• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Orientais e Homens do Harad! Malvados ou Vítimas?

Povos orientais e sulistas

Eu queria saber se alguém daqui sabe porque os povos do leste e sul da terra média são hostis ao homens e ao povo do oeste.
Eles foram corrompidos por Sauron por causa de sua proximidade com Mordor?
Seu ódio pelos homens do oeste foi por estes terem chegado primeiro a beleriand e ter conquistado a amizade dos elfos?
Qual é a origem dos Mumakil?
 
Vários deles serviram à Sauron pois foram corrompidos pelas prospostas dadas à eles. E essa inimizade vem desde os tempos de Morgoth quando ele primeiro os corrompeu.

Eles cotinuaram atacando e atacavam antes pelo fato o qual atacamos os outros: posse territorial, desejo por recursos alheios, etc.

Quanto à amizade dos elfos está errado acreditar que era esse o desejo, pois se realmente fosse eles teriam tentado conquistar essa amizade e não guerreado com eles. E depois da guerro do Anel os que viviam em Rhûn teria feito amizade com eles.

Espero que tenha esclarecido, e que esteja tudo nos conformes. Fiz de cabeça pois estou sem enhum livro pra consultar! :obiggraz:
 
Surgiram os homens ao Leste
Acredita-se que Melkor fora o primeiro a dar-se conta do despertar dos Homens. E a eles enviou emissários, falando-lhe mentiras, e lançando sobre eles um manto de medo. E assim Orientais e Sulistas passaram a odiar o Oeste, e tudo que dele viessem. Mas os ditos como pertencentes às Três Casas dos Edain não se permitiram enganar e partiram para Beleriand, em busca de rumores da Luz do Oeste.
Observe que uma Casa de Haradrim Negros ou Orientais também poderiam ter fugido para a Terra-Média, mas nào foi assim que Tolkien quis... :disgusti:
De forma que Haradim e Orientais permaneceram como os Inimigos da Terra-Me'dia, pois mesmo após o Banimento de Morgoth, bestas e orcs fugiram para o Leste e para o Sul, além de homens maus, que poderiam a vir se tornar Númenorianos, e então tomaram para si o controle daqueles homens que viviam sem lei, que nào responderam nem às convocações dos Valar e não às de Morgoth, de forma que viviam ariscos e imersos em seus próprios assuntos, sem proecupar-se com os demias. E é dito que esses homens ignorantes foram facilmente dominados, e foram criados Reinos de Terror e ódio, onde o punho de ferro do mais forte dominava soberano.
Mais tarde Sauron voltou a se agitar na Terra-Média, e conta-se que assim como seu Mestre havia feito anos atrás ele passou a influenciar esses homens, falando-lhe mentiras e os convertendo para o Culto do Escuro
Após a Queda de Sauron porém esses homens foram libertados da escuridão e fizeram as pazes com Gondor
Os Mûmakil, Olifantes, são bestas imensas originadas das Terras do Sul, o Harad Próximo e Extremo Harad, animais provenientes de sua savana, e pode-se ir além, se imaginar que o Extremo Harad teria então uma fauna e flora semelhantes à África Negra, com leões, girafas, rinocerontes, tigres e animes semelhantes e/ou iguais; poderia-se aceitar-se, por exemplo, a existência de Grandes Leões Negros do Extremo Harad....
 
Essa discussão é bem interessante e foi aprofundada e uma lista de discussão que participo: O Condado. Lembrei-me dela depois de responder um comentário aqui no Fórum. :-)

Qual sua opinião sobre a "maldade" dos orientais e dos homens do Harad? Ora, eles foram influenciados por Morgoth e este lhes mentiu ao extremo, "escondendo toda a verdade". Pois para eles, os vilões eram os fiéis Eru e aos valar. Eles não tiveram contato com os valar ou com os elfos, por exemplo! Qual a opinião de vocês?
 
Nem um nem outro, do ponto de vista eles eles eram os bons e os elfos e edain maus, eles eram o outro lado da guerra, como a historia eh contada pelos hobbits são mostrados como malvados.
 
Mas não é bem assim tão simples neh... Se for o caso, os valar, maiar, elfos, homens, anões, ents, os outros ainur e até mesmo Eru estariam errados... Eles se tornaram maus sim. Mas a questão é que será que podemos julgar eles tanto assim? Eles tiveram oportunidade de aprender o correto? Eu digo, o correto de Eru, óbvio... que é o "correto correto" ehehehe. O Mal seria o que contradiz Eru, basicamente. Então eles se tornara maus... :-) Mas a questão não seria essa ehehe... vams ver o que o povo vai dizer ae :mrgreen:
 
Melkor era mau.
Pq? Pq ele sabia o q era certo e msmo assim seguiu o errado, agora os os haradrim e orientais não tiveram direito de escolha, soh foi mostrado a eles um lado, eu os chamaria de "coitados" :|
 
Em uma guerra não existem bons nem maus, só aliados e inimigos. :wink:

Pra mim eles foram desde o começo influenciados por Sauron e Melkor pra acreditarem q estavam do lado certo da guerra. Eu só consideraria eles maus se eles realmente gostassem das torturas q infligiam aos seu capturados (pelo q falaram, eram torturadores cruéis).
 
É isso mesmo. No começo Morgoth mentiu para eles, que acreditaram que os Valar e os elfos e tambem homens eram mals, mas com certeza depois eles perceberam que estavam errados, mas já estavam totalmente corrompidos
 
É bem aí onde eu queria chegar... Eles foram vítimas na história... Sauron não foi hehe... Senão todos os males causados seria justificados "porque a culpa é de Morgoth"... hehe... e não é bem assim... O caso desses homens que falo é que eles não tiveram chance nenhuma de conhecer a verdade. Quem deu chance à eles foi Aragorn, depois da Guerra do Anel, lembram? Poucas, mas deu. Talvez ele via que eles não eram tão culpados assim...

E mais... Gondor estava sempre em guerra contra os Carroceiros e os Homens do Harad. Mas quem disse que as regras de Gondor é a que valiam? Porque os "descendentes dos numenorianos" eram os que mandavam? Qual a opinião de vocês sobre isso?
 
Porque eles eram os mais fortes... Isso é a ordem natural das coisas

Sim, mas aí é que está a discussão. Os orientais, homens do Harad e Carroceiros eram maus; mas os gondorianos eram os bonzinhos... Os outros povos não tinham obrigação nenhuma de servir as leis de Gondor... hehehe... =D

Acho que o rei de Gondor mais sensato foi Aragorn. É só analisar os fatos =D
 
Levando-se em conta q não temos quase nenhuma informação sobre os outros

Aí você se engana... sobre Aragorn há muito... mas sobre os outros ha o suficiente para saber se foram bons ou ruim. No Contos Inacabados, nas HoME e até no SdA...
 
Entrando no merito da questão, eles não eram malvados na questão aqui.
Todos tinham maldade, tanto Orientais, os homens de Harad e os numenorianos...
O que aconteceu com eles foi a influencia corrompedora de Morgoth e Sauron que os influenciou contra Gondor e Anor.
Não lembro aonde li mas tbm havia uma disputa por terras entre eles por isso a facilidade com que as palavras de Morgoth e Sauron foram aceitas.

Os outros povos não tinham obrigação nenhuma de servir as leis de Gondor...

Sim, como os homens não precisavam seguir as orintações dos Elfos e Valar.
Mas sabemos que muitos homens seguiram aos elfos e assim conquistaram a simpatia de muitos e gde conhecimento.

Talvez a questão seja parecida com esta.
Os outros povos, não precisavam seguir os Numenorianos, mas estes por terem um contato mais amplo com os pderes, podiam muito bem achar que se aquele povo, os seguisse como muitas casas dos seus antepassados seguiram os elfos, eles seriam bonificados com a ajuda numenoriana e seus conhecimentos. Mas pra isso teria de haver a sujeição da parte deles as leis e costumes de Gondor.
 
É interessante isso... Não vou muito com a cara dos númenorianos (com excessão dos fiéis)... mas, como eu disse várias vezes, o problema dos povos orientais e sulistas era a falta de informação... Eles já nasciam com esse tipo de pensamento... Segundo o volume XII das HoME, poderia ter sido muito pior se não fosse pelos Magos Azuis...

Já Aragorn foi muito sábio em suas decisões, e não foi injusto com eles... tanto é que cedeu as terras de Mordor...
 
É complicado julgar.

Muitos dos que alí estavam nunca receberam outra instrução que não a da sombra. Claro que a história contada é sempre a dos vencedores, mas nunca se saberão as dificuldades pelas quais passaram os homens do leste, como foram levados a servir Mordor, e por aí vai...

A história da humanidade está repleta de casos análogos. Não se pode culpar todos aqueles que serviram Hitler, individualmente. Havia soldados que apenas serviam sua pátria, havia aqueles que se aliaram para se defender de alguma ameaça externa imediata, aqueles que o fizeram por falta de opção... E olhem que eu só tomei um exemplo específico.

Só pode julgar que sabe como era "do lado de lá"...
 
Pois é... é bem como vocês têm falado.. julgar os haradrim é como julgar os islâmicos por obrigarem as mulheres a usar a burka, ou apedrejarem as pessoas em público....
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo