lembro se na epoca dele ainda se falava que os humanos teriam se expandido a partir da asia, ou se ja era amplamente aceito que os humanos se expandiram a partir da africa( obvio que não tão destes continetes, já que a formação geografica dos continentes era diferente)

6. Lord Khamûl

Lord Khamûl Usuário

Primeiramente foram da África mesmo e inclusive eu tenho um livro que trata desse assunto, anota aí porque vale a pena comprá-lo:

Geografia das Civilizações
    Autor: Roland J (doutor em letras e geografia) / L.Breton (Mestre de Conferência de Aix-Marselha II
    Editora: Ática 1990

7. Tecumseh

Tecumseh Andarilho

Pelo que lembro de ler no Silma (ou no Contos Inacabados), Harad e Khand não eram nada próximo de reinos irmãos, pelo menos não como Gondor e Arnor, já que entraram em guerra várias vezes, e teriam se destruído se não fosse a influência de Sauron sobre os dois.

Acho que tô confundindo alguma coisa aqui, então, quem tiver o Silma ou o Contos Inacabados por perto para conferir, por favor, olha no capítulo sobre a terceira era.

8. Conan

Conan Cavaleiro Pendragon

Mas na epoca de tolkien ja era aceito o fato da humanidade ter migrado a partir da africa?

Vou dar uma olhada neste livro sim!:D

9. Lord Khamûl

Lord Khamûl Usuário

No início do século XX já haviam várias especulações acerca de vários movimentos migratórios sobre os diferentes continentes da Terra.
    No início do século XX houve um aumento significativo das pesquisas arqueológicas na África oriental e no nordeste assim como no Oriente Médio, principalmente entre os anos de 1860 a 1940.

10. Lord Khamûl

Lord Khamûl Usuário

Verificando no Silmarillion realmente diz que os homens surgiram no leste da Terra Média e depois foram migrando para outras regiões ao sul e ao norte de Rhûn bem como para o noroeste deste continente.

11. Senhor_de_Gondor

Senhor_de_Gondor Usuário

Uma dúvida, os orientais do Silma que serviram a Morgoth eram homens de Harad e de Rhûn?

12. Lord Khamûl

Lord Khamûl Usuário

Eram os homens do oriente, de Rhûn, que se converteram ao mal pelo poder de manipulação e/ou persuasão de Morgoth. Pelo que eu verifiquei no Silmarillion e no SDA e etc, estou etendendo que os Homens de Harad, apareceram depois, possivelmente através de uma ramificação na árvore genealogica da origem dos homens, ou seja, em tempos remotos. A mesma situação se aplica ao Reino de Khand.

13. Senhor_de_Gondor

Senhor_de_Gondor Usuário

Os Orientais são diferentes dos Sulistas, Belfalas, se eles eram homens maus como diz no livro eles não deviam querer mais nada além de vingança e poder e se aliaram cegamente à Sauron crendo que conseguiriam isso através dele. E se o filme ajuda, até no modo de eles se vestirem e se armarem é notada a diferença. Quanto ao fato de quem chegou primeiro, se analizar a distância de Hildórien até a Terra-Média, concerteza quem chegou primeiro foram os homens de Rhûn.

14. Lord Khamûl

Lord Khamûl Usuário

Eu estava dando uma verificada no Silma...as vezes posso me confundir com certas informações no livro.
    Analisando o mapa de Arda, Hildorien fica a Leste de Khand e a sudeste de Rhûn, certo? Está lá no mapa, ok!
    Lendo o Silma...eu entendi que os homens surgiram bem no Leste da Terra Média e depois fizeram movimentos migratórios para outras regiões, e de acordo com a literatura, estas regiões estariam nos domínios de Rhûn.
    A partir daí, eu compreendi que com o passar dos anos, neste caso, de gerações a gerações, alguns dos povos de Rhûn foram novamente migrar e desta vez, para o Sul, nas terras de Harad.
    E, muitas dessas migrações, com o passar dos anos, os povos tendem a alterar suas aparências físicas devido às mudanças biogeográficas dos ambientes, não somente os aspectos físicos, mas o comportamento, ou seja, a cultura. No meu entender ela muda de região para região.

Bom posso estar errado...mas estou tendo até o momento este entendimento.
    Eu terei que ler mais o Silma....

Compartilhar