• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

"Operação Cavalo De Tróia" (JJ Benitez)

Waters

Usuário
OPERAÇÃO CAVALO DE TRÓIA - JJ BENÍTEZ - Editora Mercuryo

Gostaria de saber se alguma pessoa aqui já leu ou já ouviu falar desta saga simplesmente sensacional.
São seis livros que contam em um estilo às vezes documental, às vezes romancesco uma história inacreditavelmente fantástica com toques de realismo impressionante. Vejam só:

O escritor espanhol JJ Benítez, um afamado Ufólogo, pintor, jornalista e teólogo(!), recebe secretamente de um ex-Major das forças especiais dos EUA (NASA e USAF) um documento que relata uma experiência altamente secreta realizada nos anos 70: Uma viajem através do tempo, mas precisamente ao passado, no tempo de Cristo.
O Major, prestes a morrer, revela os documentos ao escritor JJ Benítez (segundo ele: "sou apenas um instrumento") desejando ardentemente que ele revele a história ao mundo.
A viagem pelo tempo (batizada de Operação Cavalo de Tróia) foi realizada por uma equipe técnica isolada e incrivelmente especializada e por dois exploradores: o operador da Máqina e O Major, que saiu do Módulo e explorou a palestina em plena época de Cristo, acompanhando e testemunhando todos os acontecimentos históricos com os olhos analíticos atuais.
Muito fantasioso? Também achei. Mas na medida que estou lendo (estou no terceiro livro) fiquei abismado com os incrivelmente detalhados pormenores técnicos em relação à construção da Máquina do Tempo e como foi possível realizar a viagem de maneira secreta. É impressonante o detalhismo histórico e a dimensão humana que foi dada a personagens como Jesus Cristo, Pedro e Pilatos sem nenhuma destruição ou desmoralização dos mesmos, o que realmente aconteceu neste lugar e nessa faixa de tempo que marcou profundamente o mundo ocidental é revelado espetacularmente. A riqueza e convicção do relato é tão real, tão palpável que realmente ficamos em dúvida se essa aventura realmente aconteceu ou não. O Benítez jura de pés juntos que esses documentos existem.

quem gosta de literatura científica ou histórica, esse livro a pedida certa. Se o relato é real ou não só cada um lendo para tirar as suas próprias conclusões.

imagem


Livro I - Jerusalém

imagem


Livro II - Massada

imagem


Livro III - Saidan

imagem


Livro IV - Nazaré

imagem


Livro V - Cesaréia

imagem


Livro VI - Hermon
 
eu já tinha ouvido falar desse livro, realmente deve ser ótimo...eu sou fascinado por essas coisas de física e tecnologia, e hj em dia, o modelo q se tem sobre o universo aceita as viagens no tempo, mas é mto anti-ético realizar tais viagens, mas nunca se sabe o q os EUA andam fazendo por ai...
 
Além das supostas viagens no tempo, o livro revela conspirações internacionais sinistras, principalmente se tratando do controle do petróleo no oriente médio. As operações americanas são tão bem detalhadas que dificilmente pode se dizer que foram iventadas.
 
Caraca, esse livro foi marcante na minha adolescência, li acho que até o 5. Gostei muito na época, o teor de 'realidade' que o Benitez usou deu margem a, por alguns instantes, acreditar que tudo aquilo aconteceu. Mas faz muito tempo que li, esqueci os detalhes e o estilo do cara...
 
Comecei a ler o primeiro, mas não gostei muito. Metade do livro é só falando sobre a máquina. Nem tive saco pra continuar lendo.
 
Comecei a ler o primeiro, mas não gostei muito. Metade do livro é só falando sobre a máquina. Nem tive saco pra continuar lendo.

hahahaha

meu irmao leu e achou justamente o contrario...
a parte q ele mais gostou foi a primeira, sobre a maquina, depois ele achou chato hahaha
 
Na verdade os detalhes técnicos da Máquina são tão aprofundados que quem não gosta muito de física vai achar a leitura muito massante. Já quem não gosta de religião vai achar as análises piscológicas de Cristo e dos apóstolotos cansativas.
Como eu gosto de ciência e religião achei o livro sensacional pois fez uma simbiose perfeita das duas coisas.

pelo visto os que leram não passaram do primeiro livro, é uma leitura um pouco difícil pois o Benitez é detalhista ao extremo, ao ponto de analisar as feições dos personagens sobre a chamda ótica das "ciências das faces". Mas quem consegue imergir na leitura a viagem é sensacional, inclusive com vários desafios ao leitor, principalmente em relação ao Enigma que abre o livro 3.

O mais interessante é como tudo no livro não é retrado como ficção, mas como realidade pelo "autor" ou "instrumento" como ele mesmo fala em entrevistas. segundo ele tudo o que aconteceu é realidade absoluta e é tão incrível que o governo americano permitiu vazar tendo a certeza de que ningúem acreditaria e ia considerar a coisa como romançe.

Digo e repito: pra quem gosta de ficção científica, religião e história o livro é perfeito. Mas quem não tem paciência em imergir em narrativas caudalosas com infinidades de personagens e pormenores é melhor pasar loge.
 
Eu tenho o 2, o 3 e o 4 , mas nunca li, na verdade eles são do meu pai, acho que ele tinha o 1, foi impresta e aí..... :lol:
 
Garth Blackwood disse:
Detalhista ao extremo de escrever cada detalhe da máquina. Foi isso que eu achei chato.

Eu pulava essas partes com as "explicações científicas". Li o primeiro e o segundo (sou uma pessoa que sempre dá uma segunda chance a todos) e achei muito, muito, muito, muito, muito, muito, muito, muito, muito, muito, muito, muito, muito chato mesmo.

Em geral gosto de romances históricos, mas ler romances históricos sob um pano de fundo de ficção científica é um excesso. São duas coisas que não combinam, como aqueles filmes idiotas em que um menino do século XX vai parar na corte do Rei Arthur. Poupe-me!!!

:o?: O que que ele andou fumando/cheirando para imaginar as medidas de Jesus? :o?:
 
O que que ele andou fumando/cheirando para imaginar as medidas de Jesus?

Eh, eh, realmente fica um pouco non-sense, se vc imaginar com lógica o que está lendo. Mas aí é que está a graça do livro, o autor utilizou preceitos incrivelmente fantasiosos respaldados por explicações científicas minuciosas. Como eu disse, que não gostar do chamado embate entre ciência e religião é melhor passar longe dos livros.

Enquanto às medidas de Jesus, o viajante utilizou o equipamento denominado "Vara de Moisés". Mas se isso foi realidade dos documentos ou viajem do autor é outra história.
 
Bom, eu li os 6 livros e amei!

E a estória é tão convincente que realmente é difícil acreditar que não seja verdade...um dia conversando com um colega de trabalho (que é ufólogo) sobre esses livros ele me falou que conheceu o Benitez num seminário sobre ufologia e a primeira pergunta que fez a ele foi sobre a veracidade da estória e o próprio Benitez confirmou que é pura imaginação, porém, o Benitez também é arqueólogo/antropólogo e se especializou na vida de Cristo e por isso a riqueza de detalhes sobre a vida naquele local e época.

No que diz respeito à religião e ao Cristo, o livro realmente faz uma análise bem crítica sobre a visão da igreja Católica, em especial. Essa análise é a visão do autor conforme seus estudos e pesquisas arqueológicas, e, sinceramente, eu concordo em quase tudo. E como a contra-capa diz, se você for muito católico nem vire a página.

Considero esse livro sensacional por contar a História de uma época através de uma ficção.
 
Ah! finalmente algúem que gostou dos livros do mesmo modo que eu! O interessante é que apesar da visão de Cristo ser diferente da Católica, o personagem de modo algum foi depreciado ou diminuído, pelo contrário, ao retratar Cristo mais humanizado, todo o scrifício do personagem se mostrou ainda mais dramático e comovente.

...um dia conversando com um colega de trabalho (que é ufólogo) sobre esses livros ele me falou que conheceu o Benitez num seminário sobre ufologia e a primeira pergunta que fez a ele foi sobre a veracidade da estória e o próprio Benitez confirmou que é pura imaginação,

que estranho... em algumas entrevistas em jornais brasileiros (é até no programa do Jô Soares) o Benítez disse que os documentos que ele transcreveu existem realmente, e se foi invenção não foi dele (ele disse não possuir tanta imaginação), mais de quem escreveu os documentos.

afinal o Benítez é pesquisador (seus livros de ufologia são muito bem escritos), não escritor de romance. mas de qualquer maneira se é tudo ficção, é válido da mesma forma, pois a "viagem" que esses livros estão me proporcionanado (não terminei de le-los ainda) é absolutamente imersiva e viciante.
 
que estranho... em algumas entrevistas em jornais brasileiros (é até no programa do Jô Soares) o Benítez disse que os documentos que ele transcreveu existem realmente, e se foi invenção não foi dele (ele disse não possuir tanta imaginação), mais de quem escreveu os documentos.

Pois é, eu fiquei decepcionada quando esse colega me falou que era ficção, que os astronautas e a máquina nunca existiram...não vi essa entrevista com o Jô, mas talvés ele tenha dito isso "pra fazer média"...se você já chegou ao livro 5, vai perceber que a sensação de veracidade da estória declina um pouco e que os personagens, em certos momentos, viram uma espécie de Indina Jones/McGavier... :mrgreen:
Mas ainda assim, é preciso muita informação e imaginaçao para que alguém, seja o próprio Benitez ou outra pessoa, consiga imginar com tanta riqueza de detalhes as especificações da máquina...eu, sinceramente, como não estava entendendo nada pulei todas essas partes....

O interessante é que apesar da visão de Cristo ser diferente da Católica, o personagem de modo algum foi depreciado ou diminuído, pelo contrário, ao retratar Cristo mais humanizado, todo o scrifício do personagem se mostrou ainda mais dramático e comovente.

Concordo com você. Uma visão muito mais realista.
 
Bom, o Benitez é um cara estranho (pra quem não conhece ele é o autor de "Eram os Deuses Astronautas?" - um livrinho vagabundo que mesmo trucidado diversas vezes por provas científicas muito fortes, continua fazendo a cabeça daqueles que querem acreditar não importa em que).

Logicamente a "ciência" do livro também pode ser constestada, afinal, até onde eu sei viagens ao passado, nesse sentido, não são viáveis (as viagens ao passado seriam através de wormholes e seriam ao passado do viajantes, mas ainda assim presente ou futuro para os não-viajantes).

E análise/visões de Cristo pipocam em cada canto por aí... e sinceramente prefiro o Saramago ao Benitez :obiggraz:
 
Deriel disse:
Bom, o Benitez é um cara estranho (pra quem não conhece ele é o autor de "Eram os Deuses Astronautas?" - um livrinho vagabundo que mesmo trucidado diversas vezes por provas científicas muito fortes, continua fazendo a cabeça daqueles que querem acreditar não importa em que).
"Eram os deuses astronautas" é do Eric von Danichen (se é que se escreve assim). Mas é tão "crente" que lembra Arquivo X, daí o interesse cômico que eu tenho nele. :lol:

Deriel disse:
E análise/visões de Cristo pipocam em cada canto por aí... e sinceramente prefiro o Saramago ao Benitez :obiggraz:
Ah, mas aí é covardia... o Benitez é bem mediado, enquanto o Saramago está no TOP. :D
 
Foi um teste :roll: Você passou nele, parabéns! :mrgreen:

Ok.. o livro do Benitez é "Astronautas de Yaveh" ( o que dá quase na mesma) :oops:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo