1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Onde estão os pobres?

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Tabris, 17 Jul 2005.

  1. Tabris

    Tabris Porta Chama do Ponente

    Eu tava pensando hoje em como a sociedade élfica parece ser como uma sociedade medieval só que nela todos são nobres, eu não lebmro ter visto um elfo que fosse camponês, ou q simplesmente n tivesse algum recurso, embora poucos nos casos de humanos a´te existe, mas então como a sociedade élfica conseguia eliminar completametne pobres e camponeses? PPorque eles quase não são citados nos livros?
     
  2. Lady Ellwen

    Lady Ellwen Estelion Maia...

    Eu acho q todos eles tem a oportunidade de aprender e seguir grandes 'profissoes'. E todos aproveitam essa oportunidade.
     
  3. pelego

    pelego Usuário

    Havia os elfos grandiosos,veneradissimos, que eram seguidos, e os outros, os seguidores. Feanor, Fingolfin eram como deuses... e os outros eram os outros =p .
     
  4. Himo Nuemar

    Himo Nuemar Usuário

    Acho que quando você vive eternamente não adquire este sentimento de ganância e proveito sobre os outros , que nós humanos possuimos. Sabe, depois de 10.000 anos de existência, você cria afeto e consideração por um bocado de gente... Acho que as sociedades élficas eram mais igualitárias, acho que eles tinham um poder de compreensão social muito maior que o nosso e por isso se preocupavam em ser mais justos e menos ávidos pelos bens materiais.

    Não estou querendo dizer que élfos são socialistas, mas acredito que viviam em comunidades familiares ou de clãs e que tinham tempo de sobra para manter as coisas equilibradas...

    É isso aí...Abraços
     
  5. Erufeliel

    Erufeliel I'm a whole lotta trouble

    Acho que o Himo Nuemar tem razão, apesar de haver uns mais importantes do que outros, eles deviam viver todos muito bem, mas talvez os reis e etc tivessem uma casa maior, talvez a diferença entre pobres e ricos não seja tão grande como nos homens e afins.
     
  6. Níniel

    Níniel let's put a smile on that face

    Camponês não é necessariamente pobre.=]

    No entanto, eu penso que haviam camponeses elfos sim, uma vez que eles tinham de se alimentar, logo cultivavam, eram camponeses. Pobres eu penso que não existiam mesmo, uma vez que os elfos eram uma comunidade unida, que viviam em prol uns dos outros, não havendo ricos nem pobres. Todos ajudavam e contribuiam para o bem estar da comunidade.
     
  7. Karnillë

    Karnillë Geologista

    Concordo, além disso Tolkien quis que a sociedade élifica fosse "perfeita", a sociedade ideal.
     
  8. Lordpas

    Lordpas Le Pastie de la Bourgeoisie

    Talvez uma o
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    possa dar algumas dicas de comporttamento dos Elfos.

    Mas lembrem-se que os elfos não possuiam apego ao que é material, sua vida era muito mais "simples" nesse sentido de aproveitar e se apegar a natureza e ao que ela oferece. Claro, dentro disso possuiam, obviamente, uma classificação hierarquica o que anula essa coisa de comparação a um "comunismo" primitivo idealista.

    E cuidado com a 'Sociedade Ideal', existem podres dentro das comunidades élficas também.
     
  9. Nilmë

    Nilmë Usuário

    Eles eram os primogenitos, elfos=perfeitos!!!
    Eles viviam em comunidades não tão grandes e ajudavam uns aos outros muito mais que os humanos.:)
     
  10. Suel***

    Suel*** Usuário

    Isso acontecia talvez pelo fato de que a sociedade elfica fosse uma sociedade ideal, sem divisões de grupos, onde todos tinham as mesmas oportunidades, convivendo num clima de ajuda mútua, não buscando melhoras individuais, mas sim grupais.....
     
    Última edição: 21 Jul 2005
  11. Camponeses não são necessariamente pobres!!
    Acho que havia uma hierarquia sim, mas não uma sociedade de classes!!
     
  12. Alialath

    Alialath Peter Griffin

    Depois que você vive milhares de anoss, você com certeza se torna bom em alguma coisa... e além do mais ou elfos nao sao tao apegados aos bens materias e os dão livrimente quando os tem em abundância..por isso acho que não existiam elfos pobres, mas com certeza haviam os mais sábios e os reis ou governantes, e seus seguidores que logicamente eram menos importantes.
     
  13. Excluído028

    Excluído028 Excluído a pedido

    Nossa! Há quanto tempo eu não posto. Mas vamos lá. Se os elfos viviam nessa aproximada igualdade, a sociedade delesera como ou parecida com o socialismo?
     
  14. O fato na sociedade elfica não era existir ou não pobres e sim a falta dessa idéia, todas as pessoas não eram iguais quão menos tinham as mesmas funções, mas todas eram dignas e as diferenças irrelevantes...Eles não eram perfeitos nem ideais pois isso seria irreal eles eram normais mas sem essa idéia e preocupação...
     
  15. Lady of Valinor

    Lady of Valinor Usuário


    eu lembro de ter lido alguma coisa sobre os elfos mais "humildes", que não eram nobres, coisa e tal... concordo com Prímula, devia haver uma divisao de classes, mas não necessariamente preconceitos ou elfos que não tivessem o minimo pra vive confortavelmente, sem luxo, talvez, mas...
     
  16. Lordpas

    Lordpas Le Pastie de la Bourgeoisie

    Não. Para ser parecido com o Socialismo teria de ter uma espécie de Ditador, um Estado bem formulado, etc... Com o Comunismo, talvez. Entretanto é fato que existiam hierarquias, a sociedade era mais parecida com uma do estilo "patriarcal", etc..

    Enfim, existem pontos que ferem a teoria do Socialismo e Comunismo.

    Não é bem assim.

    Existia sim o individualismo dentre os elfos, Fëanor forjou as Silmarrils e ficou tomado por um claro egoísmo, o mesmo acontece com outros elfos.

    Elfos em si não são exemplos de "perfeição", eles eram suscetíveis ao 'mal' que estava em Arda, tinham suas divisões, seus clãs, etc.. Vide que Sindar e Noldor não se davam bem, justamente por causa do Fatricídio.

    Todos esses pontos nos levam a crer que nem todos eram iguais, senão porque ter um Alto-Rei, ou coisa que o valha?
     
  17. Morpheu

    Morpheu Chato

    Bem, alguma individualidade haveria de existir, e Fëanor era realmente excêntrico. Mas o fato de os elfos não possuírem uma natureza totalmente competitiva (à exceção de alguns aspectos de talento) e sua grande sabedoria, além do papel do Rei de organizar a produção para que seja provido sustento a todos, tanto ao agricultor quanto ao bardo, me faz acreditar que a sociedade élfica se aproxima, sim, em alguns pontos do comunismo, e gera uma igualdade, pelo menos entre os pobres imortais, não-nobres.
     
  18. Lordpas

    Lordpas Le Pastie de la Bourgeoisie

    Relações podem ser encontradas, entretanto, volto a afirmar que identidade completa não. =]
     
  19. Morpheu

    Morpheu Chato

    Upa, agora notei, postei como um novato. (sem ofensa....)

    Eu desejava ressaltar o fato de que a desigualdade não partia tanto do egoísmo de elfos como Fëanor, já que ele era doidão, mas sim da necessidade irrefutável da existência de uma autoridade superior para organizar o povo, que apesar de sábio não era perfeito.

    Agora, para aproveitar e retirar este post das terras do Flood: este ponto de não haver rei/ditador não é coisa do Anarquismo? A meu ver, o Comunismo, apesar da propriedade coletiva, exige alguém para organizar. Ou não? Isto colocaria a sociedade élfica como comunista, para terror da CIA (é, neste caso eles teriam matado Tolkien)
     
  20. Fabianderson

    Fabianderson elen síla lúmenn omentielvo

    eu concordo com os anteriores, apesar d n le-los todos por falta de tempo, mas, minha gente, eles são elfos, ñ tem mais u q dizer, eles sabem aproveitar a eternidade e ñ se apegam as coisas materias como os mortais, tirando o caso das silmarils, eh obvio....
     

Compartilhar