• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Obras de Tolkien

Eu acho que Senhor dos Anéis primeiro é o melhor, como o hobbit é meio infantil, às vezes pode desistimular a pessoa. Silmaillion apesar de ser no meu ponto de vista a melhor das obras, aconse-lho a ler depois desses, e Contos Inacabados e o Atlas, são mais para consultas.
 
Peregrino disse:
Eu acho que Senhor dos Anéis primeiro é o melhor, como o hobbit é meio infantil, às vezes pode desistimular a pessoa. Silmaillion apesar de ser no meu ponto de vista a melhor das obras, aconse-lho a ler depois desses, e Contos Inacabados e o Atlas, são mais para consultas.

Eu também acho. No meu caso eu li primeiro SdA e depois O Hobbit, o resultado foi que gostei tanto de SdA que ao ler O Hobbit achei-o incrivelmente divertido e bem mais descontraido que SdA.

Isso pq a leitura de SdA é mais "pesada" digamos assim e é divertido pegar um conto "leve" como O Hobbit depois e levar tudo no tom de uma brincadeira.

Meio confuso o que eu falei né não? :mrgreen:
 
O Hobbit não é ''meio infantil''. Ele foi escrito inicialmente para crianças, mas ganhou a forma final de um conto para qualquer idade. No meu caso, eu penso que O Hobbit é a porta de entrada para o mundo Tolkien, é aonde conhecemos algumas raças, costumes e tudo mais.
 
Mesmo assim, é um livro infantil. Lendo você percebe isso claramente, principalmente nos momentos em que o narrador "conversa" com o leitor.
 
Exato Panda, por isso eu aconselho a leiutura dele depois, já que poderia tirar o incentivo de leitura o cara pensar que a obra toda é infanto-juvenil.
 
E essas indicações seriam especificamente para quem? Podem ser diferentes em alguns casos.

Imagine alguém que não viu os filmes e nem sabe como eles são; mas que ouviu falar de um autor chamado Tolkien, que escreveu umas histórias com contexto medieval envolvendo dragões, orcs, elfos, anões e tal. Ele quer ler os livros. Então nesse caso eu até concordaria com você em ler antes o SdA. Caso contrário O Hobbit, que é infantil, poderia assustá-lo.

Mas e no caso de alguém que viu os filmes, que quer agora conhecer as obras do Tolkien, aí, como ele tem mais ou menos a idéia do que é o SdA, eu, na minha opinião, acredito que é preferível ler O Hobbit. Pois para alguém que viu algumas visões distorcidas por PJ nas telas pode muito se confundir ao ler primeiramente o SdA. Aí é que surgem esses inúmeros usuários, daqui por exemplo, que se confundem com a questão do Olho de Sauron por exemplo.

Começando pelo Hobbit, é até melhor para se situar e entender o que está por vir.
 
Portos Cinzentos disse:
Parisio disse:
Concordo que a ordem mais natural é: O Hobbit, O Senhor dos Anéis, Silmarillion e Contos Inacabados.

estou lendo nessa ordem, depoi vou ler o Mestre Gil de Ham, Roverandom, As aventuras de Tom Bombadil...

Onde posso conseguir estes livros citados por ultimo ???
 
Não sei direito, mas esses livros eu acho que não foram publicados no Brasil, só em Portugal (Rover eu acho que já foi...). Mas vc consegue em livrarias especializadas mandando buscar de lá...
 
SuperQualha disse:
Portos Cinzentos disse:
Parisio disse:
Concordo que a ordem mais natural é: O Hobbit, O Senhor dos Anéis, Silmarillion e Contos Inacabados.

estou lendo nessa ordem, depoi vou ler o Mestre Gil de Ham, Roverandom, As aventuras de Tom Bombadil...

Onde posso conseguir estes livros citados por ultimo ???
Roverrandom e Mestre Gil de ham em qq boa livraria, mas As Aveneturas de Tom Bombadil, só impotado de portugal, e custa caro...
 
Peregrino disse:
Roverrandom e Mestre Gil de ham em qq boa livraria, mas As Aveneturas de Tom Bombadil, só impotado de portugal, e custa caro...
A MF vai lançar o AdTB. Talvez deve sair no fim do ano, ou ano que vem.
 
Pandatur disse:
Peregrino disse:
Roverrandom e Mestre Gil de ham em qq boa livraria, mas As Aveneturas de Tom Bombadil, só impotado de portugal, e custa caro...
A MF vai lançar o AdTB. Talvez deve sair no fim do ano, ou ano que vem.

Do jeito que vai só no ano que vem mesmo, pq já era pra ter sikdo lançado...A MF só da Mancada...
 
Peregrino disse:
Pandatur disse:
Peregrino disse:
Roverrandom e Mestre Gil de ham em qq boa livraria, mas As Aveneturas de Tom Bombadil, só impotado de portugal, e custa caro...
A MF vai lançar o AdTB. Talvez deve sair no fim do ano, ou ano que vem.

Do jeito que vai só no ano que vem mesmo, pq já era pra ter sikdo lançado...A MF só da Mancada...
Melhor demorar para lançar aqui do que ficarmos só babando (para quem não pode comprar importado) e não ter nada publicado, não acha? :obiggraz:
 
Eu ñ acredito q seja melhor ler o SDA primeiro... Fica meio confuso na parte dos hobbits, ñ dá pra ver como eles são "ricos" em muitos sentidos, pois só lendo O Hobbit antes q vc vai reparar isso c/ o gde Bilbo aprontando as suas pela terra-média hehe... E lendo O Hobbit antes vc tem uma visão diferente do Golum no meu modo de ver...

Esse livro Roverrandom fala sobre o q especificamente?
E esse Mestre Gil de ham??
As Aventuras de Tom Bombadil falam especificamente só de histórias sobre o Tom??

Desculpe a leiguisse... :|
 
Dagdá disse:
Eu ñ acredito q seja melhor ler o SDA primeiro... Fica meio confuso na parte dos hobbits, ñ dá pra ver como eles são "ricos" em muitos sentidos, pois só lendo O Hobbit antes q vc vai reparar isso c/ o gde Bilbo aprontando as suas pela terra-média hehe... E lendo O Hobbit antes vc tem uma visão diferente do Golum no meu modo de ver...

Esse livro Roverrandom fala sobre o q especificamente?
E esse Mestre Gil de ham??
As Aventuras de Tom Bombadil falam especificamente só de histórias sobre o Tom??

Desculpe a leiguisse... :|

O Roverandom conta a história do cachorro Rover que parte em uma missão, vai pra lua ou algo assim. Nenhum dos três até onde eu lembro tem a ver com as outras obras de Tolkien.
Mestre Gil de Ham eu não conheço, e As Aventuras de Tom Bombadil é basicamente um livro de músicas e poesias, pelo o que falaram são poucas as que falam de Tom.
 
'O Hobbit" é um livro infantill.

Não há uma relação hierárquica entre literatura infantil e adulta. Essas classificações provêm de elementos como tom, tema, fluxo da narrativa...
 
Li o tópico, Mith, mas não entendi suas razões. Você leu com atenção o que escrevi depois da afirmação que você destacou?

O que acho é que confundem o adjetivo "infantil" com "pueril". Já reparou como os adultos ficam ofendidos quando chamados de infantis? Eu acho que eles deviam ficar lisonjeados...
 
É a velha história, vc chama alguém de alguma coisa com um tom pejorativo, com o propósito de ofender a pessoa e a pessoa acaba ofendida. Mas a palavra usada em um contexto diferente poderia muito alegremente ser aceita pela pessoa. Quando me chamam de infantil por gostar de Senhor dos Anéis eu fico ofendido, não pelo o que é mas pelo propósito da humilhação. Entretanto eu desejo gostar desse tipo de coisa até os fins dos meus dias e nunca perder o meu lado "infantil".
 
Eu li primeiro o Hobbit depois SDA, silmarillion e Contos Inacabados. Acho que talvez tenha sido a melhor conbinação de sequencia :mrgreen:

Porque tipow... Você vai lá e lê o hobbit, e gosta do livro pq é muito divertido, depois vc gostando da história lê o senhor dos anéis que é uma história mais animal ainda, ai vc gostando tanto de SDA lê o silmarillion que é o fundamento da história onde explica quase tudo que vc precisa saber para entender a Terra Média e por final vc lê o Contos Inacabados que é para vc saber todas as pequenas coisas que vc achava que não sabia.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo