• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Ordem da gramática

Sauron_Body

Usuário
Qual é a ordem da gramática em quenya (ou sindarin. Ou os dois)?
Tipo, até hoje já fiz download de milhares desses textos que dizem ensinar quenya mas nao ensinam a gramática. E Deriel, donde vc tira tanto conhecimento? O Tolkien em espírito te apareceu e ensinou tudo?

Valeu
__________________
(Como arranja uma nova assinatura?)

Vida longa à SdA!

Edited by - Tirion Windlord on 07 January 2002 21:20:26
 
Tá com tudo, hein Deriel?

Er-chorf hain torthad bain, Er-chorf hain hired,
Er-chorf hain toged bain a din fuin hain nuded
 
Bom, eu precisava saber o que você entende por "ordem da gramática" para que eu possa te ajudar.

Na verdade eu gosto muito da obra do papa... err... de Tolkien.

O que acontece é que por causa da Valinor, eu acabo tendo que responder dezenas de dúvidas por dias, das mais bobinhas às mais complexas, e eu vou sempre atrás, pesquisar, procurando uma resposta
 
Olá´s!!! Saudações!!!

"Ordem da Grámatica" não seria a própria gramática, estrutura, etc...?

ah, mais uma coisa, não tem como vc me indicar os livros para estudar as línguas do mestre Tolkien?



B´s e Bs! (Bye´s e Beijos!)

"Nada é impossível neste mundo, nenhuma ladeira é tão íngreme...
Que Buda o abençoe."
 
quote: Bom, eu precisava saber o que você entende por "ordem da gramática" para que eu possa te ajudar.

É tipo a... a... ordem de gramática!! Tipo com o portuga:

A porta é azul
(artigo) (substantivo) (verbo) (adjetivo)

Com o quenya é diferente, como no ingles? Ou é igual?
Tipo, é isso que queria saber. Vai que é algo como "a porta azul é" tipo Yoda? Sei lá! Preciso disso!!!!

Valeu
____________


Vida longa à SdA!
 
Almarë!

Isso eu tbm quero saber. Assim: quem vem primeiro na ordem da frase o verbo, o artigo, o substantivo ou é algo variavel? (diz q nao! hehehe ^^)


MAGO CLOW

------------------
"Ein Ring, sie zu knechten, sie alle zu finden,
Ins Dunkel zu treiben und ewig zu binden"
 
ah isso tb eu naum encontrei

na valinor
tem isso tudo em arkivo para baixar??

Eae Preciosa, quer tc?


"Quem dá aos pobres tem que pagar o Motel"
 
Almarë!

Eu ainda nao sei mt coisa de Quenya, mas nas minhas pesquisas e achei o seguinte:

A ordem garamatical pode ser igual a do ingles (sujeito+verbo+objeto), ex.: i parma ná carnë (o livro é vermelho), mas tbm é aceitavel assim: i parma carnë ná (literalmente ficaria assim: o livro vermelho é)

E nao existe artigo indefinido (um/uns/uma...) só o definido (o/a/os/as) q é "i". Caso ele nao apareça ja é aceito q na frente tem um indefinido.

Acho q é isso! Tem mt mais coisa, por enquanto eu só sei um pouco de gramatica, ainda estou nos verbos (no tempo futuro) ainda falta adverbios, verbos no negativo......

MAGO CLOW
Eleni siller



------------------
"Ein Ring, sie zu knechten, sie alle zu finden,
Ins Dunkel zu treiben und ewig zu binden"
 
Bem, de acordo com meus parcos conhecimentos sobre isso, acredito que no Quenya, a ordem não seja importante, já que a declinação que vai definir "o quê é de quem".

Por Reinaldo "Imrahil" Lopes:
Em português, as frases O lobo persegue o homem e O homem persegue o lobo têm sentidos completamente opostos, embora as palavras que as compõem sejam exatamente as mesmas. É a ordem das palavras na frase, e apenas ela, que nos permite dizer “quem persegue quem”; o que está antes do verbo “persegue” (o sujeito) é o perseguidor, enquanto o que está depois do verbo (o objeto) é o perseguido.
Vamos ver agora as mesmíssimas frases em grego antigo: Ho lýkos diókei tón ánthropon e Tón lýkon diókei ho ánthropos. Se prestarmos atenção, veremos que a ordem dos elementos é idêntica nas duas frases: “lobo” + “persegue” + “homem”. Porém, no final das palavras, existe a indicação de como entender o sentido de cada oração. A terminação s em lýkos mostra que a palavra “lobo” é sujeito, enquanto o n em lýkon diz que ele é objeto; o mesmo acontece com ántropos/ánthropon (“homem” sujeito/”homem” objeto).


:: A Única Elfa Dinha em Arda ::
 
Eu tbm tenho uma dúvida quanto a ordem:
Primeiro se põe a loc. adjetiva depois o substantivo ou o subst. vem primeiro? Isso vale tbm p/ o adjetivo.

e uma outra dúvida q não é de ordem, mas quando q se deve juntar o subst. com o adjet. ou locução adj.?


muito obrigado...
 
Deriel!!
Ajude-nos!!!


----------------
"Viva como se fosse morrer amanhã. Aprenda como se fosse viver para sempre!"
-Gandhi
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo