• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Olho de Sauron era um Palantír?

Gente, os palantíri também podiam servir como uma espécie de "câmera". Por exemplo, Saruman se comunicava com Sauron por intermédio do palantír, mas se o palantír de Saruman estivesse coberto, Sauron nada veria.

Um palantír não seria um "telefone", mais um "vídeo-fone". Vale lembrar também sobre o palantír de Minas Tirith. Depois da Pira de Denethor, quem olhasse para o palantír, a não ser que tivesse uma grande vontade, veria apenas dois braços sendo consumidos em chamas.

Quando dois palantíri estava "conectados", uma terceira pedra-vidente não poderia quebrar essa ligação, mas deveria esperar até que a comunicação estivesse terminada. Apenas as mais poderosas pedras podiam executar essa quebra de comunicação. Na Terra-média, as mais poderosas eram a de Osgiliath e a de Amon Sûl. A de Osgiliath era a mais poderosa.

Agora onde eu realmente quero chegar:

Lembrem-se, com os palantíri: "coisas distantes podia-se ver, pequenas mas com nitidez, como se fosse com os olhos das águias de Manwë.". Essa citação deixa explícita muito da capacidade das pedras-videntes. Muitas vezes, o palantír poderia ser utilizado "como uma luneta".
Aqueles com grande força de vontade poderiam enxergar e "aumentar" (a visão) de coisas distantes e específicas, como objetos e pessoas, se estivessem se concentrando única e somente nisso.
A vontade de Sauron era mais que suficiente para ele "fixar seu Olho em Valfenda", por exemplo. Mas ele tinha por demais preocupações, então ele não podia ficar concentrado em observar apenas uma pessoa, como Frodo ou Gandalf.

Sendo assim, às vezes, interpretar o Olho de Sauron em alguns casos,"o Olho de Sauron está nos observando", por exemplo, como o seu obviamente excepcional uso da pedra-vidente, não é um conceito necessariamente errôneo.
Espero ter ajudado! :wink:

Namarië
 
Sendo assim, às vezes, interpretar o Olho de Sauron em alguns casos,"o Olho de Sauron está nos observando", por exemplo, como o seu obviamente excepcional uso da pedra-vidente, não é um conceito necessariamente errôneo.
Espero ter ajudado!

Uhhhh sabe eu iria discordar de vc, mas relendo uma passagens aki do SDA vc tem razão Fëaruin.
Na verdade, se tendo uma boa vontade, dava pra se ver tudo no Palantir
 
Ok, me convenceram, realmente, eu já havia dito em outro post que se o usuário do palantír tivesse uma grande força de vontade ele veria além, mas nem tanto, mas agora li também no SdA e vi que Fëaruin tem razão também, o palantír conseguia ver além, mas mesmo, Sauron ainda usava suas criaturinhas! :mrgreen:

Elen síla lúmenn' omentielvo! :beer:
 
Eu estava pensando sobre este tópico hoje e lembrei de uma coisa que me parece que resolve essa questão do Olho de Sauron ser ou não o palantír.

No Of the Rings of Power (Silmarillion) aparece uma citação do Olho quando Sauron assume uma forma nova, depois de seu espírito regressar da destruição de Númenor, o que mostra que aquele Olho já existia desde aquela época. E Minas Ithil, onde estava o palantír, só foi capturada no segundo milênio da terceira era. Portanto o Olho não pode ser o palantír.
 
Alguns já falaram isso de que o Olho é o estandarte de Sauron desde a segunda era, mas o que resta de dúvida é se quando Frodo sente o olhar de Sauron pesar sobre si é o palantír sendo utilizado ou não.
 
Acho que sua pergunta tem uma resposta óbvia, ou então eu não te entendi, Ringil. Se o Olho não é o palantír, por que motivo Frodo sentiria o palantír?

Talvez você queira questionar se o que Frodo sente é mesmo o Olho? Se for isso, bem, ele sente, veja o diálogo entre ele e Galadriel no capítulo do Espelho.
 
O que eu, ao menos, estou fazendo, é comparar o fato do Olho que observa (não necessariamente "sentir" o Olho). Comparar a "vigia", vamos assim dizer, do Olho, com o uso excepcional da pedra-vidente por parte de Sauron.
 
Mas é óbvio que o olho do Sauron não é um Palantíri...
Por ser um Maya, ele consegue sentir coisas assim como Gandalf faz...
Não é igual Denethor, que adquiriu conhecimento atravéz de sua pedra-vidente...
E quanto a Frodo sentir Olho, o que tem a ver com um palantír??
Seria o mesmo dizer que o Espelho da Galadriel é um tb!!
 
Quando Tolkien diz que Sauron voltou seu olho para Barad-dûr, ele diz:

"De repente o Senhor do Escuro percebeu a presença do hobbit, e seu Olho, penetrando todas as sombras, atravessou a planície na direção da porta que ele fizera; e a magnitude de sua própria loucura revelou-se a ele num clarão cegante, e todas as estratégias de seus inimigos foram finalmente desnudadas diante de seus olhos."

Aí o Olho não representa sua vigilância ou um símbolo, mas uma visão que penetra nas sombras. Não há nenhum ser para reportar a cena a Sauron ou nada do tipo. É claro pra mim que Sauron se utilizou do palantír que detinha no episódio e Olho é usado como um sinônimo quase. Note que através do Olho a cena foi desnudada diante de seus olhos.
 
Ringil disse:
É claro pra mim que Sauron se utilizou do palantír que detinha no episódio e Olho é usado como um sinônimo quase. Note que através do Olho a cena foi desnudada diante de seus olhos.

Isso, na minha opinião, não tem NADA a ver...
Elfos como Galadriel e Elrons, podiam "prever" coisas...
Sauron simplesmente "sabia" que os hobbits estavam lá...
Não tem nada a ver com o palantíri... Ele sentiu a presença do Anel!
 
Elfos como Galadriel e Elrons, podiam "prever" coisas...

Isso não tem NADA a ver com previsão, é visão pura e simples.

Sauron simplesmente "sabia" que os hobbits estavam lá...
Não tem nada a ver com o palantíri... Ele sentiu a presença do Anel!

Releia, ele não sentiu, ele viu. Como ele poderia sentir um clarão cegante? Ele viu com uma visão que atravessa distâncias e sombras.
 
Viajaram nessa pergunta, o Olho de Sauron um Palatír??? Nada avê!!!

Vc leu todas as páginas ou só leu a pergunta e depois falou qualquer coisa? Tem a ver sim, o Olho pode até não ser o palantír de Ithil mas é uma dúvida muito pertinente.
 
Mas se fosse os palantir, ele poderia ver tudo, como as profundezas de Moria ou a floresta velha (que parece ser imune aos poderes de Sauron de algum jeito por causa de Bombadil)?
Sim, talvez fosse um palantir, mas eu acho que o palantir não funcionava bem com sauron, pois se não, ele simplesmente veria coisa demais acontecendo. Ele saberia demais. No Contos Inacabados fala que a pedra não funcionava direito se não fosse usada por seu legitimo dono. Eu acho que as vezes, quando sauron tentava ver algumas coisas, o palantir simplesmente "apagava".

Eu acho sim que era o palantir. Senão, pra que ele teria pegado aquele palantir e mantido consigo?
 
O Olho sem pálpebra já era o símbolo de Sauron antes de ele ter se apossado de Minas Ithil, ou seja o Olho não podia ser o palantír, mas eu acho que muitas vezes quando se referia ao Olho, se referia ao palantír.
 
Mas Ringil, esse trecho que vc destacou aí foi no momento final em frente às Fendas não foi? Não estou com os livros aqui.... Se foi então Sauron não precisaria do Palantír para sentir nem ver Frodo, pois o hobbit colocando o Anel de Poder em seu dedo abriu a tal "porta" e entrou em contato direto com a mente de Sauron. Os dois se sentiram e somente naquele momento Sauron pode ler a mente do hobbit.
 
Foi sim, mas eu não acho que aligação fosse tão direta entre Anel e Sauron, e eu acho que se refere mesmo a algo sendo visto.
 
Sim, é a pedra de minas ithil, tanto que no contos fala sobre o fato de que Denethor II nao poderia antever a aliança de sauron-saruman pois ao contrario das grandes pedras como amon sul, annuminas ela nao pode espiar duas outras pedras se comunicando... alias.. interessante esse esquema por que tem muito poder nas pedras videntes e de certa maneira ela preve o futuro (nao ao pé da letra) pois se vc ve um exercito saindo de angrenost com uma mao branca indo em direçao a calenardhon quer dizer que no futuro proximo saruman vai atacar rohan.... afffff... eh o que eu acho.... mas nem li o topico todo.. tou no colegio.... banda larga hehehehe....... :lol:

My grandfather was king of arnor, my father of gondor, all that was left to me...was an old forest.
Keep Bombadilling
Johnny Bombadil
 
Não me lembro de relatar que as pedras previam o futuro... no texto sobre os palantiri no contos inacabados não expecifica isso... trata sobre a intercomunicação e fala que uma mente superior poderiar mandar imagens para uma mente inferior... em todo caso esse texto escrito do colegio ficou bom... hehehe(to na mesma situação)
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo