• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Ópera perdida de Vivaldi recomposta terá estreia em Praga

Morfindel Werwulf Rúnarmo

Geofísico entende de terremoto
Minuciosamente recomposta por um especialista tcheco, a ópera "La Unione della Pace, e di Marte" de Antonio Vivaldi, será apresentada em estreia mundial depois de 284 anos, num festival aberto nesta sexta-feira (17) em Praga, informaram os organizadores nesta terça-feira (14).

"Trata-se de um gênero específico da ópera barroca, mais curta, chamada 'La serenata', composta, na época, para uma ocasião específica",
disse à AFP o maestro, compositor e cravista Ondrej Macek.

A serenata L'Union della Pace, e di Marte foi composta por Antonio Vivaldi (1678-1741) por ocasião do nascimento, em agosto de 1727, das gêmeas Louise Elisabeth e Anne Henriette, primeiras filhas do rei da França Luis 15 (1710-1774).

UMA SÓ VEZ


"Encomendada pelo embaixador da França em Veneza, a composição foi executada uma só vez em meados de setembro de 1727, ao ar livre, no jardim junto à igreja veneziana da Madonna dell'Orto",
informou Macek.

O libreto completo, que contém reminiscências do nascimento das duas irmãs e também da situação política de então, foi conservado na Biblioteca Nacional Braidense de Milão.

A partitura não foi encontrada e teve que ser recomposta a partir de melodias que aparecem em outras óperas de Vivaldi.

"Lendo o libreto pela primeira vez, constatei que muitas melodias não me eram desconhecidas. Como o compositor não tinha muito tempo para criar esta serenata, logicamente utilizou trechos de outras óperas",
disse Macek.

"Era um método de composição corrente e legítimo na época, especialmente na Itália",
destacou este especialista em música barroca.

A serenata L'Unione della Pace, e di Marte será executada pelo grupo internacional Hof-Musici em várias ocasiões, a partir de 4 de julho, como parte do Festival Barroco de Praga, previsto para entre 17 de junho a 3 de outubro. Saiba mais no site do evento.

Fonte
 

Valinor 2021

Total arrecadado
R$100,00
Meta
R$4.800,00
Termina em:
Topo