• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

comecei a ler os posts de 2014 nesse tópico e fiquei pensando aqui que se de repente ao invés de perder tempo passando pano para o cara ("ohhh veja bem, ele é lunático mas não taaaanto assim, vamos ouvir aí as opiniões dele") e discutindo suas estapafurdices como se ele merecesse nossa atenção, talvez não estivéssemos onde estamos?

não que eu ache que ele tenha sido determinante para a vitória do bolsonaro nas eleições, mas ele é certamente determinante nas decisões amalucadas do presidente atualmente (pelo menos é o que a gente lê de justificativa por aí, "é a ala olavista").

sei que é fácil saber depois que já deu merda, mas será que dá para REALMENTE dizer que já não tínhamos fortes sinais de que bem, ele não merecia nossa atenção? o post abre com propaganda de um hangout organizado pelo site BOLSONARO ZUERO, peloamor.
 
Além de bater palma, a gente ainda tira maluco para dançar.
 
Caro @Béla van Tesma, reparei que em dois anos postando aqui, não dizeste um piu contra Olavo de Carvalho, enquanto ataques contra Guedes e Bolsonaro são cotidianos. Qual é a tua opinião sobre o véio? :hxhx: Especialmente enquanto professor de filosofia e escritor, deixemos seu envolvimento com Bolsonaro de lado.

1604686888060.png
Fumi-e valinoreano.
 
191c004f-4735-4dcd-b1e1-c13b546eac0f-edited.gif

Ataques contra Guedes e Bolsonaro serem "cotidianos" é exagero seu, é claro; mas ainda que o fossem, se explicariam por serem políticos atualmente no poder, esculhambando o país. Se Haddad fosse o presidente, talvez ele merecesse alguns ataques também (muito provável, aliás). Enquanto o guru daqueles dois já se tornou irrelevante no debate público e me parece que perde forças até para ser relevante entre a "nova direita". É claro que o estrago que ele causou, gerando um exército de zumbis idiotizados que repetem chavões conspiracionistas a três por quatro, esse vai perdurar ainda por muitos e muitos anos. O motivo de não ter falado nada dele em dois anos é basicamente o mesmo de não ter falado do Safatle ou de tantos outros: pra mim é irrelevante e eu não tenho nada pra dizer mesmo. Obrigado por perguntar.

Como "professor de filosofia" eu não posso dizer nada, porque nunca frequentei o curso dele. Como "escritor", há que distinguir conteúdo e forma: na forma, é um ótimo prosador (ou era antigamente, talvez o excesso de rede social tenha atrofiado o estilo dele); no conteúdo, é o mestre da falácia, e a boa escrita aqui se torna uma isca perigosa para incautos, tipo um canto da sereia.
 
Sumi-ê é uma coisa, fumi-e é outra, veja o link que deixei ali embaixo....

Ao final do filme o protagonista realiza o fumi-e, isto é, pisa na imagem de Cristo, mas de alguma forma ainda mantém a fé. :hxhx:
 
Última edição:
Pensei que levantaram o tópico por alguma declaração "genial" do filósofo cachimbeiro.
As últimas notícias que eu soube do velho eram 1) sobre a multa milionária que ele devia ao Caetano por ter desprezado uma ordem judicial e 2) que havia sérios indícios de que ele fraudasse a Receita Federal há anos.


(Sorry pelo double post: acostumado pela junção automática do fórum antigo)
 
Essa multa milionária, era a grana que o Caetano sonhava ter no inicio da carreira pra gravar e fazer seus primeiros shows em turnê nacional :lol:
 
comecei a ler os posts de 2014 nesse tópico e fiquei pensando aqui que se de repente ao invés de perder tempo passando pano para o cara ("ohhh veja bem, ele é lunático mas não taaaanto assim, vamos ouvir aí as opiniões dele") e discutindo suas estapafurdices como se ele merecesse nossa atenção, talvez não estivéssemos onde estamos?
Então. Acho que todo mundo meio que sente isso, mas também não acho que fosse realmente possível frear esse fenômeno. As redes sociais não podem ser controladas e as mentiras e conspirações parecem ser capazes de se propagar muito mais rápido que a verdade dos fatos. Está cheiinho de maluco no YouTube, com milhares de seguidores, espalhando não apenas as baboseiras do Olavo mas outras tantas. É um terreno fértil pra quem quer bancar o agente do caos.
E acho que o futuro tende a ser sombrio sob esse aspecto. Se as mesmas redes nos propiciam tantas coisas boas, como impedir que charlatães desse quilate, e insufladores de ódio em geral, sejam contidos? Só mesmo os impedindo de usá-las para esses fins. Deveriam derrubar canais sabidamente maliciosos, seja pra espalhar mentiras políticas, seja pra espalhar mentiras científicas.


O pessoal do Meteoro Brasil ano passado fez um minidocumentário sobre o Olavo de Carvalho em que também admitem que a estratégia de zoá-lo não deu certo. Mas também mostram como refutá-lo não surtiu efeito, ou só surtiu efeito brando. Como ninguém neste tópico o mencionou, deixo aí o vídeo. Dá pra ver com velocidade 1,25x :hxhx:


Depois fizeram outro para lançar a ideia de um livro que entraria detalhadamente em alguns pontos de sua obra, para "desconstruí-la":


Depois anunciaram que o livro tinha se tornado uma realidade e estava pra sair e tentar pôr alguma ordem na bagunça (a parte final repete a introdução já lida na íntegra no vídeo anterior; pode ser pulada):


E mais recentemente, há cerca de duas semanas, falaram sobre o "cancelamento" do Olavo via boicote do Paypal e outros:
 
Última edição:
Dado o último e extraordinário acontecimento, esperava um relato mais pessoal e tal. :hxhx:

----------------

Com respeito ao Olavo de Carvalho, de minha parte estou bem satisfeito com o que escrevi na época. Em especial, enquanto outros faziam críticas falhas porque erradas, infantis ou meramente ideológicas, eu já apontava em 2012 o caráter anti-científico do sujeito. Talvez tenha sido um dos primeiros a fazê-lo, pois lembro de pessoalmente procurar palavras-chaves sobre ciência ("Newton", "Einstein", etc.) nos artigos e livros dele, ver nisso um padrão e divulgar na Wikipédia.... só bem depois isso foi cair na boca da galera e ser um fato de conhecimento comum. O texto ficou muito tempo na Wikipedia (2012-16), inclusive causando reclamações do véio. Infelizmente retiraram por razões bem esdrúxulas, só fui ver meses depois, e não consegui colocar de volta.

Em suma, critiquei o que tinha que criticar, boa parte de quem leu o que escrevi ficou no mínimo com um alerta contra o cara, especialmente quem leu e estava começando a conhecer o Olavo. Não fazer uma crítica decente ao sujeito, e anos depois achar que fez boa coisa, nisso sim não veria cabimento. E isso inclui não só (1) não falar nada, mas também (2) fazer crítica com forte viés esquerdista, chamando-o de fascista ou sei lá o quê, sendo que o público dele é de direita, (3) criticar praticamente tudo do cara, mesmo em aspectos em que ele não merece ser criticado, como o texto que abriu o tópico faz, (4) achar que o cara é só um idiota, criticar de qualquer jeito, e depois levar a pior retoricamente ou factualmente, (5) criticar aspectos superficialíssimos do discurso do cara, como teoria sobre a fabricação da Pepsi. Esses tipos de críticas eram bastante frequentes e elas sim favoreceram o sujeito.
 
Última edição:
Nossa, os moderadores já apagaram os posts com as barbaridades do usuário lá... Pensei que só teria uma notinha de repúdio rs
Níra, eu sou curiosa. O que aconteceu, enquanto eu dormia?

Vamos floodar, sim, precisamos encontrar uma utilidade para este tópico.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo