• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

[Olimpíadas Beijing 2008] Paraolimpíada: As emoções olimpicas continuam

Fúria da cidade

ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ
Agora teremos um pequeno intervalo de descanso e logo em seguida começam os jogos paraolimpicos onde os atletas literalmente superam todas as suas limitações e o Brasil costuma ter um desempenho no quadro de medalhas bem superior.

Se por um lado se fala muito em Phelps, nesta o brasileiro Clodoaldo não deixa nada a dever e terá tudo pra fazer na piscina do Cubo D' Água, uma história de recordes e conquistas memorável.

Seria interessante que pelo menos uma TV Aberta ao menos mantivesse uma boa cobertura, pois é um evento que pelo mundo afora vem pouco a pouco crescendo em importância e os paratletas tanto quantos os normais necessitam muito de apoio e patrocinio.
 
Re: Paraolimpíada: As emoções olimpicas continuam

Pois é, deficientes são minoria.
Não interessam a ninguém.

Uma pena, até pq o Brasil deverá se sair bem melhor nesse evento... :think:

Mas como alguns exemplos de superação vale lembrarmos dos competidores deficientes que participaram das olimpíadas... ;)
 
Re: Paraolimpíada: As emoções olimpicas continuam

Quando começam as competições?

Dessa vez queria acompanhar mais esses jogos, já que tenho TV a cabo e posso ver. E também acho que pelo menos uma TV aberta teria a obrigação de acompanhar os jogos, porque temos representantes lá e que se saem beeeem melhor do que muitos atletas "normais".
 
O Cloadoado nosso melhor nadador paraolimpico e maior esperança de medalha foi remanejado de categoria pra uma mais dificil

Não fiquei surpreso com a descisão do comitê paraolimpico já que em Atenas em algumas provas ele ganhava com sobras, causando esta contestação por parte dos demais competidores que protestaram contra ele.

Ele ficou revoltado, mas espero que encare com motivação se superar na nova categoria, assim como o Robert Scheidt que na vela enjoou de vencer em uma classe e mesmo sabendo que poderia trazer mais um ouro pro Brasil, decidiu de forma espontânea optar por um novo desafio em outra classe e de inicio conseguiu uma prata.
 
Não foi politicagem... os atletas são classificados em níveis de limitação que possuem. E parece mesmo que o Clodoaldo estava nmuma categoria abaixo, competindo com gente com mais limitações :think:

Mas eu tenho que confessar uma coisa: gostaria de ser um super cara batuta, que torce de coração nas ParaOlimpíadas e tals mas... eu não consigo passar da "admiração pela superação".
 
Até onde ouvi e li, a situação dele não era simples.
Ele teria características tanto pra S4 quanto para a S5.
Sendo que ele competiu a vida inteira na mais baixa. E, enquanto não vencia nada (como em Sidnei), ninguem importunava. Depois que ganhou as 6 medalhas de ouro em Athenas, os espanhóis passaram a persegui-lo. Já que foram os que mais perderam nessa evolução do brasileiro.
E é suspeitíssimo terem ficado de segredinho sobre qual federação contestou o Clodoaldo. Se alguém contestou, qual o problema de divulgar?
 
Pelo que eu li, ele tem mais características de S5

E é óbvio que você só atria atenções quando obtém sucesso - até então você não se destaca. E, fala sério, se você percebesse alguém que considera estar numa categoria mais fácil do que uma mesma pessoa do seu país, não reclamaria? "Pô, mas ele é cego só de um olho, e tem 40% no outro!"

Eu acho que se virmos teorias da conspiração e injustiças em todos os lados, perdemos o principal da história.
 
Reclamar todos reclamariam mesmo. Mesmo porque não é uma questão simples, já que as deficiencias são diferentes e não simples de se dizer quem tem vantagem ou não.
Não é esse o problema.
A politicagem está no que é aceito ou não. E o momento.

E, a não ser que seja para se aceitar mudanças de regras e critérios em cima da hora, esse tipo de decisão deveria ocorrer no início do ciclo olímpico.
Para, no mínimo, a pessoa ter chance de treinar de alguma forma diferenciada para a nova categoria. Ou que outro atleta pudesse ser treinado para entrar em seu lugar.
 
Veja - as decisões são tomadas quando são exigidas - o tribunal não toma decisões sozinho. Teve uma jogadela política aí? Pode até ter tido, mas no momento em que foi pedida a arbitragem, não no momento da decisão. O tribunal não pode se isentar de dar uma resposta, seja às vésperas, seja dois anos antes.

Treinar de forma diferenciada meio que dá a entender que o Clodoaldo sabia que os adversários estavam muito abaixo e por isso não dava tudo de si. Ou seja, sua teoria, além de ir contra o tribunal de desportos vai contra o Clodoaldo.
 
Mas é essa politicagem que estou me referindo.
Não é uma reclamação de doping ou coisa do tipo. É questão de uma classificação de características.

E não é uma questão objetiva e fixa. É polêmica. Não é que a categoria exija estar abaixo de 80Kg e ele está com 80,5Kg. Ele tem características de s4. Se há uma possibilidade de sobreposição de critérios entre as 2 categorias, que seja revisto após a competição para evitar esses casos. Senão vira casa da mãe joana ficar reclassificando os competidores em cima da hora.

O caso do treinamento diferenciado não necessariamente é um treinamento melhor. Seria uma mudança de categoria de nado onde ele fosse mais competitivo. Abandonar o peito (por exemplo) porque teria zero chances de ganhar para focar só em costas (por exemplo).
Assim como o Scheidt mudou pra Star mas não quer dizer que ele esteja treinando melhor ou pior do que na laser. Apenas diferente. Com focos distintos.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo