• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Orelhas élficas: pontudas?

J. J. Flash

Usuário
Essa aqui parece até meio tola, mas já vi tanta gente perguntando todo o tipo de besteira, então lá vai. :roll:
Nos filmes de Senhor dos Anéis, em todo o tipo de RPG, em Animês como Lodoss e Those who Hunt elves, os elfos aparecem com orelhas pontudas
Dia desses tava meio sem ter o que fazer e fui procurar no Silmarillion, no Hobbit e no SdA alguma referência sobre o pavilhão auricular dos elfosos.
Não achei nada.
Então, sábios de Valinor e amigos do fórum, por favor me respondam: Elfos de Tolkien têm ou não têm orelhas pontudas. E aonde diz se têm ou não? :o?:
 
A mesma palavra para definir "folha" era usada para definir o verbo "escutar" ou "ouvir". Las como em LegoLAS Verdefolha e Lhaw como em Amon Lhaw (Colina da Escuta) possuem a mesma orgiem etimológica. O fato de que elfos usaram o mesmo termo para definir o ato de ouvir e para as folhas é uma boa indicação.
 
Os elfos têm sim orelhas pontudas; são em formatos de folhas, como a indicação dada pelo Elrond bem demonstra. Eu só não consigo lembrar qual o texto que diz isso, mas estou certo que na Valinor tem sim.
 
Eu acredito que não têm não, pois quando Tuor chega a Gondolin, somente descobrem que ele não é elfo pelos seus olhos, de mortais. Não seria mais fácil simplesmente olhar as orelhas, so fossem diferentes?? :wink:
 
Não se Tuor tiver cabelos grandes e volumosos. O que é muito provável que tivesse, já que cabelos curtos e bem aparados eram coisa de algumas dezenas de milhares de anos depois.... dhehehehehe.
 
Sem falar que, além de estar escuro... :roll: ia perder totalmente o efeito poético da situação.

Imaginem ir de "você não é um elfo; seus olhos são olhos mortais" para "você não é elfo, suas orelhas não são pontudinhas"...

E as orelhas dos elfos tinham formato de folhas; eram levemente pontiagudas, e não como as orelhas do Batman.
 
Hmmm..
Devo dizer q é uma pergunta interessante...
Não me lembro de nenhuma referência direta e textual sobre o formato delas serem tais como nos desenhos, rpg, etc...

QUERO TRANSCRIÇÕES DE ALGUM LIVRO COMPROVANDO, RÂM!!! :mrgreen:

Namarië
 
Tá escrito em um dos HoME que as orelhas deles são em formato de folha... Só não sei qual deles...
 
Fëaruin disse:
Sem falar que, além de estar escuro...

Bem, é mais fácil distinguir a diferença entre o formato de uma orelha que entre os olhos no escuro, pelo menos eu acho... :roll:

Imaginem ir de "você não é um elfo; seus olhos são olhos mortais" para "você não é elfo, suas orelhas não são pontudinhas"...

Certamente poderia haver uma forma poética de dizer isso também, como "somente aqueles que descendem dos nascidos na margem do Cuiviénen, cujas orelhas têm forma de folha, podem continuar por este caminho." 8-)

Por falar nisso, se existir, alguém bem que poderia transcrever aqui o tal texto em que Tolkien fala das orelhas dos elfos... Resolveria essa dúvida de uma vez por todas.
 
O trecho existe sim, Tolkien escreveu que as orelhas élficas tinham o formato de folhas, como disseram. Está escondido em algum tópico perdido no Obras. Eu vou tentar achar.

Edit.: 8-)

Elfos têm orelhas pontudas?

Do livro The Lost Road:

""Las (1)
*lasse 'leaf': Q lasse, N lhass; Q lasselanta 'leaf-fall, autumn', N lhasbelin (*lassekwelene), cf. Q Narquelion [ KWEL ]. Lhasgalen 'Greenleaf' (Gnome name of Laurelin). (Some think this is related to the next and *lasse 'ear'. The Quendian ears were more pointed and leaf-shaped than [human].)"
 
tudo bem, vamos deixar q eles tem orelhas pontudas como se disse aí, nem tão pontudas, para as orelhas terem crescido da maneira que ocorreu em Rpg's e principalmente animes (?), talvez terem confundido os elfos de tolkien com alguma descrição de uma versão de elfos, como os nanicos que vemos por aí ou ainda uma outra criatura de origem nórdica ou proxima como fadas e tal? taí! nem sei se fadas tem orelha pontuda a representações com e sem, vai ver é um lance daquele que retrata, sei lá o cara tem tara por orelhas pontudinhas e coloca lá! heheheheh... :lol: :lol: :lol:
 
The Quendian ears were more pointed and leaf-shaped than [human].)"
Obrigado, Maglor. Essa dúvida toda começou quando vi umas ilustrações antigas de SdA, onde o Elrond e o Legolas aparecem com orelhas normais (e dava pra ver as orelhas). A única diferença é que os dois tinham uma aura dourada, pra dizer que eram elfos :roll:
 
Por falar em orelhas elficas, alguem sabe onde eu posso comprar um par de boa qualidade, por favor?
 
apenas auras, mas eu acho que é só isso que tolkien descreve, não me lembro mesmo dele falar de orelhas pontudas!!! :obiggraz: :roll:
 
qualquer representação dos elfos seja em filmes ou em ilustraçoes tem orelhas pontudas ,agora não me pergunte por que mas tem,acho que por que eles ouvem melhor sei la.........
 
Para mim os elfos tem orelhas pontudas...E ainda com os argumentos que o Elrond Meio-Elfo disse.....tudo indica que sim...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo