• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Oráculos da verdade, por Frei Betto

Realmente nunca fui viciado em cigarro ou em bebida...mas mesmo assim, naum acredito q naum eh possível parar. Afinal ela começou pq quis...entao deve acontecer dela tb a ação de parar.
Naum digo q eh fácil se livrar do cigarro...eh difícil pacas. Mas mesmo assim, eh possível. Se um pode, todos podem.
Ficar se justificando soh pq eh dificil parar naum cola.

Só estou dizendo que não é tão simples como vocês dois pensam que é. Sei o que faço da minha vida e não preciso ficar me preocupando de onde um assunto assim vai colar ou não.

Meus cigarros eletrônicos chegam daqui a alguns dias e eu espero nunca mais ter que comprar um cigarro normal novamente.

By Raphael Silvério
Dream Machines
 
Realmente nunca fui viciado em cigarro ou em bebida...mas mesmo assim, naum acredito q naum eh possível parar. Afinal ela começou pq quis...entao deve acontecer dela tb a ação de parar.
Naum digo q eh fácil se livrar do cigarro...eh difícil pacas. Mas mesmo assim, eh possível. Se um pode, todos podem.
Ficar se justificando soh pq eh dificil parar naum cola.


Para de fumar ou beber é possível SIM. O que Raphael disse no post dele faz todo sentido:é possível parar, mas é DIFÍCIL.

Aí, tem os que dizem " é só ter força de vontade, que pára". Não, não é assim. Você pode começar a ter vícios que acabam com você, sozinho, mas não é sozinho que uma pessoa viciada sem algo pára.

Com anos de costume em usar algo, cria-se a dependência; aqui, já não é mais você que escolhe parar ou não, seu corpo não responde po si, só funciona com a substância; e sem ela, não funciona.

Vale a pena tentar? Sim, sempre vale. Mas não se consegue sair de uma DEPENDÊNCIA sozinho. Fato.
 
Bem eu escrevi coisas que são da minha realidade, porque tenho amigos que só começaram a beber cerveja (sem gostar) e começaram a fumar pra se "enturmar melhor".

Bom pombinhos, isso se chama vício, ao menos no caso da bebida e cigarros. A sindrome de Maria vai com as outras se chama falta de opinião, insegurança, miguxisse, etc...

É muito fácil pra quem não bebe ou quem nunca fumou ter a opinião de vocês pois enxerga apenas o digamos corpo físico dessas drogas. Mas quem é alcoólatra e fumante ativo já tem o organismo comprometido com as substãncias e sabe que o buraco é mais embaixo.

É como você disse, Maria vai com as outras.

Quem disse que eu não bebo e que eu nunca fumei?
Eu bebo ocasionalmente, quando eu saio com meus amigos, essas coisas assim, não bebo cerveja porque não gosto, mas não foi somente uma vez que já me falaram que "Ah, assim você não se socializa com todos". Olha que opiniâo é essa que para se socializar você tem que beber cerveja?
Aliás, tem até uma garrafa aqui em casa de vinho que vou abrir pra comemorar umas coisas aí...mas não sou viciada nem nada e não vou ficar gastando dinheiro pra comprar bebida, se eu não tiver ou não quiser gastar fica sem bebida mesmo.
Enquanto a fumar, já fumei e não gostei nem um pouco.
Então eu não estou falando de coisas que não gosto sem antes ter experimentado, porque você só pode falar que gosta ou não depois de experimentar.
Isso é o que eu acho.



Ahhh!!
Yohan que legal que temos o mesmo Saitor!! ^.^
 
Sim...entendi.

Mas qdo vc diz q sozinho naum consegue, no q vc se refere ao não sozinho?


Bem, depende. Temos casos e casos.

Tem pessoas que precisam de apoio da família, amigos, ou seja lá quem for. Longas conversas, exemplos, etc. Outras, já não conseguem somente com apoio familiar ou de outros, precisa, também, de um acompanhamento médico.
 
Entendi...e o q vc acha desses chamado "Oráculos da verdade"?? O q vc da perspectiva do Frei Betto em relação a essas coisas??
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo