• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

ONU pede hoje a Lula que abra arquivos da ditadura

ONU pede hoje a Lula que abra arquivos da ditadura

Agência Estado

A Organização das Nações Unidas (ONU) pedirá, hoje, ao governo brasileiro, que libere os documentos mantidos ainda em sigilo sobre a tortura durante o regime militar. O pedido será feito pelo Comitê de Direitos Humanos das Nações Unidas, que realizou na semana passada uma sabatina sobre a situação dos direitos civis e políticos no Brasil. "Não estamos pedindo a abertura de todos os arquivos da ditadura no Brasil, mas apenas aqueles que possam permitir que se investiguem os casos de tortura", relevou a presidente do Comitê de ONU, Christine Channet.

Segundo ela, o Brasil "precisa apurar o passado". "Só com os documentos que hoje estão sendo mantidos em arquivos é que famílias e entidades poderão seguir com processos sobre tortura." Na semana passada, uma delegação de 18 representantes do governo passou dois dias na ONU, explicando a situação dos direitos humanos aos peritos do comitê. "Uma das recomendações que faremos é para que os planos, e são vários, comecem a se tornar realidade e a ser concretizados", disse a presidente do comitê.
 
Imagino se ainda existem, em larga escala, quaisquer documentos da época. Francamente, se eu tivesse 20 anos para preparar-me para este momento, ficaria quietinho esperando que alguém tivesse a idéia de abrir a Caixa de Pandora?

Não que isso seja muito importante. Quem fez deve estar muito velho para ser punido rigorosamente, ou já deve estar morto. O máximo que poderá se fazer é saber mesmo o que era feito lá dentro, e isso nem novidade é. Saber quem realmente morreu ou quem esqueceu de onde morava e nunca voltou por motivos diversos, se é que isso existe. Mas, sinceramente, duvidaria das versões dos fatos de ambos os lados. Conheço um soldado da PE da época que jura nunca ter visto qualquer pessoa ser torturada no seu quartel (a não ser água gelada e outros métodos similares); aliás, diz que todas as supostas torturas era teatro, feito com o intuito de amedrontar aquele que estivesse sendo interrogado na sala ao lado daquela onde um soldado estaria gritando em encenação. Esta pessoa, aliás, diz ter sido companheiro do Lamarca no quartel, que seria o homem mais sanguinário que teria conhecido na vida. Ao mesmo tempo, um dos meus melhores amigos perdeu o pai por problemas decorrentes da tortura a que foi submetido por ser ligado a grupos militantes da Esquerda.

O que não muda é que ambos, meu amigo e este soldado, serviram orgulhosamente no Exército, não estigmatizando-o por causa da ditadura. Para mim, o maior coringa desse ato é se a população brasileira irá revoltar-se de vez contra as Forças Armadas por seu abuso de poder na época, ou se ao saber a verdade vista pelo outro lado, aqueles que caminhavam "a favor do vento, com lenços e documentos", finalmente será capaz de parar por um momento e refletir sobre o passado.
 
Um tempo atrás queimaram vários arquivos da ditadura.. saiu até no Fantástico. Não duvido que façam o mesmo de novo pra preservar a imagem de certas pessoas...:think:
 
Skywalker disse:
Um tempo atrás queimaram vários arquivos da ditadura.. saiu até no Fantástico. Não duvido que façam o mesmo de novo pra preservar a imagem de certas pessoas...:think:

Não é só isso.

Tem muita coisa nos arquivos da ditadura que são de segurança nacional e não devem ser liberados para qualquer um. Somente o Estado Maior das Forças Armadas e em alguns casos o presidente tem acesso à esses arquivos.

Se for para abrir os arquivos tem que selecionar bem, para mostrar só aqueles que não interfiram muito em questões de segurança, e não fazer besteira como o Sarney na entrevista do Fantástico em dizer que o Brasil quase fabricou armas nucleares e tal...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo