• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Orelhas de Elfo e Nariz de Orc

Lobo nobre,Aracáno obrigada pelos elogios!
E pelo “minha novata predileta” também^^. hahahaha
Espero fazer jus ao titulo!

Quanto aos bizantinos e gregos, sinto lhe dizer mas não são meu favoritos. Gosto da musica, mitologia e da língua também. Porem são os celtas que tem um lugar todo especial.
 
Infelizmente limparam muito da cultura celta durante a idade média.
O mesmo com os etruscos, hispânicos, hititas, hicsos e vários outros povos.
 
Há um livro, creio que não muito antigo, que seja recente, que trata dos Celtas de uma forma muito boa, ainda mais elucidativo em nossas questões.
Meu professor (mestre/doutor) de Idade Média está lendo e ficou de emprestar-me, quando ele o fizer passo a referência à vocês.

Abraços.
 
Certamente, o trato em questão das pesquisas que são escassas, naturalmente, tratam das mentalidades. Pois, assim como menciona Marc Bloch, o historiador não pode ter a falsa ilusão do "ídolo das origens", ou seja, pensar no passado para explicar o presente, fazer um julgo moral, se correto ou não determinado assunto, como feito com a escravidão no século XIX.
Como já dizia Benedetto Crocce: "toda história é contemporânea"; sendo assim, é necessário conhecer muito bem seu contexto, o que o leva a busca do passado, e entender que a história não é a ciência do passado, mas sim o estudo das "ações humanas no tempo".

Mesmo muito tendo sido perdido, as reminiscências são vivas.
Por exemplo, a cultura francesa muito deve aos celtas, mas não reconhece isso, pois preferem se ver como Romanos, e não como gauleses.
Através desses estudos, dessas reminiscências, pode-se recuperar grande parte, mesmo porque muitas das tradições são oralizadas.

Mas, entendo perfeitamente o que coloca, apenas quis elucidar a importância de trabalhos como o deste livro para a historiografia.

Abraços. =]
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo