• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O Zoológico de Varsóvia (Diane Ackerman)

Anica

Usuário
Muito já se escreveu sobre a Segunda Guerra Mundial. Relatos de heroísmo, amor, coragem, terror, traição — saídos da vida real ou da ficção — apresentaram o conflito de ângulos diversos. Mas a Grande Guerra constitui um tema inesgotável, e a escritora Diane Ackermanconfirma fez isso ao capturar um nicho ainda inexplorado das narrativas que têm como pano de fundo a mais retratada das guerras: a história verídica de como o casal Jan e Antonina Zabinski fez de seu amor pelos animais um caso de solidariedade humana, transformando o zoológico da capital polonesa num quartel-general da Resistência ao nazismo e ponto de refúgio de judeus perseguidos durante o Holocausto. Se, como diz a tradição judaica, quem salva uma vida salva toda a Humanidade, o que dizer dos Zabinski, que arriscaram a si próprios para livrar da morte mais de 300 pessoas? Essa história é narrada em O zoológico de Varsóvia, lançada pela Nova Fronteira em outubro de 2008.

Parece muito interessante, a autora usa diários e arquivos para reconstituir a história (mais para o final do livro tem até algumas fotos). Para o pessoal mais apaixonado pela Segunda Guerra Mundial, tá aí um foco bem inusitado.

Para saberem mais sobre o livro, visitem o site dele -> http://www.ozoologicodevarsovia.com.br/ozoologicodevarsovia/

Dados Técnicos:
I.S.B.N.: 9788520921265
Cód. Barras: 9788520921265
Reduzido: 2609456
Altura: 23 cm.
Largura: 16 cm.
Acabamento : Brochura
Edição : 1 / 2008
Idioma : Português
País de Origem : Brasil
Número de Paginas : 302


***

Na Saraiva está saindo por R$39,90.
 
Se, como diz a tradição judaica, quem salva uma vida salva toda a Humanidade [...]

Me lembrou A Lista de Schindler. Já vi o filme e tenho o livro.

Enfim, sou viciada em coisas da Segunda Guerra: livros, filmes, fotos, documentários. Se eu achar esse por aqui e tiver dinheiro, é bem possível que eu compre. Parece ser bem interessante.

PS: Alguém já leu esse livro?
 
Então e nos diz o que você achou Anica, porque cansa ler livros que onde temos os Judeus sendo massacrados e os clichês de sempre (não estou negando os acontecimentos) e que tornam a maioria dos livros parecidos.
 
Por isso que eu achei o foco inusitado (e que portanto o livro promete). Os clichês de sempre se dão porque, como você já disse, aquilo de fato aconteceu. Mas é como você conta uma história que faz a diferença - vide o caso de A Menina que Roubava Livros, por exemplo.
 
Ainda não li a Menina que roubava livro, mas em fim... é bem isso que você colocou, então posso concluir que falta talento para a maioria dos escritores que se deram a escrever livros sobre a segunda guerra.
 
Não sei se é uma questão de talento, acho que é mais criatividade mesmo. Até porque algumas histórias são carregadas de clichês (aqui falando de modo geral, não só as de Segunda Guerra) e escritas de uma forma genial, por outro lado algumas são extramemente criativas, oferecendo perspectivas diferentes e tudo o mais, mas a escrita varia do medíocre ao ruim. Uma coisa infelizmente não anda junto com a outra sempre.

De qualquer modo, lerei o livro e depois trarei opiniões. =]
 
Então... o livro é interessante. Dá para ver o trabalho da autora não só pelo arquivo de fotos no final, mas também as notas complementares, bem bacanas. E em algun momentos ela descreve as coisas de tal modo que você parece estar dentro da história, acompanhando tudo.

O problema é o estilo de escrita da autora. Ela não se decide se fica na biografia ou no romance, e aí quando o texto está começando a engrenar ela dá uma "parada" brusca, como quem se toca que está escrevendo uma biografia, e não contando uma história. Se ela tivesse decidido por um ou outro, teria ficado *muito* melhor.

Mas para quem gosta do assunto, acho que vale a pena sim. Até porque esse negócio de estilo costuma me irritar mais do que irrita aos outros leitores (pelo que percebi) então é bem provável que muitos achem o livro imperdível e tudo o mais.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo