• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Orcs!!!, por J.R.R. Tolkien

Todos sabemos que os orcs são elfos corrompidos pelas forças dos mal.Vocês já perceberam que no filme, os orcs nascem da terra!!O que isso quer dizer? Estava pensando, as montarias voadoras do nazgûl são como os orcs, deveriam ter sido águias das montanhas, como o Rei da Aves, e foram corrompidas pelas forças dos mal.O livro fala um trecho disso.
 
O filme é o filme, por mais que tenha sido legal, não foi feito por Tolkien.
Essa parte, por exemplo, do nascimento dos orcs, além de eu ter achado horrível e desnecessário, está errado. Os orcs se reproduzem sexuadamente.
E sua origem não é tão simples. Se fosse, não teria o próprio Tolkien escrito um ensaio em que ele mesmo se mostra em dúvida sobre isso. O texto do silmarillion é o que os elfos acham, o que não é necessariamente a verdade.
 
E mania Maglor... essa galera assite o filme e acredita e ja vizualiza...

Seria interessante tb lerem o texto antes de colocarem essas coisa aqui, po, agora nem e para defender os Orc, oq eu sempre faço, mas defender a palavra do prorio Tolkien, ela não descarta a possibilidade de um Maia menos ter se tornado orc, um grande Orc ou um General Orc, afinal existem texto e ralatos na historia, sobre Orcs "invensiveis"
q se viam em batalhas por geraçoes, mesmo tento sido abatidos a céculos, eles retornava, mas e claro esse tipo de orc, os Maias menores corrompidos, não tinha capacidade de reproduçao sexual, e de nem uma outra forma, eram únicos.

Assim tb como certos Orc muito antigos tb eram imortais, provavelmente capacidade herdada de elfos, então eles num podiam diferenciar muito oq era oq nos orcs. Mas tb sabemos q devido ao poder de escuridãoe podridão contino nos orcs eles perdem com o tempo esses dons de imoratlidade, oq seria um don de "luz"...

Então provavelmente, na epoco de SdA, mas nem um desses Orcs existem.
 
Maglor disse:
essa parte, por exemplo, do nascimento dos orcs, além de eu ter achado horrível e desnecessário, está errado. Os orcs se reproduzem sexuadamente.
Eu não achei aquela parte tão ruim assim, por um motivo só: aqueles orcs não eram os tradicionais, eram os que foram manipulados "geneticamente" pelo Saruman. Encare aquilo lá como uma versão rudimentar de "bebês de proveta" :mrgreen:

E valeu pelo post, Ugluk. É impressionante, mas essa seção aqui existe pra galera debater os textos... que alguns não lêem 8O
 
Essa e dificil Lord, mas creio q como eu disse os Orcs saum muito ligados a escuridão, e se eles saum criaturas corrompidas, de certo eles devem ter sim. Mas por causa da ligaçao com o escuro, e sim fëar e um don da "Luz". Eles talvez não possuam mais...
 
É mais ou menos esta a conclusão que cheguei...
No texto temos indícios de que eles podem ter Alma por servirem por temer e não servirem cegamente o senhor do escuro, por terem fala, por terem de ser tratados dignamente, ter organização e outras coisas...
Más ao mesmo tempo é citado exemplos de Águias, Lobos, e pq não dragões que não faziam tudo como Marionetes (como inicialmente os anões foram) e nem por isso possuiam alma.
Realmente acho que na deturpação que os Elfos sofreram a alma (ou capacidade de o novo ser possuir alma) deixou de existir. Caso contrário iríamos contra uma idéia de Tolkien que é, a Alma dos elfos deixariam seu corpo(morreriam) devido ao sofrimento.
E tambem tem outra curiosidade... os servos de Melkor (não apenas Orcs) temiam a Luz, esta é uma característica das bestas da 1º era. A luz os "machucava" más não os transformavam em Pedra (como os Trolls), acho que daí podemos tirar que na mistura pode existir outros servos e mesmo bestas do mundo antigo :o, e estas não possuiam (ou poderiam gerar filhos) com Alma
 
E os servos de Melkor eram muito mais ligads a escuridão do q os da epoca de SdA, os "Upgrades" q Sauron e Saruman fizeram. Porem ja li em textos q por serem tão ligados a escuridão eles eram muito mais fortes q os novos, mas eu não vejo isso... Talvez ele quiz dizer forte fisicamente???

Exemplo, os Trolls da Epoca de Melkor se tornavam pedras e eram burros de tudo. Ja na Guerra do Anel surgem os Olog-Hai, Trolls q pondem andar sob a luz do sol, e são inteligentes, malignamente inteligentes como generais e tal... Po! Se eles andam sob o sol, são inteligentes, creio q isso ta um distante vantagem sobre os antigos de Melkor...

Os proprios Uruk-Hai, tb aparentam isso, eles saum muito mais fortes e inteligentes q os orcs de Mordor descententes dos de Melkor, e anda a luz do Sol sem problema algum.

Mas ai com todos essas evidencias q eu coloquei, seria possivel q uma nova mistura tenha dado a eles alma?? Mas creio q se eles tem alma, a chance de redimissão e como ja foi visto, a obra afirma q Orcs e outras criaturas saum irremediavelmentes maus. Mas como se eles tem um um pouco de dom de luz?? Q seria a alma??? :confuso:

Ou sera q realmente essa "mutaçao" vamos dizer, faz a alma se desprender do corpo das criaturas q se tornam malignas...? Pois ai podemos afirmar q elas num são crias de Eru, mas mutaçoes de raças... O q faria ela perder a sua orinalidade.

Nossa isso ta dando nó ja!! :|

E outra coisa, os filhos de orcs, ( teoricamente existem ne?), eles ja nascem sem almas então... Pois seu progenitor não a possuia. Porq capas de procriar eles são. E ele teoricamente num tem alma...
 
Não, os orcs não têm almas... elas foram completamente retalhadas (e não fugiram do corpo) quando eles foram criados a muito tempo atrás. Por isso eles são irreversivelmente seres maléficos.
 
Elrond Meio-Elfo disse:
Não, os orcs não têm almas... elas foram completamente retalhadas (e não fugiram do corpo) quando eles foram criados a muito tempo atrás. Por isso eles são irreversivelmente seres maléficos.

Mas a fatos q contradizem essa informaçao.
Eles se reproduzem sexuadamente, segundo Tolkien, sem alma uma criatura não se reproduz... Mas ai jogamos com a possibilidade de eles criarem criaturas sem alma tb.

Mas ai entra em questão os Uruk-Hai e os Olog-Hai, pors exemplo, eles tem o dom de andar sob a luz do dia. Isso tb implica na quetão de alma, mas ai nosso colega Vilya supos, "provavelemente o espirito de 'desalmificaçao' demoe alguns tempo, então ele AINDA tem alma".

O q da a margem a pensar q a alma existiu nos orcs no começo, mas se esvaiu com o tempo...

Mas então os Uruk-Hai e o Olog-Hai vão perder com o tempo o dom de andar sob a luz do Sol??

Outra coisa, os Orcs tem livre arbitrio, como diz no texto propriao texto, eles questinavam as ordens de Melkor, e tudo mais...

O Uruk-Hai, nitidamente no livro seguem Saruman poqr ele querem! Não e como so Orc de Mordor q tem medo do "Grande Olho", os Uruk-Hai respeitam Saruman, e nem tão ai para Sauron.

E livre arbitrio na obra de Tolkien tb repersenta alma?

Ok... entãoa questão agopra eh, ate onde e quando os Orc tem alma. Ou ate onde a alma influencia esses fatores na obra de Tolkien...

Não existe o Yin Yang na obra... Isso e fato.

Fångørn«Bårbárvøre» disse:
sei lá.. no filme parecia que eles eram feitos de árvore e lava... pelo menos foi essa minha impressao

É, acho q o Maglor ja disse ali em cima, o filme num deve ser citado nessas coisas, pois num foi Tolkien q fez ne??

Esse lance do nascimento do Uruk-Hao no filme, não condiz a obra. Ta bem mais ligth... :mrgreen:

Seria meio feio eles mostrarem um Orc fazendo "graça"com um mulher tb ne? hehe
 
Seres sem alma podem andar sobre a luz do dia sem problemas... veja os Dragões por exemplo. É só uma questão de empenho e magia suficiente do ser criador. Mas todos esses pontos são bem controversos, orcs, livre-arbítrio, alma, espírito, trolls, lealdade ao mal.... etc.
 
Concordo que estes pontos sejam controversos. Como na mitologia de Tolkien estas questões tem paralelos estreitos com o Deus católico e suas criações, fui-me obrigado a procurar quem realmente entende do assunto: um amigo que já estudou bastante teologia a ponto de opinar e me indicar literatura a respeito.

Ele citou Santo Agostinho e sugeriu que eu lesse.

Um fato interessante que encontrei nessa minha recém iniciada leitura:

"o corpo que se corrompe sobrecarrega a alma, e a morada terrestre comprime o espírito que se dissipa".

Todo criatura de Eru possui alma, é a parte da chama imperecível que lhe cabe. Nem Melkor nem ninguém senão Ilúvatar pode alterar a Chama Eterna, portanto a corrupção da criatura nada mais é do que a corrupção do corpo. Pelo que foi dito acima, vemos que o que ainda é vivo, ainda possui um pouco da alma. Quando a corrupção se completa, o espírito se dissipa, assim vemos que esta só se completa com a morte do indivíduo.

Um orc, ou qualquer outro ser semi-corrompido é ainda vivo, pois ainda se nota o livre arbítrio. Pelo que foi citado sua alma não se dissipou de todo e portanto ainda pode experimentar da salvação.

Uma criatura sem alma que anda sobre a terra nada mais é que um fantoche manipulado pelo seu corruptor (como foi dito no próprio Silmarilion), assim que dele se desvia a atenção de quem o 'criou', esta simplesmente deixa de existir.

(Há neste mesmo livro todo o questionamento de Santo Agostinho sobre a origem do mal, é um texto realmente fantástico. Assim que eu concluir eu posto lá no tópico do Ka Bral. :wink:)
 
Bem, acredito que os orcs tiveram sua em elfos que foram capturados e torturados por Melkor.
Mas pensando bem pra que saber sua origem, você não deve estudar os orcs, não deve falar com os orcs (se é que isso é possivel), quando ver um orc saque sua espada e mateo o mais rapido possivel. :D :D :D :D
 
Capone disse:
não deve falar com os orcs (se é que isso é possivel)

Independente das teorias diversas, da popularidade dos Orcs, uma coisa bastante explícita nas histórias é que os orcs eram criaturas bastante inteligentes: brilhantes homens de armas, guerreiros implacáveis. Eles eram inteligentes, sim senhor.
 
A inteligência deles era uma extensão da de seus criadores (Morgoth, Sauron e Saruman), não algo "inato"; o mesmo ocorre com Glaurung em relação a Morgoth.
 
o fato de orcs terem sidos maiar eu ja descarto
por mim eram elfos mesmo.... alguns saum diferentes e mais poderosos pq sei la acho q c Melkor transformou elfos bunitinhus em orcs pq ele naum poderia mudar o seu poder?!? sabe os orcs naum precisam ser copias feias dos elfos, devem ter algo d especial, o q c confunde com poder maia, e vai v q naum existem + orcs assim pq esse poder c perdeu...acontece.....
Alma talvez eles tenham sim mas uma alma escura e controlada por Sauron,pq bom eles nunca trairam Sarumam ou Sauron ou as forças do mal, e eu acho q isso naum eh questaum de fidelidade e sim de controle, a alma deles deviam ser controladas pelo poder do Anel e com isso obediencia a seu senhor......pode c ja q depois da destruicaum do Um naum disseram nd sobre os orcs......... talvez eles viraram seres livres, voltaram para sua terra natal, e tiveram outra vida....

eh soh

(e soh uma perguntinha bem besta.. qual a terra natal dos orcs? nOOdLe :oops: )
 
Eu não descartaria tão simplesmente a idéia de que alguns grandes e poderosos orcs terem sido maiar, já que foi o autor da obra que considerou esse hipótese. Esses "super-orcs" seriam alguns bem poucos e não se reproduziam, eram apenas maiar seduzidos por Melkor, como os balrogs, só que bem menos poderosos.

Sobre a discussão acerca de orcs terem ou não alma, eu creio realmente que não. Simplesmente porque quem detém o Chama Imperecível e pode dá-la aos seres de Arda é Eru Ilúvatar, e apenas ele. Os orcs foram considerados o pior feito de traição de Melkor, Eru não concederia alma aos orcs, que seria o mesmo como adotá-los seus Filhos.

Oromë, os orcs foram uma corrupção feita por Melkor, isso é uma da spoucas coisas que podemos dizer com certeza. O lugar exatamente... posso até chutar Utumno, a primeira fortaleza do Senhor do Escuro no norte do mundo, mas é só um palpite.
 
Essa questao me interessa mt....

tenho que fazer muitas releituras antes de ter certeza do q acredito.
Mas acho estranho o conceito de um ser vivo que nao tenha alma. Afinal, a alma eh a centelha divina. Assim como o bem eh divino, o mal tb eh divino.

Afinal nao eh tudo criacao de Eru? o mal existe pq existe o livre arbitrio e se isso nao eh algo divino, entaum nao sei o q mais pode ser. 8-)

E outra coisa, se o orc tiver mesmo alma.... o que acontece com ela depois que morre? vai pra mandos junto com a dos elfos? :o?:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo