1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Octaedro (Julio Cortázar)

Tópico em 'Literatura Estrangeira' iniciado por Meia Palavra, 26 Jul 2011.

  1. Meia Palavra

    Meia Palavra Usuário

    É fato consumado nos contos de Julio Cortázar o estilo provocador empregado. Por mais que existam invenções linguistícas e o famoso estilo fantástico, os contos que compõem Octaedro, lançado agora em versão de bolso, servem como instigador para o leitor tentar desvendar seus significados. Não somente os existenciais, mas se a presença de espírito e de tempo se chocam para um significado além da palavra. Devemos lembrar que o escritor não deixa dúvidas sobre suas intenções e histórias e, contudo, ainda fomenta diversas questões de como o leitor deve encarar a solidão, a saudade, as perdas e a vida.

    As surpresas de cada história e suas conectividades criam jogos de ansiedade em cada leitor: qual rumo será tomado no próximo parágrafo? Há algo mais ou entendi completamente? O imaginário se choca com o realismo dos sentimentos empregados pelo escritor argentino falecido nos anos de 1980. Peguemos Lilian Chorando como exemplo, o narrador apresenta como seria o antes e depois de cada personagem após sua morte para em seguida falar do presente que é tão poético quanto o imaginário. Devaneando como seria o seu próprio leito de morte (por estar com uma doença terminal) e o sofrimento de cada personagem que passou por sua vida tentando encarnar dentro dessas pessoas nos instantes finais que ainda consegue respirar.

    [
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    ]
     

Compartilhar