1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

[Ópera] Cavalleria Rusticana

Tópico em 'Atualidades e Generalidades' iniciado por Bel, 24 Set 2012.

  1. Bel

    Bel Moderador Usuário Premium

    Comentei no Diário que fui ver esta ópera no último sábado (22/09) e pediram um review. Como acho que a obra merece um tópico só dela, aqui estou :g:

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

    Cavalleria Rusticana é uma ópera de um ato só, escrita por Pietro Mascagni. Em 1888, o editor Edoardo Sonzogno anunciou um concurso aberto a todos os jovens compositores italianos que ainda não haviam apresentado uma ópera. Os participantes deveriam escrever uma ópera de um único ato, e as três melhores produções (escolhidas por um juri composto de cinco importantes múcos e críticos) seriam apresentadas em Roma com o patrocínio de Sonzogno. Pietro viu neste concurso a oportinidade de finalmente ser reconhecido como compositor.

    Meu resumo da ópera:
    A história começa com Santuzza perguntando a Mamma Lucia onde está o filho desta, Turiddu, noivo daquela. Mamma diz que ele foi comprar vinho numa outra vila. Aí chega Alfio e diz que viu Turiddu perto de sua casa. Mamma acha estranho mas Santuzza não a deixa falar nada. Alfio segue seu caminho.
    Passa a procissão de Domingo de Páscoa. Mamma pergunta a Santuzza o que está acontecendo. Santuzza conta que, antes de partir como soldado, Turiddu jurou fidelidade eterna a Lola mas, quando voltou, Lola estava casada com Alfio. Turiddu então se consolou com Santuzza. Mas Lola ficou com inveja da felicidade de Santuzza com Turiddu e seduziu o antigo namorado, partindo o coração de Santa.
    Turiddu chega e Santa o coloca contra a parede, acusando-o de traição. Ele desconversa e vai com Lola para a missa.
    Alfio, que ainda não tinha encontrado Lola, aparece e Santuzza conta tudo pra ele. Ele jura vingança.
    Depois da missa, todos vão festejar. Turiddu oferece vinho para Alfio, mas este recusa dizendo que a bebida pode estar envenenada. Alfio deixa claro que sabe da traição e convoca Turiddu para um duelo. Turiddu se despede da mãe e pede para ela cuidar de Santa.
    Santuzza está conversando com Mamma quando alguém chega com a noticia de que Turiddu morreu.

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

    Ah, o Theatro Municipal... lindo lindo lindo! :grinlove:
    Foi uma ópera em concerto, ou seja, sem cenários e figurinos, mas com orquestra completa!
    Não tenho com o que comparar, então simplesmente amei a orquestra e o coral do Theatro Municipal. Lola foi maravilhosa. Turiddu, Mamma e Alfio, ótimos. Uma mulher sentada do nosso lado disse que a Santuzza já foi melhor, quando era mais nova, e algumas pessoas a vaiaram.
    Consegui lugares na fileira da frente do balcão superior, e não tenho reclamações sobre o lugar.
    A única coisa que me desagradou um pouco é que as legendas estavam muito resumidas e às vezes cortavam 2/3 da fala dos personagens.

    ~~

    Libreto online:
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

    E postei no blog:
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
     
  2. Spartaco

    Spartaco James West

    Pena que a ópera não foi encenada, pois aí sim você iria poder apreciar ainda mais; mas acho que mesmo assim, em um país que não incentiva esse gênero musical, valeu a pena.

    Abraços.
     
  3. G.

    G. Ai, que preguiça!

    Legal saber que mesmo onde vc sentou é bom! Quando eu for lá, não iria querer pagar caro só pra ficar lá na frente :P

    E para ser legal essa ópera! Já vi em cd pra baixar, hehe. Acho que vou ao menos ouvir ;)
     
  4. Bel

    Bel Moderador Usuário Premium

    Mais barato que o meu lugar, só na Galeria (um nível acima) =P
    E pra sentar na frente tem que comprar rápido, assim que liberam os ingressos :sim:
    Desta vez eu dei sorte pq o espetáculo quase que não foi divulgado...
     
  5. G.

    G. Ai, que preguiça!

    Lá tem lugar reservado(que nem cinema)? Ou quem chegar primeiro senta mais na frente :P?
     
  6. Bel

    Bel Moderador Usuário Premium

    Lugar reservado.
     
  7. Fierro

    Fierro Usuário

    Foi a primeira vez que entrei no Theatro Municipal. Absurdamente lindo.

    Dei mole e não comprei o livreto, de forma que soube muito pouco acerca da história "encenada".

    Tentei mesmo foi esvaziar a cabeça e aproveitar a música. Fiz bem.
     
  8. Bel

    Bel Moderador Usuário Premium

    Vc tava sentado onde, Fierro?
     
  9. Fierro

    Fierro Usuário

    Galeria, lá em cima.
     
  10. G.

    G. Ai, que preguiça!

    Ainda bem XD! Como foi o som lá em cima? Dava pra ouvir tudo direitinho? Ou vc sentiu que não tinha toda a força sonora de que se vc sentasse lá na frente?
    Desculpa a ignorância, não conheço nada de acústica :P
     
  11. Bel

    Bel Moderador Usuário Premium

    Vc conseguia ver o Maestro?
     
  12. Fierro

    Fierro Usuário

    Não percebi que estava perdendo nada em termos de potência sonora sentando lá nas alturas, pois não tenho padrão para comparar com os assentos mais abaixo. O que percebi foi uma experiência musical inconfundível. Gosto muito de música clássica, sempre ouço uns vinis de minha mãe. Agora, ao vivo, a vibração sonora no seu corpo é fantástica. Eu também não conheço absolutamente nada de acústica.

    Era possível ver tudo com clareza. Coral, orquestra, maestro e intérpretes. Não via mesmo era o público sentado nas outras seções da casa.

    A única coisa que realmente é um ponto à favor da galeria em comparação com os assentos de baixo é que as legendas estão de frente para os seus olhos. Imagino que os outros tenham que esticar as cabeças para ler o texto lá em cima!

    Agora, como foi dito pela Bel na primeira postagem, as legendas cortadas me desmotivaram. Tive dificuldade para entender qualquer coisa da história e acabei até tendo uma impressão errada do negócio todo.

    Mas foi bom.
     
  13. Bel

    Bel Moderador Usuário Premium

    Perguntei se vc via o maestro (e os cantores, consequentemente) pq eles estavam na região que seria o fosso.
    Eu, que estava na fileira da frente do balcão superior, precisava me inclinar pra frente pra vê-los...
     
  14. Fierro

    Fierro Usuário

    Sim, eu me reclinava um pouco para frente - apoiando cotovelos sobre joelhos - mas conseguia ver tudo.
     

Compartilhar