1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Olho de Sauron era um Palantír?

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Maglor, 13 Mar 2002.

  1. Skall

    Skall Usuário

    obrigado por esclarecerem algumas dúvidas.Mas eu acho que essa conversa de que Sauron tem ou ñ corpo físico ou era O Olho é uma questão muito complexa, já que as passagens do livro daum varias ideias diferentes.
     
  2. Minduim

    Minduim Suburban Kid w/ Biblical Name

    Cara, dá uma olhada nessa carata do Tolkien aqui. Nela ele explica que o Sauron tinha realmente um copor físico, e até dá uma vaga descrição de como seria esse corpo:

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
     
  3. Unholy Master

    Unholy Master Chess Piece

    Simples.Se Sauron realmente via tudo e todos,saberia que o anel estava no dedo mindinho e o deixou escorregar !

    Agora ja imaginaram Um olho enorme correndo no meio de um campo de batalha,e um bnado de elfo e homem rindo do Sauron ! :lol: :lol:
     
  4. Thranduil

    Thranduil Usuário

    bom, apesar d axar ser d fato uma kestaum mto complexa, esse eh o proposito do forum, naum? discutir questoes complexas. bom, vamos ao meu ponto de vista. seguinte, antes eu axava q o olho era tipo um... espirito do sauron. ms reli a part do gollum com + atençao, agora tenhu uma nova teoria. sauron ainda existe (ateh o fim do retorno d rei, logico) em forma corporea, 9 dedos, ms fraco. eu o imagino assim como PJ, um cavaleiro super armadurado. bom, sauron fika sentado, + frako dq antes d perder o 1, e fika sentado no ultimo andar d barad dur. logo acima, ha o olho. bom, o olho seria uma magica criada por ele (ele era o 1 comandante do melkor, criar um olho d fogo gigante eh brinkadera d criança p ele) e funcionaria como uma camera. haveria talvez uma "tela" ow cosia parecida d frente para o trono dle e ele girava o olho-camera pra onde ele kisesse. e escolheu um olho d fogo sem palpebras para assustar seus inimigos, como o olho q nunca descansa. eu naum to m baseando em nda p flar isso, eh soh 1 teoria;
     
  5. Thranduil

    Thranduil Usuário

    bom, tenhu um teoria + provavel. o sauron usa o olho como uma ligaçao pro palantir. assim, o olho olha e a "tela" seria o palantir. ow entaum ele fika com o palantir e tem um otro tipo d mecanismo p v oq o olho v.
     
  6. Witchking

    Witchking Usuário

    cara, o olho era apenas uma metáfora usada para explicar q Sauron sempre estava d olho, d vigilância em tudo na Terra - Média. O Olho d Sauron naum era um palantír, e acredito q ele naum usasse tal instrumento com o objetivo d olhar para locais distantes, mas sim para "falar" com Saruman e para outros fins... com certeza a capacidade d enxergar longe ele tinha pq era um Maia mto poderoso, servo do Vala mais poderoso... Se Gandalf enxergava tão longe, Sauron, supostamente mais poderoso q ele, enxergava mto longe... tudo bem q ele perdeu grande parte do poder qdo fikou sem o Um Anel, mas mesmo assim ainda era mto poderoso, um dos mais poderosos Maiar, tanto q Gandalf afirma q "se Sauron recuperasse o Um Anel, tão grande seria sua vitória q naum haveria previsão de seu fim, antes do Fim do Mundo..."
     
  7. Krebain

    Krebain Banned

    Enxergar tudo não significa enxergar com os olhos. Significa enxergar possibilidades, enxergar estrategias dos inimigos e etc...

    Opa! Sauron não teve seu poder diminuido quando perdeu o Anel! Com ou sem o Anel ele tem o mesmo poder.
     
  8. Peregrino

    Peregrino Estrela de Valinor

    Ele perde seu poder sim Krebain, pq ele o dissipa na criação, usa de sua capacidade sub-criativa e sempre que um valar ou maiar a usa ele "desgasta um pouco de seu poder e deixa na coisa que criou, e no caso do Um Anel foi muito de seu poder que ele dissipou pois criando o Um ele tinha intenção de usart o elemento- morgoth de Arda sem ter que necessariamente se fundir a ela como o fez Melkor, e controlar o "mal de arda" que tb existia nos anéis élficos já que eles foram feitos a matéria de Arda, e isso foi um esforço muito grande, se não ele simplesmente forjaria outro Um (ou Dois) Anel :lol:
     
  9. Proview

    Proview Go

    O caso de Sauron foi diferente Peregrino. Ele imbuiu o anel de sua essência, mas sem dissipar seu poder em si.
    EM outras palavras o anel amplia os poderes de Sauron, mas com ou sem o anel Sauron tem o mesmo poder. Essa ampliação é um aumento no alcançe de seu poder e não um aumento do poder em si.
     
  10. Shantideva

    Shantideva Adoro elfos ruivos!

    Pronto...agora não tô entendendo mais nada!!! Eu pensava que o anel era uma parte de Sauron, e não que aumentasse seu poder ou o alcance dele, como queira...isso é muito confuso....se o anel só amplia o poder de Sauron, então depois da destruiçào do anel, Sauron continuaria com os mesmo poderes...então o que impediria ele de forjar um outro anel e voltar a pertubar a terra-média? :o?:
     
  11. Peregrino

    Peregrino Estrela de Valinor

    Suilad Mellon Galdor

    Ele não poderoia dessa maneira então forjar um outro Um (ou Dois :lol: )? Pq se ele não perde seu poder pq ele o procurava dessesperadamente então? e pq foi "destruído" com a destruição do Anel?
    Peloamordeeru Galdor, me mostre um texto onde Tolkien discute isso pq não estou te entendendo :lol:

    Cuio mae
     
  12. Minduim

    Minduim Suburban Kid w/ Biblical Name

    Peregrino, ele não podia forjar outro Anel mais poderoso que o Um porquem, simplesmente, o Um era o Senhor de todos os Anéis do Poder, o Anel Governante; pra forjar um Anel mais poderoso que o Um, ele teria que o ser o O Governante do Anel Governante.

    E Sauron é destruído com a destruição do Um porque o Anel era o que o mantinha preso ao mundo físico, o Um era parte de sauron, parte sem a qual ele não poderia existir, mesmo essa parte estando separada fisicamente dele. Com a destruição do Um, Sauron também teve destruída parte de sí, e ficoou impotente.

    Tem uma Carta do Tolkien, que infelizmente eu não lembro o nome agora, em que ele diz que Sauron não ficava diminuído em poder sem o Um; assim senbdo, se ele não ficava mais fraco sem o Anel, não ficava mais forte com o Anel. Em suma, o Anel era um aplificador de poder de Sauron, que o permitiria controlar todos os Povos Livres; por isso Sauron o queria tanto. Com ele, Sauron não precisaria mais mobilizar exércitos, entrar em guerras, pois com o Um todos os povos da Terra-Média estariam sob seu comando.

    Paregrino, eu vou pesquisar um pouco mais tarde e vejo se posto em qual carta foi que o Tolkien escreveu isso que eu disse.
     
  13. Peregrino

    Peregrino Estrela de Valinor

    Muito obrigado Charlie Brow, agora entendi, mas não liga pra ignorancia não, é que eu tenho as HoME, mas não tenho as Letters (ai que sonho), então as vezes fico meio boiando hehehehe. Masw muito obrigado!!!
     
  14. Shantideva

    Shantideva Adoro elfos ruivos!


    Se o anel permitia a Sauron controlar todos os povos livres praticamente sem esforço. Por que então na guerra da última aliança ele não conseguiu colocar sob seu julgo os numenoriano no exílio e os do Povo Élfico?
     
  15. Peregrino

    Peregrino Estrela de Valinor

    Acho que entendi melhor o que o Charlie disse:

    Ele teriua um domínio maior sobre a vontade dos seus servos e tb sobre a vontade de muitos que n~çao estivessem sobre seus grilhões e os traria para seu lado
    As frases do Anel.
     
  16. Minduim

    Minduim Suburban Kid w/ Biblical Name

    Porque naquela época os elfos ainda eram muito fortes e numerosos, igualmente os Numenorianos. Esses povos não se colocariam sob o jugo de Sauron facilmente, ambos tinham grande força de vontade e força bélica pra resistir ao domínio de Sauron (a força de vontade principalmente nos elfos, que sempre foram aqueles que resistiam contra a Sombra). E tanto é verdade que Sauron foi completamente derrotado, mesmo estando com o Um, graças a união entre Elfos e Homens. Acuado em Barad-dûr, depois de 7 anos de cerco, ele tentou um plano suicida, e saiu de surpresa de sua fortaleza e atacou o próprio Gil-Galad, que era quem mais temia; porém Sauron não contava com o auxílio e a força de Elendil e Narsil, que por fim o venceram. Mas Sauron levou Elendil e Gil-Galad junto de sí; e Isildur cortou do dedo de Sauron o Um. Bom daí o resto você já sabe...
    Por isso Sauron temia Aragorn, porque Aragorn era o último Numenoriano, e ele sabia a diferença que um Numenoriano comandando exércitos contra ele poderia fazer.
     
  17. Elrond Meio-Elfo

    Elrond Meio-Elfo Usuário

    O Anel não permitiria a Sauron controlar todos os povos livres. Dizer isso não é muito correto. Ele permitiria apenas que os portadores dos Grandes Anéis fossem controlados, e não todos os povos livres. Deve-se ter em mente que o Um Anel de Poder era uma ferramenta muito específica, feito com um propósito muito específico. Para governar, encontrar e trazer todos os três, os sete e os nove anéis e subjugá-los perante o Um e com isso ancorar a essência de Sauron à Terra-Média.
    Com esse plano, Sauron pretendia controlar mentalmente, possivelmente em segredo, todos os grandes líderes dos povos-livres da Terra-Média e assim, por consequência, todos os povos-livres da Terra-Média. Mas o controle dos primeiros seria direto enquanto o controle dos seguintes seria mais indireto.

    Então na Última Aliança não ajudou muito para Sauron empunhar o seu Um Anel de Poder, já que os gondorianos e os elfos de Eregion se recusaram a usar os Grandes Anéis abertamente. Não havia ninguém ali para ser controlado.
     
  18. Krebain

    Krebain Banned

    O que eu quis dizer é que usando ou não o Anel, ele tem o mesmo poder.
    Agora a criação de um Anel tão poderoso, obviamente o enfraqueceu.

    Na verdade, ele só pegou o Um Anel mesmo, o filme que botou nas nossas cabeças aquela cena do dedo sendo cortado...
     
  19. Minduim

    Minduim Suburban Kid w/ Biblical Name

    Os gondorianos não tinham Anéis do Poder Elrond, apenas os elfos :wink:

    Não, Isildur realmente cortou o Anel do dedo de Sauron. Tanto é que Sauron ainda carregava, na 3ª Era, a mão com 4 dedos, como descrito por Gollum, talvez como algum tipo de trauma de seu assassinato em sua encarnação anterior.
     
  20. Shantideva

    Shantideva Adoro elfos ruivos!

    Eu achei muito estranha a afirmação:
    por isso perguntei sobre os númenorianos e os elfos, mas com a explicação:
    agora o negócio passa a fazer sentido...

    Hannon le!! :D
     

Compartilhar