• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

[Olimpíadas Beijing 2008] Olimpíadas deveriam durar bem mais!

Qual o tempo ideal pra uma Olimpíada?

  • 15 dias

    Votos: 6 42,9%
  • 30 dias

    Votos: 8 57,1%
  • Mais de 30 dias

    Votos: 0 0,0%

  • Total de votantes
    14
Eu acho que vocês são ampla minoria. Em termos de retorno - Olimpíadas são também um negócio - não seria nem prático nem viável espalhar ainda mais os jogos e manter todo o esquema de segurança, recepção e vila olímpica por mais tempo.
 
Se aumenta o numero de dias, o custo da segurança pro país sede aumenta "x". Esse seria a unica despesa de impacto.

Manter os atletas na vila olimpica nem tanto, porque havendo mais tempo, o calendário fica até melhor organizado. Várias modalidades de esportes individuais seguramente vão terminar antes de começar outras, racionalizando a ocupação dos alojamentos na Vila (até porque quem ganhou sua medalhinha não vê a hora de se mandar e voltar pra casa). Justamente por haver tanta simultaneadade e tão pouco tempo se é obrigado a construir uma vila olimpica grande.

A parte operacional não, já que quem trabalha no evento são voluntários. E com menos simultaneadade de eventos dá até pra diminuir o numero deles já que um voluntário que trabalhou no judô num período, poderá acompanhar o atletismo no outro por exemplo

Só que em compensação o faturamento dos hotéis, comércio, turismo, anunciantes na TV, etc aumentaria "xxxxxxx". Compensa com largas sobras.

Não a toa que sabendo disso a Coca-Cola em Atlanta 96 explorou isso ao maximo mostrando torcedores segurando na mão sempre o seu refri em todos os pedidos de tempo nos esportes coletivos, pois queria ver sua marca divulgada a exaustão e os dias eram poucos. Imagine o que faria se tivesse 30 dias a disposição.
 
Última edição:
Acho que em termos de logística há uma compensação.
São mais dias de manutenção de segurança. Mas com menos eventos e menos locais diferentes tendo que ser vigiados ao mesmo tempo, daria para fazer um remanejamento de seguranças e policiais com mais tranquilidade.
 
Mas você teria que ter esses policias e seguranças mais tempo mobilizados.

E, como Murphy nos ensinou, tudo que que demora mais tempo tem mais chance de dar errado :g:
 
Então, eu não sou um economista, mas eu acho que o prazo atual das Olimpíadas tem a ver, pelo menos em parte, com o retorno financeiro que ela proporciona. Hoje em dia é tudo pelo "máximo lucro". Deve ter uma curva aí em algum lugar onde o lucro é máximo, e eu aposto que é ali pelos 15 dias :think:

E me dá a impressão que a penetração das Olimpíadas não foi tão boa esse ano, pelo menos nos EUA (prin cipal mercado consumidor). Eles até deixaram de apresentar ao vivo a Cerimônia de Abertura. Além de mudarem o modo de listas os países, pra eles ficarem na frente - eles listaram por total de medalhas e não por ouros.

Resumindo: eu acho que o que comanda a duração da Olimpíada são fatores econômicos. Se com mais dias desse mais retorno, a Olimpíada teria mais dias, a gente querendo ou não :think:
 
Um é o fator histórico numa época que sediar olimpiada nem de longe era lucrativo como hoje e outra é que sempre existe constantes solicitações de esportes que almejam a todo custo entrar no calendário olímpico, mesmo sabendo que o COI tem critérios seletivos bem rígidos.

Manter em 15 dias acaba sendo um "freio" limitador de novas modalidades e também pras existentes de esportes coletivos não aumentarem demais o numero de seleções participantes o que faria que com o tamanho da vila olimpica ficasse ainda maior.

Então apesar de ser altamente lucrativo se o COI aumenta o tempo dos jogos, dá uma brecha enorme pra essas federações aumentarem a pressão pra novos esportes serem inclusos e os EUA historicamente sempre foi um país corneteiro nesse quesito.
 
Última edição:
O COI limita a Olimpíada a 28 esportes. Não ha esportes novos: há esportes que saem pra outros entrarem (softball tá saindo, por exemplo)
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo