1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Olá, alguem consegue me expicar o que e como seriam as criaturas tumulares?

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Galadriel Driel, 10 Mai 2015.

  1. Galadriel Driel

    Galadriel Driel Usuário

    Não consigo imagina-las , não consigo entender que criaturas são, de que são originárias e porque Tom Bambadil fala de "Criaturas tumulares andavam pelas cavidades com um tilintar de anéis em dedos frios....." ?
     
    • Gostei! Gostei! x 1
  2. Neoghoster Akira

    Neoghoster Akira Brandebuque

    As colinas dos túmulos, do inglês (Barrow-downs), eram assombradas por criaturas tumulares (do inglês Barrow-wights), um tipo de ser "desmorto" que era animado por espíritos malignos.

    Nos livros não se especifica que tipo de espírito eram se de ainur, homens, elfos ou outra coisa, mas apenas que quando o reino de Rhudaur caiu o rei bruxo enviou essas criaturas para o local.

    Originalmente as terras aonde estão os túmulos são antiquíssimas (pré-históricas seria a palavra), e já eram habitadas pelos grupos de homens que vinham migrando para o oeste na direção de Beleriand antes da Guerra da Ira no tempo dos Edain.

    Quando os numenoreanos refugiados da destruição da ilha retornam ao continente a área da colina dos túmulos é uma das primeiras comunidades com a qual eles fazem contato.

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)


    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)


    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)


    A título de curiosidade havia em Ea hostes de espíritos com afinidade aos grandes reinos de cada um dos Poderes:

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)


    E o mundo espiritual existia com regras próprias possuindo Vala específico para a tarefa, todavia apesar disso ele era quase totalmente oculto aos olhos dos homens comuns.
     
    • Gostei! Gostei! x 3
    • Ótimo Ótimo x 2
    • Mandar Coração Mandar Coração x 1
  3. Jaques N. Cavalcante

    Jaques N. Cavalcante Em nome da minha Senhora Varda Elbereth...

    Será que há alguma semelhança destas criaturas tumulares e os espíritos dos pântanos mortos?! Ou com o exército dos homens da montanha?! Bom resumindo a minha duvida é seriam essas criaturas tumulares algum tipo de fantasma?!
     
    • Gostei! Gostei! x 1
  4. Eferos Masopias

    Eferos Masopias Senhor dos Pastéis

    Tem diferenças. No caso dos homens das montanhas, os espíritos são deles mesmos, que estão perambulando por lá, presos pela maldição de Isildur.
    No caso das criaturas tumulares, os corpos caídos são de homens que lutaram contra Angmar e o rei dos bruxos. Algumas das armas que possuíam e que jazeram por ali quando seus portadores tombaram, eram armas feitas para ferir o líder dos Nazgul (Merry pegou uma e feriu ele nos campos do Pellenor). Os corpos deviam ser de homens de bem, mas os espíritos eram malignos e vieram muito tempo depois, de lugares distantes. Ou seja, os espíritos não são dos corpos que tombaram.
     
    • Ótimo Ótimo x 1
  5. inácio fantino

    inácio fantino Usuário

    Por outros espíritos, que não os dos mortos; entendi certo?
    Poderia ser por "fëar" que não atenderam ao comando de Mandos, para retornar aos "Salões de Espera"?...
     
    • Ótimo Ótimo x 1
  6. Neoghoster Akira

    Neoghoster Akira Brandebuque

    Sim, a minha suspeita, seria a de espíritos diferentes dos proprietários originais dos corpos e também almas não humanas. Todavia falta material para eu ter certeza absoluta sobre isso porque há sinais problemáticos. Sei apenas que Sauron vinha estudando a milênios sobre necromancia visando aprisionar almas de homens. Além disso as almas de homens maus como os soldados de Ar Pharazon ou ainda dos traidores da montanha tendiam a atrasar o recebimento da dádiva de Eru (mesmo que no fim eles fossem obrigados a recebê-la) e podiam se sentir compelidos a permanecer atormentando um lugar mesmo após sua morte se estivessem obrigados a um juramento, por exemplo.

    Pelo padrão da história ela pode também levar a crer que em servindo o rei Bruxo ao senhor do escuro (Sauron) havia grandes chances de haver acordos malignos que forçavam os homens a não encontrarem descanso após a morte com o mesmo poder de obrigação que a palavra de Isildur.

    É o tipo de questão que eu deixo em aberto para que cada um imagine o que melhor se encaixaria em uma guerra de bruxaria. Então é aquele negócio... tenho ainda 10% de dúvidas em relação a cada uma das criaturas tumulares.
     
    • Gostei! Gostei! x 1
  7. inácio fantino

    inácio fantino Usuário

    Vejo como você: questão aberta...
     

Compartilhar