• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Orcs sabem ler e escrever?

Bem vamos lá,

Primeiro esqueça tudo o que vc viu em jogos RPG e etc. Isso não se norteia para falarmos sobre a Obra. Até porque Tolkien não jogava esses joguinhos. :lol:

Nem mesmo existiam estes joguinhos. O D&D foi inspirado décadas depois em cima da obra de Tolkien, no que seria uma evolução de War Games de tabuleiro. Dai surgiu o primeiro RPG

Não acho que os orcks tivessem necessidade, e eles tem aversão a tudo que demanda uma ordem, mesmo para fins militares... Provavelmente Sauron ensinou na base do chicote alguns deles, principalmente uma elite militar (quando os hobbits são capturados, o chefe da tropa do Sauron demonstra uma boa inteligência, e não me lembro se ele cita ou não ordem escritas), mas duvido que a imensa maioria veja necessidade de tal coisa...
 
Bem não creio que Orcs tinham qualquer afinidade com escrita, eles deviam fazer no máximo uns desenhos no estilo rupestre pra se comunicarem, ou algo do tipo.

Não acho que os orcks tivessem necessidade, e eles tem aversão a tudo que demanda uma ordem, mesmo para fins militares... Provavelmente Sauron ensinou na base do chicote alguns deles, principalmente uma elite militar (quando os hobbits são capturados, o chefe da tropa do Sauron demonstra uma boa inteligência, e não me lembro se ele cita ou não ordem escritas), mas duvido que a imensa maioria veja necessidade de tal coisa...

Isso ilustra bem o porquê deles não escreverem na minha opinião, e ainda bem que os orcs são assim, desorganizados pq senão seriam muito mais perigosos, já que eles geralmente tem a vantagem numérica.
 
Última edição:
No RPG Orcs e Meio Orcs não sabem ler nem escrever.

Mais no mundo de Tolkien para eles poderem falarem, sabem ler e escrever sim!
Ao menos a sua lingua.

Já a lingua dos Elfos, Anões entre outras eu acho muito dificil os Orcs saberem.

Talvez, algum Orc experiente saiba da lingua dos Anões pois houve muitas batalhas dentre as duas raças por causa da ocupação de Moria.

Mais isto é só um pensamento.
 
falar uma lingua não demanda que a criatura leia e escreva. se fosse assim o analfabetismo é zero. muitas culuras primitavas tinham um dialeto fonetico mas não grafico.
 
Sim claro que tem, se assemelha muito com o élfico mais de um jeito feio, rustico, e agourento. Apesar de não terem assim certas regras e tudo mais como o nosso, eles tinham sim, na minha opinião é claro.
 
Eu acredito que a grande maioria não, principalmente na terceira Era, eles não "precisavam" disso, eram guerreiros e ler e escrever é algo que eles precisariam estudar e aprender de uma forma um tanto diferente a a prender a falar.
Mas não duvido da capacidade deles de aprenderem a ler e escrever, só acredito que eles pouco se interessavam por isso.
 
Nem mesmo existiam estes joguinhos. O D&D foi inspirado décadas depois em cima da obra de Tolkien, no que seria uma evolução de War Games de tabuleiro. Dai surgiu o primeiro RPG
Por isso coloquei um :lol: no fim da frase.

No RPG Orcs e Meio Orcs não sabem ler nem escrever.

Mais no mundo de Tolkien para eles poderem falarem, sabem ler e escrever sim!
Ao menos a sua lingua.

Já a lingua dos Elfos, Anões entre outras eu acho muito dificil os Orcs saberem.

Talvez, algum Orc experiente saiba da lingua dos Anões pois houve muitas batalhas dentre as duas raças por causa da ocupação de Moria.

Mais isto é só um pensamento.
Existem pessoas que sabem falar mas não sabem escrever, por exemplo um bebê de 4 anos.
Então isso que você falou vai por terra.

No Apêndice A ou B de SdA, no trecho que conta a História dos Anões (o povo de Durin) é dito que um anão já idoso entra em Moria e, quando seu filho vai resgatá-lo, o corpo do velho é arremessado pra fora com uma runa marcada na fronte. E o orc que surge no Portão Leste de Moria diz o significado da runa e tal.
Já quanto à Magia Negra... realmente, orcs não praticava magia nenhuma e nem tinham poder subcriativo.
É tem sim mas eu duvido que a runa fez isso. E sim a "mágica" (ou poder subcriativo) de quem fez a runa. Se fosse assim qualquer um escreveria aquilo em qualquer lugar e funcionaria.

E o Orc provavelmente nem sabia ler, mas sabia o que significava a runa.
Por exemplo, eu não sei ler em inglês mas sei que Good Morning significa Bom dia. Se eu ler em qualquer lugar essa frase saberei o que significa sem ao menos ler em inglês.


Humm. Não concordo não, os Orcs eram trabalhadores braçais sim, mas pensemos nas maquinas de cerco que eles se utilizavam, isso requer um pouco de perícia, até mesmo na montagem e nos encaixes, imaginem montar uma Trebuchet sem as instruções deve ser algo realmente ruim, acho q eles deviam ter algum tipo de escrita propria que deveria mesclar parte da lingua geral com o que era falado em Mordor, alguma coisa rude e tosca que fosse feia de olhar, Lembro de uma passagem onde Frodo e Sam estavam entrando em Ithilien e encontravam a estatua do rei sem cabeça e na base da estátua estavam garranchos, runas rudes provavelmente feita por Orcs.

Ao meu ver os orcs escreviam sim, mas não eram capazes de deixar uma literatura ou cultura pois sua principal função não era ser versado em artes e sim ser bestas de guerra, portanto eles devem ter escrito coisas como ordens a subalternos, mas nunca textos sobre como era lindo arrancar cabeças pela manhã e criar poesia disso.

Abraços.

Zé Alicio.
Ai Zé, o fato deles saberem montar máquinas não quer dizer que eles sabem ler e escrever.
Meu avó não sabe ler, muito menos escrever mas monta e desmonta o motor de qualquer carro. E quem me dera se "saber montar máquinas" significaria que a pessoa saiba ler e escrever. Vá em qualquer indústria e veja o nível de alfabetização. Hoje claro, bem melhor mas antigamente. Lembro bem do meu tio que é chefe dos mecânicos de uma multi-nacional que faz bombas de água que ele que tinha que fazer o relatório paras 9 mecânicos pois os nove não sabiam escrever, mas sabiam ler. E ele não mandava embora porque de olho fechado eles montavam máquinas enormes vindas da Alemanha.
 
Eles não precisam saber ler e escrever para entender certas mensagens, como o Mene disse. Imagine que alguém que soubesse possa ter ensinado a fazer isso, então ler e escrever torna-se desnecessário - um exemplo clássico é o manual de qualquer coisa fabricada para o mercado japonês. Vc olha e não entende nada, mas se alguém te disser o que é aquilo e como funciona, pra que vc vai tentar ler o manual?
Os orcs, apesar de broncos, não são completamente desprovidos de compreensão. Mas ler e escrever na minha opinião não se aplica.
 
Ai Zé, o fato deles saberem montar máquinas não quer dizer que eles sabem ler e escrever.
Meu avó não sabe ler, muito menos escrever mas monta e desmonta o motor de qualquer carro. E quem me dera se "saber montar máquinas" significaria que a pessoa saiba ler e escrever. Vá em qualquer indústria e veja o nível de alfabetização. Hoje claro, bem melhor mas antigamente. Lembro bem do meu tio que é chefe dos mecânicos de uma multi-nacional que faz bombas de água que ele que tinha que fazer o relatório paras 9 mecânicos pois os nove não sabiam escrever, mas sabiam ler. E ele não mandava embora porque de olho fechado eles montavam máquinas enormes vindas da Alemanha.

Eles não precisam saber ler e escrever para entender certas mensagens, como o Mene disse. Imagine que alguém que soubesse possa ter ensinado a fazer isso, então ler e escrever torna-se desnecessário - um exemplo clássico é o manual de qualquer coisa fabricada para o mercado japonês. Vc olha e não entende nada, mas se alguém te disser o que é aquilo e como funciona, pra que vc vai tentar ler o manual?
Os orcs, apesar de broncos, não são completamente desprovidos de compreensão. Mas ler e escrever na minha opinião não se aplica.


Pelas falas percebe-se então que os Orcs em sua totalidade 100% não são letrados como tremendos seres ignorantes sem habilidade nenhuma para uma possível inserção no processo de leitura e escrita.

Pois bem, Gothmog o General de Minas Mórgul resposável pelas grande hostes do Rei Bruxo Angmar e por sua vez Sauron, era desprovido de qualquer conhecimento da escrita, estratégias, mapas e etc. Então foi pela ignrância que os Orcs perderam as batalhas, coitados.

E Azog: Líder dos orcs em Mória, que pena! sem noção das coisas um orc simples como outro qualquer desprovido de conhecimento, experiências de vida se me permitam dizer (orcniana) e etc.

Bolg, possivelmente também era outro ser ignorante........

O orc Grishnak de Mordor era outro.. e assim por diante.


Então quem foi que estruturou o projeto de engenharia e arquitetura de Barad Dûr? Os aquitetos de Gondor ou os anões? Já tinham experiências né!
Barad Dûr não era qualquer torrezinha feita de qualquer jeito e sem nenhuma estrutura extremamente planejada com bases teóricas.

Portanto, agora defendo que alguns orcs tinham sim o conhecimento da leitura e ecrita. Claro que não eram todos.

A matemática explica certos fatos.........
 
Última edição:
Pois bem, Gothmog o General de Minas Mórgul resposável pelas grande hostes do Rei Bruxo Angmar e por sua vez Sauron, era desprovido de qualquer conhecimento da escrita, estratégias, mapas e etc. Então foi pela ignrância que os Orcs perderam as batalhas, coitados.


Gothmog não é o nome do lider dos balrogs na primeira ou segunda era? se não esta confundindo com o Boca de Sauron, que por sinal era um humano?
Tipo, se fala como se só os orcks trabalhassem pro Sauron!

E Azog: Líder dos orcs em Mória, que pena! sem noção das coisas um orc simples como outro qualquer desprovido de conhecimento, experiências de vida se me permitam dizer (orcniana) e etc.

Pra liderar moria vc não precisa de circulares escritas, mas sim do chicote.

Então quem foi que estruturou o projeto de engenharia e arquitetura de Barad Dûr? Os aquitetos de Gondor ou os anões?

Vc realmete acredita que a poderosa Barad Dûr foi projetada por orcks? Porque diabos Sauron, este sim mais versado que o maior dos elfos, ia colocar um orck pra projetar sua propia torre? Tipo, até o rei bruxo é mais capacitado para isto. Era mais facil ele enganar um elfo do que dar a tarefa para um orck! hahahaha
tipo, se ta confundindo quem foi peão de obra com enegenheiro. Tipo, EU sei levantar uma laje e nem por isto vou projetar um a torre. e não precisaria saber ler pra levantar uma laje.

Portanto, agora defendo que alguns orcs tinham sim o conhecimento da leitura e ecrita. Claro que não eram todos.

A matemática explica certos fatos.........

Os orcks nunca projetaram nenhuma das fortalezas utilizadas, a tatica deles era tomar tudo que fosse feita pelos outros...

Mas realmente tenho como opinião que seria vantagem pro Sauron ensinar alguns dos seus generais orcks a ler e ecrever, nem que fossa a base do chicote...
 
Última edição:
É tem sim mas eu duvido que a runa fez isso. E sim a "mágica" (ou poder subcriativo) de quem fez a runa. Se fosse assim qualquer um escreveria aquilo em qualquer lugar e funcionaria.
Peraí, eu não disse que a runa fez nada.
O que eu quis dizer é que o orc marcou o anão com uma runa. E que esse mesmo orc sabia o significado dessa runa.

Mas...
E o Orc provavelmente nem sabia ler, mas sabia o que significava a runa.
Por exemplo, eu não sei ler em inglês mas sei que Good Morning significa Bom dia. Se eu ler em qualquer lugar essa frase saberei o que significa sem ao menos ler em inglês.
... realmente o que você disse pode ser verdade. Ele tinha conhecimento daquela runa em específico, talvez apenas um símbolo de sua casa ou daquele líder-orc em especial.

Mas de qualquer forma, pelo menos uma runa ele conhecia! :obiggraz:
 
Gothmog não é o nome do lider dos balrogs na primeira ou segunda era? se não esta confundindo com o Boca de Sauron, que por sinal era um humano?
Tipo, se fala como se só os orcks trabalhassem pro Sauron!



Pra liderar moria vc não precisa de circulares escritas, mas sim do chicote.



Vc realmete acredita que a poderosa Barad Dûr foi projetada por orcks? Porque diabos Sauron, este sim mais versado que o maior dos elfos, ia colocar um orck pra projetar sua propia torre? Tipo, até o rei bruxo é mais capacitado para isto. Era mais facil ele enganar um elfo do que dar a tarefa para um orck! hahahaha
tipo, se ta confundindo quem foi peão de obra com enegenheiro. Tipo, EU sei levantar uma laje e nem por isto vou projetar um a torre. e não precisaria saber ler pra levantar uma laje.



Os orcks nunca projetaram nenhuma das fortalezas utilizadas, a tatica deles era tomar tudo que fosse feita pelos outros...

Mas realmente tenho como opinião que seria vantagem pro Sauron ensinar alguns dos seus generais orcks a ler e ecrever, nem que fossa a base do chicote...

Senhor Conan! Beleza?

Bom, sugiro que você leia o Silmarillion com mais atenção sim!
Existem dois Gothmog o senhor dos Balrogs e o Tenente Capitão de Minas Morgul, este último um orc de grande respeito e valor.

Por gentileza, me mostre onde eu disse (o quê não afirmei isso) que foram os Orcs que projetaram a torre de Barad Dûr?

Outra coisa: Nem sempre o chicote é a solução para tudo, até mesmo para os imbecis dos orcs.
Por gentileza e pelo amor de DEUS!!!!!!!: eu não disse que todos os orcs sabem ler e escrever meu caro. Eles não foram para o jardim de infância e depois para o ensino fundamental e médio. Você acha que eu penso que os orcs tiveram aulinhas de matematica, literatura, geografia, historia e etc. Claro que não, eu não disse isso.

Eu não confundo peão de obra com engenheiro, mas não dúvido da habilidade e da capacidade dos peões de obras....é até preconceito tanto para comparação com homens como para os orcs..
Orcs são elfos corrompidos? São sim! E por isso não tem competência e capacidade de aprender? Não concordo.

Apenas tenho a convicção de um grupo seleto de orcs teve acesso a leitura e a escrita.
 
Snaga disse:
... realmente o que você disse pode ser verdade. Ele tinha conhecimento daquela runa em específico, talvez apenas um símbolo de sua casa ou daquele líder-orc em especial.

Se não me engano estava escrido "Azog" com a runa na testa do anão, certo? Bem, como Azog saberia que aquele símbolo significa seu nome, se não sabia ler? Alguém o ensinou, ou alguém sabia ler e disse para ele. Depois de eu ter pensado na pergunta que fiz, eu estou começando a acreditar que pelo menos algum orc sabia escrever. Entendo até que não teriam que se preocupar com isso, pois são feitos para batalha. E entendo também que eram bem capazes de aprender. Mas pode ser que alguns soubessem.
 
Por isso coloquei um :lol: no fim da frase.


Existem pessoas que sabem falar mas não sabem escrever, por exemplo um bebê de 4 anos.
Então isso que você falou vai por terra.


É tem sim mas eu duvido que a runa fez isso. E sim a "mágica" (ou poder subcriativo) de quem fez a runa. Se fosse assim qualquer um escreveria aquilo em qualquer lugar e funcionaria.

E o Orc provavelmente nem sabia ler, mas sabia o que significava a runa.
Por exemplo, eu não sei ler em inglês mas sei que Good Morning significa Bom dia. Se eu ler em qualquer lugar essa frase saberei o que significa sem ao menos ler em inglês.



Ai Zé, o fato deles saberem montar máquinas não quer dizer que eles sabem ler e escrever.
Meu avó não sabe ler, muito menos escrever mas monta e desmonta o motor de qualquer carro. E quem me dera se "saber montar máquinas" significaria que a pessoa saiba ler e escrever. Vá em qualquer indústria e veja o nível de alfabetização. Hoje claro, bem melhor mas antigamente. Lembro bem do meu tio que é chefe dos mecânicos de uma multi-nacional que faz bombas de água que ele que tinha que fazer o relatório paras 9 mecânicos pois os nove não sabiam escrever, mas sabiam ler. E ele não mandava embora porque de olho fechado eles montavam máquinas enormes vindas da Alemanha.


Entendi Mené! Meu pai tmb e um montão de gente q eu conheço tmb tem essa sabedoria, estou dizendo no seguinte acho q eles tinham sim uma escrita rudimentar que fosse, não estou dizendo que eles eram obrigados a ter um MANUAL DE INSTRUÇÕES DE COMO MONTAR SEU TREBUCHET EM 2 HORAS, mas penso que eles deveriam ter sim essa escrita rudimentar para pelo menos se comunicar ou deixar algum tipo de aviso novamente falo que não estou concordando com que os Orcs criassem uma cultura linda rica cheia, dicionarios de como falar "orques" mas um principio rudimentar de escrita como algo rupestre desenhos ou uma runa que seja para dizer que "Oi eu sou um Orc e Estive aqui".

Abraços.
 
apesar da agressividade eu vou responder...

Senhor Conan! Beleza?

pelo menos não foi senhor barbaro, porque senhor e barbaro não combinam.

beleza, tranquilo!:D

Bom, sugiro que você leia o Silmarillion com mais atenção sim!
Existem dois Gothmog o senhor dos Balrogs e o Tenente Capitão de Minas Morgul, este último um orc de grande respeito e valor.

Desculpe senhor mestre das obras, não costumo andar com o Silmarillion a tira colo, por isto memo fiz uma pergunta, não uma afirmação. Desculpe se ofendi seu grau de conhecimento.

Por gentileza, me mostre onde eu disse (o quê não afirmei isso) que foram os Orcs que projetaram a torre de Barad Dûr?

Em lugar nenhum, por isto mesmo foi totalmente fora de contexto vc cita-la num topico onde o tema é: "Orcs sabem ler e escrever?"

Acabou ficando subtendido... Eu pelo menos preferi entender assim do que achar que vc estava escrevendo coisas a esmo... Entendi que vc estava fazendo uma comparação entre as obras do Sauron e a tematica proposta do topico... mas pelo visto foi a esmo mesmo... sory!

Outra coisa: Nem sempre o chicote é a solução para tudo, até mesmo para os imbecis dos orcs.

Basta ler SDA pra saber que é o método mais utilizando para o comando do mesmo... tipo, se trata de criaturas meio bestiais... obvio que mesmo no livro mostram outros meios, como o medo do senhor do escuro e seu odio pelas coisas boas e muito usado tambem sua ganacia. Mas o militarismo da raça é claramente comandado pela força. Não pelo dialogo.

Por gentileza e pelo amor de DEUS!!!!!!!: eu não disse que todos os orcs sabem ler e escrever meu caro.

Nem o afirmei que vc o disse. mas apela quem quer né?

Eles não foram para o jardim de infância e depois para o ensino fundamental e médio.

:lol::lol::lol::lol:

Não, acredito que tais instituições não existissem no universo criado por Tolkien.

Você acha que eu penso que os orcs tiveram aulinhas de matematica, literatura, geografia, historia e etc. Claro que não, eu não disse isso.

Acho sim. obvio. não é o que esta escito lá no meu post? afirmei categoricamente que vc disse isto.:lol:

Eu não confundo peão de obra com engenheiro, mas não dúvido da habilidade e da capacidade dos peões de obras....é até preconceito tanto para comparação com homens como para os orcs..

Não, não é preconceito, é conceito, ja que parte da minha familia é peão de obra, e eu mesmo ja trabalhei como um. Até porque em nenhum momento eu afirmei que um peão não teria a capacidade para apreder a ler a escrever, assim como não o fiz para os orcks, apenas afimei que é total e completamente irrelevante o fato de eles executarem trabalhos braçais para uma corelação a uma cultura de liguagem grafica.

Orcs são elfos corrompidos? São sim! E por isso não tem competência e capacidade de aprender? Não concordo.

Apenas tenho a convicção de um grupo seleto de orcs teve acesso a leitura e a escrita.

neste ponto sim eu concordo plenamente com vc, embora até agora ninguem tenha apresentado um trecho da obra que comprove isto. especulação. e especulação por especulação, eu gosto de pensar que sauron seria esperto o suficiente para forçar grandes generais e orcks estrategicos a ler. nem que fosse como comunicação de guerra.
 
Apesar do tom sarcástico eu irei responder.

Pelas falas percebe-se então que os Orcs em sua totalidade 100% não são letrados como tremendos seres ignorantes sem habilidade nenhuma para uma possível inserção no processo de leitura e escrita.
Sim. Foi assim que foram mostrados é assim que eu penso.

Pois bem, Gothmog o General de Minas Mórgul resposável pelas grande hostes do Rei Bruxo Angmar e por sua vez Sauron, era desprovido de qualquer conhecimento da escrita, estratégias, mapas e etc. Então foi pela ignrância que os Orcs perderam as batalhas, coitados.

E Azog: Líder dos orcs em Mória, que pena! sem noção das coisas um orc simples como outro qualquer desprovido de conhecimento, experiências de vida se me permitam dizer (orcniana) e etc.

Bolg, possivelmente também era outro ser ignorante........

O orc Grishnak de Mordor era outro.. e assim por diante.
SAber escrever, numa sociedade que nada mais é que uma arma de batalha, ou seja, são as frentes de um Senhor que quer acabar a força com o mundo, não é fundamental.
Ele precisa ser o mais forte e o mais esperto em batalha. Ganhar seu respeito por ter matado vários Elfos e humanos e não porque sabia escrever o próprio nome.

Então quem foi que estruturou o projeto de engenharia e arquitetura de Barad Dûr? Os aquitetos de Gondor ou os anões? Já tinham experiências né!
MAs de onde você tirou que foram orcs que planejaram Barad Dûr? Pela Santa paciência, pensar assim é o mesmo que dizer que a casinha do meu cachorro foi feita por ele. É obvio que orcs foram só pedreiros enquanto alguém bem forte chicoteva seu lombo para carregarem as pedras e baterem a massa.

A matemática explica certos fatos.........
Exatamente. Tem gente que não sabe nem ler e nem escrever mas é melho rde matemática que eu. Por exemplo meu avó que nunca foi a uma escola mas sabe fazer contas de dividir com até 3 algarismos na chave. Porque precisou aprender pra fazer cálculos para as 3 casa que ele construiu. São casas lindas e ele não entrou em nenhuma faculdade de arquitetura ou engenharia.
 
Acho que Sauron não permitiria que os Orcs tivessem conhecimento da escrita e leitura, pq isso poderia despertar a cuirosidade e eles talvez começariam a descobrir coisas que colocariam em risco o comando do Senhor do Escuro!!

Eles foram criado apenas para a luta...
 
Acho que Sauron não permitiria que os Orcs tivessem conhecimento da escrita e leitura, pq isso poderia despertar a cuirosidade e eles talvez começariam a descobrir coisas que colocariam em risco o comando do Senhor do Escuro!!

Eles foram criado apenas para a luta...

Isso é sem dúvida um excelente pensamento.
Privar seus comandados de conhecimento é uma excelente forma de dominação. Quanto mais ignorantes, menos rebeldes.
 
Acho que Sauron não permitiria que os Orcs tivessem conhecimento da escrita e leitura, pq isso poderia despertar a cuirosidade e eles talvez começariam a descobrir coisas que colocariam em risco o comando do Senhor do Escuro!!

Eles foram criado apenas para a luta...

eu sei que é flood, mas vale o que eu coloquei no meu ponto de karma de hoje.

sucinto( se esc reve assim?), mas uma otima linha de raciocinio...

ainda tenho de conferir aquele trecho do livro onde o chefe dos orcks de sauron discute com o chefe dos orcks de sarumam sobre o destino dos hobitts...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo