1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Organizando os livros

Tópico em 'Generalidades Literárias' iniciado por Anica, 24 Jan 2008.

  1. Anica

    Anica Usuário

    Eu decidi catalogar e organizar meus livros (que aqui em casa tá uma bagunça só), mas fora um excelzinho básico eu não sei o que usar. Alguém aí sugere algum outro programa para organizar acervo de livros?? :traça:
     
  2. Pips

    Pips Old School.

    Só uso o excel. Mas dizem por aí que dá para usar o Access, ao invés de montar um catalogo de clientes, você monta um de escritores :)
     
  3. Ronzi

    Ronzi Oh, Crap!

    Eu prefiro deixar tudo uma puta bagunça, é mais criativo.
     
  4. LatinoAmericano

    LatinoAmericano Aqui jaz Alcarecco

    Ronzi, gostei tanto dessa sua criatividade que vou copiá-la :traça:
     
  5. Bagrong

    Bagrong RaG

    Tem esse site aqui ó: http://www.librarything.com/ (na versão brasileira: http://br.librarything.com/)

    Sabe, uma vez meu irmão tirou todos os livros da prateleira e organizou por ordem alfabética. Deu maior trabalho. Aí uma semana depois, a empregada tirou tudo de novo e organizou por cores. ¬¬

    Nunca mais alguém teve paciência de arrumá-los... Talvez eu tente qualquer hora.
     
  6. Oropher

    Oropher Hmm... oi?

    Os meus livros estão organizados por autor (e em seqüencia cronológica, como no caso de Tolkien), e por tamanho.

    Não tenho livro suficiente para montar um catálogo. :dente:
     
  7. Skywalker

    Skywalker Great Old One

    Meus livros estão perfeitamente organizados no estilo caos primevo. Não posso me dar ao luxo de organizá-los de outra forma. É muito livro pra pouca prateleira.
     
  8. Ronzi

    Ronzi Oh, Crap!

    Também tenho esse problema, pensei em jogar a mesa de jantar fora esses dias...
     
  9. Anica

    Anica Usuário

    Eu já conheço o site, o problema é que a conta de graça tem limite de livro (então eu uso só para registrar os livros que estou lendo e talz).

    Os nossos já estão empilhados no chão, babaus até prateleiras. Tem na sala, no quarto, no quarto do computador... O problema é que entramos numas de "Pô, cadê O Hobbit?" e aí para achar é um saco. Então eu quero organizar tudo, para não ser mais um saco achar. Aí minha idéia é deixar no quarto do computador todos os livros mais consultados por nós (tipo os Tolkien e os meus de teoria literária) e deixar para os outros cômodos os demais, mas aí organizados por autor.
     
  10. imported_Arien

    imported_Arien Usuário

    Anica, existem vários programas gratuitos para organização de bibliotecas. Destes acho que o Microisis é o mais chatinho de se usar...

    Minibiblio: http://informatica.terra.com.br/est/download/minibiblio.htm
    Openbiblio: http://openbiblio.incubadora.fapesp.br/portal
    BiblioExpress: http://pages.apis.com.br/marco/biblio/index.htm
    PHL: http://www.elysio.com.br/downloads/
    Microisis: http://productos.bvsalud.org/product.php?id=winisis&lang=pt

    Para ser sincera, embora eu já tenha trabalhado com o Microisis e o PHL, em casa eu nunca cataloguei meus livros, na verdade nem sei quantos tenho... A única coisa que faço é deixá-los, nas estantes, mais ou menos separados pelo tamanho, porque assim ocupa menos espaço...
     
  11. Anigel

    Anigel Eu atropelo duendes!

    Ana, logo que eu comecei a cadastrar meus livros usei o Book In Plus. Inclusive comprei a licença e tal, mas por duas vezes ele deu pau depois de eu ter terminado todo cadastro dos meus livros e apesar de ele ter um sistema de back up que eu salvei em três mídias diferentes, o meu cadastro foi para o saco nas duas vezes.

    Felizmente, meu TOC estava muito, muito acentuado na época (e eu não tinha nada para fazer pois estava cumprindo os três meses de férias compulsórias antes de iniciar o internato e concluir a faculdade) então eu fiz o meu catálogo de livros uma terceira vez, dessa vez com o Mini-Biblio, e estou satisfeita com o programa. A minha única ressalva quanto a ele é que não há um campo "tradutor" no cadastro, mas eu resolvi esse problema usando o campo "Extra" que tem.
     
  12. Skywalker

    Skywalker Great Old One

    Em novembro do ano passado eu cheguei ao ponto de doar boa parte das minhas roupas pra uma instituição de caridade pra abrir espaço no meu armário pra mais livros.

    Sério. Dá pra colocar mais uns 80, mais ou menos.

    Livro no chão eu não coloco.
     
  13. Anica

    Anica Usuário

    Opa, vou procurar esse então =D Valeu a dica, Anigel ^^

    Boa idéia, vou doar umas roupas do fábio :dente:
     
  14. Zuleica

    Zuleica Usuário

    Bem, Atualmente uso estantes e mesas, arquivados por assunto, +/- claro.
    Já vendi duas paredes de 2 x 2 - meus interesses foram mudando, meu gosto também. Lembro que quando vendi, pensei que ia morrer. Hoje reconheço que era preciso e que sobrevivi, os livros estavam muito batidos e eu precisa de um quarto disponível para colocar outras preciosidades. Eu lia e relia e emprestava muito. Ainda hoje lembro da capa de livros do Hemingway, "O velho e mar", "Por quem os sinos dobram", de Hermann Hesse com muita saudades e os do Arthur C. Clarke também.
     
  15. Anica

    Anica Usuário

    Nossa, eu não sei se teria coragem de fazer isso. o_O Na UFPR tem um professor famoso por causa da quantidade de livros que tem em casa. Na realidade, ele ganhou um prêmio literário e com a grana comprou um apartamento para guardar os livros. Diz que ele não lembra se já tem ou não um livro, e aí tem 3, 4 do mesmo...

    *invejinha*
     
  16. Artanis Léralondë

    Artanis Léralondë Ano de vestibular dA

    :lol::lol:
    hahahahaha...


    bah...que louco o homem ...
    se não for aquele professor de nariz empinado, com personalidade -sabe tudo-, deve ser legal as aulas dele :traça:

    não tenho muito livro, então alguns estão na estante improvisada que é um pedaço de madeira :dente:
    outros jogados com carinho na mesa e no bidê =D
     
  17. Anica

    Anica Usuário

    Então, hoje no modo mônica on eu consegui arrumar todos os meus livros. Não tem mais nenhumzinho no chão :grinlove: Mas eu realmente precisarei de uma estante se quiser arrumá-los por ordem alfabética (autor). :think:
     
  18. imported_Amélie

    imported_Amélie Usuário


    huhuh isso me lembra da vez que fomos à casa do Tezza fazer uma entrevista... O que mais chamava a atenção era a estante de livros maravilhosa na sala! Na minha futura casa, queria ter uma... mas renite é foda! :P
     
  19. Marcileia

    Marcileia Usuário

    Por enquanto os poucos livros que tenho estão guardador numa prateleira, mas assim que eu me mudar, vou mandar fazer uma estante na parede inteira pra guardar estes e os muitos outros livros que quero comprar. Para organizar, estou pensando em fazer no estilo da biblioteca, por autor e ordem alfabética, pra mim sinto que fica mais fácil de procurar qualquer livro, mas a idéia de catalogá-los em algum lugar não tinha passado por minha cabeça, gostei da idéia e vou dar uma olhada nos site indicados para ver qual me atrai mais.
     
  20. Hérmia

    Hérmia Usuário

    Os meus ficam numa prateleira aberta, mas pretendo comprar um armário com portas pra acomodá-los, eta trabalhão tirar o pó dos danadinhos.......
     

Compartilhar