• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Orcs são elfos corrompidos?

  • Criador do tópico Não Registrado
  • Data de Criação
Os orcs são oriundos dos homens e elfos. É assim que vejo.

Elfos corrompidos na Primeira Era, mesmo Tolkien em uma carta dizendo que não sabe ao certo a origem deles.

E homens corrompidos na Terceira Era, os semi-orcs. Sempre enxerguei ou assim imagino homens da Terra Parda se misturando com orcs para práticas variadas, dentre elas o sexo.
 
no meu ponto de vista existem na verdade 2 tipos de orcs:
os chamados por alguns como Dark-Elfs como sendo os originados da distorção da musica criada por melkor e que imitam os elfos
e ainda os orcs que, tambem criados da distorção musical de melkor, imitam a raça dos homens
Humanos e elfos não faziam parte da Canção dos Ainur. Eles foram inseridos apenas depois e pelo próprio Eru.

E os elfos negros não são orcs. São elfos mesmo. Um deles aparece no Silma: Eöl, o elfo negro que forjou a Anglachel, a espada de Túrin.
 
O próprio Tolkien nunca se decidiu sobre o tema, o que nos deixa livres para escolhermos a opção que mais nos agrada. Assim sendo, fico com a hipótese da dissonância como "criadora" dos orcs. Afinal, livre arbítrio, que só pode ser concedido por Eru, eles não têm, trata-se de uma espécie capaz apenas do mal, o que descarta todas as hipóteses de uma "paternidade" élfica ou humana. Ora, filhos, mesmo que deformados, de seres dotados de livre arbítrio, herdam a capacidade de discernir dos pais, ainda que estes sejam maus até a medula, e, como sabemos, não há orcs bonzinhos ou sequer neutros. Quando o Dark Lord de plantão os chama, todos se apresentam para lutar por ele.

A minha segunda hipótese favorita é a de que eles "descendem" de cadáveres de elfos, que foram seviciados de todas as formas possíveis e mortos por Melkor. Ou seja, Morgoth usou estes defuntos como matéria-prima na criação de seus "pimpolhos" a quem concedeu um arremedo de espírito (se é que ele era capaz disto).

Agora, numa fan fiction à moda do "Livro Negro De Arda", eles seriam elfos que se corromperam e adotaram Melkor como amo e senhor e foram amaldiçoados, e também toda a sua descendência, por isto pelo próprio Eru.
 
Última edição:
Nada como o bom e velho espírito natalino para ressuscitar os mortos. Até hoje a discussão em torno da origem dos orcs é incerta; antes de ler as demais obras e cartas de Tolkien, eu acreditava que eram elfos corrompidos, porém, após ler o Leis e Costumes e Mitos Transformados do HoMe, todas as pontas ficaram soltas e provavelmente permanecerão assim. A menos que o Chridtopher encontre algum outro rascunho ou Carta sobre o surgimento dos orcs.

Um fator que descarta os elfos como os ancestrais órquicos é o fëar élfico; parte do espírito élfico dos pais é repassado para a criança e como os orcs se reproduzem de forma acelerada, não é possível jogar a paternidade sobre os quendi. Os atani também apresentam outro problema: os orcs já existiam antes dos despertar dos homens em Hildórien, ou seja, a menos que o próprio Tolkien volte do além e refaça a cronologia de Arda, a origem dos orcs do lado Mortal deve ser descartada.
 
Além do mais, há os indícios do papel de Saruman como "geneticista", cruzando orcs e homens, o que permetiria seu deslocamento sob a luz do sol, embora a odiassem. Os Uruk-hai de Saruman não eram diferenciados? :S


Off: Já pararam pra pensar por que ele é chamado de "Mão Branca"? :mrgreen:
 
Além do mais, há os indícios do papel de Saruman como "geneticista", cruzando orcs e homens, o que permetiria seu deslocamento sob a luz do sol, embora a odiassem. Os Uruk-hai de Saruman não eram diferenciados? :S


Off: Já pararam pra pensar por que ele é chamado de "Mão Branca"? :mrgreen:

Penso que os Uruk-Hai, em sua origem, são uruks (os grandes orcs negros de Mordor) que foram alimentados com carne humana e submetidos à exposição a algum dos poderes de Saruman, ou de algum dispositivo criado pelo "Mão Branca" (hehehehe...). Não nos esqueçamos de que ele (Saruman) era um maia de Aulë, o vala da "ciência e tecnologia", assim sendo, penso que tal "engenharia genética" não seria impossível para ele.

PS: Que sujeitinho (Saruman) desprezível...

PPS: Penso que Sauron copiou a idéia de Saruman para criar aqueles "super trolls".
 
Última edição:
Humanos e elfos não faziam parte da Canção dos Ainur. Eles foram inseridos apenas depois e pelo próprio Eru.

E os elfos negros não são orcs. São elfos mesmo. Um deles aparece no Silma: Eöl, o elfo negro que forjou a Anglachel, a espada de Túrin.

Existiam elfos negros como no d&d? Com pele cor de azeviche e cabelo brancos ou prateados?

Será que tinha um underdark em arda? Ou então as estradas profundas do Dragon Age?:think:
 
Existiam elfos negros como no d&d? Com pele cor de azeviche e cabelo brancos ou prateados?

Na verdade eles eram conhecidos mesmo como elfos escuros. Eram chamados assim os elfos que não tinham entrado em contato com a luz primordial quando ainda existiam as árvores de Valinor. A pele de todos os elfos acredito que fosse branca. O que variava era a coloração do cabelo.
 
Não tenho toda a certeza do mundo (até pesquisei na literatura em inglês pra opinar com mais propriedade), mas Tolkien usava a palavra "dark" para descrever mais o psicológico dos seus personagens, enquanto "black" servia pra caracterizar a cor negra. Dois exemplos são Eöl, the Dark Elf, que tinha pele clara e era chamado assim porque não viu a luz das Duas Árvores¹, e os haradrim, que eram descritos como "black-skinned" e eram sabidamente negros ou mulatos.


¹Dark Elves
Elves who never saw the Two Trees
The Moriquendi, those Elves who refused the summons of the Valar to Valinor, or fell away on the Great Journey, and never saw the light of the Two Trees.

(The Encyclopedia of Arda: Dark Elves)
 
Não tenho toda a certeza do mundo (até pesquisei na literatura em inglês pra opinar com mais propriedade), mas Tolkien usava a palavra "dark" para descrever mais o psicológico dos seus personagens, enquanto "black" servia pra caracterizar a cor negra. Dois exemplos são Eöl, the Dark Elf, que tinha pele clara e era chamado assim porque não viu a luz das Duas Árvores¹, e os haradrim, que eram descritos como "black-skinned" e eram sabidamente negros ou mulatos.
Ah que pena, eu gostava dos drows ou dark elfs do forgoten realms.
 
Nossa eu fico uma semana fora com problemas no notebook e aparecem tantas informações! Eu queria agradecer pelo criador do Tópico a princípio por me proporcionar uma nova linha de raciocínio, e depois ao Meneldur; ele sempre vem com boas respostas.

Quanto ao que eu penso, eu sempre imaginei os orcs como um cruzamento entre homens, embora a teoria de serem elfos corrompidos sempre tenha sido a mais aceita pelos leitores e parecendo um tanto óbvia se tornou quase uma verdade imutável.

O que me intriga é que tipo de feras ao serem cruzadas com homens tenham dado origem a esses seres? Existiam muitos animais bestiais espalhados pela TM? Outra coisa até onde minha simplória inteligência sabia os únicos seres que não saiam á luz do dia para mim era os trolls, vampiros e outro povo que eu me esqueci. Nunca me lembro de ter lido em momento algum que Orcs não saiam a luz do dia.

Segundo TimeWolf, bom enfim, existe alguma menção nas cartas ou textos de Tolkien a respeito do momento "genesticista" do Saruman?
 
Nossa eu fico uma semana fora com problemas no notebook e aparecem tantas informações! Eu queria agradecer pelo criador do Tópico a princípio por me proporcionar uma nova linha de raciocínio, e depois ao Meneldur; ele sempre vem com boas respostas.

Quanto ao que eu penso, eu sempre imaginei os orcs como um cruzamento entre homens, embora a teoria de serem elfos corrompidos sempre tenha sido a mais aceita pelos leitores e parecendo um tanto óbvia se tornou quase uma verdade imutável.

O que me intriga é que tipo de feras ao serem cruzadas com homens tenham dado origem a esses seres? Existiam muitos animais bestiais espalhados pela TM? Outra coisa até onde minha simplória inteligência sabia os únicos seres que não saiam á luz do dia para mim era os trolls, vampiros e outro povo que eu me esqueci. Nunca me lembro de ter lido em momento algum que Orcs não saiam a luz do dia.

Segundo TimeWolf, bom enfim, existe alguma menção nas cartas ou textos de Tolkien a respeito do momento "genesticista" do Saruman?












Mesmo que fossem estéreis como as mulas, o que não eram, segundo o próprio Tolkien, os orcs resultantes do cruzamento de homens e feras/monstros poderiam muito bem ter livre-arbítrio, herdado do genitor humano, isto se a mulher conseguisse engravidar da fera/monstro ou o homem conseguisse engravidar as ditas cujas (não nos esqueçamos de que as leis da biologia, na mitologia criada por Tolkien, são as mesmas que as nossas) . Descarto tal hipótese por várias razões além da citada.

Orcs sendo gerados por elfas, filhos de maiar que as violentaram, também é uma hipótese improvável, afinal eles seriam filhos de seres dotados de livre-arbítrio, e, como já disse em outra postagem, não há orcs bons ou que consigam resistir à vontade do Dark Lord da vez.

Mas todos são livres para escolher a hipótese que mais lhes agradar.
 
Última edição:
Outra coisa até onde minha simplória inteligência sabia os únicos seres que não saiam á luz do dia para mim era os trolls, vampiros e outro povo que eu me esqueci. Nunca me lembro de ter lido em momento algum que Orcs não saiam a luz do dia.

Segundo TimeWolf, bom enfim, existe alguma menção nas cartas ou textos de Tolkien a respeito do momento "genesticista" do Saruman?

Lembro agora de uma passagem de O Hobbit. Quando Bilbo e os anões deixam a montanha onde haviam encontrado Gollum, se não estou enganado, eles aproveitam as horas de sol pra abrir vantagem na fuga dos orcs, posto que à noite estes iniciariam a caçada. Isso procede, produção?
 
Bem, podemos dizer que orcs foram projetados para terem afinidade com maldade e escuridão, um reflexo de criaturas da noite dos tempos, acostumados a viver em lugares muito escuros e buracos imaginados em épocas anteriores ao sol, como animais e monstros noturnos sensíveis a luzes fortes as quais eram muito desagradáveis para os olhos e "trabalhos" deles.

Um dado importante no Silmarillion relata que as profundezas do esconderijo que Melkor construiu no mundo não tinham sido vistas ou testemunhadas por seres vivos naquilo que temos como conceito mais tradicional e superficial de "ser vivo". Segundo se lê, as cavidades assombradas de pesadelos no reino de Melkor eram locais tão insalubres e nocivos que tanto elfos quanto homens não poderiam sobreviver como servidores da maldade em áreas que eram determinadas como inabitáveis por um tempo aproveitável sem possuir um grau mínimo de proteção dos líderes da escurião (Sauron, Balrogs, Melkor...). Os orcs foram criados como uma forma barata adaptada para serviços nojentos e mortais demais para criaturas com estrutura mais nobre e bela. Aquilo que era dessa forma morria com rapidez em razão inversamente proporcional a distância. Quanto mais perto de Melkor, mais mortífero.

Conhecendo o apreço de servidores do mal como Sauron e Saruman por habitações sólidas na rocha e escravos horrendos podemos imginar que os orcs viviam em locais com gases venenosos, águas pútridas, muito mais perto do lodo e das doenças que qualquer outro ser vivo ou até mesmo em ambientes altamente radioativos e mutagênicos considerando muito lixo como "coisa boa" debaixo do chão.
 
Então os orcs seriam algo semelhante aos darkspawn do dragon age? no qual não tem vontade nenhuma apenas seguem os designios do archdemon. Os orcs teriam algo parecido com broodmothers? pra se reproduzirem?
 
Última edição:
Eu não me lembro de ter lido, mas no filme é dito (não tenho certeza de quem diz) que: esses orcs (os Uruk-hai) os perseguem a luz do dia diferente dos orcs.


Os Uruk-Hai de Saruman, devido à "engenharia genética" a que foram expostos, não são enfraquecidos pela luz do sol, ao contrário dos demais orcs. Outra característica deles é o fato de andarem eretos.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo