• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Orgulho e Preconceito (Jane Austen)

Ah é muito bom Rafaela! Não sei ao certo em que foi baseado o filme para contar sobre a vida dela (se não me engano foi em cartas da própria Austen) e o quanto o filme é fiel em contar sua vida, mas pelo filme dá pra identificar várias pessoas e momentos em que ela se inspirou pra escrever seus romances, mostra até ela escrevendo Orgulho e Preconceito. Porém, não tem um final tão feliz como nas suas obras, mas eu adorei.
 
Estou terminando de ler Mansfield Park, e confesso que se tornou o meu segundo livro favorito dela! O final está tão surpreendente com uma reviravolta tãããão grande que até reli algumas partes umas vezes!!!
 
abre um tópico para falar dele então, Rafa =] Deixa esse aqui só para Orgulho e Preconceito ;D
 
Acabei de ler a edição bonitinha da abril. Depois de tantos posts sobre o livro, não sobrou muita coisa pra dizer, rs.

Mas apontaram no tópico que Mrs Bennet é hilária. Discordo totalmente! Senti foi vergonha alheia do comprtamento dela... hilário é Mr Collins! =P Na verdade ambos são ridículos, mas acho que ninguém ganha de Miss Bingley no dia em que Mr Darcy está escrevendo uma carta e nos subsequentes, enquanto Jane estava doente. Gostei muito do livro por mostrar todas essas convenções sociais e todas as situações a que as pessoas estavam submetidas para causar uma boa impressão, especialmente as mulheres, como bem disseram:

Como estamos na alta sociedade inglesa, os personagens são "forçados" a conviver com indivíduos nem sempre interessantes. Ainda assim, as aparências precisam ser mantidas, com intuito de não manchar o status da pessoa ou mesmo da família como um todo perante os indivíduos componentes daquele grupo seleto.

Essa parte de manchar o status da familia é interessante. Isso ficou bem mostrado no livro, especialmente

na carta de Mr Darcy a Elizabeth. E Lydia quase arruinou a vida das duas irmãs mais velhas.

E por falar em Mr Darcy... Lizzy e ele são um casal bem famoso,(acho que estavam até na enquete do meia sobre casais, não?) ouvi muito que era uma boa história de romance antes de ler, que o Darcy era um personagem lindo e apaixonante... é uma história que
não tem sequer um beijo,
não tem todos aqueles dramas de "vou morrer sem você do meu lado", paixões ardentes e blablabla, e mesmo assim... Mr Darcy realmente é tudo o que falam :grinlove:

comassim ele foi atrás do homem que mais odiava na vida, e da irmã estúpida da Elizabeth???(o que poderia ter acabado com tudo, visto que o comportamento da familia podia afetar e prejudicar um de seus membros, como aconteceu com Jane)

edit: fiquei morrendo de vontade de ver o filme ou a série da BBC!
 
Vou começar a ler esse livro, já sou fã do filme, e realmente escolheram um tubarão pra fazer o Mr. Darcy, e todas querem um...estou ansiosa para começar a leitura...hehe
 
Elizabeth Bennet e Mr. Darcy formam um dos casais mais conhecidos da literatura. Com diversas adaptações para cinema e TV, além das inúmeras referências em outros filmes e livros, é difícil conhecer alguém que nunca tenha ouvido falar neles. Fui compelida finalmente à abrir as páginas de Orgulho e Preconceito ((Download Grátis disponível na Biblioteca Meia Palavra)) por causa do Clube de Leitura do Meia Palavra, E aproveitei que possuo o livro no original e na tradução da L&PM para comparar um texto ao outro.

Acho que meu encontro com este livro veio em hora oportuna. Tenho plena consciência de que precisava de minha maturidade intelectual atual para dar valor às várias nuanças que compõem esta que é considerada a obra prima de Jane Austen. A começar pelo título. Cada um dos diálogos do texto está de alguma maneira permeado de orgulho, ou preconceito, ou os dois (caso mais comum).

Continue lendo
 
É uma verdade universalmente reconhecida que um homem solteiro, de posse de boa fortuna, deve estar atrás de uma esposa. Essa frase já foi repetida e parodiada tantas vezes que o sucesso de Orgulho e Preconceito da britânica Jane Austen é simplesmente inquestionável. O livro já ganhou várias adaptações para o cinema e tv. Povoa tão fortemente o imaginário coletivo que já foi recontado com outros elementos, que vão de vampiros até zumbis. Isso para não falar das referências na cultura pop (ou você acha que a escolha de Darcy para o par romântico de Bridget Jones é uma coincidência?). O que trocando em miúdos já é o suficiente para entrar naquela seleta lista de leituras obrigatórias, nem que seja para compreender o que faz tanta gente ser apaixonada pelos casal criado por Austen, Elizabeth Bennet e Mr. Darcy.

A realidade é que excluindo as condições históricas (casamento como salvação, código rígido de comportamento para mulheres, etc.) uma grande parte das pessoas já viveu um momento “orgulho e preconceito” ou, por que não tomar emprestado o primeiro título que Austen deu à obra, “primeiras impressões”. A situação de Elizabeth, que em um baile conhece um Mr. Darcy que se acha obviamente melhor do que todos os presentes e então aos poucos vai conhecendo mais desse homem e descobrindo que fizera uma imagem equivocada dele não é um privilégio da heroína de Austen. Seus colegas de escola ou trabalho em algum momento já passaram por isso. Você já deve ter passado por isso. E é esse um dos motivos que faz de Orgulho e Preconceito uma obra tão encantadora, esse reconhecimento que transforma-se (através da prosa hábil de Austen) em empatia.

[continue lendo...]
 
Tenho uma versão bacana da L&PM, mas...

...São quase 100 páginas de Prefácio (por Vivien Jones) e Introdução (por Tony Tanner), além de notas no final do livro (...). Depois começam as notas explicativas, abordando questões capítulo a capítulo (...).
O livro conta ainda com cronologia, lista de leituras indicadas para quem quiser saber mais sobre o romance além de um extra muito interessante para os fãs deste trabalho de Jane Austen: emendas ao texto, arrumando pequenos erros apontados por Austen mas nunca corrigidos.

Como não querer uma edição dessas? =/
 
Bem, eu li e achei realmente fantástico. Tenho uma edição quem tem uma trilogia da Jane Austen, estou agora em razão e sensibilidade e devo dizer que segue a mesma linha de orgulho e preconceito o que fica meio monótono, no entanto, não deixa de ter também suas qualidades, eu estou gostando apesar da semelhança com o outro. Eu indico.
 
Clara disse:
Tenho uma versão bacana da L&PM, mas...

...São quase 100 páginas de Prefácio (por Vivien Jones) e Introdução (por Tony Tanner), além de notas no final do livro (...). Depois começam as notas explicativas, abordando questões capítulo a capítulo (...).
O livro conta ainda com cronologia, lista de leituras indicadas para quem quiser saber mais sobre o romance além de um extra muito interessante para os fãs deste trabalho de Jane Austen: emendas ao texto, arrumando pequenos erros apontados por Austen mas nunca corrigidos.

Como não querer uma edição dessas? =/

é, essas edições da penguin-companhia estão umas delicinhas mesmo. eu tenho um livro de obras completas da austen, em inglês. em teoria não era pra eu querer mais, mas toda vez que chega coisa da penguin-companhia meus olhos brilham, sejam os nacionais, sejam os estrangeiros :sim:
 
Tive a oportunidade de ver a versão cinematográfica baseada na ombra de Jane Austin de 2005, achei o livro mais interessante, como na maioria dos casos, essas versões não passam para tela toda a riqueza literal da obra.
 
Só homens comentando, ein?

Já viram a coleção de bolso da Saraiva/Nova Fronteira? Lançaram Emma, Orgulho e Preconceito e Razão e Sensibilidade. Eu acabei comprando todos, mas não li nenhum ainda.
 
Sou apaixonada por este livro, já o reli várias vezes. Foi o primeiro que li da jane Austen e gostei muito da forma como ela escreve; Orgulho e Preconceito entra na lista dos melhores que li. Outro que li da Jane foi Razão e Sensibilidade, não gostei muito, mas também é bom.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo