1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

[Ópera] Cavalleria Rusticana

Tópico em 'Atualidades e Generalidades' iniciado por Bel, 24 Set 2012.

1. Bel

Bel Moderador Usuário Premium

Comentei no Diário que fui ver esta ópera no último sábado (22/09) e pediram um review. Como acho que a obra merece um tópico só dela, aqui estou :g:

Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

Cavalleria Rusticana é uma ópera de um ato só, escrita por Pietro Mascagni. Em 1888, o editor Edoardo Sonzogno anunciou um concurso aberto a todos os jovens compositores italianos que ainda não haviam apresentado uma ópera. Os participantes deveriam escrever uma ópera de um único ato, e as três melhores produções (escolhidas por um juri composto de cinco importantes múcos e críticos) seriam apresentadas em Roma com o patrocínio de Sonzogno. Pietro viu neste concurso a oportinidade de finalmente ser reconhecido como compositor.

Meu resumo da ópera:
    A história começa com Santuzza perguntando a Mamma Lucia onde está o filho desta, Turiddu, noivo daquela. Mamma diz que ele foi comprar vinho numa outra vila. Aí chega Alfio e diz que viu Turiddu perto de sua casa. Mamma acha estranho mas Santuzza não a deixa falar nada. Alfio segue seu caminho.
    Passa a procissão de Domingo de Páscoa. Mamma pergunta a Santuzza o que está acontecendo. Santuzza conta que, antes de partir como soldado, Turiddu jurou fidelidade eterna a Lola mas, quando voltou, Lola estava casada com Alfio. Turiddu então se consolou com Santuzza. Mas Lola ficou com inveja da felicidade de Santuzza com Turiddu e seduziu o antigo namorado, partindo o coração de Santa.
    Turiddu chega e Santa o coloca contra a parede, acusando-o de traição. Ele desconversa e vai com Lola para a missa.
    Alfio, que ainda não tinha encontrado Lola, aparece e Santuzza conta tudo pra ele. Ele jura vingança.
    Depois da missa, todos vão festejar. Turiddu oferece vinho para Alfio, mas este recusa dizendo que a bebida pode estar envenenada. Alfio deixa claro que sabe da traição e convoca Turiddu para um duelo. Turiddu se despede da mãe e pede para ela cuidar de Santa.
    Santuzza está conversando com Mamma quando alguém chega com a noticia de que Turiddu morreu.

Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

Ah, o Theatro Municipal... lindo lindo lindo! :grinlove:
    Foi uma ópera em concerto, ou seja, sem cenários e figurinos, mas com orquestra completa!
    Não tenho com o que comparar, então simplesmente amei a orquestra e o coral do Theatro Municipal. Lola foi maravilhosa. Turiddu, Mamma e Alfio, ótimos. Uma mulher sentada do nosso lado disse que a Santuzza já foi melhor, quando era mais nova, e algumas pessoas a vaiaram.
    Consegui lugares na fileira da frente do balcão superior, e não tenho reclamações sobre o lugar.
    A única coisa que me desagradou um pouco é que as legendas estavam muito resumidas e às vezes cortavam 2/3 da fala dos personagens.

~~

Libreto online:

E postei no blog:

2. Spartaco

Spartaco James West

Pena que a ópera não foi encenada, pois aí sim você iria poder apreciar ainda mais; mas acho que mesmo assim, em um país que não incentiva esse gênero musical, valeu a pena.

Abraços.

3. G.

G. Ai, que preguiça!

Legal saber que mesmo onde vc sentou é bom! Quando eu for lá, não iria querer pagar caro só pra ficar lá na frente :P

E para ser legal essa ópera! Já vi em cd pra baixar, hehe. Acho que vou ao menos ouvir ;)

4. Bel

Mais barato que o meu lugar, só na Galeria (um nível acima) =P
    E pra sentar na frente tem que comprar rápido, assim que liberam os ingressos :sim:
    Desta vez eu dei sorte pq o espetáculo quase que não foi divulgado...

5. G.

G. Ai, que preguiça!

Lá tem lugar reservado(que nem cinema)? Ou quem chegar primeiro senta mais na frente :P?

6. Bel

Lugar reservado.

7. Fierro

Fierro Usuário

Foi a primeira vez que entrei no Theatro Municipal. Absurdamente lindo.

Dei mole e não comprei o livreto, de forma que soube muito pouco acerca da história "encenada".

Tentei mesmo foi esvaziar a cabeça e aproveitar a música. Fiz bem.

8. Bel

Vc tava sentado onde, Fierro?

9. Fierro

Fierro Usuário

Galeria, lá em cima.

10. G.

G. Ai, que preguiça!

Ainda bem XD! Como foi o som lá em cima? Dava pra ouvir tudo direitinho? Ou vc sentiu que não tinha toda a força sonora de que se vc sentasse lá na frente?
    Desculpa a ignorância, não conheço nada de acústica :P

11. Bel

Vc conseguia ver o Maestro?

12. Fierro

Fierro Usuário

Não percebi que estava perdendo nada em termos de potência sonora sentando lá nas alturas, pois não tenho padrão para comparar com os assentos mais abaixo. O que percebi foi uma experiência musical inconfundível. Gosto muito de música clássica, sempre ouço uns vinis de minha mãe. Agora, ao vivo, a vibração sonora no seu corpo é fantástica. Eu também não conheço absolutamente nada de acústica.

Era possível ver tudo com clareza. Coral, orquestra, maestro e intérpretes. Não via mesmo era o público sentado nas outras seções da casa.

A única coisa que realmente é um ponto à favor da galeria em comparação com os assentos de baixo é que as legendas estão de frente para os seus olhos. Imagino que os outros tenham que esticar as cabeças para ler o texto lá em cima!

Agora, como foi dito pela Bel na primeira postagem, as legendas cortadas me desmotivaram. Tive dificuldade para entender qualquer coisa da história e acabei até tendo uma impressão errada do negócio todo.

Mas foi bom.

13. Bel

Perguntei se vc via o maestro (e os cantores, consequentemente) pq eles estavam na região que seria o fosso.
    Eu, que estava na fileira da frente do balcão superior, precisava me inclinar pra frente pra vê-los...

14. Fierro

Fierro Usuário

Sim, eu me reclinava um pouco para frente - apoiando cotovelos sobre joelhos - mas conseguia ver tudo.

Compartilhar