Voltei senhores!
Espero que todos tenha tido um bom natal. Eu fugi do agito e me escondi no mato, kkk!
Bom, voltando ao assunto pokemon e 3d&t....No joguinho do GBA, os pokemons aprendem no máx, quatro golpes especiais....e vou explicar regras básicas de combate:
* Pontos de Vida(PVS) e Pontos Mentais (PMS): Pvs, são os ponos vitais do seu POKEMON...Quando ele está com 6 Pvs, fica em "alerta"...Poucos treinadores percebem que seu pokemon está em risco, e, somente treinadores experientes conseguem interpretar os movimentos do seu mascote e perceceber que ele está "quase derrotado"....Quando um pokemon fica com 1,2 ou 3 PVs, ele está na "linha vermelha", muito próximo da inconsciência...Nesta situação, pokemon demonstra cansaço e ferimentos claros e qualquer treinador novato percebe que seu mascote está em perigo......Pms são a energia mental de seus pokemons, usados para descarregar seus poderosos golpes especiais...PMs e Pvs podem ser recuperados com 8 horas de sono ou no POke-Hospital em 10 minutos, na máquina de Restauração de Pokemon(pena que não inventaram essa máquina compatível com humanos).
Iniciativa: Em um duelo civilizado, Pokebolas são lançadas quase simultaneamente...Os pokemons ficam um pouco zonzos quando saem dela e aquele que se repuperar primeiro e ouvir seu treinador tem a vantagem de atcar primeiro! Rolar uma iniciativa é simples...Basta rolar 1d6 e somoar com a Habilidade do pokemon...Em caso de empate, a preferência é do PJ ou Pokemon de categoria de tamanho Menor(o mestre decide).Em caso de empate entre pjs, rola-se de novo, até desempatar ou Pokemon de categoria de tamanho Menor(o mestre decide)....
* Ataque Simples : : No jogo pokemon, os pokes não sabem atacar de outra forma a não ser usando seus golpes especiais...No 3d&t não é bem assim...Uma regra fácil a ser adaptada. Um ataque simples, causa dano normal e é executado quando um treinador fica pasmo ou indeciso e seu pokemon acaba atacando "normalmente", sem poderes, talvez uma mordinha fraca, arranhãozinho sem graça ou cabeçadinha boba....Esse ataque simples também pode ocorrer quando o Pokemon não possui mais Pontos Menstais (PM's) para gastar....Um ataque comum é igual à :
Força (F) + Habilidade (H) +1d4 (para pokes pequenos e 1d6 nos casosdos grandes) , dano tipo normal. A esse ataque total, chamamod de
Força de Ataque (FA).
* Ataque Especial : Pokemons costumam possuir até 4 ataques especiais. Para isso, gaste PMs arrebente!Não é possível usar um ataque simples e um especial na mesma rodada, exceto se uma Vantagem dizer o contrário.
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Defendendo ou Esquivando:
*Defesa Normal : Some sua Armadura (A) + Habilidade (H) + 1d6.Caso sua Força Defensiva (FD) seja maior que o ataque sofrido, significa que seu pj conseguiu bloquear o golpe ou absorvê-lo sem danos.Caso o ataque seja maior que sua defesa, subtrai-se essa diferença dos seus PVs...
*Esquiva : Um PJ só pode esquivar de um outro PJ que possua o atributo Habilidade Igual ou Menor que o seu. Ex: Não é possível um Pokemon de H 0 (habilidade equivalente a uma pessoa normal e sedentária) consiga esquivar de uma voadora de um Pokemon de H 1 (Habilidade equivalente a um ginásta-campeão olímpico)....Mas, quando a H é igau lao do inimigo, seu Pokemon tem 50% de chance (1,2 ou 3 em 1d6) de conseguir esquivar...Caso reprove, leva o dano total - Absorção por armadura, somente. Só é possível esquivar um n° de vezes em um mesmo combate , uma quantidade igual ao seu valor de Resistência...Acima disso, pode tentar esquivar, mas perderá 1PV (+1acumultivo) por fadiga.
* Defesa Especial : Pode ser usada no lugar de uma defesa normal, mas é necessário possuir a Vantagem Defesa Especial e gastar PMs.
*Acerto Crítico: Acontece quando se rola um "6" em um ataque. Caso seu ataque seja baseado em força, sua força dobra neste turno e caso seja baseado em Poder, ele dobra neste turno. Ex: Um PJ com F2,H1 ataca e rola um "6"... Sua força dobra para F4...Então, seu dano total é de 4+1+6= 11. Ataques acima de 10 já são considerados poderosos!Acima de 20 , são épicos!!!!
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Falha Crítica: Quando se rola um n° mínimo em uma FA ou FD....
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Evoluindo Pokemons : Pokemons ganham 1 Pv extra por nível...E começãm com 1 Ataque Especial em suas Vantagens, pagando 1 ponto e aprendem um novo Ataque Especial a cada nível divisível por 3 (ex: nivel 3,6,9,12,15,18,21,24,27 30...)...Mas só podem "acumular" QUATRO ataques especiais diferentes em sua ficha...Quando tentam aprender um "quinto", precisam "esquecer" um dos quatro...Mas não perdem um ponto ...Ao invés disso, passam esse 1 ponto do ataque especial esquecido para seus Atributos (F,H,R,A,P) ou Adquirem um novo Talento de 1 ponto ou podem ter um "crédito" de 1 ponto, para acumula-lo e comprar uma Vantagem mais poderosa de 2 pontos....Alguns pokemons tentam "anular" suas fraquezas naturais, para surpreender inimigos...Isso também é permitido com autorização do Mestre....