1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Obras inspiradas por Tolkien

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Administração Valinor, 12 Jul 2009.

1. Priiscila

Priiscila Usuário

Muito bom ver obras inspiradas em Tolkien .
    Esse grande mestre abriu a mente de muitos jovens escritores e deixou muita coisa boa e facinante que nos faz delirar com suas obras .
    Simplismente um homen Magnifico .

2. Armeuj

Armeuj Usuário

Tem também uma banda de rock progressivo chamada Marillion, cujo nome original era Silmarillion! Banda muito importante no rock.

Eu sabia de muitas dessas inlfuências, ou mesmo inspirações, mas há bem mais do que se imagina, seja direta ou indiretamente.
    Tolkien é realmente o pai da fantasia como a conhecemos. Claro que há a presença de autores como T. H. White, C. S. Lewis, Lewis Carroll, L. Frank Baum... Mas Tolkien foi um definidor, como Júlio Verne e a ficção científica.

Para mim O Senhor dos Anéis está entre os livros que todo mundo(!) deveria ler! -- Assim como Grande Sertão: Veredas. :D

Uma coisa me incomoda. Não sei como é nos países de língua inglesa, mas se pode dizer que nas universidades brasileiras Tolkien é um desconhecido. Não recebe o mínimo de toda a atenção que merece. Tudo bem que não é um gênero que interesse muito por aqui - ao menos não academicamente -, mas é muito importante (seja o gênero ou o autor)! Veja-se o On Fairy-Stories (Sobre Histórias de Fadas), obra muito importante para o gênero. Sem falar linguisticamente do quenya e do sindarin.
    Também ocorre do Tolkien ser definido como literatura infantil, ou infanto-juvenil, o que é uma simplificação, uma redução tola... burra. Ele é sim literatura infanto-juvenil, mas não é só isso!

Um dia tudo isso (desconsideração ao Professor no nosso BR) mudará. O que muitos aqui da Valinor já começam a fazer. :issoaih: uhuu hehehe
    -AURË ENTULUVA!

Caramba, acho que vou abrir um tópico sobre isso. rsrsrs

Última edição: 19 Jul 2009
  3. Eldenar

Eldenar Usuário

tanta influencia, expecialmente na musica.

4. Eu li os livros do Ciclo da Herança e, pra não chamar de imitação, digo que Tolkien realmente inspirou Christopher Paolini...
    Tolkien foi brilhante, tenho certeza que muita gente ainda vai se inspirar nas suas obras.
    XD

5. Gildson

Gildson Humano saltitante

Todas as obras foram bem criadas e merecem muitos elogios,No senhor dos anéis, por incrível que pareça, um personágem mim conseguiu como seu fã;Tom bombaldí, Sabem porque gostaria de ser um ser pelo menos desses mortais da história?Só para ouvir suas canções raras e encantadoras;
    As eras de arda para mim não teve igual, Fantátisco.

6. Guilherme3D

Guilherme3D Usuário

Concordo com o artigo em tudo, inclusive sobre Harry Potter que numa entrevista a própria rowling falou sobre as influencias e ela disse:
    As crônicas de narnia e o senhor dos anéis.

7. Elendil

Elendil Equipe Valinor

De tudo que foi inspirado em Tolkien o que mais gosto são das ilustrações dos vários artistas e do cinema.

E foi legal ver Pauline Baynes (1922-2008) citada no artigo. Esse mês fez
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    . Tolkien gostava muito de suas ilustrações. Era sua preferida, na verdade. Ela também foi a ilustradora das primeiras edições de Nárnia. As capas originais dessa série de C.S. Lewis são dela.

Eis um mapa da TM de sua autoria e que gosto muito.

Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

Legal o artigo. Só agora eu vi. ;)

Arquivos Anexados:

8. As influências músicais que Tolkien inspirou são simplesmente geniais!...acredito que bandas como Rush, Led Zeppelin não são qualquer coisa, certo?!

Sr. Tolkien digno de respeito!

9. Meglin Celebrandir

Meglin Celebrandir Hansi Ilúvatar

Isso sem falar dos bardos do Blind Guardian! Meus favoritos...

Para quem não conhece e gosta de um bom Heavy Metal (dizem alguns que é Power Metal), recomendo ouvir o Nightfall In Middle Earth. Um álbum baseado inteiramente em O Silmarillion.

10. Suponho ser um dos melhores albúns, com as melhores músicas baseadas em Tolkien! Certo, sou supeita.:cool:

11. Mina Murray

Mina Murray Usuário

Muito bom!

Compartilhar