• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Orgulho e Preconceito (Jane Austen)

Mi Müller disse:
Eu também pensei em começar a ler em inglês com Orgulho e Preconceito, mas depois achei melhor não, acho que a escrita da Jane é muito rica e que posso deixar passar alguma coisa por não dominar ainda muito bem o idioma... mas é uma das obras que me fizeram voltar para o estudo de inglês!

estrelinhas coloridas...

Então Mi, pensei em começar por Orgulho e Preconceito justamente por conhecer um pouco mais da obra para tentar saber se estou deixando passar muita coisa ou não. Mas sei lá, preciso arrumar uma versão em inglês primeiro para tentar.
 
Anne! disse:
Morro de vontade de lê-lo. Alguém sabe me indicar uma edição realmente boa?


Anne, aconselho que compre esta edição.

Eu comecei lendo na edição da Landmark, achei muito ruim, e comprei esta que lhe indiquei. Pode confiar, é uma tradução nova. Eu fiquei sabendo que até no colégio Vértice estão indicando esta edição.

Gostei muito deste livro. Muito bem escrito, personagens bem convincentes. A mãe das moças é uma personagem hilária, quase caricata. A leitura é bem envolvente, faz tempo que eu não lia um livro assim. Por muitas vezes flagrava a mim mesmo torcendo pelos personagens.
Fiquei fã da Jane Austen.
nada como um final feliz pra variar um pouco. Bem, pelo menos no meu caso não tenho lido muitos livros com finais felizes. Não que sejam absolutamente necessários ou obrigatórios, muito longe disso, mas é bom, de vez em quando. :sim:
 
A da L&PM parece ser a melhor atualmente, mas tem aquela bonitona que vai sair pela coleção Abril que também tá valendo. Só corra da Martin Claret e Landmark. Por sinal, nem a Martin Claret conseguiu desfocar a obra de Austen. Isso que é livro!
 
Comprei uma edição da Martin Claret (apesar de, depois de tudo que ouvi falar da editora não me sentir muito empolgada), mas acho que vou comprar também a da Editora Abril, adoro livros de capa dura!!
 
Comprei "Orgulho e Preconceito" no início da semana. Sempre ouvi falar do livro e já vi adaptações dele para o cinema, mas nunca tinha me interessa em ler... até que surgiu "Orgulho e Preconceito e Zumbis" (heheheh). Achei a ideia do autor Seth Grahame-smith muito original e como sou fã absoluto de terror, tinha que embarcar na sua ideia.

Infelizmente, acabei comprando a edição da Martin Claret. Só depois entrei no meia palavra e vi que diziam horrores sobre sua tradução (hehehehe). Bom, agora o estrago já está feito. Mas mesmo que a tradução não seja lá muito legal, estou adorando o livro original, personagens, narrativa, etc., tudo é muito bem construído pela autora.

Não sei se "Orgulho e Preconceito e Zumbis" é um bom livro, estou muito curioso para saber, mas ele já serviu para uma coisa, abrir meus olhos para o livro original, que é maravilhoso!

Um abraço!
 
Luciano Altoé disse:
Comprei "Orgulho e Preconceito" no início da semana. Sempre ouvi falar do livro e já vi adaptações dele para o cinema, mas nunca tinha me interessa em ler... até que surgiu "Orgulho e Preconceito e Zumbis" (heheheh). Achei a ideia do autor Seth Grahame-smith muito original e como sou fã absoluto de terror, tinha que embarcar na sua ideia.

Infelizmente, acabei comprando a edição da Martin Claret. Só depois entrei no meia palavra e vi que diziam horrores sobre sua tradução (hehehehe). Bom, agora o estrago já está feito. Mas mesmo que a tradução não seja lá muito legal, estou adorando o livro original, personagens, narrativa, etc., tudo é muito bem construído pela autora.

Não sei se "Orgulho e Preconceito e Zumbis" é um bom livro, estou muito curioso para saber, mas ele já serviu para uma coisa, abrir meus olhos para o livro original, que é maravilhoso!

Um abraço!

Oi Luciano, eu também conheci Orgulho e Preconceito através desse livro sobre zumbis, como sou fã do tema quis conhecer antes o original, agora não quero mais saber de nenhum desses livros que usam esse clássico como pano de fundo. Orgulho e Preconceito é hoje um dos meus livros favoritos!!!
 
Rafaela disse:
Oi Luciano, eu também conheci Orgulho e Preconceito através desse livro sobre zumbis, como sou fã do tema quis conhecer antes o original, agora não quero mais saber de nenhum desses livros que usam esse clássico como pano de fundo. Orgulho e Preconceito é hoje um dos meus livros favoritos!!!

Rafaela, ainda não terminei o original, mas estou impressionado com a visão da autora sobre a alta sociedade do final do século XVIII, em especial, evidentemente, com a posição de submissão que as mulheres eram colocadas na época.

Imagino a tremenda pressão que todas as mulheres deviam sofrer para conseguir agradar o marido. Nada menos que a perfeição lhes era exigida. Além do mais, todas as suas "habilidades" como administradora do lar e intelectual (pois além de ter boas maneiras, ser "prendada", a mulher deveria ser culta ao máximo), eram direcionadas somente ao bem-estar e felicidade do marido. Se no meio do caminho ela obtivesse o bônus de também ser feliz com o casamento... ótimo. Mas primeiro deveria fazer o marido feliz.

Todo esse contexto social deixa a obra muito mais interessante do que já é.

Um abraço!
 
Luciano Altoé disse:
Rafaela, ainda não terminei o original, mas estou impressionado com a visão da autora sobre a alta sociedade do final do século XVIII, em especial, evidentemente, com a posição de submissão que as mulheres eram colocadas na época.

Imagino a tremenda pressão que todas as mulheres deviam sofrer para conseguir agradar o marido. Nada menos que a perfeição lhes era exigida. Além do mais, todas as suas "habilidades" como administradora do lar e intelectual (pois além de ter boas maneiras, ser "prendada", a mulher deveria ser culta ao máximo), eram direcionadas somente ao bem-estar e felicidade do marido. Se no meio do caminho ela obtivesse o bônus de também ser feliz com o casamento... ótimo. Mas primeiro deveria fazer o marido feliz.

Todo esse contexto social deixa a obra muito mais interessante do que já é.

Um abraço!

Fora o fato das mulheres não poderem herdar nada, como é mostrado no caso dos Bennets, se o Sr. Bennet morresse sua propriedade passaria para o Sr. Collins. Pobres mulheres.

Mas esse é exatamente um dos pontos fortes da Jane Austen como ela construiu muito bem o retrato daquela época. Sempre fazendo críticas com um humor irônico e sútil.
 
Com certeza Claudinha, o retrato realizado pela autora sobre a posição da mulher na sociedade inglesa no final do século XVIII é um ponto fortíssimo da obra. É sempre interessante comparar a situação da mulher antes e hoje; algumas coisas são tão absurdas que não deixam de ser engraçadas (evidentemente as mulheres da época não deviam achar tanta graça assim - hehehe).

Outra coisa que venho gostando demais no livro (e esse é o ponto que mais aprecio até o momento) é a construção dos personagens e o clima perene de que ninguém diz exatamente o que está pensando o sentindo.

Como estamos na alta sociedade inglesa, os personagens são "forçados" a conviver com indivíduos nem sempre interessantes. Ainda assim, as aparências precisam ser mantidas, com intuito de não manchar o status da pessoa ou mesmo da família como um todo perante os indivíduos componentes daquele grupo seleto.

São diversas as pessoas orgulhosas que fazem questão de vangloriar-se pelas mínimas qualidades que os destacam dos demais ou que fecham os olhos para os próprios erros; além de tantas outras preconceituosas (como a protagonista) que definem todos como bons, maus, educados, rudes, apenas com base em poucos encontros e histórias contadas por terceiros.

É com certeza um belo livro que tem suas melhores qualidades nos pequenos detalhes.

Um abraço!
 
Este livro está na listinha dos "Vou ler"... Lendo os comentários da galera do Meia me deu mais vontade ainda. Valeu, pessoal!:cheer:
 
graças a esse livro me tornei fã incontestável da obra de Jane Austen, sendo que Orgulho e Preconceito está entre os meus livros favoritos!
A história como a Anigel disse, é bem amarrada e realmente Mr. Collins, Msr. Bennet e Lydia nos dão vergonha. Mas uma coisa que percebi nessa segunda leitura e que não tinha percebido antes, é que a Elizabeth não era tão apaixonada pelo Mr. Darcy como a Jane pelo Mr. Bingley. O amor dela é mais como admiração e agradecimento. Ela não é tão romântica como eu me lembrava (principalmente por assistir o filme umas trocentas vezes e acabar me acostumando mais à Elizabeth do filme do que a do livro).
Mas o livro é incrível e descobri que existiram outras versões da história no cinema além daquela série com o Colin Firth. Olhem a imagem que achei. Agora vou tentar encontrar as outras versões - tenho ess mania, só do Fantasma da Ópera tenho 5 versões diferentes e ainda faltam 5!!!!

attachment.php


Encontrado na Wiki:
Cinema
1940 - Pride and Prejudice, estrelando Greer Garson e Laurence Olivier.

2001- O filme “Bridget Jones's Diary” ("O Diário de Bridget Jones") é uma releitura contemporânea do livro, estrelando Renee Zellweger como uma moderna Elizabeth, e Colin Firth, novamente, como Mr. Darcy.

2003 - Pride & Prejudice: A Latter-Day Comedy, estrelando Kam Heskin e Orlando Seale (as locações foram na Universidade Mormon, e foi dirigido por Andrew Black.

2004 - Bride & Prejudice, estrelando Aishwarya Rai, Martin Henderson, Nadira Babbar e Alexis Beldel. Produção de Bollywood, indústria do cinema indiano.

2005 - Pride and Prejudice, dirigido por Joe Wright e estrelando Keira Knightley (indicada ao Oscar pela interpretação) e Matthew Macfadyen.

Televisão
1980- Pride and Prejudice, estrelando Elizabeth Garvie e David Rintoul.

1995 - Pride and Prejudice, da BBC, feito para TV, estrelando Jennifer Ehle e Colin Firth.
 
Muito legal Rafaela. Eu assisti as adaptações com os Mr. Darcy das fotinhos de baixo. O último Mr. Darcy é de uma série em que uma leitora muito fã do livro (nos dias de hoje) acaba achando uma "passagem" que a leva pra dentro da história, e acaba trocando de lugar com a Elizabeth, que vem viver nos dias de hoje. É uma série bem curta (4 episódios se não me engano), só que esse Mr. Darcy não convence. XD
 
Encontrei na biblioteca perto de onde estudo Mansfield Park. Estou gostando muito e é bem diferente dos outros 3 que li (Orgulho e Preconceito, Razão e Sensibilidade, A Abadia de Northanger). Li que esse livro é uma nova fase que a Jane apresentou na sua obra, mudando um pouco seu estilo, mas ainda é, reconhecivelmente, Jane Austen!!
 
Box especial da Livraria Cultura com 3 séries da BBC baseadas nas obras da Jane Austen: Orgulho e Preconceito, Razão e Sensibilidade e Emma. Está R$ 150,00. Não achei tão caro, mas estou dura e quero muitooooo!!! :(

15009699.jpg


E na 5ª feira, dia 05, vai ter na Livraria Cultura do Shopping Bourbon um evento especial sobre a Jane Austen e não poderei ir!!!
 
Apesar de ter amado Orgulho e Preconceito ainda não li nenhum outro livro da Jane Austen. Quero muito ler Razão e Sensibilidade, que por sinal adorei o filme também. Quanto as adaptações da BBC só assisti Orgulho e Preconceito, vou tentar assistir as outras também.

Tem também o filme Amor e Inocência, com a Anne Hathaway e o James McAvoy, sobre a vida da própria Austen. Alguém assistiu? Eu gostei bastante.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo