• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Olho de Sauron era um Palantír?

Não, não pode prever o futuro, pode sim ver o passado, mas não o futuro. Mas não foi isso que o Smith falou.
 
Será mesmo que eu vou ter que citar esse trecho do Contos Inacabados?
Putz...
Esse trecho é MUITO relevante nessa questão, eu vou até colocar algumas parte em negrito.

Por si sós, os palantíri podiam apenas "ver"; não transmitiam sons. Sem serem governados por uma mente diretora, eram instáveis, e suas visões eram (pelos menos aparentemente) fortuitas. De um lugar alto, sua face do Oeste, por exemplo, enxergava a vastas distâncias, com a visão embaçada e distorcida de ambos os lados, e acima e abaixo, e com o primeiro plano obscurecido por objetos mais atrás, que perdiam em clareza à medida que a distância aumentava. O que "viam" era também dirigido ou impedido pelo acaso, pela escuridão, ou por "cobertura" (vide abaixo). A visão dos palantíri não era "cegada" nem "obstruída" por obstáculos físicos, mas apenas pela escuridão; de forma que podiam enxergar através de uma montanha do mesmo modo que podia enxergar através de uma mancha de escuridão ou sombra, mas sem ver dentro nada que não recebesse alguma luz. Podiam ver através de paredes, mas nada enxergar dentro de recintos, cavernas ou locais subterrâneos fechados, a não ser que alguma luz incidisse ali; e eles próprios não podiam proporcionar nem projetar luz. Era possível evitar sua visão pelo processo chamado de "cobertura", pelo qual certos objetos ou áreas eram vistos em uma Pedra apenas como sombras ou névoas profundas. Como isso era feito (por aqueles que estavam conscientes das Pedras e da possibilidade de serem observados por elas) é um dos mistérios perdidos dos palantíri.

Um observador podia, por sua vontade, fazer com que a visão da Pedra fosse concentrada em algum ponto, em sua linha direta ou perto dela. As "visões" sem controle eram pequenas, especialmente nas Pedras menores, apesar de serem muito maiores aos olhos de um observador que se colocasse a certa distância da superfície do palantír (idealmente cerca de três pés). Mas sob controle de um observador habilidoso e forte, objetos mais remotos podiam ser ampliados, de certa forma trazidos mais para perto e com maior clareza, enquanto seu segundo plano era quase suprimido. Assim, um homem a distância considerável podia ser visto como uma figura minúscula, com meia polegada de altura, difícil de isolar em meio a uma paisagem ou multidão de outros homens; mas a concentração podia ampliar e clarificar a visão até que ele fosse visto em detalhes nítidos, embora reduzidos, como uma imagem aparentemente com um pé ou mais de altura, e seria reconhecido se o observador o conhecesse. Uma grande concentração podia até mesmo ampliar algum detalhe que interessasse ao observador, de modo que se poderia ver (por exemplo) se ele tinha alguma anel na mão.

(...)
Os palantíri não podiam por si sós observar as mentes dos homens, apanhados de surpresa ou a contragosto; pois a transferência do pensamento dependia das vontades dos usuários de ambos os lados, e o pensamento (recebido como fala) só era tranmissível por uma pedra para outra em concordância.


- Os Contos Inacabados; Quarta Parte - Os Palantíri; páginas 451 e 452.


Acho que Sauron era mais do que suficientemente poderoso para usufruir do poder máximo da Pedra, por isso que eu sustento que a linguagem figurativa da "Observação do Olho de Sauron" pode ser considerada, muitas vezes, proveniente de sua excepcional condução da Pedra-Vidente. Oh sim, acho que pode sim. :wink:
 
O Olho de Mordor.

(Maglor: tópico unido ao anterior de mesmo tema)

Uma coisa aue nao me ficou muito esclarecido quando eu li o SdA foi:
O Olho de Sauron Via tudo pelo poder do espirito de Sauron, ou pelo Palantir.
E se o Olho dele via tudo como nao vio o Hobbit e o Anel?
E mais uma coisa, se sauron nao tinha forma fisica nem corpo como ele poderia uzar um anel caso o Recuperacem?(a ultima nao eh seria)
 
Sauron não tinha poder suficiente para fazer um corpo novo para ele. Talvez, se ele conseguisse o anel, ele tviesse novamente poder suficiente para isso. E durante a Guerra do Anel, o Olho de Sauron estava distraido com fatos maiores, como a Invasão a Gondor e a Rohan, e a perseguição ao Herdeiro de Elendil. Por isso ele não percebeu a aproximação dos Hobbits. E se não me engano, Sauron não tinha idéia de onde Frodo estava. Ele sabia que estava com Bolseiro, mas não sabia ond eo Hobbit em si estava.
Acho melhor você esperar o post de alguem melhor do que eu...meus posts nem sempre são confiavéis :mrgreen:
 
Mas Sauron tinha sim um corpo físico na Terceira Era já que Gollum viu o bicho em carne e osso... ou no mínimo em metal :-P

Agora o Olho de Sauron não era onipresente, ele não via TUDO. Via muita coisa mas não via TUDO. E eu imagino que notar dois pequenos e 'insignificantes' hobbits perdidos no meio da Terra-Média deveria ser bem difícil para ele. Principalmente com todas as preocupações que ele tinha como disse o Nemesis.
 
Bom, como disse Elrond Meio-Elfo, dois hobbits andando no meio da Terra Média eram bem insignificantes, ainda mais quando se tem uma guerra para planejar, e ainda mais depois que Aragorn se revelou a ele no Palantír. Aí sim foi que ele não prestou atenção nos hobbits mesmo, já que era o herdeiro de Elendil, o cara que lhe matou, e ainda por cima com a espada que lhe roubou o "Precioso".
 
A prova de que o olho de Sauron não via tudo foi a própria chegada dos dois hobbits ao coração de Mordor, o Orodruin. Sauron só se apercebia do paradeiro de Frodo quando ele usava o Um, já desejoso de voltar ao seu senhor. Com o anel recuperado, Sauron poderia usar do seu poder, contido no anel, para reconstituir um fana para ele, creio eu. A destrução do Um acabou com as chances de Sauron e dissipou todo o seu poder, que ainda imanava do anel.
 
Porem eh dito em Varios Momentos que o Olhode Sauron ve tudo(se nao tudo ao menos muito) quando Elrond por exemplo fala que o Olhoi esta fixo em Valfende e que o anel nao pode ficar ali...
Mas ainda nao me responderam, uma coisa.
Sauron via "tudo" pelo seu poder ou pelo Palatír que ele possuia?
 
The Wicht King disse:
Porem eh dito em Varios Momentos que o Olhode Sauron ve tudo(se nao tudo ao menos muito) quando Elrond por exemplo fala que o Olhoi esta fixo em Valfende e que o anel nao pode ficar ali...
Mas ainda nao me responderam, uma coisa.
Sauron via "tudo" pelo seu poder ou pelo Palatír que ele possuia?

Valfenda era uma fortificação, um lugar onde soldados elfos se concentraram durante a guerra da Última Aliança, contra o próprio Sauron. Lá habitam Elrond e muitos dos maiores entre os elfos em fins da 3 era. Além disso, Elrond é o portador de um dos 3. Era óbvio que o Olho ia ficar de "olho"...

Ele não via tudo. Seu poder era limitado. Mas o que via via em parte por cada um desses meios, ou mesmo por informantes. O anel agia a maneira de um GPS... :lol:
 
Acredito que Sauron possui a mesma mágia que as Palantir, eu acho que elas foram criadas em Númeror ou não ??? na mesma época que ele estava lá envenenando o povo, acho que ele teve alguma participação na confecção delas ou algo do tipo não lembro mesmo????...será isso ou preciso ler novamente...o Silma e os Contos????
 
Na verdade elas foram criadas em Aman por ninguém menos que Fëanor e foram dadas de presente aos Númenorianos como prova da amizade entre os povos. É incerto se Sauron já tinha visto as Palantíri durante os Anos das Árvores mas é bem possível que sim, já que nessa época todos viviam juntos em Aman.
Agora quanto ao Olho de Sauron ser ou não devido ao Palantir de Minas Morgul é um grande mistério. Muitos acham que sim, muitos acham que não. As palantíri possuem um problema que somente as pessoas certas podem focalizar e direcionar sua visão na direção correta. Alguém não merecedor ficaria vendo somente imagens aleatórias em direções aleatórias. Então, assim como Saruman e o palantir de Orthanc, Sauron não poderia direcionar a visão de sua pedra. Então não seria um olho vigilante muito eficiente não acha? :-P Entretanto existe a possibilidade de que Sauron simplesmente usava de seu poder para direcionar a pedra ou fazia algum tipo de necromancia para obter seus resultados.
 
Elrond Meio-Elfo disse:
Na verdade elas foram criadas em Aman por ninguém menos que Fëanor e foram dadas de presente aos Númenorianos como prova da amizade entre os povos. É incerto se Sauron já tinha visto as Palantíri durante os Anos das Árvores mas é bem possível que sim, já que nessa época todos viviam juntos em Aman.

é verdade...agora eu lembrei...mas elas chegaram a ir para númeror não??? :o?:
 
Anor disse:
Elrond Meio-Elfo disse:
Na verdade elas foram criadas em Aman por ninguém menos que Fëanor e foram dadas de presente aos Númenorianos como prova da amizade entre os povos. É incerto se Sauron já tinha visto as Palantíri durante os Anos das Árvores mas é bem possível que sim, já que nessa época todos viviam juntos em Aman.

é verdade...agora eu lembrei...mas elas chegaram a ir para númeror não??? :o?:

Sim. Elendil as trouxe para a terra média...

Alguém não merecedor ficaria vendo somente imagens aleatórias em direções aleatórias.

Na verdade, uma pessoa assim poderia direcionar a visão pra onde quisesse. A questão, é que isso exigia muito força de vontade e cansava muito. Uma pessoa com direito legítimo a pedra teria mais facilidade de fazer isso e de confrontar outras vontades que estão em ligação pelo palantir. Por isso que Aragorn conseguiu resistir. Acho que tem isso no texto sobre os palantir, no contos inacabados...
 
Sobre os palantir tem um pouco no Silma, no CI jah naum lembro, mas no Silma axo q eh no Akallabeth e na parte sobre a Terceira Era......
 
O Olho de Sauron não é devido ao palantir, já que esse já era o seu estandarte desde antes da tomada de Minas Ithil. Muito da observação de Sauron era mesmo devido ao palantir, mas também pro meio de seus espiões e criaturas. E o "Olho" também parece ser usado como sinônimo de sua atenção, simplesmente.
 
eu acho que sauron via tudo não pelo seu poder nem pelo seu palantir mas sim pelos seus espiões, ja que ele possuia tamtos espiões, se ele realmente tivesse o poder de tudo ver, para que el prescisaria de um espião??
 
grima_lingua_de_cobra disse:
eu acho que sauron via tudo não pelo seu poder nem pelo seu palantir mas sim pelos seus espiões, ja que ele possuia tamtos espiões, se ele realmente tivesse o poder de tudo ver, para que el prescisaria de um espião??

Touchet! É isso mesmo. Sauron não sabia de tanta coisa nem quando era mais poderoso, na primeira e na segunda eras. Nem Melkor nem nenhum dos Valar foi onisciente no tempo da plenitude do seu poder.
 
Elrond Meio-Elfo disse:
É incerto se Sauron já tinha visto as Palantíri durante os Anos das Árvores mas é bem possível que sim, já que nessa época todos viviam juntos em Aman.

Eu já acho muito improvável que Sauron soubesse dos Palantíri nos Anos das Árvores. Quando os Valar fizeram a Guerra contra Utummo e derrotaram Melkor, Sauron fugiu e não foi encontrado. Se escondeu até que Melkor retornasse.

Bom eu sempre achei que o olho vermelho fosse apenas uma representação da vigilancia de Sauron. E acredito que Frodo tivesse essa sensação de vigilancia muito maior porque estava muito mais sensível a Sauron que os outros. Afinal de contas ele portava parte do poder dele. :roll:
 
Aí eu já não concordo, acredito que Frodo realmente sentiu o palantir quando estava em Mordor. Tem partes em que ele sente o peso do Olho mais do que outros momentos, acredito que fosse mesmo o palantir.

EDITADO:

Agora que mergearam o tópico é olhar os argumentos postos anteriormente.
 
*Pearl* disse:
Eu já acho muito improvável que Sauron soubesse dos Palantíri nos Anos das Árvores. Quando os Valar fizeram a Guerra contra Utummo e derrotaram Melkor, Sauron fugiu e não foi encontrado. Se escondeu até que Melkor retornasse.

Vamos analisar a situação objetivamente. Quem fez os palantíri foi Fëanor, o Maior dos Filhos de Iluvatar. Com certeza os Palantíri são mais antigos que as Silmarils, se formos analisar a cronologia dos fatos.
Bem, Fëanor tinha o ego do tamanho do espírito dele. Provavelmente cada invento que o cara criava era alardeado os sete ventos e toda Aman deveria ficar sabendo. Então não tem porque Sauron não saber da existência das pedras na época (indeterminada mas antes das silmarils) de sua criação.

Mas quanto ao resto, eu tb acho que o que Frodo sentiu foi simplesmente a ligação que Sauron tinha com o seu Um Anel e não necessariamente o palantir.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo