• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Orelhas de Elfo e Nariz de Orc

kytarkiton-eru

Usuário
Gostaria de saber de onde tiraram a idéia de que os elfos tem orelhas pontudas e os orcs são deformados.

Já li o Silma, Hobbit e os Contos, mas a única informação sobre o assunto que tive no Silma onde diz que os Orcs são grotescos, mas onde diz que os elfos tem orelhas pontudas?}
 
Gostaria de saber de onde tiraram a idéia de que os elfos tem orelhas pontudas e os orcs são deformados.

Já li o Silma, Hobbit e os Contos, mas a única informação sobre o assunto que tive no Silma onde diz que os Orcs são grotescos, mas onde diz que os elfos tem orelhas pontudas?}


Acredito que a aparencia dos Orc's e Elfos sejam iguais ou proximas das que aparecem no filme.
E nao há somente livros de Tolkien que falam sobre Elfos (e sua orelhas pontudas/ e Orc's e sua aparencia grotesca) há muito mais a dizer sobre Elfos e Orc's do os livros de Tolkien possam te mostrar !!! :D
 
VocÊ pode procurar alguma coisa sobre elfos no influências, quanto aos orcs, eles vêm da mitologia eslava e são deformados oras...
 
Sobre as orelhas dos elfos, e mesmo sobre os orcs, como disse Calim, temos o exemplo de mitologias pré-existentes.
Porém, sobre a forma horrenda dos orcs, basta munir-se do fato de que são distorções feitas por Melkor de seres vivos para ter-se uma idéia.
 
Bem, depende do critério de habilidoso. De fato suas criações eram úteis, e muito bem utilizadas, feitas sob medida para suas idéias.
Não podemos descontextualizar. Devemos nos lembrar da intenção de Melkor ao criá-las, e tarjá-lo inábil seria um tanto quanto ingênuo. =]
 
Quando eu digo que ele não era muito bom com a massinha de modelar quero dizer que é mal feito na aparência, contudo acho que ele ficou satisfeito com os resultados.
 
Orcs são grotescos porque Morgot os fez assim.

Já os elfos terem orelhas pontudas, não sei porque no filme é assim. Também não lembro de Tolkien descreve-los dessa maneira. Na verdade ele não descreve. Mas acho que PJ pesquisou algumas mitologias e descobriu que eles tinham orelhas pontudas. Só que os elfos de Tolkien são diferentes da mitologia; ele deu seu toque especial, e as orelhas pontudas não são uma delas.
 
Nao acredito que essas orelhas pontudas tenham sido tiradas do nada...deve haver algum precedente, mesmo nas obras, que deixamos passar. Quanto ao fato de orcs serem feios, ja partindo do ponto levantado pelo Aracano, as intençoes de Melkor eram assustar, colocar medo, logo a aparencia dos orcs nao podia ser bonita, e sim bem feia...^^...acho que seja isso.
 
Os RPGs modernos (pós-Tolkien) retratam os elfos com orelhas pontudas, PJ tomou a liberdade de retratá-los assim no filme, isso não gera tanta controvérsia por ser um pequeno detalhe, diferente das asas de Balrog...
 
É um assunto polissêmico (e escolho este termo propositalmente antes de polêmico). As imagens, os ícones são polissêmicos. Nos permitem mais de uma interpretação. E Tolkien em certas passagens das obras coloca "metáforas" em suas descrições dos Valaraucar, e metáforas para ressaltar sua velocidade, como na questão de Melkor ter sido feito cativo de Ungoliant, e seu grito estridente que chama a atenção de seus servos.¹
Desta forma, temos muitas interpretações, e nenhum ponto vital da questão, se teriam asas, ou não. O que diria é que, esta questão não cabe a uma visão holística das obras, e muitas vezes não parece-me sair sequer do factual.
O que nos traria de benefício intelectual saber se tinham ou não asas, afinal, são eles Ainur, seres "divinos", de que importam asas? Não são meramente elementos imagéticos polissêmicos?

Abraços.

¹Refiro-me ao trecho em O Silmarillion que trata este assunto, não somente do "recorte" humilde de meu post.

Obs: A finalidade deste post é meramente ilustrar a questão vastamente tratada (mas não esgotada) das asas de Balrogs.
 
Última edição:
O fato é que a imagem mais difundida atualmente de elfos é a tolkeniana, os elfos mitológicos seríam totalmente diferentes em aparências, conforme descritos em trechos das sagas nórdicas... E também em comportamento e interesses...
 
gente só sei que se eles não tiverem orelhinhas pontudas não vai dar pra diferenciá-los dos humanos, pelo menos de cara. E os orcs são legais porque são horrendos e deformados e malvados e cruéis :twisted:...
 
Os elfos, mesmo se tivessem as orelhas "normais" (ao nosso ponto de vista), eram muito belos, mais belos que a grande maioria dos homens, daria pra distinguir pela beleza dos elfos (agora, as lindas mulheres seriam um problema....);
Os elfo "pre-Tolkien", os da mitologia têm orelhas pontudas, no RPGs também, não creio que com Tolkien seria diferente.
 
os de RPG têm muitas características diferentes das dos humanos: visão no escuro, imunidade ao Sono, constituição mais frágil, e orelhas pontudas :dente:
 
Tolkien fala que os balrogs não tinham asas?
Não fala se tinham, mas também não diz que não têm.
Eu acho que não têm:roll: .
O fato é que a imagem mais difundida atualmente de elfos é a tolkeniana, os elfos mitológicos seríam totalmente diferentes em aparências, conforme descritos em trechos das sagas nórdicas... E também em comportamento e interesses...
Alguns tinham até pelos castanhos na cara ou se assemelhavam à dríades.
os de RPG têm muitas características diferentes das dos humanos: visão no escuro, imunidade ao Sono, constituição mais frágil, e orelhas pontudas :dente:
Nhé.:mrgreen:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo