1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Operação Valquíria (Philipp Freiherr Von Boeselager)

Tópico em 'Literatura Estrangeira' iniciado por Palazo, 6 Ago 2009.

1. Palazo

Palazo Mafioso Literário

“Etiamsi omnes, ego non”. Esta frase, em latim, está escrita na porta da casa de Philipp Von Boeselager e é uma versão de uma frase do evangelho de Matheus com as palavras de Pedro a Jesus, “Mesmo se todos os outros desertarem, eu não farei”. No caso específico de Philipp, refere-se a resistência contra Hitler durante a ditadura Nazista, retratada no livro Operação Valquíria como um testemunho precioso do último sobrevivente do grupo conspirador que planejou e executou alguns planos para assassinar Hitler e retomar o poder na Alemanha.

Diferentemente do filme de Bryan Singer, que retrata minuciosamente os planos para matar Hitler e tomar o poder na Alemanha, o livro de Philipp é um relato pessoal de um homem que viveu os dias de guerra. A relação próxima com o irmão Georg, as confissões contrárias ao regime nazista e o companheirismo entre os homens na frente de batalha são marcas constantes no livro.

Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

2. Liv

Liv Visitante

Tem dois livros sobre Operação Valquíria?

3. Palazo

Palazo Mafioso Literário

Tem, mas o titulo original do livro em questão está em Francês, porém nao me parecia se chamar Operação Valquiria, preciso checar... muitas vezes por questões comerciais o titulo é alterado com o intuito de promovê-lo.

De qualquer modo, o tema é recorrente e o nome é válido..

O outro livro, que deu origem ao filme, é do autor Tobias Kniebe..

Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

4. Fingolfin

Fingolfin Feitiço de Áquila

Acho que esse é um dos casos onde o filme estraga um pouco o livro', afinal, não é um romance, mas um relato histórico. Pelo menos pra mim, o importante é conhecer oq aconteceu nesses casos, seja via filme ou livro. Prova disso é q eu li O Mais Longo dos Dias e depois comprei o filme, uns 4 anos atrás, e não o assisti até hoje.

5. Palazo

Palazo Mafioso Literário

Fingolfin, também tenho certa neura em ver filmes cujo o livro eu já li, já me descepcionei inumeras vezes e evito ao máximo, o último foi com a Bussóla Dourada... desde então tento seguir a lógica...ou leio o livro ou vejo o filme.

Neste caso específico, existe o livro de Tobias Kniebe, cujo filme se baseou...

O livro de Philipp Freiherr Von Boeselager é um complemento ao filme, pois relata fatos do dia a dia da guerra, da angustia dos militares do grupo, dos problemas na Russia, e da amizade de todos... os planos da Operação Valquiria em si são secundários. Por isso achei ótimo, dá uma idéia bem maior do que foi o grupo conspirador contra Hitler.

6. Snaga

Snaga Usuário não-confiável!!!

Palazo, pelo o que ouvi falar, existem 4 livros com o mesmo título e me parece que o filme não é baseado em nenhum em específico.

Dê uma olhada na citaçaõ abaixo:

7. Palazo

Palazo Mafioso Literário

Caracaaa, achei que fosse exatamente o contrário...
    Ótima informação, e muito obrigado pela esclarecimento!

Compartilhar