1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Onde está a verdade e onde está a mentira?

Tópico em 'Atualidades e Generalidades' iniciado por Shantideva, 9 Jun 2005.

  1. Shantideva

    Shantideva Adoro elfos ruivos!

    Onde está a verdade e onde está a mentira?

    A mentira virou verdade? Diante dos vídeos e telefonemas gravados os acusados batem no peito e berram: “É mentira!”. Parecem existir dois brasis: um Brasil roído por ratos políticos e um outro Brasil povoado de anjos e “puros”. E o fascinante é que são os mesmos homens. O povo está diante de um milenar problema fisiológico (ups!) — isto é, filosófico: o que é a verdade? O que é a mentira? A verdade são os crimes evidentes que a PF descobre ou os desmentidos dos que os cometeram? No Brasil, acaba sendo o discurso do poder vigente. A anomalia do Judiciário protege a “verdade/mentira” (no Brasil formam uma unidade dialética), com o lema de que “o réu é inocente até que se prove o contrário”. Tudo bem, só que aqui nada prova nada nunca: nem o cheque assinado na Suíça, nem a conta nas Ilhas Jersey ou a evidência do roubo no TRT paulista (lembram?).

    Nossas “verdades” institucionais foram construídas por 500 anos de mentiras. Portanto, virou uma razão de Estado a proteção à mentira brasileira inventada pela secular escrotidão portuguesa, que criou o DNA dos canalhas que vemos hoje na TV negando tudo. Se a verdade aparecesse em sua plenitude, nossas instituições cairiam ao chão. Mas tudo está ficando tão claro, insuportável, que, talvez, tenhamos de correr esse risco de quebra, apesar do perigo de que a direita virá correndo restabelecer a paz “da verdade das mentiras”. Por isso, o governo acha que é necessário proteger as mentiras para que a falsa verdade do país permaneça.

    O presidente entra dizendo que vai usar a verdade para combater a mentira e logo, logo, está usando a mentira para fazer valer sua nova “verdade”.

    Lula diz: “Eu dou cheque em branco ao Roberto Jefferson”. Sabemos que é mentira, pois Lula pensa: “A verdade não pode ser dita; preciso da mentira para que o sistema não caia, para que o PT não se esfacele e para que eu me reeleja. Eu minto em nome de uma verdade maior!” FHC usava os ladrões também, mas lhes impunha sutis limites; o PT despreza a democracia “burguesa” e abriu a porteira com desdém pelos ladrões e ficou prisioneiro deles, sem contar os neoladrões petistas.

    Lula mente para si mesmo, achando que só defende a “causa do povo” — que, aliás, é um pouco “verdade”, pois está defendendo sua própria causa, porque, afinal, ele é “do povo”, ou melhor, “era”, antes de subir na vida, ostentando sua saga de vendedor de picolé em Santos até beijar deslumbrado a mão da imperatriz do Japão.

    Vejamos outro símbolo do momento: as lágrimas de Suplicy no Senado, assinando a CPI. Foram lágrimas de crocodilo ou lágrimas de verdade? Par ou ímpar? Bem... começou como mentira, passando a perna nos companheiros de partido que iam assinar. Foi oportunista ou sincero? Talvez as duas coisas? Agora, faturando o desprestígio do governo, parece verdadeiro e está eufórico, fazendo cooper .

    E o Genoino? Quando acusa o FHC pelo caso da pasta rosa, sabe que está mentindo, que aquilo foi uma chantagem, mas acredita na mentira “de esquerda”.

    E as fazendas imaginárias do Jucá, que continuam produzindo? E os 40 mil caminhões do mogno arrancado da Amazônia com papéis falsos? E o caso do IRB, com o ex-presidente Lídio Duarte, herói por três dias, desafiador dos corruptos que voltou atrás no depoimento? Qual o verdadeiro Lídio, o corajoso ou o covarde? E o magnífico, o insuperável Mauricio Marinho, dos Correios, que confessou seus roubos para o vídeo? Que prazer perverso deve ter tido naquele orgasmo de verdades, revelando suas mentiras?

    E o José Dirceu? Qual o verdadeiro Dirceu? O velho bolchevista que se disfarçava em nome do socialismo ou o Dirceu “democrático”? Dirceu é pelo Palocci ou não? Dirceu viveu clandestino dentro da própria vida, com operação plástica em Cuba, durante quatro anos de casamento. Qual era o verdadeiro? O falso marido ou o revolucionário em campanha?

    O próprio Dirceu talvez não saiba. Para os comunas clássicos, a vida real não é verdadeira. Sua missão é algures, mais além da vida “burguesa”. Pensam: “A vida como a conhecemos é uma mentira; logo, a verdade está onde ela não está, além dessa realidade careta, feita de esposa, filhos, casa. A verdade é algo que não existe ainda e que nós, até mentindo, poderemos um dia atingir”.

    E o assassinato de Celso Daniel — óbvio que ulula (não o Lula), “ulula” à nossa frente pela trapalhada ridícula que foi, visível a olho nu — que foi logo abafado para que a verdade do que aconteceu não atrapalhasse a verdade do que ainda não aconteceu e que será, um dia, a “luminosa” apoteose do PT, salvando a pátria dos idiotas que acreditam na mentira do tempo presente e que não sabem sonhar com a utopia do operário-Cristo subindo ao céus?

    E o meu ídolo, meu megastar , o fascinante Roberto Jefferson, o Pavarotti do PTB? Onde está sua verdade? Está no elefante do passado, quando comia na mão do Collor, ou estará no Jefferson de hoje, de barriga operada, magro, cantando ópera para o Lula ? Onde estará esse homem impalpável? Está no “rolha de poço” ou no Fred Astaire? Aliás, há algo em comum entre a operação plástica de Dirceu e a de Jefferson: ambos se esconderam dos outros e de si mesmos. Os dois queriam ocultar o passado: um revolucionário e o outro, digamos, patético, do “Povo na TV”. Jefferson fez uma espécie de autocrítica na imprensa: “Eu era brutal, dava tiro; depois me curei, emagreci e hoje canto óperas!”. Quando virá a autocrítica de Dirceu? Jefferson e Dirceu também são ubíquos: os dois estão em toda parte. Não há um escaninho do Executivo em que Dirceu não se meta e não há uma estatal na qual Jefferson não tenha cumbuca. E os dois lutam contra a CPI; um não quer a CPI para que a verdade “revolucionária” não sucumba; e o Jefferson, para que não se descubra que continua voraz, “comendo” de tudo, apesar da cirurgia do estômago. Dirceu engordou — era um gato nas passeatas de 67 — e Jefferson emagreceu, mas continuou um gato.

    E nós, uns patos.
     
  2. Hmmm... não me xinga não, mas pra mim, "The Truth is Out There"...
    Sempre esteve... heheheh
    :wink:
     
  3. Drizzet

    Drizzet On vacation forever

    Eu tinha dificuldade em engolir algumas coisas do Arnaldo Jabor, especialmente quando a comentou a morte do Dimebag, dizendo generalizações sobre o metal... mas depois de ler issaí... o jeito que ele fala é muito convincente, fico de cara 8O
     
  4. Logan Mcloud

    Logan Mcloud Usuário

    numa boa so tenho q concordar com ele.....


    Dwarf
     
  5. Primula

    Primula Moda, mediana, média...

    na boa, as pessoas são esquisitas...

    preferem proteger pessoas que não prestam (e que podem te fuder a qualquer momento), e que se fodam/vamos fuder as que prestam (são mais leais, confiáveis, etc).

    tudo remete àquele negócio do filho pródigo...

    tipo, tudo bem que se há um arrependimento e volta para o seio da virtude deve se aceitar o arrependido... só que antes mesmo disso (e de purgar pelos pecados, etc) todo mundo já perdoa (esquece?)

    isso não é apenas para os nossos representantes. Em geral temos um repeteco dessa falta de bom senso em TODOS OS NIVEIS SOCIAIS.

    O que vemos "lá em cima" na verdade é um reflexo daqui de baixo. E falo do meu dia a dia, já vi colega reclamando da corrupção, mas não casa no papel para que a esposa não perca a pensão, etc...
     
  6. Anor £

    Anor £ Usuário

    Ae, ta tudo [email protected]#[email protected]#do, só nos resta assitir chaves tomando leite com chocolate e comendo passatempo.

    :twisted: Na moral eu acho que pra tudo melhorar deveriamos explodir brasilia e matarmos todos que la vivem inclusive os inocentes para que a repercursão seje maior, depois deveriamos explodir os morros do Rio de Janeiro com os traficantes, velhos, mulheres e crianças, depois podiamos explodir toda a Av. Paulista com tudo que nela há, vender a preço de banana todas as nossas reservas de petroleo e no final queimar toda a Amazonia. Isso resolveria todos nossos problemas. :evil:
     
  7. Logan Mcloud

    Logan Mcloud Usuário

    ja falei pri... isso tudo vem da mania do Brasileiro de "se dar bem " em tudo.... o Brasioleiro nao pode apenas fazer por onde... ele tem q se dar bem de alguma forma....



    isso eh triste..


    Dwarf
     
  8. Fëanor

    Fëanor Fnord Usuário Premium

    Arnaldo Jabor nunca me desceu, e continuará assim.

    Aliás, tudo que ele disse aí não é exclusividade brasileira. E ele se atrela demais ao óbvio, ao que o povo gosta e pode discutir no boteco da esquina.

    :roll:

    Fala sério.
     
  9. Drizzet

    Drizzet On vacation forever

    De fato. A pior coisa ao argumentar sobre um povo é apenar relacionando personalidade com código genético.
     
  10. Logan Mcloud

    Logan Mcloud Usuário

    acho q a professora de vcs de interpretaçao de Texto nao tem feito muito bem o seu trabalho nao... ou entao vcs nao andam indo as aulas dela.,.....



    ele usou uma metafora.. uma imagem... e nao o sentido literal ok???


    Dwarf
     
  11. Arnostalion ¥

    Arnostalion ¥ Usuário

    A Verdade é dura mas é essa mesma, o Arnaldo Jabor está correto...

    E tem um outro problema, ano que vem temos eleições novamente, e 80% desses políticos denunciados vão voltar ao poder, é sempre assim, e não vai mudar tão cedo. Depois que o cara ta lá só sai se fazer muita, mas muita M, ou ser burro demais.

    Isso tudo é uma questão até de ignorância de boa parte da população brasileira. A população mais pobre é facilmente iludida com programas assistencialistas, fechando a cara para problemas desse tipo. Quando chega a época de eleição, eles votam nos mesmos políticos porque "Há ele me arrumo uma passagem de onibus e fez o Bolsa Família", e são estes mesmos politicos que roubam a torto e a direito. Por isso que o governo não investe em educação, quanto mais burro o povo mais fácil pra eles voltarem lá, enquanto o orçamento da Educação é da casa dos R$9 bilhões, o do congresso beira os R$3 bilhões :ahn?:.


    Mas como diz a propaganda de televisão: "Eu sou brasileiro e não desisto nunca" :lol:
     
  12. Fëanor

    Fëanor Fnord Usuário Premium

    Então foi infeliz no uso da mesma.

    Aliás: o que o Drizzet colocou sobre DNA e caráter não é o que eu penso. O que está escrito que considero totalmente idiota é o uso de termos como "escrodidão portuguesa".


    Um dos problemas é que o povo fica sem uma boa opção voto geralmente, pois quem teria condições de ser realmente um bom governante não se candidata.
     
  13. Lord Seth

    Lord Seth Banned

    A verdade está em você mesmo, que precisa de mentirosos convictos para guiarem sua vida e os destinos de seu país.

    A verdade está em você, que vota com afinco e dedicação para, depois de alguns dias, esquecer completamente em quem votou... E mesmo que se lembre, nunca mais pressiona o político e nem dele cobra resultados.

    A verdade está diante de si, travestida de informação, mas coberta de mentiras interesseiros.

    A maior verdade é que você mente a si mesmo por acreditar que a canalhice incentivada por centenas de anos vai se dissipar com uma urna eleitoral e na fé no pior sistema de governo já criado pelo Homem.

    A verdade é uma só: todos mentem.

    Até eu.
     
  14. Regente

    Regente Serenity Painted Death

    Sem dúvida, o momento da crise política que se vive nos leva a uma série de reflexões acerca da postura de nossos políticos e da eficiência do nosso modelo de democracia representativa. Em minha opinião o problema está nesse sistema que afasta os legisladores de sua base eleitoral e afasta o cidadão do poder de decisão. Louvamos uma democracia que nos leva a participar de dois em dois anos e impede a existência de qualquer tipo de controle social sobre o poder público. Dessa maneira o poder de um governo baseia-se não em seu apoio e expressão popular, e sim na sua capacidade de “articulação” dentro do Congresso. Dentro dessa lógica de governabilidade assistimos a episódios estapafúrdios como alianças assustadoras, práticas piores. Essa lógica permeia a democracia brasileira. Os fatos que se sucedem não são uma expressão da derrota do PT ou do governo. Eis que assistimos à derrota de nossa própria democracia, perdidas em suas próprias deficiências históricas.
     
  15. Denethor II

    Denethor II Pontífice Inquisidor de Gondor

    Bonita sua frase regente, poderia até colocar em um artigo, mas simplificando, vc quer dizer que a democracia republicana nao é excelente. Isso todos sabemos, mas trocar a republica pelo que? Por um comunismo?
    Qualquer politica erra, o que é necessaria a plena participação do povo, para que os nossos supostos representantes nao se esqueçam dos motivos que os levam a estar em Brasilia.
     
    Última edição: 2 Jul 2005
  16. Beriadar

    Beriadar And I will see it all before

    Nessa vc mandou muito bem, Regente!
    A democracia e o voto no país são uma mera ilusão de que o povo pode fazer alguma coisa, pode tomar qualquer decisão relevante ao país. Votamos inconsequentemente ... Não temos opções, pois nem conhecemos nossos candidatos.

    Como os cidadãos podem confiar em figuras políticas as quais nem mesmo elas possuem confiança em membros de seu "conselho" e de sua "cúpula", ou SE confiam, mentirosamente, assim se pronunciam para livrar a cara.

    Como agente pode aceitar dizer q nossa democracia é maravilhosa, se ela é regida por partidos políticos e alianças macabras, onde os líderes partidários desviam dinheiro público, e até fazem esquemas para erguerem ou derrubarem quem quiserem do poder ... ?
    Ora, Lula chegou ao poder pelas alianças, e agora, por causa delas o seu partido cairá.

    Não pensem vcs: "o PT fez lambança!". Qualquer partido ae faz lambança, nenhum deles é dotado da "disciplina ético-política" q eles tantam falam.
    O PT é situação, e visivelmente, almejam derrubá-lo, expondo toda essa parafernalha.

    O fato é q não existe mentira alguma.
    Mentira havia na época de Fernando 1 e Fernando 2, onde ninguém sabia o q e de fato acontecia entre as alianças.
     
    Última edição: 5 Jul 2005
  17. Deriel

    Deriel Administrador

    Bom, saber que as alianças são feitas à base de compra (e não apenas achar que o eram) não me trás nenhum alívio. Inclusive me desanima em saber que o PT está no mesmo balaio dos demais, quando sempre fazia questão de se declarar Ético. E os ataques ao PT não são simplesmente por serem governo e sim por terem falhas, inclusives sérias falhas éticas com relação a compra de votos e mensalão (engraçado todo mundo estar com medo do Sr. Jefferson, o "Homem sem Provas").

    Ao invés de ficar nessa balela choramingas de "PT é governo e querem derrubá-lo a todo custo" temos é que incentivar todas as ibvestigações possíveis, e mesmo os motivos pelos quais o governo insiste em querer barrar CPI.

    Eu sinceramente não vejo muita diferença entre este governo e os antigos, exceto que este adora dar empregos de confiança na máquina pública para ser correligionários, os quais pagam parte de seu salário pro PT. Ou seja, o meu dinheirinho dos impostos acaba, em parte, no PT. Em poucas palavras, o PT está deslumbrado com o poder
     
    Última edição: 5 Jul 2005
  18. Beriadar

    Beriadar And I will see it all before

    O Pt é um partido político, portando falho como qualquer outro. É pior, sim, no sentido d q muita gente confiou no PT ... andava com estrelinha vermelha no peito, e tal .. e agora isso deixou d ser motivo d orgulho, "graças" a figuras como José Genuino e o tesoureiro. Bom .. ñ é legal ficar apontando nomes, pois toda a cúpula petista, bem como a aliança está envolvida nessa confusão.

    Verdade. O fato é q o presidente ñ tem mais onde buscar apoio e sustentar-se.
    A direita vai voltar ao poder, mas as conspirações e desvios ñ vão cessar por causa disso!
     
  19. O problema é que enquanto rolam as CPIs todo o Congresso fica paralisado, e os assuntos de importância que urgem são deixados para sabe-se lá quando... E desde o governo FH há essa cultura de CPI, em que os deputados e senadores ganham extras exorbitantes e aproveitam para ficar fazendo propaganda de si mesmos. Qualquer coisa já é motivo para tal.
     
  20. Deriel

    Deriel Administrador

    Eu prefiro que se faça uma faxina bem feita :think:
     

Compartilhar