1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Orcs, the final frontier...

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Dhanun, 2 Mai 2008.

  1. Dhanun

    Dhanun Eu sempre fui um

    Orcs, os soldados mais razos do exército negro. Independente de era, esses seres grotescos lutaram para saciar os desejos mais maliciosos de seus senhores sombrios (começando por Morgoth)
    A questão é: Como essas criaturas horrendas e, ao meu ver, interessantes se organizavam?
    Em alguns trechos das obras de Tolkien, ele chega a citar tribos, mas já tentaram imaginar "orcs fêmeas"?
    Peter Jackson apostou em outro tema: Orcs que surgem de fendas na terra, mas, se eles são tão autômatos como no filme, para que se dividiriam em tribos?
     
    Última edição: 2 Mai 2008
  2. Duilin

    Duilin Eruhín Alcarohtar

    Hmmm temos diversas discussões aqui no fórum sobre os vários possíveis aspectos. Origem, reprodução, comunicação, hierarquia, entre muitos outros.

    Sua origem não é exata, já que a própria obra se contradiz de publicação para publicação.
    Mas o certo é que viviam sim em comunidades, e isso aparece em todos livros.

    Nas fortalezas dos Senhores das Trevas, que nesse caso eram submetidos às ordens de outros seres em Angband, por exemplo.

    Mas há outros casos, como em Cirith Ungol, ou nas Montanhas Sombrias, onde viviam organizadamente (a sua peculiar maneira, claro...)

    Mas viviam em sociedade, de alguma (e escatológica) forma se reproduziam, como também se alimentavam.
     
    Última edição: 3 Mai 2008
  3. zannah

    zannah The Red

    :think: Se eu me lembro bem, nem Tolkien chegou a uma decisão sobre a origem dos Orcs. Não há um consenso se eles seriam elfos ou humanos pervertidos pelas forças das trevas.

    Como elsonluiz já observou, eles viviam em comunidades (quando não estavam servindo em alguma fortaleza ou guerreando, lógico), onde se reproduziam (nem quero imaginar a cena :blah:), se alimentava e criavam seus filhotes (ou, no caso, "malcriavam"), entre outras coisas.

    Afinal, até os orcs deveriam ter alguma vida social, não é mesmo? :lol:
     
  4. Belcrivelli

    Belcrivelli Usuário

    Em o Hobbit é possível ter uma idéia de um núcleo organizado, onde um orc era o líder e cuja morte despertou a sede de vingança dos subalternos. Além de possuírem hierarquia, também realizavam ataques planejados por eles mesmos, assim como eles próprios decidiam sobre suas alianças, como é mostrado no momento em que os orcs marcam um encontro com wargs para juntos invadirem uma aldeia humana.
     
  5. Edu

    Edu Draper Inc.

    Há um texto super interessante, produzido pelo Conselho Branco, que aborda a questão da organização social dos orcs. É curtinho (tem apenas 3 páginas) mas muito bacana. Estou anexando-o a esse post, quem quiser ler vai encontrar nele uma introdução bem boa ao assunto.
     

    Arquivos Anexados:

    • Orcs.pdf
      Tamanho do arquivo:
      28,1 KB
      Visualizações:
      43
  6. Almirante Ackbar

    Almirante Ackbar Usuário

    Caranthir deu uma enorme ajuda, nesse artigo você vai saber muito sobre a organização social dos orcs, mas é pra ler Dhanun.
     
  7. David-gondorian

    David-gondorian Usuário

    Eu acho que a ideia de nao haver orcs femeas é como a ideia de nao haver anoes femeas, porque no livro o hobbit quando gollum perdeu o anel foi quando ele foi caçar um orc bebé e até acho que alguns participaram nas lutas, é como nós a ver os caes so sabemos se vermos o orgaos.
     
  8. Almirante Ackbar

    Almirante Ackbar Usuário

    Rapaz, nunca tinha pensando nisso.:think: É pode ser isso mesmo.
     
  9. General Artigas

    General Artigas Não tá morto quem peleia

    Essa teoria do David-gondorian até que tem sentido.

    Ninguem viu uma femea de orc pq ninguem teve coragem de pedir pra ver o órgão.
     
  10. Thorin Escudo de Carvalho

    Thorin Escudo de Carvalho Part-time Ninja

    Última edição: 16 Jul 2008
  11. Belcrivelli

    Belcrivelli Usuário

    Eis uma ótima observação!
    Já pensou em quanto os orcs eram temidos, evitados, odiados e outras coisas mais que impediam um convívio maior e, portanto, um maior conhecimento deles pelas outras raças?
    Sendo quem são e agindo como agem, é lógico que ninguém perguntaria a um orc coisas do tipo: "E a esposa, vai bem? E os bebês, já aprenderam a gostar de devorar carne humana? E os seus filhos mais velhos, já estão invadindo seus primeiros vilarejos? Aliás, estou falando com um senhor ou uma senhora orc?"
    Principalmente porque os orcs costumam ser encontrados em situações que envolvem combates, o que não deixa muito tempo disponível para conversar sobre amenidades...
     
  12. Revy

    Revy I make my rules!

    Não sei se alguém se lembra, mas há um bom tempo foi lançada uma revista com nome parecido com "Universo Tolkien" (não me lembro bem, mas acho que é isso). Em uma edição, mostra uma orc fêmea e um bebê (eu acho) que apareceram nos sets de gravação do PJ.

    Alguém tem como confirmar isso?
     
  13. Thorin Escudo de Carvalho

    Thorin Escudo de Carvalho Part-time Ninja

    sem blablala e tópicos repetidos,mas acho q não tenho nehuma imform~ção para lhe dar.
     
  14. Lord Khamûl

    Lord Khamûl Usuário


    :lol: bom, estou sendo redundante, mas os orcs eram organizados e tinham grupos consolidados e eram super inteligentes, o fato de serem orcs não significa diminuição de inteligencia, já que eram pessoas igual aos elfos e homens, no sentido da formação humana, mas claro que eram pessoas que tinham em mente a crueldade, isso é fato.

    no livro o hobbit mostra a questão da organização e hierarquia dos bichinhos :mrgreen:
     
  15. Imrahil

    Imrahil Kyknos kyknón

    Outro ponto importante é a presença de vários "breeds" (raças, como as de cães) de orcs, que fica bem clara nas passagens mordorianas do SdA.

    Alguns deles eram biologicamente mais lutadores, outros biologicamente adaptados a serem rastreadores. Eu acho que é um caso de seleção artificial mesmo: Sauron e Saruman (e provavelmente Morgoth, no passado) certamente induziam cruzamentos entre orcs, e entre orcs e humanos, mais tarde, para produzir indivíduos com as características de interesse deles.

    Abraços,
     
  16. Thorin Escudo de Carvalho

    Thorin Escudo de Carvalho Part-time Ninja

    É verdade posiue estes se organizaram rapidamente e atkacarn a montanha solitária na batalha dos 5 exércitos.
     
  17. wsnjr

    wsnjr Sir Auron


    Caramba muito bom esse texto, já resume bem o assunto. E realmente os Orcs são interessantes como uma sociedade pois eles são organizados o suficiente pra terem o máximo de eficiência em batalha. Na verdade, se o Orcs fossem mais unidos no geral e um pouco mais inteligentes eu acho que não haveria força capaz de detê - los pois veja bem:

    Eles se reproduzem com uma velocidade impressionante, têm uma resistência incrível a ambientes hostis e batalham de um jeito que deixaria qualquer espartano orgulhoso:yep:


    Graças a Eru que as coisas não são assim:mrgreen:
     

Compartilhar