• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Olimpíadas no Brasil?

Eönwë

Usuário
Rio e São Paulo disputam, no Comitê Olímpico Brasileiro, qual delas representará o Brasil na escolha do Comitê Olímpico Internacional sobre qual será a sede dos Jogos Olímpicos de 2012. A escolhida terá que disputar no COI com cidades como Nova York, Madri e Paris.

Candidatura do Rio:
O Rio vai ser a sede dos Jogos Panamericanos de 2007, então grande parte da infra-estrutura seria aproveitada. E mesmo para o Pan, a maioria das construções já existem. Está sendo construído um estádio olímpico (para o Pan, mas que também seria usado nas Olimpíadas) com capacidade de 45 mil pessoas, e o metrô seria ampliado. 70% dos locais de competição ficariam na Barra da Tijuca. No geral, é um projeto bem modesto que não envolve grandes transformações urbanas. Orçamento: 1,73 bilhão de dólares. O maior problema do Rio seria a cada vez pior violência da cidade.

Candidatura de SP:
Ao contrário do Rio, SP faria uma enorme revolução urbana. O projeto inclui:

-Remodelação e regeneração completa de um bairro inteiro (a Barra Funda), que sediaria grande parte das competições;
-Construção de um imenso estádio para 75 mil pessoas
-Construção de 53 km de metrô (hoje são 57 km);
-Despoluição total e completa dos rios Tietê e Pinheiros e transformação desses rios em rota de barcos que transportariam passageiros;
-Ampliação do Aeroporto de Congonhas;
-Implantação de um moderno trem sobre monotrilho, ligando Congonhas ao metrô;
-Criação de um moderno corredor de avenidas ligando os locais das competições, com velocidade média de 60 km/h;
-Construção de um trem expresso ligando a cidade ao distante Aeroporto de Cumbica;
-Criação de novos 6 milhões de metros quadrados de áreas verdes.

Orçamento de tudo isso: estratosféricos 11,15 bilhões de dólares (mais de dez vezes superior ao do Rio).

Algumas competições seriam fora da cidade, por exemplo: canoagem seria em Jundiaí e iatismo, no canal de Ilhabela.



O que vocês acham? É bom ou ruim ter um evento gigante como as Olimpíadas no Brasil? Será que temos capacidade para organizar os Jogos? Quem é melhor, Rio ou SP? Temos alguma chance de ser escolhidos no COI? (O Rio quase foi escolhido para sediar os Jogos de 2004.)
 
Claro que eh bom, sempre eh bom. Olimpiadas promovem as cidades sedes. Agora quanto a capaciadade de suportar um evento desses eu nao sei nao. Isso é Brasil e no Brasil as vezes da tudo errado.

Rio ou Sampa? Eu acho que for por local, estrutura eu escolheria o Rio de Janeiro, ja que tem a praia, bastante espaco, infraestrutura. A unica coisa que atrapalha eh a violencia...
 
O Brasil vai ter um teste no Pan de 2007, se der certo, eu acredito numa candidatura brasileira, agora se der errado... :roll:
 
Eönwë disse:
Quem é melhor, Rio ou SP? Temos alguma chance de ser escolhidos no COI? (O Rio quase foi escolhido para sediar os Jogos de 2004.)

Detalhe: Discordo do seu "quase" porque naquela disputa pra ser sede em 2004 o RJ não ficou nem entre as 5 finalistas.

Quais das duas? Na minha opinião, sinceramente nenhuma das duas cidades fazem por merecer abrigar este evento e certamente seja qual for a vencedora aqui do Brasil, ela novamente irá perder feio na eleição final. E mesmo que ganhar não será uma Olimpiada que resolverá os problemas do RJ ou SP. Por isso que essa eleição "interna" no Brasil tem caráter politico e nada demorcrático.

Se fosse escolher uma cidade aqui do Brasil escolheria cidades como Curitiba ou Brasilia que são capitais com ótima estrutura hoteleira, qualidade de vida muito mais elevada e de fácil deslocamento interno.

É muito mais econômico e viável organizar uma olimpiada em uma cidade de porte médio pra grande do que numa metrópole "inchada", violenta e cheia de problemas.

Infelizmente cidades fora do eixo RJ-SP jamais serão lembradas pq não contam com o apoio da mídia, em especial a Rede Globo.
 
Eu concordo que provavelmente qualquer uma delas não ganhará, mas entre as duas também acho que o Rio tá mais preparado
 
chance d ser escolhido o Brasil tem bastante, mesmo q os concorentes sejam mto bons e tb tem condições sim d sediar um evento como esse, o Brasil tem evoluido bastante
agora na disputa entre SP e RJ....
o Rio podera aproveitar bastante da estrutura pro Pan, oq dimini bastante o orçamento (como jah foi dito), mas a violencia tah fikando insuportavel, claro q para um evento como esse a segurança tenque almentar MUITO, tendo ou não violencia na cidade
em SP vai gastar mto dinheiro (oq eu acho q vai custar sua vaga na disputa)
(soh pra saber... alguem sabe onde vai caber tudo isso na cidade, em SP não tem mais espaço pra nada)
acho q o Rio ganha, pq eh uma cidade mais conhecida mundialmente do q SP e vai sediar o PAn (oq dará ''experiencia'' para a cidade) e custará mto mais barato q em SP
mas eu fico torcendo MUITO pra q SP sedie as olimpiadas (afinal moro aqui e eu poderia ver os jogos mais facilmente q no Rio) e vai trazer uma melhoria enorme pra cidade e ira melhorar o grande problema d SP, o da poluição
 
Asssim como o Rio espera fazer as violencia sumir, são paulo tb espera fazer essas melhorias... eu preferia sp pq moro aki... hj nenhuma das duas ganharia.. mas ainda tem 9 anos pela frente...
 
Tlvez o Brasil seja favorecido por essa onda de terrorismo, os kra devem ta com medo de colocar uma olimpíada nos Eua ou na Europa pra não ter atentado e mandar pro Sul, onde o risco seria menor.
 
#Ryu disse:
Asssim como o Rio espera fazer as violencia sumir, são paulo tb espera fazer essas melhorias... eu preferia sp pq moro aki... hj nenhuma das duas ganharia.. mas ainda tem 9 anos pela frente...

Se Olimpiada resolvesse o problema da violência, então haveria Carnaval no Rio o ano inteiro, já que os dias de folia são muito bem usados pela mídia como cortina de fumaça pra durante alguns dias esconder os problemas da cidade e promover o turismo.

Quando a euforia acaba, todos voltam a sua realidade nua e crua da qual não dá pra fugir. E Sampa não fica atrás.

Na minha opinião o Brasil só vai estar mais credenciado somente a partir de 2014, aonde muito provavelmente irá acontecer a Copa do Mundo aqui. O Pan de 2007 é meio caminho andado, mas o teste de fogo sem dúvida será um mega-evento visto pelo mundo todo como a Copa e até lá teremos 11 anos para se preparar e organizar. É ver pra crer.
 
Concordo com praticamente tudo que o Edu disse aqui. E não acho que São Paulo ou Rio tenham condições de sediar os jogos Olímpicos de 2012, mesmo com o Pan sendo um teste para o Rio. Essas cidades têm problemas aos montes, não é só a violência e a falta de locais adequados para a prática de todos os esportes olímpicos.

Agora, vem outro ponto importante que pouca gente discutiu: o público brasileiro não tem interesse em assistir tudo quanto é esporte. Pro brasileiro, esporte é quase que sinônimo exclusivo de futebol, isso quando se lembram que também existe basquete e volei. Vários torneios internacionais que ocorrem no Brasil não atraem público algum, como tênis de mesa, baseball, handebol... Enfim, acho difícil a escolha de qualquer cidade brasileira para sediar uma olimpíada porque algumas modalidades fatalmente seriam um desastre em termos de público, mesmo contando com turistas. Países como França, EUA e Alemanha promovem melhor eventos esportivos mais diversos e sempre atraem público local e estrangeiro.

Fora os problemas do público, de estrutura e da violência, há ainda muitos outros a serem resolvidos. Só se houver uma grande mudança é que teremos condições de sediar uma Olimpíada ou se o COI impor que uma próxima Olimpíada será em um país da América do Sul. :disgusti:
 
Eu acho que seria bom uma Olimpíada no Brasil. Hoje, nós não temos condições de organizar um grande evento como esse. Mas daqui a nove anos, muita coisa pode ter mudado. Vai ter o Pan e nós vamos adquirir uma certa experiência. Além disso, vamos estar nos preparando para a Copa do Mundo de futebol de 2014 (já está quase certo que vai ser aqui).

Uma Olimpíada pode modificar muito positivamente a cidade. Seria um enorme estímulo para combater a violência, melhorar o sistema de transportes e fazer a cidade ficar bonita pro mundo inteiro ver, entre outras coisas. Por isso eu prefiro o projeto de SP, que faria muito mais melhorias na cidade. Os Jogos Olímpicos poderiam modificar profundamente a cidade aumentando muito a qualidade de vida dos cidadãos. (Veja o exemplo de Barcelona: antes dos Jogos de 1992, era uma cidade decadente; agora é um exemplo de qualidade de vida e urbanismo para todo o mundo.)

Os Jogos também atrairiam para o país os olhos do mundo inteiro, o que poderia resultar em investimentos externos e turismo, mesmo depois de 2012. E a preparação dos Jogos seria um grande estímulo para a economia, criando, por exemplo, muitos empregos.

Só que no Brasil as coisas não são tão fáceis. Seria difícil mobilizar todas as esferas do governo para trabalhar em conjunto, sempre haveria protestos contra os Jogos (dessas organizações que protestam ontra tudo e todos), corrupção dos políticos, desvio de verbas, falta de organização e todas essas coisas típicas do Brasil. Mas, de novo, os Jogos seriam um estímulo para superar e combater tudo isso.

Quanto à falta de público, que alguém falou: não acho que isso iria acontecer. O brasileiro médio é realmente desinteressado em outros esportes exceto futebol. Mas não seria o brasileiro médio o público das competições, e sim os mais ricos (classe média alta). Só eles teriam dinheiro pra pagar os ingressos pras competições. E pelo que eu percebo, os brasileiros com mais grana são sim interessados em outros esportes. (Além disso, ninguém ia querer perder a chance de assistir aos Jogos Olímpicos, mesmo que seja na disputa de um esporte de menor importância.)
 
Eönwë disse:
Quanto à falta de público, que alguém falou: não acho que isso iria acontecer. O brasileiro médio é realmente desinteressado em outros esportes exceto futebol. Mas não seria o brasileiro médio o público das competições, e sim os mais ricos (classe média alta). Só eles teriam dinheiro pra pagar os ingressos pras competições. E pelo que eu percebo, os brasileiros com mais grana são sim interessados em outros esportes. (Além disso, ninguém ia querer perder a chance de assistir aos Jogos Olímpicos, mesmo que seja na disputa de um esporte de menor importância.)

Pior ainda se forem só para os ricos assistirem a Olimpíadas. Acho que essa questão acaba "piorando" ainda mais a imagem do país, servindo para mais ataques contra a grande injustiça social que existe aqui dentro, um Apartheid não-oficial. Esporte não é apenas para os ricos... Isso me faz lembrar a música Comida, dos Titãs.

Fora que nem mesmo pessoas com maior poder aquisitivo prestigiam tanto o esporte assim, visto que torneios de tênis, por exemplo, só atraem público se tiverem jogadores consagrados. Um exemplo: Campinas sediou vários jogos da versão feminina da Copa Davis meses atrás e o público foi ridículo, dava pra ver duas ou três pessoas em alguns jogos que passaram pela SporTV. Não existe interesse se o esportista não é conhecido, pior ainda se o esporte não for tradicional no Brasil, como baseball, esgrima ou luta greco-romana.

O Brasil sedia eventos esportivos internacionais? Sim. Nestes eventos, os melhores atletas do mundo participam? Em alguns casos, sim. Mas mesmo assim existem eventos que não atraem público - já citei a versão feminina da Davis e tem muito mais: torneios de tenis de mesa, de handebol, de badminton... É um fato, não há como negar: o brasileiro não liga pra essas coisas e duvido que uma Olimpíada irá mudar. Mesmo que mude pra uma Olimpíada, como convencer os jurados a escolher uma cidade no Brasil, de pouca tradição em termos de público, e deixar para trás países que reconhecidamente há público para todos os esportes, como os que já citei?

Claro que as Olimpíadas trazem coisas boas. Mas não estamos preparados para sediar jogos Olímpicos e duvido que as coisas mudem em 10 anos a ponto de merecermos sediar Olimpíadas.

P.S.: a Copa de 2014 pode até ser no Brasil e tudo indica que será, mas aí os jogos de 2012 já terão ocorridos... :| Depois da Copa, se ela for aqui, talvez consigamos algum apoio maior e mostremos alguma capacidade de organizar eventos de grande porte. O Pan de 2007 já vai ser muito em cima da hora pra mostrar alguma coisa ou provavelmente até 2007 a escolha da cidade-sede já tenha sido tomada pelo júri.
 
Eu ainda acho que nas Olimpíadas seria diferente. Todos com dinheiro suficiente iam querer assistir a pelo menos alguma coisa. Mesmo que seja luta greco-romana (esporte que não é tradicional no Brasil nem, acredito, em lugar nenhum...).

Mas realmente isso passaria uma imagem de desigualdade. É até provável que as camadas mais inferiores da sociedade (levadas, por exemplo, pelos MSTs e PSTUs da vida) protestem contra os Jogos por causa disso. Seria um grande problema.
Mas (talvez seja só sonho) acredito que podemos superar isso. E também acho (talvez seja só sonho também, ou exagero meu) que as Olimpíadas poderiam ser um estímulo para o desenvolvimento e diminuição da desigualdade.

(A decisão final do COI sobre a sede das Olimpíadas de 2012 será em 2005)
 
Olha eu prefiro no rio de janeiro do q em sao paulo!

Apesar do rio ter violencia, em sao paulo tbm tem e do mesmo nivel, soh q a midia fala mais daki do rio pois eh onde fica a sede da globo!

Em sao paulo tem muita poluição! No rio tem muitas paisagens bonitas! E a gringada gostaria!
 
Até 2007 o Rio urgentemente necessita mudar sua imagem de cidade violenta, aonde já foi até necessário a intervenção do exército pra manter a ordem. Se não conseguir até lá pode inclusive correr o risco de perder o direito de sediar esta competição por parte da Odepa. A Colombia já perdeu a chance de sediar uma edição do Pan e a Copa de 1986 que foi pro México por fatos dessa ordem.

Outro ponto negativo que atrapalha realizar um evento desse porte no Brasil é que nosso país embora tenha um potencial turístico fabuloso com muitas belezas naturais e milhares de km de praias, não estamos nem entre os 30 países mais visitados do mundo.

Mas como comentei anteriormente acho que o Brasil só começará a vislumbrar chances reais de ganhar uma candidatura olimpica só depois de sediar uma eventual Copa do Mundo aqui em 2014. Não pelo futebol em si, mas pelo fato de uma Copa envolver várias cidades-sedes (no minimo 8) o que sem dúvida poderá dar uma boa alavancada no turismo no Brasil como um todo, mas por enquanto tudo é apenas suposição. Só nos resta aguardar pra ver.
 
eu acho q em ambos os casos a candidatura de uma cidade brasileria e precipitada pq com um copa do mundo certa no brasil em 2014, o brasil certamente naum ai ser esclhido...dificilmente o brasil vai ser sede dos dois eventos esportivos tao importantes em tao pouco tempo... eu acho q o rio vai ter condiçoes para disputar, pelos baixos custos e a infra estrutura ja montada pelo pan... mas eu acho q se candidatar "ja" em 2012 seria muito cedo..pra mim o ideal seria em 2020...apos uma boa imagem passada pelo pan e pala copa....
 
Opa galera, beleza...

Como eu tenho tido contato constantemente com alguns amigos meus q estão em cima do assunto do Wu Shu na Olimpiadas e a galera do COI, agente sabe de alguns boatos coisas q algumas pessoas grandes de la falam... Eu to em cima trocando e mail com eles, para saber de como estão as escolhas e tudo mais.

E ai eu fiquei sabendo de algumas opinioes de membros fortes do COI sobre esse lance do Brasil...
A principio a idéa agradaou a muitos, e as propostas foram muito generosas na minha opiniao... ate de mais.. :roll:

Mas agora vamos as opinioes isoladas.
Rio de Janeiro e o cartão postal do Brasil, e ele foi automaticamente, a primeira vista, a opçao certa para todos, mas emfim... apos lerem os realtorios e tudo mais eles meio q desanimaram do Brasil todo.
Mas a proposta de São Paulo e muito maos generosa finaceiramente q a do Rio,e isso salvou o Brasil na opinião do COI e ja voltou a conciderar o Brasil como cede novamente.

Na verdade o ideal seria o dinheiro de Sampa aplicado no Rio... Mas esse e um acordo q ja foi visto e ainda nada resolvido...

Na verdade a violência influencia mesmo...
Pela estatistica apresentada hj em dia ao COI, não so dados de prograsma de TV nao são informaçoes em estatisticas de estudos populacionais.

O Rio se encontra em pior estado de violencia q são paulo. So q São Paulo não propociona o visual hambiental adequado para um olipiadas em alguns termos. Isso q gera a discordancia em sí.

Mas como esse tópcio não e pra discutir a diferença entre estados...

Mas sim as Olipiadas no Brasil, e a um fator seja ela em SP ou RJ, o beneficio do Brasil é o mesmo...
Mas vamos ver se primeiro o Brasil e selecioando, e depois ver em qual cidade deve ser feito.

Então antes eu torço para o Brasil.....

Bem dependendo do estado dele até, la... ou não :roll:
 
acho um absurdo querer investir bilhoes em uma olimpiada enquanto tem gente morrendo de fome no brasil :tsc:
bom o rio ganhou
jogosolimpicos.gif



:lol: :lol:
 
Não é por amar minha cidade e estado que prefiro ela.

Falaram que o Rio twem maior infraestrutura. Mentira. São paulo tem um sistema d e trasportes mais funcional que o Rio.

São Paulo se concentraria na cidade universitária e Barra funda. Pelo que me lembro as provas de canoagem seriam na cidade universitári aká que esta teria espaço para a mesma...

A despouluição do Tiete seriauma uestão visual já que a cidade precisa ser bela...tinah boatos de canoagem ser no tietê :roll:

Outra coisa, acaba caindo naquela velha discussão entre estados. São Paulo prozuz a maior renda do Brasil, e fica com a menor delas (em proporção)..Pegar o Dinehiro de São Paulo e aplicar no Rio, não me agrada. Em São Paulo o projeto gasta mais, mas esse dinheiro é praticamente proveninete daqui. Sem contar que em temros de Grandes cidade São paulo tem mais "nome" que o Rio, se igualando a Nova iorque e tokio.


Além disso, A violência que tah no Rio, vale a pena pagar um pokinho mais. Afinal se conseguir vai demorar um tempo até a próxima.....até lah num terá mais nenhum problema.....


Só achoq ue o Brasil podia pegar tanto to dinehiro que seria usado pra mabas cidades e gastar em rpoblemas mais graves...

por ultimo lembrando que sempre a super-faturação das obras... O rio tá com o preço sem superfaturação... São Paulo já adicionou....
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo