• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Ordem de leitura do livros

Saudações!
Pretendo começar a ler os livros de Tolkien. Pelo que sei, são três livros: O Hobbit, O SdA e O Silmarilion.
Penso em ler na seguinte ordem: Hobbit, Silmarilion e SdA.
Gostaria de saber se existe outros livros que se relacionam com esses e também gostaria de saber a ordem correta de leitura.
Obrigado, amigos!
 
Comece pelo Hobbit, depois vá para os Senhor dos Anéis, depois leia o Silmarillion, e por último leia o Contos Inacabados, que é uma espécie de apendice gigante sobre as outras obras....

Essas são as únicas obras de Tolkien publicadas aqui no Brasil a respeito da Terra-Média...
 
Se vc quiser seguir a ordem cronológica dos acontecimentos tem q ler o Silmarillion, o Hobbit, Senhor dos Anéis e como bem disse o Finarfin o "apendice gigante" q é o Conto Inacabados....o único problema é q o Silmarillion antecipa tudo q aconteceu d principal tbm na 3a era, no caso o Hobbit e SdA, mas com os filmes não vai ser novidade nenhuma pra ninguém! :mrgreen:
 
Finarfin disse:
Comece pelo Hobbit, depois vá para os Senhor dos Anéis, depois leia o Silmarillion, e por último leia o Contos Inacabados, que é uma espécie de apendice gigante sobre as outras obras....

Essas são as únicas obras de Tolkien publicadas aqui no Brasil a respeito da Terra-Média...

Obrigado! Mas, dizem, o silmarilion são eventos que antecedem O Hobbit e o SdA.
É aí que eu me embolo..
Se tiver paciência em me explicar, eu agradeço! :)
 
Se bem que o Silmarillion também pode ser usado como uma introdução para o Sda, pois tem varios pontos q são sitados no Sda que são do Slima....daí vai de você, da primaira vez que li....li na seguinte ordem.... O Hobbit ....Silmarillion e depois Sda ...acredito que não exista uma ordem correta ...ou seja uma unica ordem, você que escolhe!
 
O Senhor dos Anéis é uma continuação direta do Hobbit, portanto é bom lê-lo logo apos o Hobbit.... já o Silmarillion, mesmo restratando uma epoca anterior ao SdA, pela forma que foi escrita, é melhor ser lido depois.... ele conta o passado, diferente do SdA que é narrado no presente, por isso naum tem portancia lê-lo depois...
Eu li o Silmarillion antes dos outros e depois vi que era melhor ter lido depois...
e o Contos Inacabados naum há duvida que deve ser por último.....
 
Esse tópico é bem parecido com vários que já vi antes.

Por ordem natural, lê-se: O Hobbit, SDA, O Silmarillion e Contos Inacabados, partindo daí pras Homes e pras Cartas e pro Aventuras de Tom Bombadil.

Mas alguns livros podem ser lidos não necessariamente na mesma ordem.

Eu li O Silmarillion antes de SDA, apesar de uns spoilers no fim do livro.
 
Não existe uma ordem rigida a ser seguida...mas acho que a ordem mais correta seria o Hobbit, SdA, Silma, CI, HoMe, Cartas, Tom Bombadil.
Pois o hobbit e Sda, são continuações imediatas, contam praticamente a mesma história ( Do Um Anel ), Sima fala da criação, de como tudo foi nasceu e tem histórias curiosas, porém pode acabar te confundindo c/ alguns personagens e algumas coisas, CI como disseram é um apendice gigante e as HoMe e Cartas vão tirar algumas duvidas mais profundas e tem alguma curiosidades e As Aventuras de Tom Bambadil o nome ja fala.
 
A informação que tenho é que as aventuras de Tom mBombadil é uma compilação de poemas, e não uma história em prosa que conte as peripécias do nosso amigo ilustre desconhecido!!! :eek:
 
As aventuras de Tom Bombadill é uma coleção de poemas que estao no SDA.
Quanto a cartas, HOME, nao vejo problema em ler as cartas antes.
 
Eu leria primeiro o O Hobbit, já que ocorre antes que o SdA. Depis leria o SdA e o Silmarillion e por último o COntos Inacabados.
 
[quote="Breno VolpiniMas, dizem, o silmarilion são eventos que antecedem O Hobbit e o SdA.
É aí que eu me embolo..
Se tiver paciência em me explicar, eu agradeço! :)[/quote]

Porque a trilogia já é mais comum aos fãs dos filmes. Digo isso porque meu namorado só conseguiu ler a trilogia após ver os filmes; antes ele nunca tinha tido paciência (oK, eu sei que nem todos são assim, mas estamos falando da maioria das pessoas).

O Silmarillion é para os fãs, e é foguete você ler o Senhor dos Anéis e não virar fã. É fogo; é só pra quem gosta mesmo. Eu li o Silmarillion só depois de ler três vezes a trilogia, e agora estou lendo tudo de novo, simplesmente porque dá vontade de ler e encontrar trechos que você não tinha prestado atenção antes.

Eu acho, sinceramente, que você vai ficar meio perdido se ler primeiro o Silmarillion. Os filmes são muito bons mas são bastante superficiais; quem leu os livros sabe disso. Recomendo, então, a leitura da trilogoia, DEPOIS O Hobbit (porque vc vai ter mais interesse pela história dos hobbits), depois o Silmarillion e depois os contos inacabados.

Boa sorte! : )
 
Thórin disse:
eu particularmente li, antes de tudo, o Silma, depois O Hobbit, depois o SDA, depois Os Contos Inacabados.... não acho q fiz errado.... ou fiz????? :lol:

eu acho que vc deveria ter deixado o silma por ultimo pq falam que é uma leitura pesada mas eu ainda naum li mas eu li o sda e agora vou ler o hobbit para somente depois lê o silma e os contos inacabados....
 
the huntress disse:
[quote="Breno VolpiniMas, dizem, o silmarilion são eventos que antecedem O Hobbit e o SdA.
É aí que eu me embolo..
Se tiver paciência em me explicar, eu agradeço! :)

Porque a trilogia já é mais comum aos fãs dos filmes. Digo isso porque meu namorado só conseguiu ler a trilogia após ver os filmes; antes ele nunca tinha tido paciência (oK, eu sei que nem todos são assim, mas estamos falando da maioria das pessoas).

O Silmarillion é para os fãs, e é foguete você ler o Senhor dos Anéis e não virar fã. É fogo; é só pra quem gosta mesmo. Eu li o Silmarillion só depois de ler três vezes a trilogia, e agora estou lendo tudo de novo, simplesmente porque dá vontade de ler e encontrar trechos que você não tinha prestado atenção antes.

Eu acho, sinceramente, que você vai ficar meio perdido se ler primeiro o Silmarillion. Os filmes são muito bons mas são bastante superficiais; quem leu os livros sabe disso. Recomendo, então, a leitura da trilogoia, DEPOIS O Hobbit (porque vc vai ter mais interesse pela história dos hobbits), depois o Silmarillion e depois os contos inacabados.

Boa sorte! : )


Falou tudo, não precisa acrescentar mais nada.
 
Na minha opinião o melhor seria ler "O Hobbit" primeiro por ser um livro mais introdutório, com uma história mais simples. Tendo a noção básica de Terra-Média adquirada com ele, parta para a triologia do Anel, cuja compreensão será mais fácil ( eu tentei começar a ler Sda antes do hobbit e não consegui).
Vá para a história das Silmarils depois,um livro BEM mais difícil, com um vocabulário um pouco mais arcaico que o presente nos outros livros. leia por último Os Contos Inacabados , um livro que mostra a grande genialidade de Tolkien e sua preocupação com as obras.
Tem também o Roverandom, que não tem nada a ver com a Terra Média ( apesar de referencias ao legendarium de Tolkien), que fala sobre um cachorrinho transformado em brinquedo por um mago, tentando adquirir a forma original. Além desse, tem o Mestre Giles de Ham , que infelizmente não li, mas sei que é sobre um dragão e um fazendeiro.
Agora estou lendo o The book of the lost tales II , que infelizmente nào foi lançado no Brasil, da série History of Middle earth ( que narra as primeiras versões de sua mitologia - a qual convenhamos, mudou pra kct - e o interesse dele de criar uma mitologia para a Inglaterra).
Tem outros livros, Letters, smith of Wooton Major, As aventuras de Tom Bombadil...mas nada deles no Brasil!
Peçamas a Eru e à Elbereth que eles venham para cá!
 
Eu li o sda, depois o hobbit e depios o silma e CI, mas perdi mto de não ter lido o hobbit primeiro, fiquei mto perdida no começo do sda, recomeçei algumas vezes, pois na época não tinha o filme pra ajudar... então acho que a sequencia que sugeriram, hobbit,sda,silma,CI, está ótima... :)
 
velho, di boa, num começa por silmarillion não cara, comece pelo hobbit depois sda e só depois silmarillion, é que o silmarillion é tipo um complemento da terra média, tanto é que foi lançado bem depois de sda e hobbit, no silmarillion conta o que aconteceu no sda, ele foi feito para quem leu primeiro o sda, então lê primeiro o hobbit, sda e silmarillion, depois se quiser leia contos inacabados
 
Concordo com você Curunfinwë acho que o indicado seria ler o hobbit, depois o sda, e depois o silma, já que o silma vai ser uma tiraçÃo de duvida e algumas curiosidades e textos sobre arda e tuda mais a ver com isso, fora a história das silmarils, e depois se tiver empolgado leia o contos inacabado, é legal, mas é grande. Eu naum li nessa ordem mas até que tá dando certo, li o hobbit, o sda, ai como naum sabia li o CI, ai percebi q devia ter lido o silma antes, agora estou lendo o silma, a unica coisa é que fiquei meio perdido no CI...!! :D
 
realmente .. acho que Silma assim de cara eh uma imagem da Terra-media que você não vai enconttar no resto.. você vai acabar levando um susto se passar do silma para o hobbit heueheuhe eh muito diferente... o silma eh mais se vc realmente gostou do estilo de escrita do mestre .. aí vc lê... vale muito a pena! eh apaixonante! :wink:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo