• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

ONGs

Tisf

Delivery Boy
Então, dei uma pesquisada e não encontrei um tópico sobre isso e tinha certeza que tinha :think:

Bom vou ter que fazer um trabalho sobre isso e gostaria de saber o que vocês acham dessas organizações, se tem alguém que faz parte de alguma...
O que vocês acham dessa dicotomia entre os deveres do Estado, se ele empurra pra sociedade suas obrigações e as ONGs estão preenchendo esse buraco, ou se as ONGs servem apenas de complemento ao sistema social.

É isso :anjo:
 
Não faço parte de nenhuma ONG, mas aprovo a existência delas. Seria melhor que o governo desse conta de tudo, mas não é isso que acontece. A ONG está aí para ajudar não só a sociedade, mas também o próprio governo em sua ineficiência. Não creio que o governo empurre para sociedade suas obrigações propositalmente, pois considero impossível para o governo resolver sozinho todas as questões do mundo principalmente as sociais. Os motivos variam de falta de verba à corrupção...
 
Bom, um sonho que eu tenho (que muito poucoosss sabem) é o de montar uma ONG no futuro.
Quero lutar por um mundo melhor, pode ser utopia isso, mas eu tenho esperanças de que eu posso fazer alguma coisa, ser útil para alguém.
Não sei ainda o que irei fazer, que tipo de ONG, mas até lá serei voluntaria em algumas instituições e etc, pra depois eu ver no que eu me encaixo melhor e ver se tenho condições de fundar uma. Nao é fácil, e sozinha será complicado de eu conseguir.. mas se for o caso, talvez eu até seja capaz disso :wink:
Eu queria começar desde já a fazer trabalhos voluntarios, no começo do ano, minhas amigas estavam formando um grupo pra ajudar as pessoas e o bairro, mas chegou o coranaval e ngm mais se manifestou :tsc: É tudo pipoca :tsc:
Eu sozinha vou ver se depoisno 2º semestre eu consigo montar alguma coisa..
É incrivel como qdo se fala em ajudar as pessoas e talz, o povo só se anima na hora, depois não quer nem saber.
Até aqui no forum o encontro de voluntariado nao saiu! :|

Mas falando em ONGs, acho que é uma forma sim de tampar os buracos que o governo deixa, uma forma de ajudar o país, ser patriota e solidario, afinal já que o governo não consegue suprir quase nem a metade do que o povo necessita, quem pode, tem que ajudar os outros. :D
É cada um se ajudar na sobrevivencia desse mundo, já que se formos esperar um milagre, morreremos sentados...
 
eu naum faço parte de nenhuma ONG,mas eu acho importante o trabalho delas...saum organizaçoes q procuram melhorar a vida das pessoas e lutar por causas nobres(Greenpeace),coisa q muitas vezes os governos naum fazem bem ou completamente...nas ongs tbm se ve a diferença ,imagine se tudo q mexesse com a sua vida fosse o governo??
 
O tema de um trabalho que eu tenho esse ano tb a gente tá abordando ONGs, mas a gente tem uma específica.

O Governo não consegue ajudar essas organizações (mal consegue adminstrar o que tem). Mas o espírito comunitário é muito grande, então vê-se que muitas estão "bem das pernas".
 
Organização Não Governamentais? Hmmmm...

Anda surgindo um monte... normalmente tentando cobrir um vácuo que os poderes não podem/querem se responsabilizar.

Quando usado como bandeira/alerta de que precisamos nos preocupar com aquele vácuo do poder público, acho muito válido. No entanto, quando começa a cobrir o que o poder público devia fazer, torna-se prejudicial...

Pois a natureza do ser humano é se eximir de suas responsabilidades, empurrar para que outro que possa fazer, faça. Essa característica estende-se para suas instituições.

O governo não poder dar conta de um assunto é uma coisa, mas se eximir de qualquer responsabilidade é outra completamente diferente.

Como disse, como bandeira de que algo não vai bem, é válido, pois serve para estudarmos o problema no poder público que o impede de atuar em determinado setor. Seja o problema falta de verbas, corrupção, ou simplesmente a pessoa não está trabalhando direito (crise de energia por exemplo... ninguém leu os relatórios)

Por exemplo, o Greenpeace... sua existência é/foi necessária para de vez em quando nos lembrarmos que precisamos cuidar do mundo. No entanto (batendo na mesma tecla) todo o mundo já esqueceu que os EUA simplesmente passaram por cima do Tratado de Quioto. Que os EUA tem uma determinada quantidade de água disponível, e gastam duas a três vezes mais do que deviam desse recurso (poluição é algo muito óbvio de se comentar aqui...)

Isso me faz pensar... Greenpeace ganhou uma fama de bobos da corte - ele fala verdades que ninguém falaria, mas todos chacotam dele. E nesse processo, ninguém realmente pensa em peitar os EUA para a preservação da Humanidade.

Não acham isso preocupante? No final, os poderes públicos se isentam de pensar no panorama geral, mais preocupados com eleições e com o índice de desemprego. No final, quem pagará o pato dos desperdícios dos povos desenvolvidos.

Na verdade todos já pagamos desde antes de nascermos. Ainda somos afortunados, pois ao contrário de outros paises subdesenvolvidos, os países desenvolvidos não nos manipularam para que ficassemos em guerra civil como acontece nas Filipinas, Timor del Leste. De uns tempos para cá, ficaram tão cara de pau, que tiram e põem presidentes sem nem disfarçar (Venezuela, Chavez).

Manter um padrão de vida digno do povos europeus e americano tem um preço alto... Normalmente as ONGs tentam reparar os estragos feitos pelas doideiras dos figurões (seja ele chamado Bush, Fidel, Clinton, Churchill, Thatcher, Lenin, Roosenvelt, Saddam...) e nota-se que o padrão comum é que todos exigem-se das responsabilidade básica: proteger o cidadão comum.

Não creio que as ONGs sejam tapa-buraco... o problema é que a formação delas aumenta a indolência do restante da humanidade. Temos de pensar em uma forma das ONGs não serem usadas dessa forma.
 
Eu trabalho numa ONG que tem como objetivo promover e proteger os Direitos Humanos.
Concordo que as Organizações da Sociedade Civil não podem ocupar o lugar do Estado e se responsabilizar no lugar dele pela promoção do bem estar dos cidadãos.
Mas por outro lado, a sociedade não pode deixar de se mobilizar e exigir deste Estado projetos, medidas e ações que estejam em consonância com seus direitos. Esta é uma forma de impedir que as minorias sejam esmagadas ou que o Estado coloque seus interesses imediatos acima dos reais interesses da nação (como no caso da questão ambiental). Este é, segundo a minha concepção, o papel dessas organizações.
 
Eu faço trabalho voluntário em uma ONG que presta atendimento médico para as populações de algumas favelas do Rio. Eu só trabalho em uma favela, aos domingos. Quando eu comecei a trabalhar lá, nós atendíamos na sede da associação dos moradores, isso foi em 2001. Hoje nós atendemos em um postinho que foi construído pela comunidade, com a ajuda de algumas doações.

Se eu não fosse totalmente a favor, não trabalharia de graça aos domingos pela manhã. Sim o governo tem a obrigação de dar assistência médica a população, mas todo mundo sabe que essa assistência é insuficiente, o que fazer então? Ao meu ver há duas saídas, uma enfiar a cabeça na areia e dizer que a obrigação é do governo, a outra é ajudar. Bom, eu fico com a segunda alternativa.
 
Caramba em Tisf? Tu me jogou prum tópico MAIS MAI MAIS do que interrado trancando o meu, fiquei triste agora :( :cry: fora que ninugém da bola pros tópicos no geral, sei lá, isso aki devia tar num lugar mais sério talvez... acha não?

Bom, vamos lá, o que eu dizia no meu tópico trancado....
http://forum.valinor.com.br/viewtopic.php?t=44115

Existem vários motivos, ocupar tempo, vontade de ajudar, inquetude ao ver o mundo ao redor uma droga e querer mudar isso, vários motivos....

Eu atualmente participo de uma ONG chamada e-jovem (www.e-jovem.com) que tem como missão acabar com a homofobia no brasil entre os jovens baseando-se na estatística de que 3 jovens cometem suicídio todo dia no Brasil. Por que? Simples, eu num tenho vergonha de assumir que sou sim bisexual e atualmente namoro uma garota que também sabe disso, quando descobri isso a uns 5 anos atraz eu tive um relacionamento com um cara e por ver como o mundo ao redor tratava isso pensei por várias vezes em me matar e então por isso tendo essa inquetude achei por acaso o e-jovem e tento por ele militar, dar palestras e orientar jovens sobre respeito a diversidade sexual...

E vc? Qual sua história? Participa? Sim? Se sim, por que?

Se não, por que tambem? Acha perca de tempo? Acha que o governo deveria fazer isso?

Quero ouvir vocês, afinal de conta o jovem nem sabe mas é um dos maiores motores de mudança do brasil

(vide diretas já e outras rebeliões na decada de 60)
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo