• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Orelhas pontudas...Porque??

Tudo bem pode ser uma pergunta boba, mas pq os elfos tem orelhas pontudas, alguem sabe, ou tem uma explicação mitológica ou histórica!?!?:mrgreen:
 
Não tem, porque não se sabe se eles tinham orelhas pontudas. Pelo que sei, não é dito sobre isso em nenhum lugar. Mas talvez haja algum indício de alguém que saiba explicar melhor do que eu, sei lá. Creio que elfo ter orelhas pontudas já está encrustado nos filmes em que eles aparecem. Por isso talvez PJ tenha colocado os dito cujos assim. :mrgreen:
 
Última edição:
Nao ha explicaçao para esse facto, digamos que pode ser apenas uma forma de destinguir uma raça da outra, por exemplo voçe tambem poderia perguntar porque é que os goblins sao feios ou porque sao daquela cor...
Enfim, sao perguntas que eu acho que nao tem resposta, alem do mais ja ninguem imagina um elfo sem as suas orelhas nao e verdade?

Ps- este topico nao deveria tar nas parte de perguntas de tolkien ou assim?
 
Possivelmente é influência mítica, seja de um mito teutônico em si, ou seja de um mito regional britânico, porém, Tolkien não tirou essa idéia do nada.
 
Essa dúvida foi respondida na edição nº 10 da revista Universo Fantástico de Tolkien, que comprei em 2003. Talvez ajude:

Universo Fantástico de Tolkien; Cartas disse:
"Qual a origem da orelha pontuda dos elfos, pois nas descrições não são mencionadas. Tem uma passagem no conto de Tuor no livro "Contos Inacabados" em que um elfo da guarda de Gondolin diz a Tuor que sabia que ele não era um elfo olhando nos olhos dele".

Luís Fernando - Ourinhos - SP

Essa é complicada. O Tolkien, em algum momento, chegou a cogitar elfos com orelhas pontudas (por isso, nas Etimologias, ele menciona a palavra lhaw, audição, como originária de las, folha, porque a orelha dos elfos seria nesse formato). Mas aparentemente ele mudou de idéia e, nas obras oficiais, nunca menciona isso. Eu apostaria, portanto, em elfos com orelhas normais.
 
Então foi o PJ que colocou orelhas pontudas. E acho que sei por quê.
Em gravuras e ilustrações eu já vi elfos de orelha pontuda. Não foi Tolkien quem as colocou nos elfos e sim alguém que imaginou eles dessa forma e dos tempos pra cá eles eram caracterizados assim.
PJ colocou as orelhas pontudas por que viu por aí, em ilustrações, em séries de tv, em outros filmes; acho eu.
 
No imaginário europeu, elfos, gnomos e fadas sempre foram representados com orelhas pontudas. Talvez Tolkien nunca tenha mencionado as orelhas justamente para não fazer analogias com os elfos dos contos populares que pareciam pequenos diabretes e gostavam de pregar peças nas pessoas (hum... acho que isso é Sonhos de uma Noite de Verão...). Enfim, nem no Silma, nem nos CI e nem no SdA há referências ao formato das orelhas dos eldar. Quem sabe, nos volumes de HoMe tenha algo a respeito.
 
É, provavelmente PJ tenha seguido a "regra" geral, pois nessas histórias com duendes, gnomos e elfos vestidos de verde e arqueiros sempre têm orelhas pontudas. E concordo com Elring no que diz respeito talvez Tolkien não falar sobre isso para não fazer analogias com relação às demais histórias.
 
Nunca tinha parado pra pensar nisso. Para mim elfos sempre tiveram orelhas pontudas.

Se é herança das antigas lendas ou do filme, eu não sei. Que eu me lembre Tolkien detestava a imagem de elfos como os representados por Shakespeare, queria quebrar com isso. Se ele 'tirou' as orelhas pontudas dos seus personagens, isso já não sei dizer.
 
de facto nunca pensei nisso...
o facto de ser em forma de folha, mesmo n sendo verdadeira, ta muito original.:)
 
Pelo pouco que conheço das lendas nórdicas e célticas, os elfos ja tinham orelhas pontudas, mas esses elfos eram algo mais parecido com aqueles duendes dos contos de fada tradicionais (e tinham orelhas bem mais pontudas).
Tolkien transformou totalmente a imagem desses elfos, eles deixaram de ser criaturinhas que bebem cerveja e ficam saltitando pela floresta usando poderes mágicos a seu bel prazer. Com Tolkien eles ganharam a devida postura, tornaram-se os professores dos homens em suas histórias, ganharam seriedade e explendor, a meu ver as orelhas ficaram de bom tamanho, não tão grandes como as das lendas (do tamanho das de um coelho quase), mas sem perder o espirito de orelhas pontudas.
 
Eu estava pensando agora com meus botões...
Os elfos tem que ter uma caracteristica marcante, senão seria dificil notar a diferença entre elfos e homens...
 
Eu estava pensando agora com meus botões...
Os elfos tem que ter uma caracteristica marcante, senão seria dificil notar a diferença entre elfos e homens...

Mas e a leveza, beleza, delicadeza ? Creio que não seria dificil diferenciar as duas raças.
Nunca havia pensando na inspiração das orelhas em formatos de folhas:think:...poderia ser já que como amam a natureza.
 
Então seria o que? Não consigo pensar em muita coisa para diferenciar (fisicamente) elfos de homens..
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo