• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Olimpíadas 2021 Olimpíadas de Tóquio 2021

Fúria da cidade

ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ
Após repetidas negativas de cancelamento ou reagendamento, decisão foi tomada para 'proteger a saúde dos atletas, de todos envolvidos nos Jogos Olímpicos e da comunidade internacional'

Apesar de repetidas negativas, o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, e o presidente do Comitê Olímpico Internacional, Thomas Bach, anunciaram um acordo para adiar a realização dos Jogos Olímpicos de Tóquio até meados de 2021, devido à pandemia de Covid-19 que assola praticamente todos os países do mundo.

Apesar do adiamento, o nome do evento ainda será Olimpíadas de Tóquio 2020, talvez para evitar os gastos decorrentes de uma mudança, que afetaria de material impresso de divulgação à sinalização de rua nas sedes dos jogos e produtos licenciados.

"O presidente do COI e o primeiro-ministro do Japão concluíram que os Jogos devem ser adiados para uma data posterior a 2020, mas o mais tardar no verão de 2021, para proteger a saúde dos atletas, de todos envolvidos nos Jogos Olímpicos e da comunidade internacional", disseram os organizadores.

"Os líderes concordaram que os Jogos Olímpicos em Tóquio podem ser um farol de esperança para o mundo durante esses tempos difíceis e que a chama olímpica pode ser a luz no fim do túnel em que o mundo se encontra atualmente. Portanto, foi acordado que a chama olímpica permanecerá no Japão."

Países como a Austrália e Canadá já haviam anunciado que não iriam enviar seus atletas aos jogos deste ano, enquanto outros como os EUA, Alemanha e Polônia pediam que fossem postergados.

Os Jogos Olímpicos nunca foram adiados anteriormente, mas já foram cancelados em três ocasiões: 1916, 1940 e 1944, em todos os casos por causa de guerras mundiais.

Entre outros eventos de grande porte cancelados devido à pandemia de coronavírus temos o Mobile World Congress, GDC (Game Developers Conference), E3 (a maior feira do setor de jogos eletrônicos) e os eventos para desenvolvedores Build (Microsoft), F8 (Facebook), Google I/O (Google) e WWDC (Apple).
Fonte: CNN

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Enfim a decisão mais demorada e aguardada de todas.
 
Por que a Olimpíada seguirá chamando Tóquio-2020 mesmo em 2021

A marca Tóquio-2020 será mantida para os jogos de 2021 - Reprodução

A marca Tóquio-2020 será mantida para os jogos de 2021 Imagem: Reprodução


Se para os atletas adiar a Olimpíada de Tóquio significa rever todo o planejamento de treinos, seletivas e competições até a nova data, no que diz respeito aos bilhões investidos e que as marcas esperam de retorno com os jogos a ordem é: percam o menos dinheiro possível com a mudança.
Uma das formas de perder menos dinheiro, trabalho, divulgação e produtos, é a opção de manter o nome dos jogos como Tóquio-2020 mesmo com a competição sendo em 2021. O ano ao lado da cidade-sede é mais que uma referência temporal, é uma marca que está sendo usada desde que o local foi escolhido para sediar o evento, em 2013.

"Tóquio-2020, como Rio-2016 é uma marca que é patenteada, licenciada, com muito dinheiro e vem sendo usado por patrocinadores e licenciados há anos. O 2020, embora representasse o ano que os jogos fossem organizados, é maior que a referência ao tempo. É licenciada com contratos de patrocínios, todos os produtos licenciados e a mídia todos fazem referência. A marca é vendida e não dá para que no meio mudem para 2021.

O ano vai mudar, mas marca não pode muda", explicou José Colagrossi, diretor executivo do IBOPE Repucom, empresa de pesquisa de marketing esportivo e retorno de exposição das marcas em mídia.

Para Colagrossi, no final todos entenderam que a realização em 2020 causaria mais problemas ainda. "No final, se fossem realizados em 2020, a marca perderia, os jogos perderíam, o prestígio seria arranhado. Teríamos competições sem países, por exemplo".

"Temos a sinalização para a comunidade internacional de que o adiamento destes jogos, não altera os próximos, que vão manter seus ciclos olímpicos. Além de que seria impossível refazer todos os pontos de contato com marcas oficiais utilizadas por toda a comunidade internacional e com isso haveria um ambiente de ruído, com duas marcas circulando, o que geraria custos altos pois os obrigaria a se posicionar a respeito de como eles iriam sinalizar os jogos em seus produtos oficiais e todas as comunicações, levando muito do que já foi feito para o lixo", ressaltou Bruno Maia, CEO da Agência de Conteúdo 14, e especialista em negócios e novas tecnologias no esporte.
 
Adiar as Olimpíadas é a decisão mais sensata a se tomar. Esperamos que até 2021 a situação melhore, mas pelo menos por enquanto a coisa tá complicada pra todo mundo.
 
Em outros tempos o evento seria simplesmente cancelado, sem nenhum adiamento.

Um ano teoricamente daria tempo pro mundo começar a se recuperar e ainda assim acho que será importante o COI que possui grandes patrocinadores ajudar as federações de países mais pobres, que em condições normais já tem muita dificuldade para custear o treinamento e envio dos seus poucos atletas e após a quarentena deverão ter mais dificuldade ainda.
 
Mas se até lá a situação não melhorar sou totalmente a favor de cancelar as Olimpíadas, pois isso é questão de saúde pública.
 
Em relação a pandemia eu não sou pessimista a ponto de achar que em um ano isso não vai melhore absolutamente nada, tenho fé que isso vai passar.

Mas em relação a uma olimpíada adiada, por ser o único evento democrático do mundo em que todas as nações participam, é fato que alguns países terão mais dificuldades de conseguir enviar seus atletas que outros. Torço que todos consigam participar.

Uma coisa é certa: quando o evento voltar a acontecer, haverá muito empenho e dedicação tanto de quem organiza como de quem participará para motivar o planeta inteiro a superar o que estamos vivendo. Acredito que a abertura do evento poderá ser algo muito emocionante, os japoneses farão um grande evento.
 
Eu também acho que até lá vai melhorar, mas é ruim ver algumas pessoas não levando a sério um problema desses, inclusive entre as autoridades. Mas tenho esperanças de que até lá o número de casos de infectados vai diminuir e uma vacina estará disponível (pelo que eu vi na internet levará no mínimo um ano pra se ter tal vacina).
 
Esse adiamento vai custar R$13bi pro Japão.

Difícil acreditar que seja apenas histeria
 
Qualquer cenário: manutenção em 2020 com o evento bastante esvaziado, adiamento para 2021 ou o cancelamento total traria prejuízo ao Japão.

Eles optaram pela melhor opção.
 
Mas com razão.

Eu li que o Japão até cogitou cancelar as Olimpíadas por lá de vez. Está sendo um belo de um transtorno isto tudo para o comitê de lá.
 
Infelizmente não há alternativa pro Japão: cancelar ou adiar, qualquer uma dessas opções vai gerar prejuízo financeiro e transtorno aos organizadores. Pelo menos a segunda opção foi a menos pior.
 
Mesmo que a pandemia acabe(!) neste ano, a festa olímpica será um fracasso em termos de participação, público presente e quebra de recordes.
 
Mesmo que a pandemia acabe(!) neste ano, a festa olímpica será um fracasso em termos de participação, público presente e quebra de recordes.

Acho que tudo depende totalmente de como começará o ano em relação ao controle do vírus em nível global. Ver como o mundo estará na virada de 2020 pra 2021 será fundamental, pra se pensar em algo que vai acontecer seis meses depois.

Se houver estabilidade, o normal é as pessoas terem vontade de retomar atividades com muita motivação e vontade de fazer acontecer. Havendo esses fatores, a princípio não vejo como haver um cenário de fracasso. Caso contrário, sem estabilidade o bom senso pediria o mesmo que foi feito em períodos de guerras mundiais que é cancelar o evento e fazendo um acordo com Paris pra que adiasse pra 2028 e Tóquio ficaria com 2024.
 
Acho que dá para deixar esse tópico como o tópico oficial das Olimpíadas de Tóquio, não, @Turgon?

(Exceto, obviamente, o torneio de futebol que merece um tópico próprio, já criado pelo @Fúria da cidade)
Eu prefiro deixar em aberto. Assim fica a critério de cada um criar um tópico para determinado esporte nesta Olimpíada, ou seja, não vou mover tudo para um único tópico. Mas não vejo problemas em deixar este como um geral. Vou alterar até mesmo o título do tópico.

Até porque estou pensando em criar mais para frente um sobre Vôlei, que sempre dá um bom movimento também.
 
Quando se cria um tópico desses megaeventos, aparece ao lado esquerdo as etiquetas [Jogos Olímpicos 20xx] e [Copa do Mundo 20xx] que facilitam a identificação.

Torço pra que o evento não seja adiado ou cancelado. Geralmente um pouco antes de começar pedimos pro @Deriel ou @dermeister criarem essas etiquetas de identificação.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo